Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Retifica e preparaçao basica do 1300 passando pra 1600

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Postado originalmente por PY3IOD
    Mestre,

Obrigado pelas dicas.
    Quer dizer que um vira 76mm nao ha necessidade de uzinar nada é só montar na carcaça e pronto. Gostei .......
    Onde posso encontrar um vira desses no Brasil ?
    Abraços,

PY3IOD
    Cara, na Lepe tem, eles fabricam:
    www.lepe.com.br (mas o site está em construção)
    Contatos:
    Telefone: (55) (11) 6475-7070
    Fax: (55) (11) 6440-6198
    E-Mail: lepe@lepe.com.br

Existem também em preparadoras como a Sportsystem, mas eles copbram muito caro, dê uma olhada em:
    www.sportsystem.com.br/loja
    Espero tar ajudado,
    Abraço.
    Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
      Mestre Vader,
      Ess termo "motor quadrado", sei que se refere ao diâmetro dos pistões maiores do que o curso do virebrequim.
      Mas um motor com essas características é ruim?
      Já ouvi falar que motores quadrados tme uma ampla faixa de torque e atingem rotações grandes sem muitos esforços(como nod F1, que chegam a 20mil rpm).
      Grato pela atenção,
      abraço.
      Super quadrado: diâmetro maior que o curso
      quadrado: diâmetro maior que o curso
      subquadrado diâmetro menor que o curso.
      Na realidade o que possui ampla faixa útil com altas rotações é osuper quadrado.
      O subquadrado possui muito torque em baixa porém com rotações mais moderadas.
      O quadrado é um meio termo.
      Para motores aspirados, onde a quantidade de ar admitida fica limitada pelo rendimento volumétrico e cilindrada, somente temos a rotação para gerar ganhos expressivos de potência. neste caso os motores super quadrados são os mais robustos.
      Na realidade todo Formula 1 moderno (leia-se aí a partir da década de 60) é super quadrado.
      A rotação máxima do ponto de vista deresistência dos materiais, é aquela que gera velocidade média dos pistões de 20m/s ou 72km/h!
      Imagine um pistão a 72km/h dentro do cilindro, aí ele freia no Ponto morto superior e acelera de novo até chegar no pinto morto inferior frear e assim sucessivamente. E este movimento com velocidade média de 20m/s.
      este é um dos limites que utilizamos a princípio numa determinação aproximada da máxima rotação que um motor suporta.
      Para determiná-la, usamos a fórmula:
      RPM = VMP*30000/s ;
      onde VMP adotamos nomáximo 20m/s (18m/s se tivermos dó do virabrequim, bielas e pistões); so curso do virabrequim em mm.
      Destaforma um motor 1600cm3 do Fusca com curso de 69mm, pode girar no máximo a : RPM = 20*30000/69 = +- 8700rpm!!!!!

É isto mesmo, a princípio o 1600cm3 tem limite físico de 8700rpm. Lógico que para chegarmos a isto, precisamos de alimentação, um belo balanceamento e um comando superior a 300 graus.

Agora um motor Ap 2.0 (blergh!!!!!), possui curso de 92,8mm, portanto a rotação máxima dele será:

RPM = 20*30000/92,8 = +- 6500rpm

Por isto um Ap 2000 é um bom motor para preparações com superalimentação, e não com comandos muito fortes.

No caso do nosso Fusca, um vira de78,4mm permite ainda boas rotações, pois RPM = 20*30000/78,4 = +_ 7700rpm, que ao meu ver é uma rotação mais do que suficiente para brincar por aí.

Quando utilizamos peças forjadas, bielas reforçadas (H), etc, o limite pode ser aumentado, pois estaremos montando um motor quase de Dag Racing, onde a VMP pode chegar a mais de 30m/s.

O Céu ( e aconta bancária) são o limite.

[]s,

Master VAder.
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Postado originalmente por Master Vader
        Super quadrado: diâmetro maior que o curso
        quadrado: diâmetro maior que o curso
        subquadrado diâmetro menor que o curso.
        Na realidade o que possui ampla faixa útil com altas rotações é osuper quadrado.
        O subquadrado possui muito torque em baixa porém com rotações mais moderadas.
        O quadrado é um meio termo.
        Para motores aspirados, onde a quantidade de ar admitida fica limitada pelo rendimento volumétrico e cilindrada, somente temos a rotação para gerar ganhos expressivos de potência. neste caso os motores super quadrados são os mais robustos.
        Na realidade todo Formula 1 moderno (leia-se aí a partir da década de 60) é super quadrado.
        A rotação máxima do ponto de vista deresistência dos materiais, é aquela que gera velocidade média dos pistões de 20m/s ou 72km/h!
        Imagine um pistão a 72km/h dentro do cilindro, aí ele freia no Ponto morto superior e acelera de novo até chegar no pinto morto inferior frear e assim sucessivamente. E este movimento com velocidade média de 20m/s.
        este é um dos limites que utilizamos a princípio numa determinação aproximada da máxima rotação que um motor suporta.
        Para determiná-la, usamos a fórmula:
        RPM = VMP*30000/s ;
        onde VMP adotamos nomáximo 20m/s (18m/s se tivermos dó do virabrequim, bielas e pistões); so curso do virabrequim em mm.
        Destaforma um motor 1600cm3 do Fusca com curso de 69mm, pode girar no máximo a : RPM = 20*30000/69 = +- 8700rpm!!!!!

É isto mesmo, a princípio o 1600cm3 tem limite físico de 8700rpm. Lógico que para chegarmos a isto, precisamos de alimentação, um belo balanceamento e um comando superior a 300 graus.

Agora um motor Ap 2.0 (blergh!!!!!), possui curso de 92,8mm, portanto a rotação máxima dele será:

RPM = 20*30000/92,8 = +- 6500rpm

Por isto um Ap 2000 é um bom motor para preparações com superalimentação, e não com comandos muito fortes.

No caso do nosso Fusca, um vira de78,4mm permite ainda boas rotações, pois RPM = 20*30000/78,4 = +_ 7700rpm, que ao meu ver é uma rotação mais do que suficiente para brincar por aí.

Quando utilizamos peças forjadas, bielas reforçadas (H), etc, o limite pode ser aumentado, pois estaremos montando um motor quase de Dag Racing, onde a VMP pode chegar a mais de 30m/s.

O Céu ( e aconta bancária) são o limite.

[]s,

Master VAder.
        Caraca, Mestre Vader....
        To agitado até agora com o que você escreveu...Do mal!!!! Quer saber, se eu tiver grana vou tentar arrancar os 160cv de um 1600 só rpa fds...
        Muito do mal!!!
        Abraço, e muito obrigado pelas explicações!
        Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

vou dar uma ressuscitada no topico aki...
          to meio sem grana mas to olhando todas as teorias pra mexer no motor..
          andei pesquisando e descobri q o motor q tenho a disposicao eh um 1600 a alcool do gol bx com cabecotes de entradas simples (coletores aquecidos) e a dupla 32

andei perguntando em outros foruns e o chico biela me deu as seguintes respostas:

Gump: chico, meu plano eh retificar o motor..
          entao, nao preciso mexer na taxa ne?!
          ==> Pode deixar em 10,5:1, que é a original desse motor a álcool.

gump: deixo no alcool com os 32pic, w100, radiador deslocado com capelinha das kombis modernas, volante aliviado em 800g - 1kg, bielas e pistoes balanceados, molas de valvula de opala, esse tapinha do cal-look ( http://www.cal-look.com , no link Technical, seguindo para o tópico Basic Porting Heads) e pronto? preciso de mexer com bomba de oleo nao ne?!
          ==> Instale uma bomba que seja maior que a original, existe à venda no mercado de auto-peças, é da Schadeck, a mesma empresa que faz as bombas de circulação e de cárter seco. Existem outras marcas também, que já usei e não apresentaram problemas.

Gump: pensei na possibilidade do w110.
          ==> Com seus cabeçtoes de um furo só, o W-110 não vai mostrar o que pode fazer e ele tem menos força que o W-100 em baixa rotação.

gump: qual a potencia estimada?
          ==> Um motor na configuração do seu deverá estar entre 75 e 80 cv, entre 4500 e 5000 rpm.

gostaria de saber a opiniao de vcs tb...

e qual embreagem usar? a original aguenta?

abraços!
          1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

Comment

Esses coletores...

... Boa tarde galera.
            Ae Gump esses coletores me deram um verdadeiro banho quando fui colocá-los (tenho um 1300, gasolina, simples) como são as bases dos seus coletores? São lisas ou tem algum encaixe? Ou são as minhas bases que foram modificadas?
            Alguém tem fotos ae?

Comment

Postado originalmente por Gump-GTI
              vou dar uma ressuscitada no topico aki...
              to meio sem grana mas to olhando todas as teorias pra mexer no motor..
              andei pesquisando e descobri q o motor q tenho a disposicao eh um 1600 a alcool do gol bx com cabecotes de entradas simples (coletores aquecidos) e a dupla 32

andei perguntando em outros foruns e o chico biela me deu as seguintes respostas:

Gump: chico, meu plano eh retificar o motor..
              entao, nao preciso mexer na taxa ne?!
              ==> Pode deixar em 10,5:1, que é a original desse motor a álcool.

gump: deixo no alcool com os 32pic, w100, radiador deslocado com capelinha das kombis modernas, volante aliviado em 800g - 1kg, bielas e pistoes balanceados, molas de valvula de opala, esse tapinha do cal-look ( http://www.cal-look.com , no link Technical, seguindo para o tópico Basic Porting Heads) e pronto? preciso de mexer com bomba de oleo nao ne?!
              ==> Instale uma bomba que seja maior que a original, existe à venda no mercado de auto-peças, é da Schadeck, a mesma empresa que faz as bombas de circulação e de cárter seco. Existem outras marcas também, que já usei e não apresentaram problemas.

Gump: pensei na possibilidade do w110.
              ==> Com seus cabeçtoes de um furo só, o W-110 não vai mostrar o que pode fazer e ele tem menos força que o W-100 em baixa rotação.

gump: qual a potencia estimada?
              ==> Um motor na configuração do seu deverá estar entre 75 e 80 cv, entre 4500 e 5000 rpm.

gostaria de saber a opiniao de vcs tb...

e qual embreagem usar? a original aguenta?

abraços!
              Olá,

estou montando um motor cuja base é exatamente igual a sua; usarei o W110 e tive que trocar os cabeçotes pq o cabeçote de 1 entrada a álcool costuma trincar feio; veja se o seu não tem problema.

Caso você queira manter os cabeçotes de 1 entrada, elimine o aquecimento e mantenha-see no máximo no W100, porém o rendimento em alta será comprometido.

Foi isso que eu aprendi com os amigos do Fórum e que direcionaram a minha receita de preparação. Veja meu tópico "Ovo Quente".

Edu.
              schöne Grüße aus Wolfsburg!!!
              ( em breve de volta a Santo André - SP ),

Edkäfer,

OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!

Comment

tiro os coletores aquecidos e ponho os de kombi? curtos?
                foda vai ser achar aki em Belo horizonte

Comment

tiro os coletores aquecidos e ponho os de kombi? curtos?
                  foda vai ser achar aki em Belo horizonte
                  Como eu havia dito, eu não vou utilizar os coletores aquecidos porque estou com cabeçotes novos de duas entradas, entretanto, para eliminar o aquecimento basta você não conectar os tubos que saem do escapamento para os coletores; use um escapamento que não tenha saída para aquecimento também.

Creio que os de Kombi não vão servir pois são de duas entradas; o seu cabeçote é de uma entrada só.

Outra dica, os coletores de saída dupla melhores para desempenho são os longos; são estes os que estou usando no meu motor.

Outra alternativa é você trocar os coletores pelos do Fusca 1300 a álcool, que são para cabeçotes de 1 entrada também e não tem aquecimento.

Lembrando sempre que seu carro será prejudicado em alta com cabeçotes de 1 entrada com o comando W100; W110, nem pensar...

É isso, vai perguntando que o pessoal ajuda...

Quanto a embreagem, para até o W110 aspirado creio que a original dá conta do recado; mais que isso não sei....

Abraço,

Edu
                  Last edited by Edu Käfer; 19-11-2006, 09:02 AM.
                  schöne Grüße aus Wolfsburg!!!
                  ( em breve de volta a Santo André - SP ),

Edkäfer,

OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!

Comment

sem o aquecimento o alcool pulverizado nao vai voltar a ser liquido nao?

oq recomendam pra partida a frio??

Comment

sem o aquecimento o alcool pulverizado nao vai voltar a ser liquido nao?

oq recomendam pra partida a frio??
                      O que você disse sobre o aquecimento acbasendo verdade, mas não influencia na partida a frio.
                      Partida a frio usando álcool, tem que ser com injeção adicional de gasolina (método tradicional), ou aquecimento do álcool através de aquecedores (resistência elétricas) na linha de combustível (tendência dos próximos motores injetados flex).
                      Agora para temperaturas superiores a 15° Celsius, desde que carburação esteja corretamente regulada (levemente rica), o motor não apresenta dificuldade de partida no álcool.
                      Eu pessoalmente sou contra aquecimento de coletor de admissão, pois se aquece o ar também, diminuindo sua densidade, portanto o rendimento volumétrico e finalmente a potencia.
                      Daí sempre comento dos motores a álcool sempre utilizarem ~carburação dupla, pois os coletores ficam extremamente reduzidos em seus comprimentos evitando os problemas e eventual necessidade de aquecimento.

[]s,

Master Vader.
                      "Master Vader"
                      The Lord of the Sith VW
                      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                      My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Ressuscitando novamente o topico...

arrumei uma grana e agora o projeto sai do papel...
                        o codigo do meu motor eh o BP mesmo.
                        entao eh o 1600 do gol BX com entrada simples a alcool

quero trocar os cabecotes pelos de dupla entrada e fazer aquela camara parecida com a dos AP...
                        a taxa vai reduzir ne?! a original eh 10,5:1

qual eh a taxa necessaria pra rodar na gasolina? e no alcool?
                        o comando vai ser o sams cams w100
                        precisa de retrabalho nas solex 32/34 com venturi de 24mm?

o kit 1600 vem camisas, pistoes e aneis? tem q ser da Mahle ne?!

fazendo isso tudo, com mais brunimento com grana 400, alivio de 1kg e balanceamento estático, deu 100cv no alcool na planilha do Vader...

agora quero saber se é necessário colocar uma bomba de oleo shadeck de 30mm de circulação interna...
                        tá custando R$ 98,00 na sportsystem.. ta bom o preço?

Comment

gump, ce ta sabendo q vai ter encontro de carros antigos no Minas Shoping nesse domingo...eu vou...

Comment

Ressuscitando novamente o topico...

arrumei uma grana e agora o projeto sai do papel...
                            o codigo do meu motor eh o BP mesmo.
                            entao eh o 1600 do gol BX com entrada simples a alcool

quero trocar os cabecotes pelos de dupla entrada e fazer aquela camara parecida com a dos AP...
                            a taxa vai reduzir ne?! a original eh 10,5:1

qual eh a taxa necessaria pra rodar na gasolina? e no alcool?
                            o comando vai ser o sams cams w100
                            precisa de retrabalho nas solex 32/34 com venturi de 24mm?

o kit 1600 vem camisas, pistoes e aneis? tem q ser da Mahle ne?!

fazendo isso tudo, com mais brunimento com grana 400, alivio de 1kg e balanceamento estático, deu 100cv no alcool na planilha do Vader...

agora quero saber se é necessário colocar uma bomba de oleo shadeck de 30mm de circulação interna...
                            tá custando R$ 98,00 na sportsystem.. ta bom o preço?
                            O preço da bomba está bom, mas acho de dá para usar a de 26mm mais moderna mesmo.
                            Retrabalho nas solex melhora mas dá para testar sem retrabalho.
                            Qto aos cabeçotes de 1 entrada, realmente não são tão eficientes como os de 2 entradas mas se vc usar válvulas maiores(40x35,5) já é outra coisa. Eu uso W120 num motor igual a esse seu e o carro não totalmente acertado(Gol a ar) tá dando falta a 5500 qdo já consegui 6500rpm antes de mexer em venturis e giclagens e ele cravou 190(têm vídeo na seção de vídeos) no velocímetro o que deve dar 175 reais com esse corte, a hora que eu acertar isso vai chegar nos 185 reais o que está muito bom e têm torque em baixa e anda normal. Eu ainda vou colocar um dupla entrada trabalhado para melhorar mais ainda mas no momento está ótimo, estou falando isso para não gastar as vezes com coisas que podem ser feitas com bastante calma. Se o seu carro for fusca pode tirar ou tapar os coletores aquecidos, se for Gol se vc tirar o aquecimento, no frio vc não anda com o carro porque acabei de fazer isso e não deu certo por causa do motor dianteiro e do frio que anda mais forte esse ano, o carro até funciona mas qdo vc acelera o coletor congela e a mistura fica uma b*$!#.
                            Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                            Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                            Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                            Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                            Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                            volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                            Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

Comment

Hoje já desmontei os cabeçotes. vou tentar trocá-los numa retifica aqui em BH pelos de dupla entrada..

Seguem as fotos, resolucao de 1600x1200
                              colocarei links pra nao pesar a pagina

1 dos carburadores psdit 32/34 com o coletor aquecido..
                              se eu conseguir trocar os cabeçotes, trocarei os coletores, óbvio!
                              http://img50.imageshack.us/img50/11/p3080013tq7.jpg
                              http://img50.imageshack.us/img50/1618/p3080014kv5.jpg

os cabeçotes.. (a camara dele eh diferente das convencionais nao eh??)
                              http://img50.imageshack.us/img50/9376/p3080009hp1.jpg
                              http://img115.imageshack.us/img115/9100/p3080010px0.jpg

entrada simples
                              http://img509.imageshack.us/img509/2170/p3080011gz1.jpg

pistão (cabeça afundada?) estranho, ele tava rodando no alcool
                              http://img527.imageshack.us/img527/1884/p3080012cr3.jpg

perguntas:

Quais as observações na hora de trocar os cabeçotes?
                              essa questao de prisioneiro fino, grosso, numero de aletas, etc...

Comment

Estes cabeçotes são de quantas aletas ? Se for 6 ,talves por isso o formato diferente da camara de combustão.

Abraços

Alexandre
                                Abraços

Alexandre

Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta

Comment

Working...
                                X