Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalação de radiador externo + filtro

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Instalação de radiador externo + filtro

    Boa tarde pessoal. Andei pesquisando sobre instalar radiador externo e estou na dúvida quanto o sistema de montagem. A mangueira que sai da bomba vai ligada próximo a cebolinha do óleo por um furo feito na carcaça na retifica? Ou tem alguma alternativa que não precise furar a carcaça?

  • #2
    Blz?! Então, esta forma de montagem não é muito usual, já que tem que estar com o motor fora e desmontado...

    O jeito mais garantido é instalar uma "bomba de circulação de óleo" pois nela já tem saída e entrada de óleo, sem precisar mexer no bloco! Assim que a maioria usa!

    Olha a bomba (repare que ela tem entrada e saída de óleo):

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ar-schadek-_JM

    Os acessórios você consegue na Sportsystem:

    https://sportsystem.com.br/oscommerc...9jnpa9nfg7um80

    Vai precisar:

    - bomba de circulação
    - flange para filtro
    - suporte para a flange do filtro (opcional, pois depende de onde vai ser instalado o filtro)
    - mangueiras, abraçadeiras e niples
    - radiador

    Sugiro montar o filtro no tubo do facão, embaixo do chiqueirinho e o radiador lá na frente, seja no parachoque ou na suspensão dianteira. Radiador do lado do câmbio não funciona. O dinheiro que gastaria com radiador+ventoinha pra montar do lado do câmbio, você gasta pra instalar o radiador (sem ventoinha) lá na dianteria que é MUITO mais eficiente.

    Pra manter 110 a 120 kmh é necessário o radiador. Pra dar esticadas e voltar pra 90 kmh, já não precisa.. vai do seu uso. ;)

    Já fiz viagem na BR040 entre Conselheiro Lafaiete e BH mantendo 120 a 130 kmh a noite com tempo bom (fresco).. temperatura ficava nos 92°C e caía pra 85°C quando precisava baixar pra 90 kmh.. o máximo que chegou foi a 96°C mas aí já andava cravado nos 130 kmh já próximo de BH (onde tem os radares de 110 kmh, alphavile).

    Gaste certo uma única vez! Radiador na frente e boa!

    Edit: jamais acelere acima de 2500 rpm enquanto o motor não chegar nos 70°C. De 70 a 85°C já pode chegar nos 3200 rpm.. dos 85 a 95°C, é pau na máquina hehehe!

    Abração!
    Last edited by Delriobr; 25-01-2017, 09:53 PM.

    Comment


    • #3
      Bem interessante essa bomba mesmo. Foi um sistema assim que imaginei para o meu, mas vim consultar porque o material disponível na internet ajuda um pouco porém ainda não esclarece 100%. Vi alguém no fórum usando os radiador de omega se não me engano. Esse radiador é só dos omegas automáticos ou os manuais saíram com ele também?

      Comment


      • #4
        Bobagem.. tem radiador próprio para motor preparado sem ter que ficar adaptando radiador de outros carros. Pra suspensão dianteira ou parachoque, estão na faixa de 240 reais. Sem inventar moda, garantido! ;)

        Eu usei radiador de fusca adaptado.. mas fiz por questão de custo. Quando a condição melhorar, vou mandar fazer um sob medida e tal. E pior que o radiador de fusca funcionou bem hehe! Eu namoro aquele modelo pra usar em parachoque da SPA Turbo faz tempo....

        Esse:

        http://produto.mercadolivre.com.br/M...-sem-juros-_JM

        Mas serve este também:

        http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-aluminio-_JM


        Boa sorte ae! Qualquer coisa avisa! E leia um tópico aqui sobre posição correta do radiador de óleo. Vai ajudar. ;P

        Abraço!

        Comment


        • #5
          Respondi isso ontem, no outro tópico igual esse. O Forum tá gerando tópico duplicado mesmo...
          O esquema que está falando é quando se utiliza uma bomba de fluxo total. Todo o fluxo sai da bomba através da tampa, e retorna por um furo no bloco. Acho essa uma melhor opção para motores mais extremos, e utilizando carter seco.
          Existe também a bomba de circulação externa, que tem dois furos na tampa, uma entrada e uma saída. Somente uma parte do óleo circula por ali, e o fluxo principal fica como no original. É uma boa opção para radiador de óleo, e até filtro.

          Eu instalei um filtro de óleo no meu Fuscão. Usei um filtro by-pass. Essa adaptação está toda explicadinha na página do link da assinatura.




          Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
          Idelgiro-Fuscão 1500-1971
          www.waltergjunior.com

          Comment


          • #6
            Vocês tem uma foto de como fica a proteção da polia da correia? Pelo que eu vi a bomba de circulação externa tem um comprimento maior que a original interferindo com a lata, eu gostaria de ver como vocês fizeram essa adaptação para ter uma referencia.

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Prof.X Ver Post
              Vocês tem uma foto de como fica a proteção da polia da correia? Pelo que eu vi a bomba de circulação externa tem um comprimento maior que a original interferindo com a lata, eu gostaria de ver como vocês fizeram essa adaptação para ter uma referencia.
              Nesse final de semana tira as fotos pra você ter idéia. E dá trabalho viu! Mede aqui.. corta ali.. amassa aqui... desamassa ali.. etc

              Abraço!

              Comment


              • #8
                Resposta do GutoCesa vinda do tópico clone:

                Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                Opa, um adendo: full flow não tem nada a ver com cárter seco, são sistemas diferentes. Full flow você tem que interromper a saída de óleo da bomba para o bloco, e com uma tampa da bomba específica sai o óleo, passa pelo filtro e/o mais radiador e volta para o bloco. Já cárter seco trabalha com uma bomba dupla sendo que uma faz a circulação no bloco e a outra manda para o radiador, e do radiador para um reservatório, onde se utiliza neste sistema em torno de 6 a 8 litros de óleo.
                Se não quer furar o bloco, use uma bomba de circulação que tem entrada e saída na tampa da bomba e você pode usar com radiador+filtro e também só com filtro.
                Bem visto, bem corrigido. Eu queria dizer ali era radiador de óleo, mas os dedos não acompanharam o cérebro. E olha que vira e mexe reviso e modifico. Mas as correções normalmente faço nos erros de português. Falar errado nóis fala, mais escrever já é burrice. E faço burrice toda hora...
                Tem que corrigir no outro tópico também. Esse tópico está duplo, com respostas em um e em outro. Essa minha resposta eu colei no outro, no clone, e foi colada errada, como estava. Estou colando essa mensagem lá, com a sua citação. Apaga esse, que é o que tem menor respostas.
                Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                www.waltergjunior.com

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Delriobr Ver Post

                  Nesse final de semana tira as fotos pra você ter idéia. E dá trabalho viu! Mede aqui.. corta ali.. amassa aqui... desamassa ali.. etc

                  Abraço!
                  Quero ver as fotos também. Estamos no aguardo.

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por TiagoPrass Ver Post

                    Quero ver as fotos também. Estamos no aguardo.
                    Não tirei pois estou na casa da patroa ainda. Não deu pra passar no meu barraco pra fazer algumas gambiarras (soldas) e tirar essas fotos hehe!

                    Assim que der eu posto aqui!

                    Abraços!

                    Comment

                    Working...
                    X