Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preparação motor plano 1600

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Preparação motor plano 1600

    Salve galera, bom dia!

    tentei escrever esse topico 3 vezes mas a historia fica grande demais rsrs

    to com uma variant 1600 74 e quero montar um kit turbo nela, porém meu conhecimento em motor a ar é bem pouco(tive apenas ap turbo) queria saber se a galera aqui do forum poderia me ajudar a fazer uma lista de peças que seria necessário comprar pra montar o kit nela o projeto é médio longo prazo sem pressa(no minimo 1 ano comprando as peças)

    minha idéia é um kit razoalmente simples que consiga extrair 150cv, seria possivel? no momento tenho uma weber 40 e um apl .42/.48 que eram de outro projeto que eu tive, daria para utilizar na variant? duas w40 com a apl ficaria bom?

    quem puder fazer uma lista de peças do que seria necessário comprar eu iria agradecer muito! preciso fazer alguma alteração no bloco? e no cabeçote? pistão e biela original do 74 aguenta a pressão pra extrair essa potencia?

    desde já agradeço a atenção e paciencia dos amigos!

  • #2
    Bom amigo, acredito que esteja pensando um pouco alto. Motor 74 1600 tem ali seus 40/50 cv, pra chegar em 150 cv vai bastante coisa.
    Primeiro passo é que a compressao alta nesses 1600 acabara arrancando os prisioneiros (grossos) do bloco, então primeiro passo seria ver com uma retifica como embuxar o bloco para os prisioneiros finos de 8mm no lugar dos de 10mm.

    O Virabrequim deste provavelmente é de ferro, então vai aguentar a bronca numa boa, precisa avaliar o estado das camisas e dos pistões.

    Agora a questao dos cabeçotes deveriam passar por um retrabalho, polimento e aumento das valvulas e molas reforçadas.

    Em termos de peça, não exige muita coisa.

    - Bomba eletrica e linha de combustivel com retorno pro tanque
    - Dosador pequeno para carburado.
    - Toda parte de coletor e escape que voce pode mandar fazer em casa de escape pois acho dificil encontrar kit pronto pra variant.
    - Valvula de prioridade
    - Retrabalho de carburador pra aguentar pressão positiva
    - Kit de relogios basicos (pressão turbo, pressão combustivel, temperatura oleo e hallmeter)


    Basicamente isso ai com miolo original e cerca de 0,6/0,8 deve alcançar proximo dos 100cv que seria uma boa potencia para um boxer tração traseira com miolo, camisas e pistões originais.

    Se estiver sem pressa e afim de algo mais forte abra o motor e invista em um comando mais esperto, e um kit 1800 / 1900 / 2000 / 2100, de preferencia forjado ja para longa duração.

    Comment


    • #3
      amigao obrigado pelas dicas! caso queira montar um 1.9 o que iria mudar? alem dos pistoes maiores, a biela tb troca? no caso precisaria fazer um trabalho no bloco do motor para caber os pistoes certo?

      no milinove entao seria pistao e biela, trabalho no bloco

      o que eu iria precisar fazer no cabeçote? e o vira original ou precisa mudar tb?

      o 1.9 ja chega prox do 150cv?

      Comment


      • #4
        https://www.youtube.com/watch?v=fmWtPhhWUv0

        https://www.youtube.com/watch?v=P0un2JKcA3E

        https://www.youtube.com/watch?v=bvVfguyHy6M

        https://www.youtube.com/watch?v=TjrSyhbzzTM
        Augusto Cesar Nunes

        Pesquisador
        Mecânico Entusiasta
        Analista em Informática
        gutocesa@hotmail.com
        gutocesa@terra.com.br

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por bigoderuivo Ver Post
          amigao obrigado pelas dicas! caso queira montar um 1.9 o que iria mudar? alem dos pistoes maiores, a biela tb troca? no caso precisaria fazer um trabalho no bloco do motor para caber os pistoes certo?

          no milinove entao seria pistao e biela, trabalho no bloco

          o que eu iria precisar fazer no cabeçote? e o vira original ou precisa mudar tb?

          o 1.9 ja chega prox do 150cv?
          Para 1.9 teria de de refazer com certeza os prisioneiros, abrir o bloco e o virabrequim preferencialmente ser do modelo antigo que é de ferro e é mais resistente que os novos. Vira de 1600 que tem furo duplo, muito embora eles sejam identicos em medidas, pessos convertem o 1300 para 1600 e com o tempo a lubrificação fica um pouco comprometida.

          Cabeçotes teria de usinar camara e trocar valvulas, é um projeto ambicioso.

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por bigoderuivo Ver Post
            amigao obrigado pelas dicas! caso queira montar um 1.9 o que iria mudar? alem dos pistoes maiores, a biela tb troca? no caso precisaria fazer um trabalho no bloco do motor para caber os pistoes certo?

            no milinove entao seria pistao e biela, trabalho no bloco

            o que eu iria precisar fazer no cabeçote? e o vira original ou precisa mudar tb?

            o 1.9 ja chega prox do 150cv?
            Para 1.9 teria de de refazer com certeza os prisioneiros, abrir o bloco e o virabrequim preferencialmente ser do modelo antigo que é de ferro e é mais resistente que os novos. Vira de 1600 que tem furo duplo, muito embora eles sejam identicos em medidas, pessos convertem o 1300 para 1600 e com o tempo a lubrificação fica um pouco comprometida.

            Cabeçotes teria de usinar camara e trocar valvulas, é um projeto ambicioso.

            Comment


            • #7
              se fosse um 1600 turbo teria que fazer alguma adaptacao no bloco do motor? e os prisioneiros?


              os prisioneiros no caso seria 8mm?

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por bigoderuivo Ver Post
                se fosse um 1600 turbo teria que fazer alguma adaptacao no bloco do motor? e os prisioneiros?


                os prisioneiros no caso seria 8mm?
                os motores 1600 tinha esse problema cronico dos prisioneiros grossos de 10mm. Era muito comum os Cabeçotes afrouxarem, então a alternativa foi passar a usar prisioneiros de 8mm que tem maior elastividade, e isso estamos falando de motores 1600 originais. Se pretende turbinar, o minimo requisito são prisioneiros finos. O Motor original irá aguentar legal. a Recomendação é retrabalho de cabeçotes e troca das molas das valvulças por umas mais rigidas. De resto mete 0,6~0,8 que vai roda bem e ser confiável.

                Comment

                Working...
                X