Boa noite a todos, sou membro do fórum desde a 8 anos e tudo que sei sobre motores boxer aprendi aqui com vocês.
Sou proprietário de um Puma gte 1971, que adquiri em 2014 e agora estou montando o montando a receita de seu motor e gostaria da ajuda dos colegas, que são mais experientes que eu.
Então, minha ideia era um 1600 que impusesse respeito frente aos carros da atuais:
Bloco AS41 novo
Prisioneiros 8mm
Pistões 86,5
Virabrequim antigo 69mm (medida 0,50)
Bielas antigas
Comando w110 ou w120 (estou quase indo pelo w110, devido ao maior torque e agilidade)
Balanceiros originais
Relação 8x33
Dupla Solex 40
Bomba de óleo schadek de 30mm com um filtro externo
Cabeçote 8 aletas antigo (dutos otimizados e sede alteradas – válvulas originais)
Contudo algumas dúvidas...
Molas duplas de cabeçote (molas antigas +molas de fiat 1300)?
Volante do motor, aliviar 1kg? (nunca aliviei volante)
Ignição eletrônica, qual usar?
* Posso utilizar o cabeçote antigo 8 aletas no bloco moderno?
Quais camisas de pistão?
* Pela planilha do Master Vader, esse conjunto no álcool geraria quase 10cv a mais, existe algum ponto negativo em usar o álcool frente a gasolina? O uso do álcool causaria uma lenta mais irregular que a gasolina? O que eu precisaria mudar no projeto para usar álcool?
Pensei nesses comandos pois queria um motor girador (7000rpm seria muito bom kkk) e considerando a relação 8x33, penso não ficar longa demais o conjunto, observado também o peso do carro, 650kg. Algum colega já utilizou e sabe quanto gira cada um desses comandos, w110 e w120, quais molas utilizaram?
O uso do carro seria basicamente em finais de semana, na rua, e viagens de curta distância.
Gostaria da participação dos colegas para com o meu projeto. Agradeço!
Sou proprietário de um Puma gte 1971, que adquiri em 2014 e agora estou montando o montando a receita de seu motor e gostaria da ajuda dos colegas, que são mais experientes que eu.
Então, minha ideia era um 1600 que impusesse respeito frente aos carros da atuais:
Bloco AS41 novo
Prisioneiros 8mm
Pistões 86,5
Virabrequim antigo 69mm (medida 0,50)
Bielas antigas
Comando w110 ou w120 (estou quase indo pelo w110, devido ao maior torque e agilidade)
Balanceiros originais
Relação 8x33
Dupla Solex 40
Bomba de óleo schadek de 30mm com um filtro externo
Cabeçote 8 aletas antigo (dutos otimizados e sede alteradas – válvulas originais)
Contudo algumas dúvidas...
Molas duplas de cabeçote (molas antigas +molas de fiat 1300)?
Volante do motor, aliviar 1kg? (nunca aliviei volante)
Ignição eletrônica, qual usar?
* Posso utilizar o cabeçote antigo 8 aletas no bloco moderno?
Quais camisas de pistão?
* Pela planilha do Master Vader, esse conjunto no álcool geraria quase 10cv a mais, existe algum ponto negativo em usar o álcool frente a gasolina? O uso do álcool causaria uma lenta mais irregular que a gasolina? O que eu precisaria mudar no projeto para usar álcool?
Pensei nesses comandos pois queria um motor girador (7000rpm seria muito bom kkk) e considerando a relação 8x33, penso não ficar longa demais o conjunto, observado também o peso do carro, 650kg. Algum colega já utilizou e sabe quanto gira cada um desses comandos, w110 e w120, quais molas utilizaram?
O uso do carro seria basicamente em finais de semana, na rua, e viagens de curta distância.
Gostaria da participação dos colegas para com o meu projeto. Agradeço!
Comment