Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fusca 1600 Turbo - Turbina APL 42/48, 42/36 ou outra?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Fusca 1600 Turbo - Turbina APL 42/48, 42/36 ou outra?

    Caros amigos, boa tarde. Faço parte deste grupo a algum tempo, porém apenas leio muito, pois são feras d++!!
    Após algum tempo, meu projeto está tomando forma, mas esbarrei na dúvida entre a turbina a ser utilizada. Abaixo seguem os dados do motor que estou montando. Alguns dizem que a T2 encherá rápido demais (também acho), outros me dizem que a APL 42/48 poderia ficar grande, melhor seria a APL 42/36. Sinceramente, tentei "fazer" um mapa, ou mesmo mesmo ler um, mas me compliquei todo (falta de conhecimento mesmo). Estou comprando as peças devagar, algumas já tenho, os cabeçotes eu mesmo estou fazendo (seguindo os ditames dos mestres do grupo) e, desta forma, se puderem me auxiliar com a turbina mais adequada eu agradeço. O carro é só pra lazer mesmo, sem preocupações com consumo, lenta, etc... e para acelerar na rua. Vlw, abração a todos.
    - Motor 1584 cc, alcool
    - Cabeçotes com válvulas medidas originais, estou fazendo a câmara formato AP e otimizando os dutos (taxa de compressão ainda não definida)
    - Comando de válvulas TCS20 -
    - Carburadores solex 32, abertos para 35 (estou fazendo na AJ Carburadores)
    - Volante pretendo aliviar em 01 Kg
    - Pretendo usar 01 a 1,2 bar de pressão
    Qualquer informação, sugestão, pitaco, conselho, qualquer coisa a mais sobre esse projeto fico eternamente agradecido.

  • #2
    Opa, blz?!

    Também não manjo de turbo mas dei uma pincelada por alto. Para o meu motor 1800cc seria ideal uma 44/46 da masterpower (R444 ou R4449). Para o seu, provavelmente seria a 38/42, alguma coisa assim. Ou a própria R444.

    http://masterpower.com.br/cat/catalo...asterpower.pdf

    A tal T2 é mesmo muito pequena!

    A 42/48 em geral é boa para carros 1.8 a 2.0.

    Veja este vídeo sobre isso e mais outro da mesma série (são 2 ou 3):


    https://www.youtube.com/watch?v=uHSe...S3H8IH6LKM5c2m


    Calcule tudo considerando a temperatura da admissão em 85°C (turbo sem intecooler). A rotação máxima fica a seu critério. Eu uso 6000 rpm (tcs10 ou w100).

    Sua taxa de compressão estática não deve passar de 9,5:1. Isso vc tem que casar certinho com o cálculo. Seu 1600 a álcool tem 11 de taxa. Baixe pra 9 a 9,5 e não abuse da pressão. Seus 1,2 kg estão de bom tamanho!

    Parece difícil mas vai pausando o vídeo e calculando! Assim vai fácil. Até eu fiz hehehehee!

    Abração!
    Last edited by Delriobr; 18-02-2019, 02:35 PM.

    Comment


    • #3
      Vlw meu irmão!! Logo verei esse vídeo e farei esse cálculo (tentarei ao menos!!!! kkk). Me falaram também da turbina K16, mas tentei procurar algo sobre suas especificações e vi que era valvulada. Não pretendo usar turbina valvulada. Aproveitando ainda, seu coletor é com a turbina em cima ou na saia?
      Por ora muito obrigado meu irmão.

      Comment


      • #4
        Opa! Disponha hehe!

        Ainda não é turbo! Estou no projeto, esperando entrar uma verba... uma coisa puxa a outra! É foda!

        Turbina é o mais barato, acredite!

        Vem bomba nova a álcool, regulador de pressão, bicos novos, escape novo, linha de combustível nova (menos restritiva), comando pra turbo, VELAS FRIAS, etc...

        Achei q era só botar uma 42/48 em cima do motor que já tenho e pronto, aproveitando até os bicos do astra (usar até o limite deles)!!! Mas o buraco é bem mais embaixo hehe!

        No meu caso vou aproveitar o escape 4x1 da silenautto que já tenho e adaptar a saída dele para a turbina (turbina usa tubo de 2.1/2") embaixo do paralama ou no do lado do câmbio.

        Eu queria muito a turbina embaixo da polia é mas tenso! Tem que furar carter pra fazer retorno e em pouco tempo a turbina vai zoar (fumar) pq ali é ruim pra retorno (e todo mundo usa né! foda). Prefiro fazer ela mais alta e retornar o óleo na tampa do cabeçote! Melhor que usar turbina dentro do cofre (já sofro com alta temperatura ali..)

        Abraço ae!

        Comment


        • #5
          Valeu pela informação. Ia fazer um coletor coma turbina baixa, mas é melhor repensar. Estou fazendo aqueles cálculos!! (tenso o negócio)....

          Comment


          • #6
            Bom, pesquise mais hehe! É só minha opinião e gosto pessoal.

            Dos kits prontos eu não pegaria estes com turbina embaixo. Pegaria ou aquele que sobe no centro do cofre ou aquele que sobe do lado esquerdo, na altura do distribuidor, tudo pra fazer o retorno direito (ou na tampa de válvula ou no lugar da bomba de fuel mecânica).

            O problema é que às vezes a tampa não vai fechar! Ou pode queimar a pintura, etc..

            Prefiro fazer ao lado do câmbio. Dificulta a manutenção e tal, mas é garantido! O meu é carro de rua, uso diário, ir pra roça, etc..

            Abração!

            EDIT:
            Já ia me esquecendo sobre o buraco mais embaixo $$$!!! Vem também calços novos, embreagem nova, amortecedores novos (maior carga), enfim... pesa muito! $$$

            Comment


            • #7
              Que sai caro, sai!! Estou comprando as peças devagar, mas agora chegou a hora da turbina. Por isso que quero tentar acertar na aquisição.

              Comment


              • #8
                Caro amigo Delriobr, consegui fazer os cálculos da turbina pelo vídeo que me enviou o link. Não sei se fiz algo errado, mas para atingir 180 cv, com 6000 rpm máximo, o cálculo indicou Prat 2,71 e WA 0,20, onde pelos mapas de turbinas da Master Power, a que mais se encaixa é a 444???? Será que tá certo isso mesmo?? Kkkkk

                Comment


                • #9
                  Sim!!! O Prat basta descontar menos "1,0" que vai dar a pressão necessária pra atingir seu objetivo (180cv a 6000 rpm). No seu caso vai ter que trabalhar com 1,7 bar pra buscar os 180 cv que vc deseja! Entendeu como funciona?! Agora basta adequar o projeto! Ou abaixa a potência, ou abaixa a pressão, ou "forja" o motor, etc..

                  Se vai querer ele com potência máxima nos 6000, 5500 ou 5000 rpm!! Ou trabalhar o cálculo pra usar pressão menor. No meu caso deu que precisaria trabalhar com 1,2 kg pra atingir os 150cv a 6000 rpm! Mas meu motor é 1.8 né! O 1600 tem menos potência, por isso precisa trabalhar com mais pressão, pra buscar essa potência toda!!!

                  Viu como é "simples"?

                  E mais, uma turbina similar seria realmente a 42/48!!! Eu vou de ZR mesmo, pelo preço hehe! Master Power 1600 conto.... ZR a 900 conto! :P :P :P

                  Ah, lembrei de uma coisa! Quando andei ajudando a acertar um Passat 1.9 turbo com 9,5 de taxa no álcool e comando 276 turbo, ele usava uma Biaggio/Garret 42/48.. me lembro que a 2200 rpm já vinha +0,1 bar no coletor e a 3200 rpm já tinha lá uns 0,6 bar e com 3800-4000 já tinha 1 bar! :P

                  Então é uma configuração muito boa 42/48 . :P

                  Outra coisa, tcs20 é muito cara! Vai de tcs 10 mesmo!

                  Abração!
                  Last edited by Delriobr; 19-02-2019, 09:50 AM.

                  Comment


                  • #10
                    Kraio!!! Valeu pela aula!!
                    Então, pelo que entendi, consigo isso com a 42/48 mesmo, né.. (Então é uma configuração muito boa 42/48 . :P), que obviamente vai ser ZR também (acho preço justo, nem barato e nem caro). O comando da SamCams, vai ser esse, sai o mesmo valor para TCS10 ou TCS20, por isso optei pelo segundo, pois creio que subirá o giro mais rápido também. Novamente, grato pela aula. Abração.

                    Comment


                    • #11
                      Blz!!!!

                      Agora é terminar de comprar as peças e tacar o pau! :P

                      Não se esqueça das molas duplas (ou simples, mais duras), velas frias, etc..........

                      Quando soube que o amigo do Passat ia turbinar e injetar, comecei a estudar e achei este site:

                      https://chaodaoficina.wordpress.com/...de-eficiencia/

                      São os mesmos cálculos do vídeo lá do início, mas está tudo bem explicado e tal!

                      Guardei este site pra estudar e ficou por isso mesmo. Tempos depois achei o vídeo e preferi calcular direto, vendo o vídeo hehehe!

                      Abração!

                      Bons espirros hehe!

                      Comment


                      • #12
                        Obrigado meu amigo pela sua atenção e presteza!! Pessoas assim não esquecemos. Assim que montar a caranga (ainda demora um pouco, falta de "tempo" $$$$$ sabe como é...), mostrarei como ficou. Abração e fica com Deus!!

                        Comment


                        • #13
                          Eu tenho um 1600 basico, comando w100 samcams, injetado 4 bico astra, e uma T2 .35, a menor de todas e não enche tão rapido como pensa. eu só tenho 1 bar beirano 4.000 rpm, e se imaginar que o motor chega no maximo a 6.000 é uma boa turbininha para o fusca. A gente fala em 1600, mas é um motor antigo, de poucos cavalos.

                          Ainda estou em fase de acerto mas ja consegui extrair bastante potencia dele e acredito que os bicos de astra nao ficaram estrangulados para a T2, porém gostaria muito de testar com uma K16 ou uma 42, pois pelo que estou vendo com o ajuste certo da pra encher antes ou depois. o segredo de encher é calor de escape e combustivel e ponto no momento correto.

                          Comment


                          • #14
                            Bom dia amigos, gostaria de compartilhar a minha receita funcionando a 2 anos:

                            Motor 1600 original com pistões à gasolina, bielas antigas "forjadas", vira adaptado para 8 furos e volante novo empi;
                            Cabeçote original sportsystem com válvulas novas, molas reforçadas, varetas em aço, balanceiros originais e pratos e travas forjados;
                            Comando (294x284) empi;
                            Bomba de óleo 32mm com filtro e radiador de óleo 1L;
                            Bicos retrabalhados para 80lbs;
                            Álcool e uma bomba elétrica de 12bar com um filtro antes e outro depois;
                            Velas frias, bobina MI, distribuidor;
                            Injeção power inject e wideband pandoo;
                            Câmbio original 8x31 com blocante 70%;
                            Alavanca Runner;
                            Embreagem 980lbs;
                            Biaggio .42/.48 (pegada em 3800rpm), vou mudar para .42/.36;
                            Motor gira tranquilo a 5800rpm;
                            1 bar de pressão renderam 200whp e 30kgf;
                            Last edited by marcilio cardoso; 03-06-2019, 05:45 PM.

                            Comment


                            • #15
                              Amigo, a caixa 36 vai reduzir o lag, mas vai perder potência. Como utiliza pouca pressao, penso que poderia reduzir o eixo desse turbo p melhorar a pegada. Outro detlahe e que reduzindo a caixa vai aumentar a contrapressao nas camaras.

                              Comment

                              Working...
                              X