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Preparação básica 1300, 1500 e 1600

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  • #31
    Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

    Postado originalmente por Master Vader
    J
    Motor 1500cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
    Potência – 74cv @ 6000 rpm (DIN)
    Torque – 11,1 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 162 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 11,9 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 163 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 12,4 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 162 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 13,1 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    Motor 1600cm3
    5 opções partindo do original até uma versão com potência de 98cv!

    K
    Motor 1600cm3 original carburação simples
    Potência – 50cv @ 4200 rpm (DIN)
    Torque – 10,7 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 133 km/h
    Aceleração 0-100km/h –16,7seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 139 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 17 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/65 R15

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 139 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 17,1 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R15

    L
    Motor 1600cm3 original carburação dupla
    Potência – 54cv @ 4200 rpm (DIN)
    Torque – 11,5 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 133 km/h
    Aceleração 0-100km/h –15,5seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 141 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 15,8 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/65 R15

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 144 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 15,9 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70 R14

    M
    Motor 1600cm3 carburação simples (veneno levíssimo)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Gicleur de combustível 132,5 ou 135
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Potência – 55 cv @ 4200 rpm (DIN)
    Torque – 10,9 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 133 km/h
    Aceleração 0-100km/h –15,5seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 141 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 15,8 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/65 R15

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 144 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 15,9 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70 R14

    N
    Motor 1600cm3 carburação dupla (veneno levíssimo)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Potência – 59cv @ 4200 rpm (DIN)
    Torque – 11,7 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 133 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 14,7 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 141 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 14,9 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70 R14

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 148 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 15,1 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    195/70 R14

    O
    Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
    Potência – 84cv @ 6000 rpm (DIN)
    Torque – 12,6 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 169 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 170 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 11 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 170 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 11,5 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    P
    Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
    Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
    Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
    Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 179 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 9,8 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 179 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 10,1 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 179 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    Espero que ajude numa idéia inicial
    Meu nobre, parabéns pelo trabalho excelente. Muito interessante mesmo, pretendo fazer isso em meu boneco.
    Em caso de colocar um turbo, pra ficar mais potente ? Que pneus devo utilizar ? Suspensão também mexe certo ? O cambio fcaria subdimensionado ?

    Comment


    • #32
      Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

      Mater Vader,

      Ao invés de utilizar a dupla carburação Solex 32, eu poderia utilizar um caburador só, porém de corpo duplo?

      Obrigado

      Comment


      • #33
        Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

        Postado originalmente por Schmit
        Eu quis dizer no sentido de economia.. no mais o motorzinho ta bem legal, os 1300 dos meus amigos não acompanhavam.
        e penso eu que devia fazer mais que 12km/l, se estivesse com as regulagens originais
        e essa velocidade que eu disse foi nas "baxadas", uns retão em declive.. em descida até minha bike anda
        hehe
        Obs: pé no fundo só nas baxada, no mais eu tentava fazer render..
        Sem querer ofender, mas ou tem algum problema no seu velocímetro ou no seu marcador de combustível, hehe.

        Comment


        • #34
          Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

          Postado originalmente por realenemy
          Sem querer ofender, mas ou tem algum problema no seu velocímetro ou no seu marcador de combustível, hehe.
          que isso nao me ofendo não, até por que acho estranho tudo oque falam do 1300, mas o marcador de combustivel do fusca nao é nada confiavel mesmo, e nem o velocimetro..
          no mais é oque eu falei, nao teria motivos pra mentir, talvez meu motor seja 1500 e eu nao saiba, mas dessa forma ele nao faria essa media, sei la.. só sei que foi assim.. heheh
          e meu amigo pode comprovar porque estava comigo, só que ele nao faz parte do forum..
          qualquer dia faço um video pra mostrar que nos declives ele chega a 140km/h e meia estoria vai estar comprovada, ja a da media nao sei como poderia.. outra coisa a se considerar é que eu uso pneus 195/60 -15 atraz e 195/55 -15 na frente oque influencia na velocidade real..

          Comment


          • #35
            Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

            De fato é muito curioso! Pois se vc estiver usando uma carburação com giclagem de 1300, é certo que se fosse um 1500 não iria andar direito!

            Meu vizinho tem um 1300 com relação longa na caixa (acho que de 1600). Eu pensei que o troço ia ser bem manco, mas esses dias saí com ele e foi absurdo, o carrinho anda a 70 de terceira perfeitamente normal (bem melhor que o meu 1300 original). Pensei que o velocímetro dele tivesse fora, mas como passamos por muitos radares na mesma velocidade que os demais carros, parecia que tava bem dentro.
            Diz ele que comprou de um senhor uma pecinha que parece uma latinha redonda cortada que vai debaixo do pé do carburador. Eu não tenho a menor idéia do que seja e como ele mesmo descreve "aumenta a compressão". Entretanto, ele disse que o carro tá com gicle e injetor grande, ele falou que faz uns 7 a 8km/L na cidade.

            Comment


            • #36
              Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

              Postado originalmente por cassio_antonio13
              Mater Vader,

              Ao invés de utilizar a dupla carburação Solex 32, eu poderia utilizar um caburador só, porém de corpo duplo?

              Obrigado
              Poderia, existem preparações com um carburador central. Alguns preferem pois fica mais fácil de regular. O "problema" é que o coletor fica muito longo, prejudicando a potência em altas rotações e dificultando o uso do álcool. Mas nada que não seja resolvido com o "engordamento" dos gicleurs.

              Comment


              • #37
                Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                para utilizar um carburador central unico, mesmo de corpo duplo, eu teria que usar alcool ao inves de gasolina?

                Comment


                • #38
                  Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                  Postado originalmente por cassio_antonio13
                  para utilizar um carburador central unico, mesmo de corpo duplo, eu teria que usar alcool ao inves de gasolina?
                  Pode usar gasolina mesmo

                  Comment


                  • #39
                    Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                    Master Vader, você disse que nos venenos dos 1600 dupla carburação deve ser utilizados coletores dos fuscas a alcool....

                    Fiquei com uma duvida...Porque deve ser usado dos fuscas a alcool?

                    Estes coletores são aqueles meio longos né?



                    Eu estou usando o motor da kombi 96 carburado a gasolina...Meus coletores são beeeem baixinhos, no caso coletores baixinhos seriam piores do que coletores altos no caso dos fuscas 1600 dupla carburação?

                    Comment


                    • #40
                      Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                      Postado originalmente por Fusca 1979
                      Master Vader, você disse que nos venenos dos 1600 dupla carburação deve ser utilizados coletores dos fuscas a alcool....

                      Fiquei com uma duvida...Porque deve ser usado dos fuscas a alcool?

                      Estes coletores são aqueles meio longos né?



                      Eu estou usando o motor da kombi 96 carburado a gasolina...Meus coletores são beeeem baixinhos, no caso coletores baixinhos seriam piores do que coletores altos no caso dos fuscas 1600 dupla carburação?
                      Coletores de fusca a álcool são baixos!
                      Coletores altos dá mais torque em baixa rotação, assim são bons para andar na cidade, no transito...
                      Já os coletores baixos dão mais potência em alta rotação, dai eles são melhores para quem pretende pisar mais.

                      Abraços,
                      Gustavo Pedrosa

                      Comment


                      • #41
                        Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                        Postado originalmente por Guga Pedrosa
                        Coletores de fusca a álcool são baixos!
                        Coletores altos dá mais torque em baixa rotação, assim são bons para andar na cidade, no transito...
                        Já os coletores baixos dão mais potência em alta rotação, dai eles são melhores para quem pretende pisar mais.

                        Abraços,
                        Gustavo Pedrosa
                        Valew pela correção....acho que confundi as bolas aqui...

                        Meus coletores são bem baixos, porém se não em engano ouvi falarem que saiu kombi com estes coletores baixos a gasolina para melhorar o desempenho e gastar menos.... Não sei se é verdade..

                        Comment


                        • #42
                          Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                          Postado originalmente por Fusca 1979
                          Valew pela correção....acho que confundi as bolas aqui...

                          Meus coletores são bem baixos, porém se não em engano ouvi falarem que saiu kombi com estes coletores baixos a gasolina para melhorar o desempenho e gastar menos.... Não sei se é verdade..
                          Foi mal!!!! Quem confundiu as bolas fui eu
                          Dá uma olhada nesse tópico que tem tudo bem explicado http://www.fusca4ever.com.br/showthr...coletor+alcool

                          Comment


                          • #43
                            Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                            Postado originalmente por Guga Pedrosa
                            Foi mal!!!! Quem confundiu as bolas fui eu
                            Dá uma olhada nesse tópico que tem tudo bem explicado http://www.fusca4ever.com.br/showthr...coletor+alcool
                            Magina, acontece...

                            Valew pelo link.

                            abração.

                            Comment


                            • #44
                              Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                              Postado originalmente por Master Vader
                              E
                              Motor 1300cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
                              Modificações:

                              Filtro cônico esportivo
                              Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                              Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                              Dupla carburação solex 32 original das últimas Kombis a gasolina com coletores do Fusca a álcool.
                              Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                              Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                              Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                              Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
                              Potência – 69cv @ 6000 rpm (DIN)
                              Torque – 10,4 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)
                              vader,

                              esta preparação me chamou muito a atenção.

                              Vou encher o saco um pouco.

                              Qual seria o custo desta brincadeira? Partindo do principio que o motor é original.

                              Para as solex 32 eu vou necessitar os coletores, mas estes não podem ser os duplos . tem de ser o coletor simples, correto?

                              Como vou colocar uma bobina de ignição de alta potencia se o carro é platinado, não vai queimar ele?

                              Envolve retifica?

                              Os cabeçotes permanecem originais?

                              Obrigado desde já....
                              Abraços,

                              Jacques

                              Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

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                              • #45
                                Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                                Jacques,

                                se seu cabeçote for de entrada simples, você terá que usar coletores para entrada simples... se for de entrada dupla, coletor com entrada dupla...

                                Para usar bobina de alta potência com o sistema de ignição original, realmente irá queimar seu platinado. Ai você tem duas alternativas: ou você instala um modulo de ignição assistida (e continua com o platidado), ou instala uma ignição eletrônica (distribuidor hall + módulo).

                                Não é necessário fazer retífica, mas você terá que abrir o motor para colocar o comando.

                                Quanto aos cabeçotes, se você quiser fazer algum serviço nele, sempre será bem vindo. Pode polir os dutos, retrabalhar o angulo das sedes das válvulas, equalizar o volume dos dutos e das câmeras...
                                Não sei se precisa alterar alguma coisa nas molas das válvulas, como trocar ou colocar um calço para elas ficarem mais duras, e assim impedir que as válvulas flutuem em altas RPM.

                                Abraços,
                                Gustavo Pedrosa

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