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Duvida de preparação......

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  • Duvida de preparação......

    Meu nome é Luis Henrique eu sou da cidade de Tramandai - RS,
    gostaria muito que pudese me ajudar com algumas informações,
    acabei de iniciar um sonho que tenho ja faz muito tempo,
    Comprei meu fusquinha e estou querendo mexer um pouco no motor,
    Ele é um 1980 1300L
    a carroceria estava condenada e coloquei fora,
    realizei a troca de todo o assoalho,
    estou começando pelo chinelo,
    agora antes de comprar um carroceria nova quero mecher no motor,
    Porem como nao sou mecanico mas quero eu mesmo fazer meu motor gostaria que me auxilia-se,

    Entao, a principio quero comprar o seguintes item,

    Kit 1600 da metal leve (cilindros, pistoes e aneis) preciso trocar os cabeçotes?
    Qual comando colocar vi o pessoal falar do W100, W110, W120 (qual colocar)?
    Carburação gostaria de manter a simple de um carburador pois tenho medo de me incomodar com regulagens e etc (qual utilizar?)
    Velas?
    ignição eletronica Qual?
    colocar uma bomba de oleo 30mm
    radiador de oleo (colocar mais um? qual ? Como?)

    A principio as duvidas começam ai...


  • #2
    Opa, blz?! Bom, vamos lá:

    Tem "bala na agulha" para encarar uma revisão/retífica? Vai mexer sozinho? Tem ferramentas?

    Explico: para trocar o comando tem que abrir o bloco! E já que abriu, é praticamente obrigatório uma revisão e/ou retífica dos componentes! Aí pode gastar pouco ou muito, vai depender do estado do motor!

    Se você não quer esquentar a cabeça com alguma coisa, regulagens e etc, revise o motor e passe para 1600 gasolina com comando tork mesmo e assim pode continuar usando solex simples. Com solex simples é o único comando que dá pra usar sossegado. Bota um bom escapamento, pode ser de puma mesmo! Dá um trato nas latas do motor, bota uma ignição eletronica BOSCH e pá!! Só curtir!!!

    Abração!!

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    • #3
      O comando melhor mesmo é Tork, original ou da Aplic. Se fosse usar dupla, vai de W100, que com seu diferencial 8x35 fica muito bom. Mas com carburação simples não adianta um "grande", pois vai te dar uma baixa pior, e não vai ter uma alta onde o comando te faria diferença.
      Os cabeçotes ficam melhores os do 1600 mesmo, com dupla entrada, mesmo com carburador simples. O trabalho nos cabeçotes
      Bomba de óleo não precisara de 30mm, a de 21 dá conta tranquilamente, ou 26 no máximo. Sua preocupação com lubrificação é válida, mas o mais importante ai vai ser trocar o virabrequim pelo do 1600, deixando o do 1300 de lado, que ai sim, estará melhorando lubrificação. Nesse ponto poderá furar as bronzinas principais do virabrequim também. 2 furos de 4mm espaçados simetricamente, em cada metade da central, e de modo análogo nas inteiras da ponta. A pequena próxima à polia não precisa desse trato.
      Os cabeçotes devem ser trabalhados, tirando as imperfeições que tem prá todo lado, e a taxa elevada, ficando próxima à 8:1 preferencialmente.
      A ignição pode ser trocada por uma eletrônica de bobina impulsora, das originais VW mesmo, mas eu prefiro uma Ignição Eletrônica Assistida, mantendo o platinado quietinho. É centelha de alta qualidade, com baixo custo, e melhor até que uma ignição com bobina impulsora (aranha) ou Hall. Minha opnião nesse assunto é : Quer carro sem platinado, compra um carro novo. O patinado é o maior barato em um carro mais velho, e essas diferenças é quem fazem o carro antigo legal.


      Eu tô coçando para um 1300. Faria um 1500, com um virabrequim de 78,4. Usaria dupla, comando Tork, um W100 no máximo, ou outro melhor importado. Melhor não quer dizer maior, até menor que um W100. Um bichinho altamente econômico que não faria feio em lugar nenhum. Mas isso é só uma idéia, não estou para esse agora. Seria para meus meninos quando maiores.

      O meu motor mesmo será um 1787, com carburação simples, e um comando CB que terei que importar, aqui não se acha. A montagem vai ser em casa mesmo, e por pouca experiência deve demorar bastante.

      Delrio !... Bati o martelo, vou montar um 76x86.5. Se minhas camisas não derem para essa medida mais, compro outras. Dá 1786,5, ou melhor, 1787, a placa do carro. Tanto a amarela, quanto a cinza, ele sempre teve essa placa. Cismei !...
      Por tudo que ando estudando, esse motor com o meu 33x8, será uma versão ampliada de um 1600 com 35x8. O carburador único com o seu coletor vai capar o motor um pouquinho, umas 500 a 700 rpm, frente ao uso da dupla. Mas andei estudando dimensionamento de carburador, e com algumas mudanças no 30PIC dá exatamente o que quero.
      Last edited by WalterJunior; 14-03-2017, 02:29 PM.
      Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
      Idelgiro-Fuscão 1500-1971
      www.waltergjunior.com

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      • #4
        Aleluia irmão!!!!

        Quando eu tava pesquisando sobre o tal motor da CB Performance lá, motor 1745cc com ótimo torque e consumo.. tentei achar algum eixo pra montar mas só tinha LEPE ou EMPI (me recuso a usar EMPI dentro do motor.. ). Andei vendo uns eixos de ferro fundido originais nos ferro-velhos.. rola não viu!!

        Fui de pistão mesmo e boa!! Quando precisar trocar o eixo, me viro com os "2 conto" e pego um 76 importado.. :P

        Abraço!!

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        • #5
          Eu li a matéria da CB e da Aircooled.net há uns dois anos. Voltei nelas, principalmente na Aicooled para pesquisar comandos, e simular. Minha opção nacional era o Tork, o 266 da SamCams, e preferenciamlente o 276/112º também da SamCams. Mas sai procurando mais alternativas. Cheguei em dois, que dão praticamente o mesmo resultado na minha configuração. O CB 2228 e o CB2280. Já opetei pelo CB2280, pois buscando informações deles, achei algumas notícias de aquecimento excessivo com o CB2228.
          Relendo as matérias, ví que a configuração que fui compondo estava muito próxima do que fizeram. Mas na verdade voltei lá para alternativas de comando mesmo, num copiei nada, nem lembrava dos detalhes.

          O comando 266 da SamCams, que também simulei, tem os dados do LC109º bichado, e o LC111º não dá o que eu quero. Comando SOBE ? Quero não. Não por ser enchido e retificado, mas pela total falta de informação. Quero eu ser capaz de escolher meu comando, e não tendo que ligar, passar configuração para outro escolher o que é melhor prá mim. Resumindo: comando nacional peca enormemente pela falta de dados. Olha na SS o que falam de um comando deles. É compra no escuro, não tem informação praticamente nenhuma. Tem que ligar prá lá e tentar, tentar mesmo, puxar a língua deles e conseguir melhores informações. Os gringos do norte reclamam da mesma coisa. Tendo oportunidade, mando um "Catálogo"" SOBE para verem o que é bom prá tosse.


          O virabrequim, de qualquer forma, iria usar um 74mm, passei para 76 rescentemente. A idéia é um AA 4140 forjado. É superdimensionado para meu motor, poderia ser aço fundido tranquilamente.
          Lepe é outra, parece que num quer vender. Nem página tem, só a principal dizendo "em construção". Tem que ligar e ver por telefone. Mas o preço é muito próximo à um CB ou AA, a diferença não compensa. Então compro um forjado da Gringolândia do Norte, e pronto.

          Quanto a preço, na Aircooled não remete ao Brasil, além de mais caro. Olhei na CB um comando 2280 e um virabrequim CB de 76, e chega aqui por uns 2200,00 réis. O preço de somente um virabrequim AA de 76 na SS.

          E ai, Luiz Henrique ? Tá animando ? Há dois anos eu sabia detalhes e tinha experiência só com comandos originais. Conheço de carros há muito, praticamente convivi e tive Fusca a vida inteira. Mas de motor melhorado eu tinha pouco conhecimento. O erro maior que cometemos nessa situação é achar que maior é melhor. Pode ser, mas o conjunto, tudo, faz parte, e tem que ser estudado, e direcionado ao que quer. Fui estudando, é teoria, mas teoria também apoiada na experiência dos amigos. É muito tempo que já gastei, talvez não disponha de tanto. É que fui devagar, antevendo a retífica do meu motor. Ele roda bem ainda, dá prá aprender mais e alterar os planos com isso. Mas que o 1787 (76x86.5) é ponto, isso é. Junto com o 30PIC.

          Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
          Idelgiro-Fuscão 1500-1971
          www.waltergjunior.com

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          • #6
            Boa noite galera,

            Montei um 1600 a alcool com dupla na seguinte configuração:

            Comando copia do tcs 20 (sobe comandos)
            pisôes cabeçudos alcool
            dupla solex alcool flauta com furação alterada
            cabeçotes 6 aletas do exportaçao
            distribuidor da kombi injeção
            escapamento dimencionado direto
            caixa 8 x35 do 1300
            volante aliviado 1.5 kg
            Bomba de circulação externa, com filtro e radiador
            capela com radiador deslocado

            Gostaria de saber quantos graus de adiantamento uzar no distribuidor, pois o mesmo é do carro injeção e não possui avanção centrifugo nem a vacuo.

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            • #7
              Troque este distribuidor! Ele não tem avanço e você sabe! A regulagem do ponto que você ajustar na lenta, será a mesma para todas as rotações do motor, igual em carro turbo antigo que o pessoal travava em 20°.. vai ser a mesma coisa e te digo: isso não presta!!

              Abraço ae!

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              • #8
                ok, obrigado brother.
                outra duvida, em relação a calibragen de valvulas qual seria a mais adequada para este comando? s33 da sobe copia do tcs 20

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                • #9
                  Cada comando da SOBE tem uma folga específica para trabalho. Só dá pra saber esta folga de trabalho entrando em contato com eles.

                  É melhor ligar pois são péssimos pra atender email hehe!

                  Abraços!!

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                  • #10
                    obrigado pela dica, o funcionamento melhorou muito.
                    brother, vc poderia me ajudar com a giclagem meu carro esta com a carburação alcool alterei o gicle de leta para 90 e o de alta permaneçe o mesmo original, só que quando ele sobe o giro pareçe que da falta

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                    • #11
                      Ixe.. carburador não manjo nada!! Conheço algumas tabelas de giclagens para vw a ar. Veja se atende:


                      http://miuraclubegauchoeantigos.com....9/brosol11.jpg

                      http://miuraclubegauchoeantigos.com....09/brosol2.jpg

                      http://www.volkspage.net/technik/bro...os/brosol3.jpg

                      http://miuraclubegauchoeantigos.com....09/brosol4.jpg

                      http://planeta-fusca.blogspot.com.br...o-os-dois.html

                      http://univolksclub.blogspot.com.br/...res-solex.html

                      http://www.planetabuggy.com.br/mecan...ragem_carb.htm



                      Se sentir o carro amarrar, é falta. Se amarrar e sentir cheiro de combustível não queimado, é excesso (velas podem "apagar" com muito excesso).

                      Aconselho uma sonda narrow planar e um hallmeterzinho pra refinar o acerto.

                      Abraço e boa sorte ae! ;)

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                      • #12
                        ok, obrigado brother

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