Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Injeção Eletrônica em Gol BX (Souza Ramos)

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Injeção Eletrônica em Gol BX (Souza Ramos)

    Estou me preparando para montar injeção eletrônica no meu Gol BX!

    Estou comprando os seguintes itens e queria saber se são suficientes para colocar o carro para funcionar e se tem que adaptar algo para encaixar no motor (no caso tá com Kit 1.7, comando 284 e mola de válvula de opala para não dar flutuação)

    Sensor TPS Delphi SS10691
    Sensor Temp Oleo MTE4053 (encaixa no lugar do sensor original da kombi? na parte debaixo da carcaça moderna?)
    Sensor Temp Ar MTE5053 (aonde encaixo esse sensor exatamente no coletor? qual altura?)
    Bobina Marelli BI0039MM (segundo o vendedor é a MI)
    Bomba WB101 (pressão 3bar e vazão 110l/h)
    Dosador de combustivel DS 1150A (tempra regulável)
    Bicos Marelli IWP114 (pressão 3bar e vazão 25 a 30ml)

    Vou usar o Distribuidor Aranha com avanço travado (como faço pra deixar no ponto, sendo que não tenho pistola)
    Lambda vou pegar uma emprestada apenas para poder fazer o acerto.
    Last edited by guineme; 21-10-2018, 03:57 PM.
    Gol BX 1986
    Com Kit Aerodinâmico R1 da Concessionaria Souza Ramos

    >Atualmente:
    -Comando 284º
    -Kit Pistão 88mm
    -Balanceamento e Alivio de Volante em 1.360kg

  • #2
    Fala mano! Blz?! Vamos por partes!

    1- Molas de válvula
    Mola de opala é dura demais! Vai comer os tuchos ou os cames do comando!
    Use mola dupla, sendo a mola original antiga + interna pequena de fiat ou AP. Em ambos os casos é necessário retrabalho ao redor das guias.
    Ou use mola do motor tork nova, porém, é quase impossível achar.
    Ou mande fazer calços de 2 mm no máximo e use as molas antigas.
    Eu uso kit 1.8 + w100 e gira 6000 rpm sem flutuar, com molas antigas + internas de fiat.


    2- Sensores
    TPS, temperatura do óleo e do ar, pode usar o original da kombi!

    3- Bobina
    Se for de 3 pinos, ok!

    4- Bomba
    Ok!

    5- Dosador
    Prefira o de tempra comum, sem regulagem. A não ser que tenha um manômetro pra regular a pressão. Poder ser necessário trabalhar com 3,5 ou 4 bar.. vai depender se os bicos vão conseguir alimentar o motor!

    6- Distribuidor
    Tem que travar o vácuo e o centrífugo.
    O modelo aranha funciona maravilhosamente bem na pandoo, mas não sei nas outras! Atualmente uso ele na pandoo fuelinject e rola suave! Na pandoo o modelo hall fica ruim pra regular, pois varia muito o sinal de rotação!
    Arruma uma pistola emprestada, pois é essencial que o ponto fique calibrado certinho com o módulo!
    Pra dar partida e iniciar os trabalhos, bote o cilindro 1 no PMS com a polia em 20° e gire o distribuidor até dar centelha (o arranque e a bomba vão ligar). Depois da regulagem básica, procure um mecânico e peça pra regular o ponto em 20° na polia (não se esqueça de botar o módulo em calibração).

    7- Sonda
    Dá pra acertar com sonda comum.
    Use estes alvos com pé no talo (-0,25 a 0 bar):
    1000 a 2000 rpm - 840 milivolts
    2000 a 3500 rpm - 860 mv
    3500 a 4500 rpm - 880 mv
    4500 pra cima - 900 mv
    A sonda varia muito, então basta observar os valores de pico.
    Com pé leve (acima de -0,25 bar), busque entre 700 e 800 mv (750 +ou- 50 mv).
    Regular com motor acima de 60°C para a leitura ficar correta.

    8- Velas e Cabos
    Tem que ser resistivos! Pra cabeçote antigo 8 aletas, use as velas NGK BP6HRS (Omega 3.0). Pra cabeçote moderno eu não sei.


    9- Módulo de injeção
    Qual módulo pretende usar? Sabe instalar e regular o motor?


    10- Escape
    Qual modelo de escapamento pretende usar? Tem que dar um jeito de unir os tubos numa saída só e instalar a sonda lá!

    Exatamente semana que vem vou instalar roda fônica no meu motor e vai sobrar o distribuidor! Tem interesse?! Preço camarada!! Distribuidor de motor AP retrabalhado pra fusca. Travei com solda, tanto o centrífugo quanto o vácuo! Não tem a mínima chance dele avançar ou atrasar sozinho, com o tempo/uso!


    Ah, vai ter que retrabalhar o coletor central pra caber ali atrás da capela do gol bx. Terá que cortar o pezinho de apoio e criar outro suporte pra firmar o conjunto. E talvez uma flange pra virar a tbi pra frente do carro.

    Eu ia injetar um BX para um amigo mas ele deu pra trás.. só deu pra pegar uma noção do que precisaria fazer hehe!

    Abraço!
    Last edited by Delriobr; 21-10-2018, 12:12 AM.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Delriobr Ver Post
      Fala mano! Blz?! Vamos por partes!

      [...]

      Abraço!

      Tudo bem?

      Então, vamos lá!

      1- Molas de válvula
      O motor está montado, teria que tirar tudo para trocar essas molas, porém o carro não anda 5 mil km por ano... vou esperar mais um pouco para trocar as molas de válvulas. Estou usando um Comando Pauter 284º (comprei no SS há muito tempo, queria encontrar a configuração dele novamente, fico na duvida se o LOB era 110 e o LIFT 11" msm ou se minha memória está me enganando kkkk)
      Queria mesmo trocar as molas, mas não agora $$$. Sei que quanto mais pesada, mais potência rouba.


      2- Sensores
      Vou pegar os que passei, pois são mais baratos que os de Kombi, e o TPS de Gol é o recomendado para as TBI e coletores que vou comprar.

      3- Bobina
      SIIIM!! kkk será o de 3 fios, o de 2 precisa de um PowerSpark que custa absurdos R$400,00

      4- Bomba
      Eu fiquei na duvida se pego a de 3 ou 4 bar.

      5- Dosador
      Não havia pensado sobre a necessidade do manômetro para regular. Porém essa criaturinha regulável está mais barata... entretanto, se a fixa já resolve, vou de fixa mesmo.

      6- Distribuidor
      Vou travar ele total! já até tirei do carro para começar a fazer o serviço de travar os avanços. Agradeço o procedimento de regulagem, eu estava mesmo procurando como fazer.

      7- Sonda
      Muitíssimo obrigado pelos parâmetros da sonda. Estava procurando também.

      8- Velas e Cabos
      Vou ter que comprar cabos de velas novos mesmo. As velas eu uso às de álcool do próprio fusca, obrigatoriamente tem que ser essa de omega? estou com medo de ter estragado a rosca das velas na ultima vez que apertei, não queria ter que tirar, mas se for o caso já até mando trabalhar os pés de mola para colocar umas melhores. =/


      9- Módulo de injeção
      Vou usar uma Pandoo PowerInject, nunca instalei modulo algum, será minha primeira vez.
      Montar e regular motor eu já sei um pouco kkkk desmontei e montei o meu umas 3 vezes já. SOZINHO kkkk tive a ajuda do Junior das Kombi (DF) nas primeiras vezes, foi uma ajuda muito valiosa!


      10- Escape
      Vou usar o escapamento original do BX, ele junta todos os canos em 1 só antes de ir pro abafador!

      11- Roda fonica
      Obrigado pela proposta, mas já estou montando no meu próprio distribuidor =D


      Obrigado pelos detalhes na resposta!
      Last edited by guineme; 21-10-2018, 03:52 PM.
      Gol BX 1986
      Com Kit Aerodinâmico R1 da Concessionaria Souza Ramos

      >Atualmente:
      -Comando 284º
      -Kit Pistão 88mm
      -Balanceamento e Alivio de Volante em 1.360kg

      Comment


      • #4
        E ae!

        2- Sensores e TBI
        Vai comprar estas tbis duplas? Qual modelo? Tem link?!

        4- Bomba
        Use uma de 4 bar se o preço for parecido. Mas quem manda na pressão é o regulador! Essa pressão de bomba é só a pressão que ela aguenta trabalhar, nominalmente.

        5- Dosador
        De início use o comum, sem regulagem. Menos coisa pra dar dor de cabeça e vai que os bicos aguentem alimentar corretamente sem precisar socar pressão neles!

        6- Distribuidor
        Tente travar com solda. Não caia na facilidade de travar com parafuso pois isso não presta! Um dia ele solta e o avanço fica descalibrado.. e a faísca salta antes da hora! Basta uma puxada assim para ser o fim do seu motor (caso não escute a detonação).

        8- Velas e cabos
        Cabos resistivos/supressivos, ok! Seu cabeçote é antigo? Lembra do código das velas? O carro vai rodar no álcool ou gasolina? Qual taxa mais ou menos?!

        9- Módulo
        Pandoo é fácil de instalar e acertar! A melhor que tem pra quem está iniciando! Basta seguir à risca o que manda o manual! Passar o chicote certinho e tal, cortar os fios que não for usar, usar relés COM RESISTÊNCIA E DIODO (são caros, mas muito mais seguros, nem se compara com o comum!), fusíveis de acordo e taca le pau!


        O projeto já está em execução?!?!?

        Abraço!

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Delriobr Ver Post
          E ae!

          [...]

          O projeto já está em execução?!?!?

          Abraço!
          2- Sensores e TBI
          TBI duplas de 40mm, pelo ML está escrito a marca STK.
          O link é: https://produto.mercadolivre.com.br/...lo-simples-_JM

          5- Dosador
          Bem verdade, quanto menos dor de cabeça melhor. Como posso saber se o bico aguenta alimentar?

          6- Distribuidor
          A solda pode ser de estanho (solda para componentes eletrônicos e muito usada em cobre) ou precisa ser tipo solda mig/tig/eletrodo?

          8- Velas e cabos
          Cabos vão ser resistivos/supressivos sim (já os usava, por conta de interferência no som).
          Código das velas eu não lembro, meu cabeçote é 8 aletas (antigo) de fusca (o de BX só tem 1 furo de admissão, enquanto o do fusca tem 2 furos)
          Vai rodar no álcool.
          Uma coisa que eu achei estranho, minha taxa quando medi estava dando 9:1, sendo que comprei pistões 88mm para álcool (planos) e ainda rebaixei 1,5mm do cabeçote.

          Vou refazer a medição... vou preencher com uma seringa o pistão com um liquido enquanto no PMS, anotar e depois jogar ele para PMI e preencher o resto para ver a compressão, depois retiro tudo ((para não dar calço hidráulico)) com uma seringa e um tubo pelo buraco da vela.

          12- O projeto já está em execução?!?!?
          Acabei de comprar o kit de coletores/tbi/acionador e o modulo PowerInject. Devem chegar semana que vem e ai começo a comprar os sensores, conectores, fios, isoladores, mangueiras, abraçadeiras e etc.
          Gol BX 1986
          Com Kit Aerodinâmico R1 da Concessionaria Souza Ramos

          >Atualmente:
          -Comando 284º
          -Kit Pistão 88mm
          -Balanceamento e Alivio de Volante em 1.360kg

          Comment


          • #6
            Opa!

            2- Sensores e TBI
            Bacana demais estes modelos, mas se liga nos possíveis problemas relatados lá no outro tópico! Tem que ligar o vácuo dos 2 coletores igual é feito nas solex 32, e na mangueira de ligação, colocar um "Tê" e levar uma mangueira de vácuo até o módulo. E antes de ligar na pandoo, montar um filtro de combustível na linha, para estabilizar o vácuo (funciona como um reservatório de vácuo).

            5- Dosador
            Cara, creio que bico de 25 ml alimenta 80 cv! Um bico bom, bonito e barato é o de astra flex (os amarelinhos, final 086). Ainda mais que vai rodar no álcool!

            6- Distribuidor
            Trave com solda elétrica! Me baseei neste vídeo:
            https://www.youtube.com/watch?v=oFkJCq9Jo10
            Se aguentar esperar uma semana, eu tiro o meu e tiro umas fotos. Melhor ver as fotos que eu explicar escrevendo hehe!

            8- Velas e cabos
            Hum.. 9 de taxa é o limite pra gasolina, mas muito baixa pra álcool! Não faça esse lance de preencher lá com líquido! Vai dar B.O.! Ou desmonta e faz direito, ou deixa quieto e assume os 9 de taxa mesmo! Rode na gasosa!
            Por outro lado, os 9 de taxa é excelente pra rodar com álcool e turbo hehe!
            As velas vc tem que saber quais são! Tira pelo menos uma.. uma que entrou fácil!

            12- Projeto
            Ótimo módulo! Depois posto o meu mapa atual pra vc ter uma base!

            Abração!
            Last edited by Delriobr; 21-10-2018, 07:24 PM.

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Delriobr Ver Post
              Opa!

              2- Sensores e TBI
              Bacana demais estes modelos, mas se liga nos possíveis problemas relatados lá no outro tópico! Tem que ligar o vácuo dos 2 coletores igual é feito nas solex 32, e na mangueira de ligação, colocar um "Tê" e levar uma mangueira de vácuo até o módulo. E antes de ligar na pandoo, montar um filtro de combustível na linha, para estabilizar o vácuo (funciona como um reservatório de vácuo).

              5- Dosador
              Cara, creio que bico de 25 ml alimenta 80 cv! Um bico bom, bonito e barato é o de astra flex (os amarelinhos, final 086). Ainda mais que vai rodar no álcool!

              6- Distribuidor
              Trave com solda elétrica! Me baseei neste vídeo:
              https://www.youtube.com/watch?v=oFkJCq9Jo10
              Se aguentar esperar uma semana, eu tiro o meu e tiro umas fotos. Melhor ver as fotos que eu explicar escrevendo hehe!

              8- Velas e cabos
              Hum.. 9 de taxa é o limite pra gasolina, mas muito baixa pra álcool! Não faça esse lance de preencher lá com líquido! Vai dar B.O.! Ou desmonta e faz direito, ou deixa quieto e assume os 9 de taxa mesmo! Rode na gasosa!
              Por outro lado, os 9 de taxa é excelente pra rodar com álcool e turbo hehe!
              As velas vc tem que saber quais são! Tira pelo menos uma.. uma que entrou fácil!

              12- Projeto
              Ótimo módulo! Depois posto o meu mapa atual pra vc ter uma base!

              Abração!
              TOOOOP

              Obrigado pelas dicas.

              Me recomendaram agora a tarde o uso dos bicos Bosch Green de 42lb.

              Não pilho em por Turbo pq já tenho um UP TSI kkkkk já tá de bom tamanho a adrenalina na minha vida kkkkk o BX é pra desfilar msm.

              Essa de preenchimento para o calculo de taxa... você disse que dá B.O, algum risco de entrar o liquido para dentro do motor????
              Pq eu posso fazer isso antes de trocar o óleo e tbm posso usar óleo no processo. dai elimino qualquer risco de contaminação ou excesso de óleo e outra é que eu pensei foi em retirar o balanceiro, para que as válvulas ficassem vedadas durante todo o processo e só ligar o motor depois de retirar TODO o liquido de dentro do cilindro.
              Gol BX 1986
              Com Kit Aerodinâmico R1 da Concessionaria Souza Ramos

              >Atualmente:
              -Comando 284º
              -Kit Pistão 88mm
              -Balanceamento e Alivio de Volante em 1.360kg

              Comment


              • #8
                Mano! No meu mileoito usando bicos de astra, na alta rotação os bicos chegam a 35% de uso somente hehehe! Imagina com o green 42 lbs! Isso é pra turbo leve de rua (200 cv)!!!

                Esse procedimento me medição aí, nunca vi ninguém fazer! E vai sobrar um pouco de líquido lá dentro.. pode dar calço hidráulico na hora da partida e empenar a biela!

                Uma coisa dá pra fazer e montar um manômetro na vela e medir a compressão. Tem kits pra isso e qq oficina tem! Daí basta pegar tabela de referência pra saber +ou- quanto deve ter de taxa!

                Os kits a álcool antigos tinham 10,5 de taxa e os itamar tinham 11. Ou seja, 9.. 9,5.. é baixo pra álcool!

                Use os bico q tem, ou os de astra e rode na gasolina!

                Abração!

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Delriobr Ver Post
                  Mano! No meu mileoito usando bicos de astra, na alta rotação os bicos chegam a 35% de uso somente hehehe! Imagina com o green 42 lbs! Isso é pra turbo leve de rua (200 cv)!!!

                  Esse procedimento me medição aí, nunca vi ninguém fazer! E vai sobrar um pouco de líquido lá dentro.. pode dar calço hidráulico na hora da partida e empenar a biela!

                  Uma coisa dá pra fazer e montar um manômetro na vela e medir a compressão. Tem kits pra isso e qq oficina tem! Daí basta pegar tabela de referência pra saber +ou- quanto deve ter de taxa!

                  Os kits a álcool antigos tinham 10,5 de taxa e os itamar tinham 11. Ou seja, 9.. 9,5.. é baixo pra álcool!

                  Use os bico q tem, ou os de astra e rode na gasolina!

                  Abração!
                  No caso eu ia deixar sem vela e dar partida no carro até tirar todo o liquido restante. Mas tudo bem kkk

                  Eu tenho o manômetro de compressão, mas achei estranho, pois está dando MUITO baixo. Vou fazer de novo o teste e trago para o tópico.

                  Você sabe o código completo dos bicos de astra?
                  Last edited by guineme; 22-10-2018, 11:26 AM.
                  Gol BX 1986
                  Com Kit Aerodinâmico R1 da Concessionaria Souza Ramos

                  >Atualmente:
                  -Comando 284º
                  -Kit Pistão 88mm
                  -Balanceamento e Alivio de Volante em 1.360kg

                  Comment


                  • #10
                    Gostaria de saber!! A pressão e a taxa!! Agradeço se lembrar e voltar aqui pra postar hehe!

                    Os bicos são estes:

                    https://produto.mercadolivre.com.br/...0280156086-_JM

                    Não se assuste com o preço pois tem mais barato!

                    Na época (4 anos atrás) paguei 46 reais em cada e 10 reais cada travinha, original com nota fiscal! A última vez que cotei estava 60 reais.. ainda num preço muito bom, visto que é original!

                    Bota na máquina pra ver se estão iguais em vazão! Principalmente se pegar bico chinês (pule fora disso!).

                    Abração!

                    Comment


                    • #11
                      Achei uns bicos bosch green 42 libras no mesmo preço dos Astra flex e dos IWP que tinha citado, parece ser original. Assim que chegar eu vou analisar e instalar! bom que fico com bico de sobra.
                      Gol BX 1986
                      Com Kit Aerodinâmico R1 da Concessionaria Souza Ramos

                      >Atualmente:
                      -Comando 284º
                      -Kit Pistão 88mm
                      -Balanceamento e Alivio de Volante em 1.360kg

                      Comment


                      • #12
                        Bico demais é ruim....

                        Bico bom é bico bem escolhido, com pouca sobra. Os de astra já sobram muito no meu motor a gasolina.. depois quando postar o mapa vc vai ver! Com pé leve, ele injeta 1,20 a 1,50 ms... é BEM POUCO!!!

                        Bico demais afeta a lenta, consumo e suavidade! Pense bem!

                        A não ser que já pense mesmo num turbo nesse gol bx, rodando com 9 de taxa mesmo no álcool!

                        Abraço!

                        Comment


                        • #13
                          Vou ter que descer o motor de qualquer jeito.
                          Vou aproveitar para medir compressão e quem sabe mandar rebaixar ele para ter uns 12 de taxa.

                          Ontem fui ligar ele e saiu uma fumaceira enooorme, ainda parado. Não sei se alguma guia de válvula deu ruim ou foi algum anel =/
                          Vou ter que descer para verificar isso e já vou aproveitar para ver a questão da taxa de compressão.
                          Gol BX 1986
                          Com Kit Aerodinâmico R1 da Concessionaria Souza Ramos

                          >Atualmente:
                          -Comando 284º
                          -Kit Pistão 88mm
                          -Balanceamento e Alivio de Volante em 1.360kg

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por guineme Ver Post
                            Vou ter que descer o motor de qualquer jeito.
                            Vou aproveitar para medir compressão e quem sabe mandar rebaixar ele para ter uns 12 de taxa.

                            Ontem fui ligar ele e saiu uma fumaceira enooorme, ainda parado. Não sei se alguma guia de válvula deu ruim ou foi algum anel =/
                            Vou ter que descer para verificar isso e já vou aproveitar para ver a questão da taxa de compressão.
                            Blz!!! Bom que já mata a dúvida hehe!

                            Vi no FFB um rapaz com kit 88 e 12,5 de taxa com w120 hehe! Teve que tirar uma aleta do cabeçote.

                            (meu torneiro tá enrolando... sobre as fotos do distribuidor..)

                            Abraço!

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por Delriobr Ver Post

                              Blz!!! Bom que já mata a dúvida hehe!

                              Vi no FFB um rapaz com kit 88 e 12,5 de taxa com w120 hehe! Teve que tirar uma aleta do cabeçote.

                              (meu torneiro tá enrolando... sobre as fotos do distribuidor..)

                              Abraço!
                              O que é FFB?

                              o meu cabeçote quase perde uma aleta quando rebaixei a primeira vez, mas ficou uns furos nas bordas internas do cilindro =/ mas na SS me falaram que isso era normal. Será mesmo que posso deixar esses furos lá e o cilindro vai cobrir?? como faria o preenchimento disso?
                              Gol BX 1986
                              Com Kit Aerodinâmico R1 da Concessionaria Souza Ramos

                              >Atualmente:
                              -Comando 284º
                              -Kit Pistão 88mm
                              -Balanceamento e Alivio de Volante em 1.360kg

                              Comment

                              Working...
                              X