Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor 1700cc com carcaça do SP2

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Motor 1700cc com carcaça do SP2

    Pessoal, estou na lida para montar um motorzinho mais esperto e tenho uma dúvida sobre a carcaça do motor 1700.
    A alguns anos comprei duas carcaças originais do motor 1700 do SP2, com numeração BL, hoje pretendo colocar no meu fusca e preciso de ajuda para escolher o kit de camisas e pistões.
    Minha ideia seria montar um motor 1800, com pistão 90,5mm, porém se achar camisas e pistões de 88,00mm que sirvam na carcaça sem ter que usinar também seria uma opção.
    O que ocorre é que sempre me foi dito, inclusive no desmanche que comprei as carcaças que o alojamento da camisa do motor 1700 é maior que a dos 1600 por exemplo. Alguém pode dizer algo sobre isso?
    Eu consigo montar um kit desses de 1700 da AA ou Mahle que estão a venda no mercado? qual a referencia correta para a carcaça que tenho para usar?
    Dicas de comando e carburação são bem vindas....
    Meu fusca é 1300, com o upgrade de cilindrada e outras melhorias, qual o câmbio mais indicado? Fica muito amarrado com o do 1300?

  • #2
    Se tem dúvidas da carcaça, leve numa retífica e peça pra medir. Até onde sei a carcaça de SP2 é a mesma dos 1600, se não me engano tinha duas válvulas de pressão um na frente e a outra atrás perto do mancal traseiro. Kit 90,5 vai ter que abrir o bloco e os cabeçotes. Procure o kit 88, esse mantém a carcaça e os originais.

    Quanto a câmbio pode usar cora e pinhão 4,125 (8:33) ou 3,88 (8:31). O câmbio 4,375 do 1300 vai ficar muito curto.

    Comando w110, original ou cópia Samcams. Ou o da Kombi final da numeração 116.

    Carburação veja na tabela da Brosol, e faça semelhante a do SP2 mesmo.
    Augusto Cesar Nunes

    Pesquisador
    Mecânico Entusiasta
    Analista em Informática
    gutocesa@hotmail.com
    gutocesa@terra.com.br

    Comment


    • #3
      Então amigos, farei o seguinte, vou usar o bloco do motor 1700 de SP2 que tenho disponível embuchado para prisioneiro fino, kit de camisas antigo do 1600, pistões do motor Tork à álcool para incrementar a taxa, cabeçotes 40x35, molas Scat com pratos de alumínio forjado, comando scat C35, balancim CB 1:1,25, com regulador esférico, dupla carburação 32. Na parte interna vira e bielas antigos de aço forjado, tuchos lubrificados EMPI, capela com radiador deslocado, bomba schadeck 30mm com filtro acoplado e na descarga um sidewinder de 1,5 Pol da AA.
      Estou usando o câmbio do 1300L ano 1978 que é do meu carro, em rodas e pneus estou usando mexicanas da mangels, 15x5,5 e pneus 185/65R15 nas 4 rodas.vai limitar muito o carro, consumo como fica? Seria melhor mudar a relação do diferencial?
      Last edited by Hotvw1300; 29-11-2021, 02:13 PM.

      Comment


      • #4
        Nessa foto tem as três relações de difere relação cambio.jpg ncial: 4,125 Brasília; 3,875 SP2/Itamar e 4,375 Fusca 1300
        Augusto Cesar Nunes

        Pesquisador
        Mecânico Entusiasta
        Analista em Informática
        gutocesa@hotmail.com
        gutocesa@terra.com.br

        Comment

        Working...
        X