Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preparação básica 1300, 1500 e 1600

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

    Deixe-me ver se entendi o principio da coisa, sem se apegar a valores. Consideremos o exemplo citado na msg nº 2.

    L (Situação original)
    Motor 1600cm3 original carburação dupla (gasolina)

    N (Situação final)
    Motor 1600cm3 carburação dupla (veneno levíssimo-gasolina)
    Modificações:
    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)

    Resumindo, as modificações foram:
    Filtro de ar de maior fluxo
    Diminuição da folga do platinado para obter maior ângulo de permanência.
    Avanço do ponto de ignição
    Diminuição da folga das válvulas para aumentar o levante e o "tempo" de abertura para obter melhor enchimento dos cilindros
    Escapamento de maior fluxo
    Bobina de maior alta tensão e maior nº de faiscas por unidade de tempo
    Carburação nada a modificar, exceto o coletor de admissão.


    Se a situação original fosse:
    Motor 1600 cm3 original carburação dupla (álcool)

    As modificações seriam as mesmas, exceto o coletor de admissão que já é para alcool, acrescentando o aumento do gigleur principal.


    Pergunto,
    Porque no alcool devemos aumentar o gigleur principal (em relação ao original a alcool) e no caso da gasolina, não? Sempre considerando que o venturi original para cada combustivel não é modificado.

    Comment


    • #17
      Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

      Na realidade o fato de termos ou não que aumentar os gicleurs tem muito a ver com a calibração dada a cada carburador!
      Na situação do gasolina da década de 70 a 80, a grande maioria dos carburadores do motor 1600cm3 utilizava venturis 24mm e gicleur 155, que dava uma mistura já levemente rica, daí não seria necessário seu aumento.
      Por outro lado no álcool em função do poder calorífico ser mais baixo, era esperado maior consumo, daí as montadoras tentavam sempre reduzir um pouco a massa de combustível, deixando a mistura menos rica. Isto sempre foi possível pelo fato do álcool ter menor tendência à detonação, assim se compararmos as curvas estequiométricas de um carburador a gasolina e o seu similar a álcool, em geral o a gasolina trabalha um pouco mais rico que a condição estequiométrica.

      Na prática:

      Os carburadores a gasolina solex H32PDSI num motor 1500 ou 1600cm3 podem começar a usar venturis 24mm com gicleurs 155 ~ 160
      Os carburadores a álcool solex H32PDSI num motor 1500 ~1600
      podem começar a usar venturis 22mm com gicleurs 165 ~ 170

      Esta é apenas uma idéia básica e um ponto de partida.

      Outra possibilidade é manter sempre o par venturi e gicleurs originais da versão mais próxima da montada, testar e avaliar dinamicamente em conjunto com a cor das velas.
      Esta sim a correta.
      O fato é que se fizermos já um pré acerto da giclagem enriquecendo de leve (nos casos em que for necessário), já estaremos com o motor quase acertado na primeira ligada!
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

      Comment


      • #18
        Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

        Exelente topico... desde o 1300 Original até um 1600 de apox 98cv... pronto pra engolir gol GTS =0)...

        Comment


        • #19
          Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

          Cara, você é o Mestre mesmo!!!

          Era bem isso que eu estava procurando cara, fazer um 1600 com quase 100 cvs!

          Cara, muito obrigado mesmo!!!


          Comment


          • #20
            Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

            Fantatico O Topico Muito Util, Muito Obrigado Vader.
            http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2925

            (o\_!_/o) PENSE EM UM FUSQUEIRO FELIZ (o\_!_/o)

            Comment


            • #21
              Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

              Excelente, era a explicação que eu precisava. Paro por aqui se não vou me empolgar.

              Comment


              • #22
                Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                Isso é o fusca4ever que todos nós aprendemos a amar! Obrigado aí mestre pelas dicas. Já ouvi gente falando que aqui só tem comentários muito técnicos e blá blá blá. Esse tópico só prova o contrário! Receitas simples, efecientes e fáceis de se entender e aplicar na vida real. Com várias opções de investimento e veneno e que até um advogado como eu pode entender.

                Comment


                • #23
                  Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                  Mestre!
                  No caso da preparação "E" (se não me engano) a do 1300 com o 276º, se no lugar da dupla fosse colocado um 30PIC e feito um retrabalho nas flautas, o desempenho seria semelhante ou haveria muita perda???

                  E ja ouve algum 1300 com o 30PIC? descuple minha ignorancia, mas eu sempre vi os 30pics nos 1300, e os 30PIC nos 1600.. e pelo que sei o 30pics parece bem inferior

                  Comment


                  • #24
                    Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                    Postado originalmente por Schmit
                    Mestre!
                    No caso da preparação "E" (se não me engano) a do 1300 com o 276º, se no lugar da dupla fosse colocado um 30PIC e feito um retrabalho nas flautas, o desempenho seria semelhante ou haveria muita perda???

                    E ja ouve algum 1300 com o 30PIC? descuple minha ignorancia, mas eu sempre vi os 30pics nos 1300, e os 30PIC nos 1600.. e pelo que sei o 30pics parece bem inferior
                    é possível sim montar o 276 com H30 PIC, mesmo num 1600cm3.
                    Porém exixtiráuma perda de mais ou menos 8 a 10% de potência em relação à dupla.
                    Com o retrabalho da flauta e acerto adequado dos gicleurs pode-se reduzir esta perda para uns 5%.

                    O H30PIC foi sim utilizado nos 1300, principalmente até 1974 quando não exixtia o 1300L. possuia venturi de 24mm como nos utilizados pelo 1500 e 1600.
                    Erabem melor em alta, mas gerava consumo mais alto, por este motivo modificaram seu projeto com a entrada do 1300L em1975 reduzindo seu venturi para 22,5 mm e tentando reduzir um pouco o consumo sem tanta perda depotência e torque, uma vez que mudaramo comando colocando um mais torcudo eadequado para o 1300
                    "Master Vader"
                    The Lord of the Sith VW
                    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                    My email -> vaderthemaster@gmail.com

                    Comment


                    • #25
                      Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                      Postado originalmente por Master Vader
                      é possível sim montar o 276 com H30 PIC, mesmo num 1600cm3.
                      Porém exixtiráuma perda de mais ou menos 8 a 10% de potência em relação à dupla.
                      Com o retrabalho da flauta e acerto adequado dos gicleurs pode-se reduzir esta perda para uns 5%.

                      O H30PIC foi sim utilizado nos 1300, principalmente até 1974 quando não exixtia o 1300L. possuia venturi de 24mm como nos utilizados pelo 1500 e 1600.
                      Erabem melor em alta, mas gerava consumo mais alto, por este motivo modificaram seu projeto com a entrada do 1300L em1975 reduzindo seu venturi para 22,5 mm e tentando reduzir um pouco o consumo sem tanta perda depotência e torque, uma vez que mudaramo comando colocando um mais torcudo eadequado para o 1300
                      Era +ou- o que eu imaginava, e de acordo com os dados ja sera uma preparação bem interessante tendo em vista os originais.. os 1600 a alcool deverão sofrer para acompanhar os 6000 rpm do 1.3..

                      Mas e a questão do consumo? sera muito prejudicado? ja ouvi alguns comentarios que pelo aumento de torque ele pode manter a "economia" do original, desde que se tenha cuidado com o peso do pé.

                      Comment


                      • #26
                        Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                        Postado originalmente por Schmit
                        Era +ou- o que eu imaginava, e de acordo com os dados ja sera uma preparação bem interessante tendo em vista os originais.. os 1600 a alcool deverão sofrer para acompanhar os 6000 rpm do 1.3..

                        Mas e a questão do consumo? sera muito prejudicado? ja ouvi alguns comentarios que pelo aumento de torque ele pode manter a "economia" do original, desde que se tenha cuidado com o peso do pé.
                        Em geral com o W100 o consumo fica menor que o original numa condução normal, pois pisa-se menos no acelerador e consegue-se trabalhar em marchas mais elevadas.
                        "Master Vader"
                        The Lord of the Sith VW
                        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                        My email -> vaderthemaster@gmail.com

                        Comment


                        • #27
                          Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                          Postado originalmente por Master Vader
                          Em geral com o W100 o consumo fica menor que o original numa condução normal, pois pisa-se menos no acelerador e consegue-se trabalhar em marchas mais elevadas.
                          Otima noticia!!!
                          heheh

                          no momento o meu 1300 ta bem andadorzinho, por ser original, só tem o ponto pra frente de avançado e o carburador largando tudo o que pode, esses dias numa pequena viagem ele dava facinho 130~140 nas baxada e no fim fez 12~13km/l (pé no fundo) vamos ver com o 276º qual sera o resultado.
                          Obs: ele esta beeem desrregulado..

                          Comment


                          • #28
                            Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                            Postado originalmente por Schmit
                            ....... meu 1300.......dava facinho 130~140 nas baxada e no fim fez 12~13km/l (pé no fundo).....
                            Obs: ele esta beeem desrregulado..
                            Um 1300 a 130~140 Km/h, com pé no fundo, e todo desrregulado fazendo 12 a 13 Km/l ?

                            Comment


                            • #29
                              Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                              Postado originalmente por ricardo groetaers
                              Um 1300 a 130~140 Km/h, com pé no fundo, e todo desrregulado fazendo 12 a 13 Km/l ?
                              Eu quis dizer no sentido de economia.. no mais o motorzinho ta bem legal, os 1300 dos meus amigos não acompanhavam.
                              e penso eu que devia fazer mais que 12km/l, se estivesse com as regulagens originais
                              e essa velocidade que eu disse foi nas "baxadas", uns retão em declive.. em descida até minha bike anda
                              hehe
                              Obs: pé no fundo só nas baxada, no mais eu tentava fazer render..

                              Comment


                              • #30
                                Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                                Caro Master Vader,

                                Como novato gostaria de agradecer as orientações contidas no tópico. Venho lendo muito e me informando pra retirar somente as dúvidas e compartilhar as experiências com o fusca que acabei de adquirir de uma forma muito inusitada.

                                Tenho uma dúvida quanto a preparação: Com o W 100 o consumo diminui em relação ao original se usado de forma sensata como informada acima. E no caso do W110 com as alterações na flauta dos solex32 a álcool e a adição do venturi suplementar, como ficaria o consumo, a marcha lenta e o torque em baixas rotações.

                                Obrigado e um abraço,
                                Sérgio.

                                Edit: erro de português

                                Comment

                                Working...
                                X