Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Radiador de óleo externo na brasilia

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Radiador de óleo externo na brasilia

    Bom dia galera.

    Seguinte, estou para começar um novo projeto na minha brasilia ano 1975, dentro desse projeto pretendo instalar um radiador de óleo externo, fitlro de óleo, bomba de óleo maior, etc.

    Meu motor é um 1600 recém feito, comando empi w100, cabeçotes com blueprint, taxa 9:1. Pretendo instalar também uma dupla weber 40 logo.

    Eu sei muito bem que não é necessário um radiador de óleo externo pra uma configuração "moderada" como a minha, só que minha ideia é retirar o radiador de óleo original e manter só um externo.
    Quero montar ele na frente do carro, vou fazer uns furos na caixa do estepe e prender o radiador do lado de dentro, vai ficar muito louco.

    O que vocês acham disso? É errado manter só o radiador externo?

    Vai ficar mais ou menos assim os furos do radiador de óleo, só que mais escondido pq vai ficar embaixo do parachoque e talz, mais ou menos onde fica a buzina da brasilia
    Arquivos Anexos
    Last edited by joaomstura_; 05-12-2018, 04:18 PM.

  • #2
    Pensa no seguinte: Você subindo uma serra, acontece um acidente e você tem andar uma hora de primeira marcha. Seu motor vai fritar, o óleo estará circulando mas sem qualquer refrigeração. Você pode, já que quer, instalar radiador externo mas pode também ocorrer de dias muito frio, terá que tampar o radiador, pois o óleo não conseguirá atingir a temperatura de trabalho.
    Augusto Cesar Nunes

    Pesquisador
    Mecânico Entusiasta
    Analista em Informática
    gutocesa@hotmail.com
    gutocesa@terra.com.br

    Comment


    • #3
      Se quer usar filtro tem duas opções: bomba de circulação+flange+filtro. e bomba Empi com suporte para filtro.
      Augusto Cesar Nunes

      Pesquisador
      Mecânico Entusiasta
      Analista em Informática
      gutocesa@hotmail.com
      gutocesa@terra.com.br

      Comment


      • #4
        O sistema de circulação no filtro, pode ser feito de duas formas: com bomba de circulação, que não precisa de nenhuma intervenção no bloco, e o sistema full flow, que é da foto do meio.
        Arquivos Anexos
        Augusto Cesar Nunes

        Pesquisador
        Mecânico Entusiasta
        Analista em Informática
        gutocesa@hotmail.com
        gutocesa@terra.com.br

        Comment


        • #5
          Verdade, não sei como eu não pensei nesse caso. Em dias quentes de trânsito meu óleo vai fritar e em dias de frio andando rápido ele vai ficar frio demais.

          E esse é exatamente meu caso pq eu moro no RS, 25 a 30º no verão e uns 5º no inverno.

          O que vc acha se eu montasse uma valvula termostatica, que só abre se o oleo estiver muito quente? Nesse caso o radiador continua no mesmo lugar, lá na frente, porém com o radiador original dentro da capa da ventoinha.

          O problema é que nesse caso eu imagino que a válvula não vai abrir nunca, por que o radiador de óleo que eu uso está sendo o suficiente pro meu motor. Eu só queria colocar um radiador por motivos de que eu acho da hora mesmo kkkkk.

          E se eu colocasse um radiador de óleo do gol bx? Ele é menorzinho e tal, tenho um guardado.
          Last edited by joaomstura_; 06-12-2018, 01:15 PM.

          Comment


          • #6
            Eu moro uma cidade pequena e pego estrada duas vezes por mês mais ou menos. Dificilmente vou enfrentar uma situação de trânsito lento, mas não vou desconsiderar a possibilidade.

            Comment


            • #7
              um amigo meu montou uma brasília 1700 cc a gasolina, bem mansa, com 8 de taxa na gasolina, dupla Solex 32 trabalhada, 4x1 da silenautto e W100.
              Andando normamente e dando umas esticadas a temperatura não passa dos 90º, mas subindo serra ela passa dos 100º facilmente e o carro começa a grilar.]

              Quanto ao medo do óleo não atingir a temperatura ideal, ou demorar para atingir a temperatura, a solução é instalar uma valvula termostática na linha entre a bomba de óleo, filtro e radiador. A valvula termostática irá abrir, deixando o óleo circular no radiador quando ele atingir +/- 75-80º. Abaixo dessa temperatura, a circulação de óleo pro radiador será mínima, ajudando o motor a atingir a temperatura ideal.

              https://brasil.fuscanet.com/motor-si...empi?limit=100
              https://www.cbperformance.com/product-p/1724.htm

              Eu uso uma válvula dessa e aprovo! O óleo atinge 70-80 graus bem rápido.
              Arquivos Anexos
              Last edited by alanbique; 17-01-2019, 07:43 AM.
              Fusca 1500 1974 Verde Hippie
              1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
              "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

              Comment

              Working...
              X