Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Volante motor aliviado

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Volante motor aliviado

    Quem por aqui usa o volante motor aliviado e qual a opnião sobre o uso do mesmo ...
    Abrços
    Luby
    http://pumaslubisomem.blogspot.com/

    Rio de Janeiro - RJ

  • #2
    Bom dia! Eu uso e é só alegria hehehe! Motor 1600, volante aliviado com peso final de 5,5 kg, um comando (276°), dupla carburação, preparo leve de cabeçote (câmaras e dutos) e escapamento silenautto 4x1 de 1.1/2". PRONTO! Uso diário com bastante fôlego e bons giros.. não tem motor melhor que este pra uso diário não! Dava pra manter 4ª marcha a 40 kmh no plano.. passa em quebra mola de 3ª mesmo e boa.. nas subidas você joga a terceira e abre o giro.. neguinho/branquinho já joga pra direita só de ouvir o barulho (lindo!!) do escapamento hehe, e sobe vazado!! :P

    Sobre o volante aliviado.. não senti essa queda de rotação quando pega uma subida não.. e olha que aqui só tem morro.. onde eu moro só se sobe de 2ª embalado ou de 1ª...

    Aliviar só por aliviar eu não faria. Só faria se fosse melhorar o motor como um todo.

    Ah, regulava a marcha lenta com 780 rpm a frio e ficava em 850 rpm a quente. Perfeito!

    Manda cortar da cremalheira (faceando com ela) até chegar a 1.5 mm dos furos ali embaixo.. simples! No volante do 1500 já vai chegar no 5,5 kg de peso final.

    Recomendo demais!!! Dieta rulez! :P
    Last edited by Delriobr; 20-12-2016, 01:38 PM.

    Comment


    • #3
      Essa de cair rotação em subida porque aliviou o volante, você não vai sentir nunca. Mesmo porque isso é lenda, não existe.
      Volante nenhum armazena energia suficiente para vencer os morrinhos que você tem costume de subir. Nem se fosse um de 20Kg. Quem faz o seu carro subir essas nossas ladeirinhas é o torque do motor, a energia que o motor disponibiliza, e não a que está armazenada no volante.
      Agora, se você falar que a lenta ficou muito nervosa com uma rotação mais baixa, isso sim acontece quando se alivia o volante. A massa do volante é justamente para acumular energia para essa situação.
      Eu quero aliviar o meu volante, quando for mexer no motor. Isso é um ponto que vai deixar o motor bem mais ágil, com respostas muito mais rápidas. O que eu não sei é o quanto aliviar, por não ter experiência alguma com esse assunto. Como marcha lenta é importante para mim, vou preferir ser conservador, e tirar de 1Kg prá menos.
      Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
      Idelgiro-Fuscão 1500-1971
      www.waltergjunior.com

      Comment


      • #4
        Essa de cair rotação em subida porque aliviou o volante, você não vai sentir nunca. Mesmo porque isso é lenda, não existe.
        Volante nenhum armazena energia suficiente para vencer os morrinhos que você tem costume de subir. Nem se fosse um de 20Kg. Quem faz o seu carro subir essas nossas ladeirinhas é o torque do motor, a energia que o motor disponibiliza, e não a que está armazenada no volante.
        Agora, se você falar que a lenta ficou muito nervosa com uma rotação mais baixa, isso sim acontece quando se alivia o volante. A massa do volante é justamente para acumular energia para essa situação.
        Eu quero aliviar o meu volante, quando for mexer no motor. Isso é um ponto que vai deixar o motor bem mais ágil, com respostas muito mais rápidas. O que eu não sei é o quanto aliviar, por não ter experiência alguma com esse assunto. Como marcha lenta é importante para mim, vou preferir ser conservador, e tirar de 1Kg prá menos.
        Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
        Idelgiro-Fuscão 1500-1971
        www.waltergjunior.com

        Comment


        • #5
          Curuiz Credo ! O Fórum ficou doidão de novo, e postou logo quatro respostas. E olha que tenho certeza absoluta de ter clicado somente uma vez em "Post Reply".
          Como eu não posso deletar as mensagens, fica o pedido à algum moderador para apagar as três que estão sobrando.
          Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
          Idelgiro-Fuscão 1500-1971
          www.waltergjunior.com

          Comment


          • #6
            A marcha lenta e a "debreagem" ficam mais sensíveis, mas nada monstruoso e você se acostuma rápido.

            Eu pesei o volante de um 1600 de gol bx e tinha uns "7,merrequinha" kgs. Então posso concluir que eu tirei aproximadamente 1,5 kg do meu volante. O volante do 1300 é mais pesado, aí tem que ver pois tem diferença entre as embreagens de 1300 e 1500/1600 (volante, platô e embreagem).

            Tem que balancear o volante + eixo + polia.. depois equalizar e balancear as bielas e os conjuntos "pistão + pino + anéis". O pistão com seus anéis e pino eu peso sempre juntos pois é o conjunto inteiro que se movimenta.

            E taca le pau!
            Last edited by Delriobr; 20-12-2016, 08:53 PM.

            Comment


            • #7
              O volante do 1500/1600 tem 7,2 Kg. Do 1300 não sei, mas como a embreagem dele é de 180mm, pode ter mais massa no volante sim, mas é caso de se pesar para ter certeza.
              Pelo que já estudei, e no meu caso, se eu usar o 266º tiro até 1 Kg do volante. Se usar o W100, tiro perto de 0,5 Kg. Tenho que tirar pouco, não quero sacrificar a marcha-lenta, e gosto dela mais lentinha. Meu carro é careta, e com o motor novo vai ficar um careta esperto. Já sou muito satisfeito com o 1600 alejadinho dele, que mesmo velho continua me dando satisfação.
              Só que mesmo tirando pouco no volante, o resultado é significativo, ficando um motor mais esperto e com respostas mais rápidas.
              A embreagem fica mais sensível mesmo. Com menor inércia do conjunto, ela patina menos. Mas se você sai de uma chapa de pressão de unha, e vai para um chapéu chinês, se sente a embreagem muito mais sensível que isso.
              Mas isso tudo tenho que aprender mais, e se aparecer mais gente nesse tópico do Luby, vai me ajudar também.
              Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
              Idelgiro-Fuscão 1500-1971
              www.waltergjunior.com

              Comment


              • #8
                Acho esta questão muito interesssante pois temos 2 vertentes: uma que usa e aprova e a outra que nem sempre usa mas ouviu dizer que não é bom e recrimina quem usa...
                Abrços
                Luby
                http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                Rio de Janeiro - RJ

                Comment


                • #9
                  Quem usa aprova! Então....

                  Toca direto! :P

                  Comment


                  • #10
                    Prá variar estou do avesso. Não uso, e aprovo. Isso é física aplicada, e conhecendo esses detalhes não tem como não aprovar.
                    O problema é o quanto tirar para cada resultado que se pretende. Pode-se tirar aos poucos, e ir testando. Pode estar certo que foi isso que a fábrica fez, mas eles estão lá prá isso. A gente ficar com empirismo, ou tirar além do que deveria e não ter o resultado que se queira é duro. Tanto no tempo, amolação, e dinheiro.
                    O Marcelo Vader colocou isso em um tópico, e inclusive provou matematicamente a questão física. Mas uma coisa é certa: A massa do volante do motor suaviza o funcionamento, tanto na lenta quanto na mudança de marchas. Retirando massa dele teremos um motor mais ágil, com respostas mais rápidas, mas vai perdendo em suavidade à medida que tiramos no volante. A questão maior é o quanto tirar para ter o resultado que é o objetivo do seu projeto.
                    Já o ponto que dizem que o motor perde em subidas com o volante leve é um contra senso. Coisa de quem não pensou para falar, ou não teve o conhecimento para isso. E o papo vai alastrando, virando lenda automobilística. E lendas das que não correspondem à verdade.
                    Uma coisa é certa. Vou aliviar o volante do motor do meu carro. Vou ser conservador, é o que o meu projeto pede. Mas tiro, nem que seja meio quilinho.
                    Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                    Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                    www.waltergjunior.com

                    Comment


                    • #11
                      Sendo conservador, pode tirar de 0,8 kg a 1,0 kg. (o gasto de tempo e money pra tirar apenas meio quilo não vale a pena)

                      Sendo um pouco mais esportivo, fica bom tirando 1,5 kg.

                      Sendo mais "sovietc driver", tira logo 2 a 2,5 kg. Já vi relatos aqui das antigas, quando eu nem pensava em mexer com motor, de neguinho rodando com w120 (294 graaaaaaus!!!) e volante aliviado 2 kg e não tinha reclamação!!! Tinha vídeo no youtube...

                      Foda que quando for fazer, provavelmente vai ser com revisão de motor e aumento de cilindrada né? Não vai sentir a diferença do "antes e depois".. mas mesmo assim, vale a pena hehe!

                      Abração e viva os "volantinhos"!!!

                      Comment


                      • #12
                        Quando eu falo que é um motor perfeito pra uso diário e misto.....
                        (1600cc + comando 276 + escape 4x1 + dupla 32 ou injeção + alívio de volante)

                        https://www.youtube.com/watch?v=HFPpNb-BPaU


                        EDIT: só pra mostrar o RONCO do 4x1 silenautto que eu tanto falo.. neguinho já abre pra direita na hora heheheheh! Olha a puxada nos 4:40 min.

                        https://www.youtube.com/watch?v=WS2fIWygz-I


                        Só alegria!!! :P

                        Last edited by Delriobr; 22-12-2016, 09:11 PM.

                        Comment


                        • #13
                          É ! Não vou tirar volante para aliviar. Vou fazer tudo, quando for fazer a retífica do motor. Não vou saber a diferença só de mexer no volante. Mas meu susto vai ser maior com o volante mais leve, nem que seja pouco, isso vai.
                          Mas pode ser que numa troca de embreagem, ou troca do retentor do volante, eu alivio o volante e vejo no que dá. Se isso acontecer vai me dar subsídios para saber o que faço com cilindrada maior e comando diferente.
                          Vou considerar meu conservadorismo entre 0,5 e 0,8 Kg, retirados atrás da cremalheira, onde a velocidade tangencial é maior, e onde fará maior efeito. Isso à princípio, podendo modificar à medida que eu for aprendendo.
                          Last edited by WalterJunior; 22-12-2016, 09:22 PM.
                          Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                          Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                          www.waltergjunior.com

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por Delriobr Ver Post
                            Quando eu falo que é um motor perfeito pra uso diário e misto.....
                            (1600cc + comando 276 + escape 4x1 + dupla 32 ou injeção + alívio de volante)

                            https://www.youtube.com/watch?v=HFPpNb-BPaU


                            EDIT: só pra mostrar o RONCO do 4x1 silenautto que eu tanto falo.. neguinho já abre pra direita na hora heheheheh! Olha a puxada nos 4:40 min.

                            https://www.youtube.com/watch?v=WS2fIWygz-I


                            Só alegria!!! :P
                            Quem é esse ? Na hora de passar a 40 Km/h na barreira parou o vídeo, né ?
                            Last edited by WalterJunior; 22-12-2016, 09:23 PM.
                            Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                            Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                            www.waltergjunior.com

                            Comment


                            • #15
                              Sei lá hehe!

                              Pra brincar na cidade é bom demais!! Mas para pegar estrada acima de 90 kmh, complica... barulho demais! No meu acabei tirando o abafador e colocando um catalisador + abafador de puma.. ficou silencioso e agora só escuto o zunido do câmbio hehe! Mesmo que tenha matado um pouco o motor, vai ficar assim..

                              Abraços!

                              Comment

                              Working...
                              X