Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida sobre Radiador de Óleo Externo - Óleo esquentando Muito

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Duvida sobre Radiador de Óleo Externo - Óleo esquentando Muito

    Tenho um fusca 1600 turbo injetado, miolo original, rodando no alcool, ainda apanhando um pouco para ajuste, mas já esta dando para brincar bastante.

    Ocorre que em trajetos mais longos como estrada, estou tendo aquecimento, chegando ali na casa dos 135º, o que é bem preocupante.

    Estou avaliando investir num kit de bomba shadeck ara circulação externa com radiador que ficará ali em cima do cambio ou ao lado.

    Encontrei a bomba por 240,00 mas o radiador os caras estao pedindo valores bem salgados, na casa dos 400 mangos.

    Me passou pela cabeça usar um de moto, mas acho que a vazão não seria suficiente, foi então que vi alguns de cambio automatico, no caso olhando da TUCSON, achei que poderia usa-lo e encontro na casa dos 100 cruzeiros.

    Alguem ja utilizou algo parecido ? será que daria certo usar um desses no fusca ?

    Segue a foto deste modelo para ajudar na minha ideia.

  • #2
    Turbo e sem radiador.. dá certo não!

    Eu já tive radiador de alumínio ao lado do câmbio e não vale à pena! Não pega ar..

    Sem falar que eles estufam! A vazão ruim (restritiva) e tal, não gostei.

    Uso radiador de fusca, de ferro mesmo, lá na dianteira! Aí sim ficou bom!

    De moto já pensei em usar mas durante a pesquisa achei melhor usar o de ômega! É de ferro, bom tamanho e vazão! E custa de 200 a 300 reais!

    Essa da foto parece de moto..

    Abraço!

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Delriobr Ver Post
      Turbo e sem radiador.. dá certo não!

      Eu já tive radiador de alumínio ao lado do câmbio e não vale à pena! Não pega ar..

      Sem falar que eles estufam! A vazão ruim (restritiva) e tal, não gostei.

      Uso radiador de fusca, de ferro mesmo, lá na dianteira! Aí sim ficou bom!

      De moto já pensei em usar mas durante a pesquisa achei melhor usar o de ômega! É de ferro, bom tamanho e vazão! E custa de 200 a 300 reais!

      Essa da foto parece de moto..

      Abraço!
      Esse da foto é de cambio automatico, achei do omega também na faixa de 100,00, achei facil pelo modelo encaixar as mangueiras, mas não queria levar ele até la na frente. Pensei adaptar coolers ou fazer uma chapa que direcione o ar para ele ali ao lado do Cambio.

      Acha que de omega daria certo então ?
      Estou comprando a bomba já... não tem como manter o carro assim, compromete até as bronzinas.

      Também pretendo fazer uns In-take para entrada da turbina pois o ar de admissão esta com temperatura muito alta e diminui muito o rendimento do carro.

      Comment


      • #4
        Deixa tirar mais uma duvida se alguém sabe dizer.

        Fechei a compra desta bomba https://produto.mercadolivre.com.br/...027-ancona-_JM

        Já tenho em meu carro uma Shadeck de 30mm, e ao olhar as imagens me parece que ambas são exatamente identicas, apenas com a tampa diferente. Se isso for verdadeiro, me pouparia mão de obra de retirar a bomba inteira e trocaria apenas a tampa, neste caso nem mesmo precisarei tirar a polia.
        Podem me confirmar isso ?

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por dno17 Ver Post

          Esse da foto é de cambio automatico, achei do omega também na faixa de 100,00, achei facil pelo modelo encaixar as mangueiras, mas não queria levar ele até la na frente. Pensei adaptar coolers ou fazer uma chapa que direcione o ar para ele ali ao lado do Cambio.

          Acha que de omega daria certo então ?
          Estou comprando a bomba já... não tem como manter o carro assim, compromete até as bronzinas.

          Também pretendo fazer uns In-take para entrada da turbina pois o ar de admissão esta com temperatura muito alta e diminui muito o rendimento do carro.
          Dê uma olhada num tópico aqui "melhor posição do radiador de óleo". ;)

          Já usei ao lado do câmbio + ventoinha. Só presta abaixo de 60°C ou na cidade. Em estrada, pé fundo, não funciona (não circula ar ali).

          A solução é na frente, infelizmente. Seja no parachoque ou na suspensão!

          O de Ômega eu ainda não vi na mão, mas por fotos e pelo tamanho, usaria ele sem dúvidas! Só não uso pq já tenho o de fusca!

          Sobre a bomba, são diferentes!

          Abraço!

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Delriobr Ver Post

            Dê uma olhada num tópico aqui "melhor posição do radiador de óleo". ;)

            Já usei ao lado do câmbio + ventoinha. Só presta abaixo de 60°C ou na cidade. Em estrada, pé fundo, não funciona (não circula ar ali).

            A solução é na frente, infelizmente. Seja no parachoque ou na suspensão!

            O de Ômega eu ainda não vi na mão, mas por fotos e pelo tamanho, usaria ele sem dúvidas! Só não uso pq já tenho o de fusca!

            Sobre a bomba, são diferentes!

            Abraço!
            Legal, a bomba chegou, e já decidi pelo radiador do omega 2.0 mesmo que tem um tamanho razoável, porém não estou querendo levar ele até la na frente ainda. Vou decidir até quando for instalar por conta de ficar passando mangueiras por baixo do carro. Ele é suspensão a AR e ando um pouco baixo corre o risco depegar em algum lugar e romper.

            Talvez eu coloque algum cooler nele pra ajudar ligado na FT250.

            Como vou ter de desmontar tudo pra chegar na bomba, vou conferir novamente a parte do coletor e turbina que o DELRIOBR também esta me ajudando em outro topico.

            Após posto o resultado de como o desempenho ficou, espero com essa configuração ficar abaixo dos 92/95º.

            Comment


            • #7
              Fiz a instalação da Bomba semana passada, e o radiador acabei colocando ele em pé embaixo do paralamas direito preso em um parafuso do paralamas e onde fixa o parachoques.

              Aparente primeiras voltas com o carro em rua de bairro deu 85º como máximo, num trajeto de uns 20km.

              Neste mesmo trajeto voltei acelerando forte, o máximo atingido foi 103º, não reparei muito na volta a oscilação.

              Em breve farei uma viagem pequena de uns 150km pra ver como se coporta na estrada,

              Quanto ao óleo, usei 3 litros. Acham necessário mais que isso ? 3,5 / 4 ? não encontrei a medida de oleo deste radiador de omega e na posição que coloquei não deu para encher ele primeiro.
              Last edited by dno17; 27-11-2018, 08:38 AM.

              Comment


              • #8
                Deveria ter medido com água mesmo, antes de instalação!!

                O meu pega 4,2 litros.. mas uso 4,5.. chega na marca máxima da vareta.

                Eu medi todo o sistema com água antes, pra saber quanto daria. Exceto o filtro que enchi com óleo mesmo!

                Meça o nível depois de uma noite de descanso e complete!! Não esqueça o valor que deu!

                Abraço!

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Delriobr Ver Post
                  Deveria ter medido com água mesmo, antes de instalação!!

                  O meu pega 4,2 litros.. mas uso 4,5.. chega na marca máxima da vareta.

                  Eu medi todo o sistema com água antes, pra saber quanto daria. Exceto o filtro que enchi com óleo mesmo!

                  Meça o nível depois de uma noite de descanso e complete!! Não esqueça o valor que deu!

                  Abraço!
                  No dia que instalei, coloquei 3 litros dentro do carter, liguei o carro em marcha lenta, esperei 30 segundos para encher o reservatorio e desliguei, aguardei 2 minutos e na vareta estava no meio.
                  Notei que a pressão de oleo agora demora mais tempo pra cair, mas creio que seja pq demora mais a esquentar. meu relogio marcava 1 bar com motor quente em lenta e 3 a 4 com motor frio.
                  Agora com motor quente (70/80º) esta em 2 bar, pra cair pra 1 só depois de uma boa volta mesmo.

                  Proximo passo será montar um intercooler pra admissao da turbina.

                  Comment


                  • #10
                    Esse aumento na pressão pode ser que sua montagem esteja um pouco restritiva..

                    No meu já fica normal igual antes sem o radiador (4 bar a frio e 1 a quente).

                    Intercooler é o que há! :P

                    Abração!!

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Delriobr Ver Post
                      Esse aumento na pressão pode ser que sua montagem esteja um pouco restritiva..

                      No meu já fica normal igual antes sem o radiador (4 bar a frio e 1 a quente).

                      Intercooler é o que há! :P

                      Abração!!
                      Acredito justamente no contrário Delriobr, pois o meu era 3 BAR e permanece em 3 BAR quente, apenas demora mais tempo pra esquentar então ele mantem em 2 BAR ao invés de 1 no inicio, mas após atingir uns 90º sim, ele afina mais o oleo e cai pra 1.

                      Voce costuma acelerar ja com o motor frio mesmo ? pois como eu disse ele esta mais gostoso frio do que quente, e eu não resisto em por o pé no fundo.

                      Quanto ao óleo acho que vou colocar mais 500 ml

                      Comment


                      • #12
                        Então tá certo uai hehe!!

                        Então.. meu filtro estourava pelo excesso de pressão.. botei ele no final da linha, próximo do motor.. resolveu tudo hehe!

                        Hoje posso sentar o pé com ele frio que não dá nada!! Mas não gosto, pois tomei trauma! Antes da mudança de lugar do filtro, ele estourou 4 vezes...

                        Abração!

                        Comment

                        Working...
                        X