Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[DICAS] Preparação 1600 Dupla Carburação

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Postado originalmente por Julio Frassato Ver Post
    Obrigado pelas informações. Todo mundo fala isso haha mas vamos ser sinceros, um fuscao dando pau em muitos na chega ser lindo hehe, é só pra brincar um pouco com ele, dai ja vo fazer suspensão preparada para isso; e claro freio a disco nas 4 rodas pra segurar o bicho. Segurança em primeiro lugar. Vou usar ele so pra FDS, ai queria fazer uns Up's só pra dar uma brincada mesmo. Futuramente terei um Original mesmo.

    Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
    Dar pau na cidade, ou na estrada ? Num adianta nada um 8x31 se não arrancar rápido. O 8x31 num 1600 vai te dar certo com comando Tork, não com um W110, mesmo com volante aliviado. É provável de eu, com meu motor 1600 Tork véio, original, arrancar na sua frente, com motor melhor, só por causa do diferencial mais curto. Ai já chegou o quebra-molas, o sinal, o trânsito, e o desaforo foi feito.
    Pensa cá ! Já tem relação longa, o que te dificulta em torque. Com um W110, que não tem tanto torque em baixa como um comando Tork, fica pior. Uma configuração mais simples arranca na sua frente. Depois ocê passa, mas já passou a raiva que num precisava.
    Lembre-se também, que mesmo na estrada, numa subidona, vai ser preciso trocas de marcha. É gostoso mandar uma 3ª com o motor com giro, mas se isso não for regra é melhor. Faço isso sempre, por necessidade, pois o motor não consegue subir nossos serrões sem uma 3ª, gosto muito, mas estou estudando uma configuração para subir de 4ª e pronto.
    Vai do seu gosto, só te aviso para estudar bastante o que quer, para não ficar insatisfeito e começar depois o tira e bota tentando melhorar.

    Mudando de assunto, e continuando no mesmo, sabe que até uma semana eu não pensava em outro carro. Mas tive uma idéia esquisita, de compar um motor para ser reserva, e usar enquando arrumo o oficial. Serveria para o mesmo propósito na minha Kombi. Procurei um 1300 baratinho, e não achei como queria. Nem 1500 e 1600. Ai veio a idéia de comprar um Fusquinha de 70 prá baixo, que ai já vem documentado e o motor junto. Depois arrumaria o Fusquinha, esse sem muito amor à originalidades. Penso numa cor como a do seu Fusquinha, só que não metálica. É muito próximo à cor da minha Rural. Essas suas rodas, com diâmetro 1 ou 2" menor me cairiam bem nessa viagem.
    Bão ! Vão parar de sonhar, de pensar titica, e estudar mais um cadiquinho. Tenho bastante à aprender até definir meu motor todinho. E tô volúvel nessa definição, quanto mais estudo, mais me aparecem possibilidades.
    Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
    Idelgiro-Fuscão 1500-1971
    www.waltergjunior.com

    Comment


    • #17
      Postado originalmente por WalterJunior
      Dar pau na cidade, ou na estrada ? Num adianta nada um 8x31 se não arrancar rápido. O 8x31 num 1600 vai te dar certo com comando Tork, não com um W110, mesmo com volante aliviado. É provável de eu, com meu motor 1600 Tork véio, original, arrancar na sua frente, com motor melhor, só por causa do diferencial mais curto. Ai já chegou o quebra-molas, o sinal, o trânsito, e o desaforo foi feito.
      Pensa cá ! Já tem relação longa, o que te dificulta em torque. Com um W110, que não tem tanto torque em baixa como um comando Tork, fica pior. Uma configuração mais simples arranca na sua frente. Depois ocê passa, mas já passou a raiva que num precisava.
      Lembre-se também, que mesmo na estrada, numa subidona, vai ser preciso trocas de marcha. É gostoso mandar uma 3ª com o motor com giro, mas se isso não for regra é melhor. Faço isso sempre, por necessidade, pois o motor não consegue subir nossos serrões sem uma 3ª, gosto muito, mas estou estudando uma configuração para subir de 4ª e pronto.
      Vai do seu gosto, só te aviso para estudar bastante o que quer, para não ficar insatisfeito e começar depois o tira e bota tentando melhorar.

      Mudando de assunto, e continuando no mesmo, sabe que até uma semana eu não pensava em outro carro. Mas tive uma idéia esquisita, de compar um motor para ser reserva, e usar enquando arrumo o oficial. Serveria para o mesmo propósito na minha Kombi. Procurei um 1300 baratinho, e não achei como queria. Nem 1500 e 1600. Ai veio a idéia de comprar um Fusquinha de 70 prá baixo, que ai já vem documentado e o motor junto. Depois arrumaria o Fusquinha, esse sem muito amor à originalidades. Penso numa cor como a do seu Fusquinha, só que não metálica. É muito próximo à cor da minha Rural. Essas suas rodas, com diâmetro 1 ou 2" menor me cairiam bem nessa viagem.
      Bão ! Vão parar de sonhar, de pensar titica, e estudar mais um cadiquinho. Tenho bastante à aprender até definir meu motor todinho. E tô volúvel nessa definição, quanto mais estudo, mais me aparecem possibilidades.
      No meu caso seria mais na estrada kk, "Quanto mais estudo, mais me aparecem possibilidades" o Frase verdadeira, é tanta coisa que você fica indeciso e não sabe o que fazer kkkkk são tantas configurações e como sou novo nessa parte de Mecher no motor de Fusca estou meio perdido ainda, mas vou procurar saber melhor, conversar com o mecânico também, aqui com a galera pra achar uma configuração que seje ideal para mim.

      Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

      Comment


      • #18
        Quer ? Manda o pau. O W110 é excelente comando, com a dupla que tem vai te dar um motor que quer. Só falei essa leréia toda porque o conjunto pode não te satisfazer. Mas ai já sabe, e se não ficar no gosto é só reduzir o diferencial.
        Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
        Idelgiro-Fuscão 1500-1971
        www.waltergjunior.com

        Comment


        • #19
          Postado originalmente por WalterJunior
          Quer ? Manda o pau. O W110 é excelente comando, com a dupla que tem vai te dar um motor que quer. Só falei essa leréia toda porque o conjunto pode não te satisfazer. Mas ai já sabe, e se não ficar no gosto é só reduzir o diferencial.
          Obrigado amigo, vou montar esse Setup daqui uns 3 meses, só vou dar uma juntada primeiro e ter um dinheiro reserva se tiver algo a mais a ser feito, dai o carro n fica parado. Depois conto como ficou. Abraços!

          Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

          Comment


          • #20
            Postado originalmente por Julio Frassato

            Estou sem foto dele Montado, assim que der vo tirar fotos e do Escape também, eu fiz minha Garagem depois da uma Olhada lá esta la nos Projetos. "De volta a vida" . Ok antes vou montar esse Setup e se n fica bom troco a Relação hehe. Em breve faço um vídeo dele. Qual seria melhor esse no Parachoque ou da Sportsyste?

            Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
            Que pneus nestas lindas rodas?

            Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk

            Comment


            • #21
              Uma que esqueci: Se aumentar o curso de virabrequim, usando os kits 85.5 mesmo, vai ter um motor mais adequado à transmissão.Pode ser 74,76 ou 78.4. Ai sim, o motor vai te empurrar de 4ª sem moleirar.
              Pessoalmente prefiro 74. Não tenho aspirações tão grandes, não preciso ajustar carcaça, é uma limpada se precisar, não alargo o motor demais. Fazendo direito, a largura sai original praticamente.
              Mas vai do que preferir...
              Last edited by WalterJunior; 08-03-2017, 12:12 PM.
              Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
              Idelgiro-Fuscão 1500-1971
              www.waltergjunior.com

              Comment


              • #22
                Postado originalmente por Fukuda
                Que pneus nestas lindas rodas?

                Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk
                Estou usando da Momo, medidas: 205/40 R17 . Segue foto do desenho dele:


                Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

                Comment


                • #23
                  Postado originalmente por WalterJunior
                  Uma que esqueci: Se aumentar o curso de virabrequim, usando os kits 85.5 mesmo, vai ter um motor mais adequado à transmissão.Pode ser 74,76 ou 78.4. Ai sim, o motor vai te empurrar de 4ª sem moleirar.
                  Pessoalmente prefiro 74. Não tenho aspirações tão grandes, não preciso ajustar carcaça, é uma limpada se precisar, não alargo o motor demais. Mas vai do que preferir...
                  Opa vou anotar aqui esse up também hehe. Obrigado novamente pelas dicas.

                  Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

                  Comment


                  • #24
                    Amigos, boa noite.
                    Também sou novo no fórum e quero aproveitar o tópico do amigo pra tb pedir a ajuda de vcs.
                    ??Comprei meu primeiro Fusca, branco 95/95, mas infelizmente (ou felizmente) o dono anterior converteu ele para carburação simples, o que pretendo voltar a deixar ele original.

                    Pois bem, comprei pq tanto eu, qto minha esposa sempre fomos apaixonados por esse carro que é um clássico, logo, gostamos tanto que utilizamos ele em nosso dia a dia.
                    Num belo fds fomos fazer um trajeto de 800km com ele e em determinado momento do trajeto fui fazer uma ultrapassagem na rodovia e o abençoado (pra não dizer o contrário) do taxista que eu ultrapassava resolveu pesar o pé no acelerador, mas como eu já estava embalado, estava rompendo, até aparecer uma subida e pra piorar lá no alto do morro apontou um outro veículo no sentido contrário, daí não teve jeito, tive que enfiar o pé no freio sem dó e voltar pra minha mão pra evitar um acidente, mas puto da cara e com o coração na guela de medo que passei.

                    Hj a família aumentou e não queremos abandonar nosso querido Fusca, mas tb não quero colocar minha família em perigo, por isso gostaria da ajuda de vcs pra eu poder dar um Up no motor (palavras do Júlio Frassato) e reforçada no sistema de freios e suspensão (e no que mais acharem necessário), não para apostar corrida ou participar de arrancadas, mas para evitar que engraçadinhos tirem onda da minha cara e como disse anteriormente, colocando eu ou minha família em perigo. Na semana que aconteceu eu até queria trocar de motor, mas de jeito nenhum o Fusquinha, mas aí a cabeça esfriou (e tb estava sem R$) e deixei quieto a ideia, mas tb não tive mais coragem de andar na rodovia com ele, somente dentro da cidade, mas confesso que sinto falta das viagens.

                    Hoje tenho uma verba disponível para ele, tanto é que além de pretender voltar ele pra dupla carburação, também darei um banho de tinta, reparos e vesti-lo com alguns acessórios, então pensei ser este o momento de fazer tudo o que precisa ser feito nele, principalmente no quesito segurança (o que inclui a potência).
                    Será que podem me ajudar nisso? O problema é que não entendo nada, logo, que informações vcs precisariam dele para eu poder levantar?
                    Last edited by bhrunogomes; 16-03-2017, 12:43 PM.

                    Comment


                    • #25
                      Muito bem vindo!!!

                      Que sufoco heim!! Deu uma agonia aqui ao ler seu relato hehehe!

                      Bom, de cara já deu uma clareada aqui: caixa longa (fuscas 84 em diante) + carburação simples = passar aperto na estrada.

                      Você poderia trocar o câmbio (compre um revisado e guarde o seu) ou ficar com ele e passar seu motor para 1.8 ou 2.0 (fica muuuuuuito caro).

                      Uma sugestão que funciona legal, além do visual, é meter umas rodas 15x6 ou 15x7 com pneus 195/55. Já vai dar mais fôlego na estrada, sem ter que mexer com câmbio! Essa opção é interessante heim!! Além do fusca ficar lindo com este pneu e roda larga, vai dar mais estabilidade! :P

                      Outra coisa é voltar pra dupla carburação. Pegue uma em perfeito estado.

                      Outra coisa é montar um bom escapamento 4x1 da Silenautto ou Uemaster. Pode ser bitola original (preferível) ou 1.1/2" no máximo. O único porém destes escapes é que são barulhentos na estrada (acima de 80 km/h).

                      Isso é tudo que dá pra fazer sem mexer no motor e na caixa!!!

                      Manda umas fotos!!

                      Abraço!!!

                      Comment


                      • #26
                        Postado originalmente por Delriobr Ver Post
                        Muito bem vindo!!!

                        Que sufoco heim!! Deu uma agonia aqui ao ler seu relato hehehe!

                        Bom, de cara já deu uma clareada aqui: caixa longa (fuscas 84 em diante) + carburação simples = passar aperto na estrada.

                        Você poderia trocar o câmbio (compre um revisado e guarde o seu) ou ficar com ele e passar seu motor para 1.8 ou 2.0 (fica muuuuuuito caro).

                        Uma sugestão que funciona legal, além do visual, é meter umas rodas 15x6 ou 15x7 com pneus 195/55. Já vai dar mais fôlego na estrada, sem ter que mexer com câmbio! Essa opção é interessante heim!! Além do fusca ficar lindo com este pneu e roda larga, vai dar mais estabilidade! :P

                        Outra coisa é voltar pra dupla carburação. Pegue uma em perfeito estado.

                        Outra coisa é montar um bom escapamento 4x1 da Silenautto ou Uemaster. Pode ser bitola original (preferível) ou 1.1/2" no máximo. O único porém destes escapes é que são barulhentos na estrada (acima de 80 km/h).

                        Isso é tudo que dá pra fazer sem mexer no motor e na caixa!!!

                        Manda umas fotos!!

                        Abraço!!!

                        Obrigado pelas dicas e sim, postarei fotos dele assim que der, pois ele está em outra cidade.

                        Passar o motor para 1.8 ou 2.0 seria com o mesmo ou colocaria um AP? Quando vc diz "muuuuuuito caro", estamos falando de qto aproximadamente? Inclusive na época do ocorrido eu entrei em contato com um preparador de SP conhecido como Pico, do Rojão Racing, mas aí eu não aguentei o valor não, ficaria de 18k a 22k, mas lógico que eram muuuuuitos cavalos, acima de 280cv, mas eu não precisaria de tanto (nunca é demais+ e eu queria sim, kkk), pois como uso no dia a dia tb prezo o consumo.
                        Encontrei alguns Subaru e W com preços até interessantes, mas não sei o que seria mais viável, se trocar de motor ou mexer no atual (e se este daria um resultado gratificante).
                        ?????
                        Last edited by bhrunogomes; 16-03-2017, 01:04 PM.

                        Comment


                        • #27
                          Uai ! Ocê num disse que queria voltar ele ao original ? Já tá falando em AP e Subaru ?
                          Bruno, seu caso é semelhante ao do Júlio. Coroa/pinhão longo. Nem sei porque a VW usou essa relação no Itamar. Deveria ter mantido o 33x8 mesmo, mas já que tá, num vão polemizar com isso.
                          O que pode fazer de imediato é colocar a dupla. Vai dar bastante diferença. Mas mesmo para um 1600 com dupla o 31x8 é longo, vai te dar uma 4ª um tanto preguiçosa. Com a simples piora, como já notou.

                          Depois defina o que quer realmente, manter o motor ou trocar. Eu não trocaria, nunca, mas eu sou eu, você é você.
                          Se for manter o motor, e como está disposto a alterar ele, carca nele um virabrequim de 78.4mm, kit do 1600 mesmo, comando Tork que já tem, e a dupla que vai colocar. Isso é um 1800 com muita força. O resto é capricho na montagem, passando principalmente pelos cabeçotes. Se seu carro é à gasolina vai necessariamente ter que mexer nas câmaras para acertar taxa, aumentando, e o formato vai aproximar à câmara AP com isso. Já tem tudo que precisa assim, motor forte empurrando o 31x8 facilmente, com boa final e torque em baixa sobrando. Como falou não é carro para arrancada. Mas não faz feio frente à maioria dos carros plásticos, e vai dar o que entendi que pretende.
                          É um início, no meu ver bem definitivo. Pode alterar mais o que quiser, motor de Fusca tem variações mil. Só vai ter que ser coerente com o que pode ou não usar, tendo um conjunto harmonioso, e que atenda suas aspirações.
                          Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                          Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                          www.waltergjunior.com

                          Comment


                          • #28
                            Postado originalmente por WalterJunior Ver Post
                            Uai ! Ocê num disse que queria voltar ele ao original ? Já tá falando em AP e Subaru ?
                            Bruno, seu caso é semelhante ao do Júlio. Coroa/pinhão longo. Nem sei porque a VW usou essa relação no Itamar. Deveria ter mantido o 33x8 mesmo, mas já que tá, num vão polemizar com isso.
                            O que pode fazer de imediato é colocar a dupla. Vai dar bastante diferença. Mas mesmo para um 1600 com dupla o 31x8 é longo, vai te dar uma 4ª um tanto preguiçosa. Com a simples piora, como já notou.

                            Depois defina o que quer realmente, manter o motor ou trocar. Eu não trocaria, nunca, mas eu sou eu, você é você.
                            Se for manter o motor, e como está disposto a alterar ele, carca nele um virabrequim de 78.4mm, kit do 1600 mesmo, comando Tork que já tem, e a dupla que vai colocar. Isso é um 1800 com muita força. O resto é capricho na montagem, passando principalmente pelos cabeçotes. Se seu carro é à gasolina vai necessariamente ter que mexer nas câmaras para acertar taxa, aumentando, e o formato vai aproximar à câmara AP com isso. Já tem tudo que precisa assim, motor forte empurrando o 31x8 facilmente, com boa final e torque em baixa sobrando. Como falou não é carro para arrancada. Mas não faz feio frente à maioria dos carros plásticos, e vai dar o que entendi que pretende.
                            É um início, no meu ver bem definitivo. Pode alterar mais o que quiser, motor de Fusca tem variações mil. Só vai ter que ser coerente com o que pode ou não usar, tendo um conjunto harmonioso, e que atenda suas aspirações.
                            Olá Walter, obrigado pelas dicas. Sanando a sua, qdo eu digo que passarei pra dupla carburação é no caso de ficar com ele (motor). O fato de não ter decidido até hj é por receio de ficar com ele e passar outro aperto igual eu passei. Ficando com o mesmo motor nas dicas aqui recebidas e no caso de uma ultrapassagem caso ocorra a mesma situação, vc acha que uma pisadinha a mais ou uma redução de marcha romperia (em se tratando na maioria dos carros de plásticos)?
                            Fico propenso a trocar de motor pela expectativa de conseguir um Fusca muito potente e assim não deixar nenhum carrinho de plástico tirar hora com a minha cara me colocando em perigo (pois eles se sentem humilhados ao verem um Fusca ultrapassando, rsrs), mas por outro lado perderia aquele barulho maravilhoso que o motor original faz e que sou apaixonado.
                            Resumindo, minha preferência é deixar o motor dele mesmo, porém bem potente. Mas caso eu não consiga uma boa potência, prefiro abrir mão do lindo som pela minha segurança e da minha família.
                            Ele é a gasolina.
                            Last edited by bhrunogomes; 16-03-2017, 01:45 PM.

                            Comment


                            • #29
                              Bruno, montar AP no capricho sai de 10 a 15 mil..e subaru.. passa dos 20 hehehe! Você já achou ruim o preço do Pico.. então! Esquece isso hehe!

                              Primeiro, tem mecânico pra mexer pra você?

                              Segundo, como falei antes, caixa longa só vai bem com motor turbo ou 1.8 (feito com virabrequim maior) pra cima com comando voltado mais pra torque (um 276° no máximo).

                              Se não quiser esquentar a cabeça com motor e mecânico, monte um 1600 gasolina com comando Engle W100 (original importado), carburação dupla 32, escape 4x1 com bitola de 1.1/2" Silenautto ou UEmaster, volante aliviado 1 kg, preparo leve das câmaras e dutos dos cabeçotes, calço de 2 mm nas molas de válvulas. Não precisa "facear" os cabeçotes para aumentar a taxa não. Revise/regule a curva de avanço e boa. Um belo jogo de rodas de ômega aro 15x7 com pneus 195/55 e pá..

                              Sem mexer em motor e caixa, teste o escape + rodas + dupla.

                              Depois me fala! :P

                              Itamar com estas rodas fica lindo!!

                              http://produto.mercadolivre.com.br/M...o-15-5x110-_JM

                              http://produto.mercadolivre.com.br/M...-polegadas-_JM

                              Aqui em Ouro Branco tinha um itamar vermelho com estas rodas.. escape de puma, rebaixado na frente pra nivelar e atrás pra ficar levemente inclinado, tipo meio grau de cambagem... PENSA NUM CARRO QUE TODO MUNDO OLHA E BABA!! :P

                              Abraço!!

                              Comment


                              • #30
                                Essa configuração 85.5x78.4 com dupla 32, cabeçotes bem acabados vai te dar perto de 65rwCV, potência útil, ou até mais um pouquinho, . Só para uma comparação, o seu 1600 com simples hoje, deve estar perto dos 40rwCV. Isso é chute, estimativa seria melhor nome, mas fica por ai com o carro no dinamômetro de rolo.
                                Lembre-se que não é motor girador, é um motor com muita força, mas passa dos 4.500rpm com o capricho na montagem. Esse capricho, principalmente nos cabeçotes, vai depender de um bom mecânico, preparador, com boa vontade de fazer direito, o que é difícil. Eu ando estudando, pois o meu motor monto eu. Ai faço do meu jeito. Se num tem quem gabaritado, manda para o Zotti. É frete prá lá, frete prá cá, mas não vai passar raiva e nem se decepcionar.
                                Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                                Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                                www.waltergjunior.com

                                Comment

                                Working...
                                X