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Preparação básica 1300, 1500 e 1600

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  • Preparação básica 1300, 1500 e 1600

    Sei que muitos querem fazer algumas modificações (nem sempre tendo muito dinheiro em vista) no seu motor original, daí criei este tópico para dar uma linha de escolha para preparações básicas.

    Partindo do motor 1300cm3 original e chegando a um 1600cm3 com aproximadamente 98cv, vamos citar as principais receitas a serem feitas para ganho de performance, bem como com a sugestão de medida de pneu mais adequada para otimizar a performance com os cambios 35x8; 33x8 e 31x8.
    Como teremos 16 motores distintos (4 originais) e 12 preparados e a possibilidade de combiná-los com as 3 opções de coroa e pinhão originais, passamos a ter 48 opções de desempenho com base sempre no Fusca carroceria e acessórios da década de 60 a 70 que pesa em torno de 780kg em ordem de marcha. Ouros modelos terão acelerações e velocidades levemente diferentes.
    Todos os cálculos foram realizados com base no meu simulador de desempenho!


    Motor 1300cm3
    5 opções partindo do original até uma versão com desempenho superior ao 1600cm3 a álcool!

    A
    Motor 1300cm3 original
    Potência – 38cv @ 4200 rpm (DIN)
    Torque – 8,4 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 127 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 22,0 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/70 R14 ou 195/60R15

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 127 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 22,0 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 129 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 22,5 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    B
    Motor 1300cm3 (veneno levíssimo)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Gicleur de combustível 125 ou 127,5
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Potência – 43cv @ 4200 rpm (DIN)
    Torque – 8,6 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 131 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 20,6 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/65R15

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 131 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 20,7 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/60 R14

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 132 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 20,9 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    C
    Motor 1300cm3 (veneno levíssimo + dupla carburação)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original das últimas Kombis a gasolina com coletores do Fusca a álcool.
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Potência – 46cv @ 4200 rpm (DIN)
    Torque – 9,3 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 133 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 19 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 136 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 19,2 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70 R14

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 136 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 19,2 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/60 R14

    D
    Motor 1300cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “116” da Kombi injetada)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original das últimas Kombis a gasolina com coletores do Fusca a álcool.
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Comando de válvula original da Kombi injetada
    Potência – 49cv @ 4300 rpm (DIN)
    Torque – 9,4 kgf.m @ 2700 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 137 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 18,6 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 138 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 18,6 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/65 R15

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 138 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 18,8 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/60 R14

    E
    Motor 1300cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original das últimas Kombis a gasolina com coletores do Fusca a álcool.
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
    Potência – 69cv @ 6000 rpm (DIN)
    Torque – 10,4 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 159 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 12,8 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 159 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 13,3 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 157 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 14 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    Motor 1500cm3
    5 opções partindo do original até uma versão com potência de 74 cv

    F
    Motor 1500cm3 original
    Potência – 42cv @ 4200 rpm (DIN)
    Torque – 9,4 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 132 km/h
    Aceleração 0-100km/h –19,6seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/65R15

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 133 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 19,8 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/65 R15

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 133 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 19,7 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    G
    Motor 1500cm3 (veneno levíssimo)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Gicleur de combustível 132,5 ou 135
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Potência – 48cv @ 4200 rpm (DIN)
    Torque – 9,5 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 133 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 18,3 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70 R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 137 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 18,6 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70 R14

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 137 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 18,5 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/60 R14

    H
    Motor 1500cm3 (veneno levíssimo + dupla carburação)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Potência – 52cv @ 4200 rpm (DIN)
    Torque – 10,3 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 134 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 16,9 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/65R15

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 140 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 17 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/65 R15

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 141 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 17,1 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R15

    I
    Motor 1500cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “116” da Kombi injetada)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Comando de válvula original da Kombi injetada
    Potência – 55cv @ 4300 rpm (DIN)
    Torque – 10,5 kgf.m @ 2700 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 138 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 16,5 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/65R15

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 144 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 16,7 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/65 R15

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 144 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 17 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/60 R15
    Last edited by Master Vader; 03-02-2009, 06:07 PM.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
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    My email -> vaderthemaster@gmail.com

  • #2
    Preparação básica 1300, 1500 e 1600

    J
    Motor 1500cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
    Potência – 74cv @ 6000 rpm (DIN)
    Torque – 11,1 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 162 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 11,9 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 163 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 12,4 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 162 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 13,1 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    Motor 1600cm3
    5 opções partindo do original até uma versão com potência de 98cv!

    K
    Motor 1600cm3 original carburação simples
    Potência – 50cv @ 4200 rpm (DIN)
    Torque – 10,7 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 133 km/h
    Aceleração 0-100km/h –16,7seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 139 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 17 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/65 R15

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 139 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 17,1 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R15

    L
    Motor 1600cm3 original carburação dupla
    Potência – 54cv @ 4200 rpm (DIN)
    Torque – 11,5 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 133 km/h
    Aceleração 0-100km/h –15,5seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 141 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 15,8 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/65 R15

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 144 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 15,9 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70 R14

    M
    Motor 1600cm3 carburação simples (veneno levíssimo)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Gicleur de combustível 132,5 ou 135
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Potência – 55 cv @ 4200 rpm (DIN)
    Torque – 10,9 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 133 km/h
    Aceleração 0-100km/h –15,5seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 141 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 15,8 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/65 R15

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 144 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 15,9 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70 R14

    N
    Motor 1600cm3 carburação dupla (veneno levíssimo)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Potência – 59cv @ 4200 rpm (DIN)
    Torque – 11,7 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 133 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 14,7 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 141 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 14,9 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70 R14

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 148 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 15,1 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70 R14

    O
    Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
    Potência – 84cv @ 6000 rpm (DIN)
    Torque – 12,6 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 169 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 170 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 11 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 170 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 11,5 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    P
    Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
    Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
    Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
    Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 179 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 9,8 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 179 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 10,1 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 179 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    Espero que ajude numa idéia inicial
    Last edited by Master Vader; 03-02-2009, 05:08 PM.
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    • #3
      Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

      exelente topico!!!!!
      me entereçou muito!!!!
      parabens master vader!!!

      Comment


      • #4
        Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

        Excelente.

        Já dá pra ter uma idéia do que fazer.

        abs
        Fusca 1974
        1600cc Tork Dupla Solex 32
        http://www.fusca4ever.com.br/showthr...Futuro-GL-1974

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        • #5
          Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

          Show de bola , Master, matou qualquer um que queira informação a respeito dos motores, VALEU!!!!
          Agora se me permite fazer apenas uma correção quando se diz:
          Cambio original do 1300(31: quer se dizer:
          Cambio original do 1600 pós 84... (31: correto?

          Comment


          • #6
            Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

            Alex, obrigado pela observação.
            É isto mesmo:

            35x8 é a relação do Fusca 1300
            33x8 é a relação do Fusca 1500 ou 1600 até 1982
            31x8 é a relação do Fusca a partir de 1984 e dos SP2

            Já estou corrigindo!

            Vejam que em 1983 não houve Fusca 1600 original de fábrica!
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            • #7
              Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

              Que isso master, aprendi tudo por aqui.

              Comment


              • #8
                Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                Mestre... ficou show!!

                Agora é só pegar a grana e RockAndRoll...

                Comment


                • #9
                  Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                  A partir dessa o bicho pega e pega feio, só posso dizer q não fica caro e o resultado é monstruoso!!!! Até agora nas minhas "experiências" na rua o unico 1.6 q chega perto é o C3 1.6 16V o resto engole fumaça de alcool! 2.0 "pesadões" tipo Vectra,Santana, Zafira....hhahahh da até dó eu chego a não acreditar no q acontece!


                  André Torneiro


                  P
                  Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
                  Modificações:

                  Filtro cônico esportivo
                  Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                  Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                  Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
                  Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                  Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                  Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                  Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
                  Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
                  Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
                  Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)

                  Desempenho máximo.

                  Cambio original do 1300 (35x8 )
                  Velocidade máxima – 179 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 9,8 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60R14

                  Cambio original do 1500 (33x8 )
                  Velocidade máxima – 179 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 10,1 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60 R14

                  Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                  Velocidade máxima – 179 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60 R14

                  Espero que ajude numa idéia inicial
                  __________________
                  []s,

                  Master Vader.
                  The Lord of the Sith VW

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                  • #10
                    Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                    Excelente este tópico, tudo mastigado e pronto para escolher.

                    Todavia ficou uma dúvida quanto ao conteúdo das msg nº1 e 2. Presumo que tudo se refere a motor a gasolina, certo? Pergunto, pois algumas receitas prevêem alteração do gigleur principal.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                      pelo que entendi em todos os casos o combustível é gasolina, muito bom o tópico, além do mais os detalhes para o acerto da carburação e do combustível, está bem detalhado no forum é só procurar.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                        Muito obrigado,agora fiquei sem saber qual escolher diante de tantas opções,demais!

                        Comment


                        • #13
                          Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                          Postado originalmente por ricardo groetaers
                          Excelente este tópico, tudo mastigado e pronto para escolher.

                          Todavia ficou uma dúvida quanto ao conteúdo das msg nº1 e 2. Presumo que tudo se refere a motor a gasolina, certo? Pergunto, pois algumas receitas prevêem alteração do gigleur principal.
                          Boa Ricardo!

                          Tudo realmente se refere a gasolina!

                          Para o uso com álcool, somente as versões com dupla carburação deverão ser admitidas como viáveis, e com ganho de potência em relação ao do modelo a gasolina de aproximadamente 5% se mais nada for alterado.
                          (Taxas de compressão originais inclusive).
                          Portanto algum ganho de aceleração será obtido com álcool em relação a gasolina. Quanto à velocidade... Nestes casos pela pequena diferença de ganho de potência, o ganho de velocidade ficaria na casa de no máximo 1,65%... que é desprezível.
                          Por exemplo na preparação P com cambio curto, passaremos a ter:

                          Potência – 103cv @ 6300 rpm (DIN)
                          Torque – 13,7 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)

                          Desempenho máximo.

                          Cambio original do 1300 (35x8 )
                          Velocidade máxima – 182 km/h
                          Aceleração 0-100km/h – 9,3 seg.
                          Pneu ideal no eixo traseiro
                          185/60R14


                          No caso do álcool, os gicleurs devem ser basicamente os das versões originais a álcool aumentados ao redor de 10 pontos. Ou seja se utilizava originalmente um gicleur de combustível 157,5 passe-o para 165 ou 167,5...
                          Os demais gicleurs e regulagens costumam ficar inalterados a princípio.
                          Contudo acerto de carburação é muito delicado e cada variação na receita gerará necessidades diferentes de acerto!
                          "Master Vader"
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                          • #14
                            Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                            Postado originalmente por Master Vader
                            ....................
                            Para o uso com álcool, somente as versões com dupla carburação deverão ser admitidas como viáveis

                            No caso do álcool, os gicleurs devem ser basicamente os das versões originais a álcool aumentados ao redor de 10 pontos. Ou seja se utilizava originalmente um gicleur de combustível 157,5 passe-o para 165 ou 167,5...

                            Os demais gicleurs e regulagens costumam ficar inalterados a princípio.
                            Dúvida:
                            No caso do alcool, os gigleurs devem ser aumentados ao redor de 10 pontos em relação aos originais de gasolina ou de álcool ?


                            Motivo:
                            Presumo razoavelmente que seja em relação aos originais de gasolina, visto que nos venenos para gasolina (considerando somente dupla carburação) não há previsão de aumento de gigleur em relação aos originais duplocarburados.

                            A excessão indiretamente ficou restrita aos 1300, visto que como originalmente não eram duplocarburados, o uso da dupla carburação original da Kombi Moderna (1600), sem nenhuma alteração de gigleur, representaria (a principio) um aumento de giglagem em relação a uma hipotética dupla carburação original de 1300. (Tudo ref. gasolina)

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                            • #15
                              Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                              NA realidade os 10 pontos a mais que considero como base para os motores a álcool, são com base nos carburadores originais do modelo a álcool.
                              Ou seja:
                              Se a idéia for de fazer um 1600cm3 a álcool. Qual gicleur de combustível usar inicialmente?
                              Como o original do Fusca a álcool (84 por exemplo) era 157,5 (com venturis 22mm), aumente para 165 ou 167,5!

                              Se a idéia é utilizar dupla carburação num Fusca 1300 a álcool...
                              e este motor utilizava gicleurs 137,5 em venturis de 20mm Utilize gicleurs 147,5 mantendo os venturis.

                              Se o venturi aumentar, o gicleur devberá aumentar na mesma proporção para manter a estequiometria.

                              Esta base é o que chamo de chute razoavel de gicleur principal!
                              Porém para dar um chute melhor, utilze os dados do meu simulador, que realmente calcula o gicleur em função da massa de ar consumida (CFMs e densidade do ar média) para uma mistura levemente rica (priorizando desemepnho).
                              O Gicleur principal do simulador pode não ser exato, como na maioria dos cãlculos de carburador, mas se o goleiro não for um Rogerio Ceni... Será Gol!!!!

                              Gol a ar é claro!!!
                              "Master Vader"
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