Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1600 + W110 o W120, necessário rebaixar cabeçote?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • 1600 + W110 o W120, necessário rebaixar cabeçote?

    Olá.

    Estou estudando colocar um comando W120, ou até mesmo um W110 em meu motor std 1600, porém conversando com meu mecânico o mesmo comentou que seria necessário rebaixar o cabeçote para atingir uma taxa correta para o motor, pois o comando muito agressivo iria acabar diminuindo a taxa devido ao tempo de abertura da válvula, o que faria o carro ficar ainda pior que com o comando original.


    Vocês acreditam que seja necessário rebaixar o cabeçote?

    Alguem já instalou o W120 em um 1600 com cabeçote original?

    Att.

  • #2
    Bem vindo!!

    Qual a finalidade do uso do carro?

    Montar comandão desses em cabeçote original, é pedir pra passar raiva!

    E esse lance de taxa é balela! É que comandão deixa a lenta/baixa com menos torque. Só isso.

    Qual o uso do carro? álcool ou gasolina?! Qual a motivação para montar um comando destes?

    Abraço!!

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Delriobr Ver Post
      Bem vindo!!

      Qual a finalidade do uso do carro?

      Montar comandão desses em cabeçote original, é pedir pra passar raiva!

      E esse lance de taxa é balela! É que comandão deixa a lenta/baixa com menos torque. Só isso.

      Qual o uso do carro? álcool ou gasolina?! Qual a motivação para montar um comando destes?

      Abraço!!

      Olá Delriobr, obrigado pela resposta.

      Uso o carro mais para viagem, a minha ideia é ter um motor mais forte, além do que curto muito a lenta embaralhada que os comandos maiores deixam. Tenho uma Brasilia e sofro mais com ela em função do peso extra que ela tem em relação ao fusca.

      Utilizo hoje duas 32 com a giclagem original do itamar, se não me falha a memória, rodando na gasolina, e com leve trabalho de fluxo nos cabeçotes e escapamento 4x1.

      Minha ideia mesmo é o W110, estava olhando a tabela do Vader e se fosse montar o W120 a faixa útil ia ficar em uma rotação muito elevada pro motor.

      Abraço.

      Comment


      • #4
        Minha única experiência com comando maior foi o W100 (276°). Para uso diário e estrada, é perfeito! Mas tinha dupla carburação, volante aliviado pesando 5,5 kg, taxa entre 7,5 e 8:1 e o silenautto 4x1 de 1.1/2". Não tinha acerto de ignição, apenas deixei o mais adiantado possível sem que grilasse.

        ERA TOP pra usar na rua!! Mas tinha lenta igual a original e era um fusca! Não faço idéia de como seria na brasilia!

        Um dia ainda monto um 286° nessa bagaça! :P

        A galera dos motores preparados sumiu toda! Se quiser dar uma olhada no FFB, fique bem à vontade hehe!

        Abração!

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Delriobr Ver Post
          Minha única experiência com comando maior foi o W100 (276°). Para uso diário e estrada, é perfeito! Mas tinha dupla carburação, volante aliviado pesando 5,5 kg, taxa entre 7,5 e 8:1 e o silenautto 4x1 de 1.1/2". Não tinha acerto de ignição, apenas deixei o mais adiantado possível sem que grilasse.

          ERA TOP pra usar na rua!! Mas tinha lenta igual a original e era um fusca! Não faço idéia de como seria na brasilia!

          Um dia ainda monto um 286° nessa bagaça! :P

          A galera dos motores preparados sumiu toda! Se quiser dar uma olhada no FFB, fique bem à vontade hehe!

          Abração!

          Minha vontade mesmo era montar um W140, mas ai não tem conta bancaria que aguente, então acabei optando pelo W110 sportsystem, agora aguardo anciosamente a chegada dele.

          Eu revirei os tópicos daqui atrás de informações que pudessem me ajudar, antigamente tinha muita discussão mesmo sobre os assuntos, uma pena o pessoal ter deserdado o fórum, tirei muitas conclusões e ótimas dicas dos tópicos desse fórum.

          Depois que montar o motor escrevo de novo aqui como ficou, em últimos casos vou ter que gastar mais uma grana com cabeçote, hahaha. Não tenho nem ideia de quanto de taxa meu motor tem, acredito que esteja muito próxima da original.

          Agradeço a disposição em responder, espero que possamos reviver o fórum, só temos a ganhar com isso

          Abraço.

          Comment


          • #6
            Tinha uma galera top aqui, mas a vida segue.. hehe!

            Já que vai abrir pra trocar comando e revisar, compensa demais dar um BOM up nos cabeçotes! Nem precisa trocar válvulas nem nada, apenas melhorar a câmara e aumentar a taxa, algo por volta de 8:1 está de boníssimo tamanho!

            Se gosta de esticar marchas até quase o talo, compensa dar uma aliviada no volante, uns 0,8 a 1,kg fica perfeito!

            É bem provável que precise usar molas mais duras e podem ser do motor tork mesmo, desde que sejam novas. Enfim, coisas básicas..

            Os solex vão precisar de nova regulagem e talvez umas velas 1 grau mais frias! ;)

            Abraço ae!

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Delriobr Ver Post
              Tinha uma galera top aqui, mas a vida segue.. hehe!

              Já que vai abrir pra trocar comando e revisar, compensa demais dar um BOM up nos cabeçotes! Nem precisa trocar válvulas nem nada, apenas melhorar a câmara e aumentar a taxa, algo por volta de 8:1 está de boníssimo tamanho!

              Se gosta de esticar marchas até quase o talo, compensa dar uma aliviada no volante, uns 0,8 a 1,kg fica perfeito!

              É bem provável que precise usar molas mais duras e podem ser do motor tork mesmo, desde que sejam novas. Enfim, coisas básicas..

              Os solex vão precisar de nova regulagem e talvez umas velas 1 grau mais frias! ;)

              Abraço ae!

              Precisei abrir o motor por conta de um pino de bronzina que acabou soltando, já tinha aberto o motor final do ano passado pois precisei refazer os prisioneiros do lado esquerdo, rodei 700km e tive que abrir de novo. Detalhe que em 2015 fiz o motor inteiro, não rodei 10000km com ele, acho que não tive muita sorte, hahaha.

              Comprei um Sportsystem 284º, vou montar ele por enquanto com o motor original mesmo, e seja o que deus quiser. Já estou mais que endividado até o final do ano por conta de todas essas vezes que precisei abrir a porcaria desse motor.

              Mais pra frente vou trabalhar melhor os cabeçotes, provavelmente começando pelas molas de itamar,por enquanto vou levando como puder.


              Valeu mesmo pelos retornos, já me ajudou a decidir melhor o que fazer.

              Abraço.

              Comment


              • #8
                Já vai dar um resultado, mas um pouco aquém do que deveria/poderia. Dá pra usar! ;)

                Mande fazer calços de 2 mm e instale no assento das molas no cabeçote! Já dá uma melhora, e com as molas tork também!

                Atentar para não bater elo com elo. Basta conferir na montagem, antes de funcionar o motor!

                Abraço!!

                Comment


                • #9
                  Dá para usar cabeçote original com comando sim de boa! Vai ter um resultado bom tb! Seria melhor com os cabeçotes retrabalhados óbvio, mas eu mesmo em uma ocasião tive que trocar os cabeçotes do meu Fusca e coloquei um par de cabeçotes novos sem nenhum retrabalho, apenas molas mais duras do Opala.

                  Comment


                  • #10
                    Obrigado pelas respostas Delriobr e André. Foram de grande auxilio.

                    Quando estiver funcionando e afinado posto aqui pra vocês o que achei do resultado final, espero que seja bom.

                    Abraço.

                    Comment


                    • #11
                      Aproveitando o tópico. Tenho um motor 1600 original com dupla carburação.
                      Quero fazer o motor embaralhar na lenta, gosto do som e isso já me serve. Não tenho como objetivo dar na cabeça de ninguém, só curtir mesmo =)
                      Instalando um comando W130 já resolve? Ou além dele tenho que fazer mais alguma coisa?
                      Tenho um orçamento de até 3000 reais, então talvez dê pra ajustar mais alguns detalhes.
                      Quem puder dar uma opinião e ajudar agradeço.
                      Abraço

                      Comment


                      • #12
                        Bem vindo!

                        Cara, na injeção programável basta deixar a mistura pobre na lenta.

                        No carburado, poderia baixar o giclê de lenta, mas vai ficar uma bosta pra andar.

                        Talvez um comando de válvulas feito pra alta rotação, regulado com marcha lenta mais baixa possível, já terá esta característica! Mas, sem acerto e sem usar corretamente o carro (feito pra alta), vai ficar uma bosta e vc vai sofrer hehe!

                        Abraço!

                        Comment


                        • #13
                          Obrigado pelo retorno amigo Delriobr

                          Bah o que seria sofrer? já li isso em outros lugares mas não entendi..

                          Tem alguma receita pra fazer isso e não sofrer(muito) hahaha

                          Abração

                          Comment


                          • #14
                            Tenho hehe!

                            Injeção programável com mistura pobre na lenta. Embaralha legal! Mas vai torrar os 3 mil de uma vez hehehe! Fora a mão de obra da instalação e acerto!

                            Sofrer seria ter que usar o carro com "baixo" torque abaixo das 1800 rpms, praticamente o uso urbano. Pra segurar o carro na embreagem num morro por exemplo, a rotação terá que ser bem mais alta. Em trânsito pesado que "anda e pára", pior ainda..

                            Não tem pra onde correr hehe!

                            Abraço!

                            Comment


                            • #15
                              hahaha a injeção programável fica fora do meu projeto por enquanto..
                              a questão do do carro se atrapalhar na baixa rotação não vejo tanto problema..

                              Não uso o carro no dia a dia entende, é só pra dar umas voltas mesmo. Uma ou duas vezes por semana.
                              Dai acredito que a curtição da lenta embaralhando vai chamar mais a minha atenção do que o sofrimento do torque baixo

                              Acho que vou de comandow130+escape 4x2 e mudar alguns detalhes de pratos, tuchos e molas até chegar nos 3 pila

                              Valeuuu abraço

                              Comment

                              Working...
                              X