Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preparação básica 1300, 1500 e 1600

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #76
    Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

    Os prisioneiros grossos, de 10mm, são rosqueados diretamente na carcaça, e os finos tem uma bucha com rosca maior, de 12mm se não me engano, que ficam fixos à carcaça. Os prisioneiros na verdade aguentam tudo, são as roscas no bloco que espanam.

    Comment


    • #77
      Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

      Postado originalmente por Kleber
      Os prisioneiros grossos, de 10mm, são rosqueados diretamente na carcaça, e os finos tem uma bucha com rosca maior, de 12mm se não me engano, que ficam fixos à carcaça. Os prisioneiros na verdade aguentam tudo, são as roscas no bloco que espanam.
      por isso tambem existe a possibilidade de embuxar os prisioneiros de 10mm mesmo.

      Comment


      • #78
        Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

        Valeu Srs.

        Comment


        • #79
          Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

          se uma básica de 1.3 a 1.6 já causou este interesse imagino e já sugiro a abertura de um tópico de 2.0 até o insano 90 x94 de 2.5 com injeção , seria realmente um espetáculo , com o conhecimento do Vader , ver um monstro destes destrinchado em detalhes , fica a sugestão !!!!!

          Comment


          • #80
            Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

            Dúvidas permanecem, a agora acrescidas de mais algumas:
            Minha intenção é montar com uma configuração que possa receber posteriormente uma turbina sem ter que abrir novamente o motor. Tenho que comprar cabeçotes novos, então a dúvida é:

            cabeçote oito aletas com pistões álcool do tork, ou cabeçote seis aletas + kit std gasolina do torK mesmo?

            Pelo que já li aqui no fórum, oito aletas com pistão tork álcool seria uma ótima combinação por ter válvula de escape maior e ficar com taxa por volta de 8,5:1 sem ter que rebaixar cabeçote. O inconveniente, e que me deixou na dúvida, é que vou ter que tornear os cilindros do kit std tork para tirar duas aletas, e não sei se esse serviço compromente alguma coisa.

            Diante disso é que me ocorreu montra cabeçote + kit gasolina tork, ciente de que a taxa vai ficar menor.

            E a eterna dúvida: cabeçotes metan ou autolinea?

            Aguardo uma dica dos expert.

            Comment


            • #81
              Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

              Postado originalmente por master bike
              E a eterna dúvida: cabeçotes metan ou autolinea?

              Aguardo uma dica dos expert.
              Veja os dois na loja. Eu iria de Autolinea. Pq?
              Pq o Autolínea não estrangula tanto o duto de escape quanto o Metan.
              A base da guia de válvula é mais reforçadona no Metan, deixando o duto de escape bem mais estrangulado que no Autolinea.
              Mas isso é só se vc for deixar original. Se vc for retrabalhar o duto, aí não tenho nada contra nenhum dos dois. Veja os dois cabeçotes numa loja e verifique a diferença.
              Um abraço
              Gabriel

              Comment


              • #82
                Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                Comprei Metan, uma, pq revirei a cidade e só achei oito aletas em uma única loja, dois pares apenas (seis aletas tem em qualquer lugar e de três marcas); duas, vou retrabalhar os dutos não importando a falta de acabamento original; três, li em outro fórum que testes em vw "ar" aeronautizado com pistão grande, a camisa fina "afundava" no autolinea afroxando os prisioneiros, o que não aconteceu nos Metan, o que leva a concluir que a liga de alumínio pode ser mais resistente. Na verdade penso que todos cumprem sua missão com qualidade proporcional ao preço. Original são melhores? Os meus trincaram do mesmo jeito!

                Comment


                • #83
                  Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                  Dando andamento ao meu projeto, esbarrei em um problema. A configuração é cabeçote antigo com pistão álcool moderno. Então, comprei os cabeçotes e um kit ks stander, imaginando que bastaria tirar duas aletas das novas camisas e tudo resolvido. Assim, chegaria à taxa por volta de 8,5:1, como esclarecido aqui no fórum. Ocorre que as camisas novas são mais longas que as antigas! Medindo da face de assentamento no bloco até a face do cabeçote dá uma diferença de 3mm.
                  Perguntei para um torneiro e ele disse que tirar as aletas é simples, mas para diminuir a altura fica complicado para prender a peça no torno. E agora, alguma sugestão. Não tenho mais idéia da taxa que ficaria com essas camisas e o cabeçote antigo.

                  Comment


                  • #84
                    Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                    Olá pessoal, tudo blza, esse foi um dos melhores tópicos que já li e fez eu preparar (leve) meu motor.
                    É o seguinte, estou precisando de ajuda de vcs, meu carro está com motor 1500, cabeçote novo e tá queimando óleo e batendo uma biela (minha esposa andou na BR com o óleo bem baixo), vou ter que abrir o motor e fazer umas coisas.
                    Agora vem a questão, eu tó querendo passa este motor para 1600, comprando um kit, será que eu preciso mexer nos cabeçotes?
                    Já que eu irei abrir o motor eu quero colocar um comando legal para andar, W100 ou W110.
                    Agora minha dúvida principal, eu mantenho meu motor 1500 ou passo para 1600? Se eu usar motor 1500 eu uso qual comando? Detalhe que um futuro próximo eu pretendo colocar 2 carburadores (já tenho os dois, só falta tempo).
                    Se eu usar motor 1600 eu uso qual comando? Eu quero manter os cabeçotes, 1 entrada pq são novos. Mas inicialmente eu estarei usando 1 carburador (enquanto não compro um carro para minha esposa).
                    Outro detalhe que meu fusca vai ficar a gasolina.
                    Meu cambio é do ??1500?? (meu fusca é ano 1982/83)

                    Porfavor pessoal me ajudem, o carro já está no mecânico só falta eu tirar esta dúvida para ele começar a mexer.

                    Aquele abraço....

                    Tiago Lobo
                    Fusca Cinza
                    1600cc 1982/83

                    Em processo de reforma Geral.
                    Iniciado 06/11/2013
                    Veja meu fusca:
                    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-1982-completa

                    Comment


                    • #85
                      Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                      Estou próximo a montar um motor novo para mim. Eu não pretendo entrar em nenhuma competição de arrancada, mas não gosto quando preciso de potencia e falta no motor. Por isto eu estou pretendendo ganhar uns cavalinhos. Nada muito significativo um 75 ou 80.
                      Eu já escolhi alguns dos elementos deste motor que serão:
                      - Carburador pic 30h: eu rodo no GNV e só o fato de mudar para dupla deixou o meu mecânico apavorado e como eu não tenho tempo para ficar regulando os carburadores o simples será a melhor escolha, mesmo perdendo na potencia final.
                      - Comando w100 da sam cams exatamente por causa do carburador simples e para não ter problemas com a marcha lenta;
                      - Volante motor aliviado em 5mm (pretendo tirar em torno de 800 gramas);
                      - Bloco novo com prisioneiro fino;
                      - Virabrequim 1600 anterior a 83 (antigo, forjado) 69mm. Vou usar o que está no meu motor. Com balanceamento estático;
                      - Válvulas retrabalhadas com ângulo de 44º;
                      - Filtro de ar esportivo;

                      Agora as dúvidas:
                      - Pretendo comprar um kit 1600 e dois cabeçotes novos e qual conjunto me daria maior taxa de compressão? Um conjunto novo (6 aletas) ou antigo(8 aletas)?
                      - Irei mudar as molas dos balancins, pois já li que para alcançar as 6000 rpm é necessário usá-las. Vale realmente trocá-las? Posso manter as varetas originais?
                      - Qual bomba de óleo devo usar? A original ou uma maior?

                      Alguma coisa a mais que eu poderia acrescentar?

                      Comment


                      • #86
                        Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                        pelo o que eu li pode usar molas do motor tork ou de opala
                        Last edited by cameran; 20-08-2009, 08:50 PM.

                        Comment


                        • #87
                          Mestre e com a famosa injeção

                          Antes de tudo parabens pelo topico,mais entao mestre percebi que vc usou as dicas com carburador queria saber o que vc sugere pra quem ta usando a famosa injeçao das kombi ou similar ou nao muda muita coisa.grato

                          Comment


                          • #88
                            Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                            OLA SOU NOVO AKI NO FORUM....

                            TENHO ALGUMAS DUVIDAS:

                            POSSUO UMA VARIANT 74,1600 CARBURAÇAO DUPLA ,IGNIÇAO ELETRONIA E TA COM ESCAP DE BUGGY,,,

                            TAVA LENDO NO COMEÇO DO TOPICO PREPARAÇAO PARA UM 1600,COLOCANDO UM COMNADO W110 JA VOU OBTER RESULTADO ? AS MOLA USAM E DO OPALA ,CONFIRMA?COLOCAR COROA E PINHAO DO SP2 ,MILHORA? OQ VCs ACHAM DO SCAP DE BUGGY?

                            EU ACHEI UNS FILTRO ESPORTIVO PARA A VARIANT ,COLOCANDOS ELES VAM INFLUENCIAR E ALGO?

                            QUAIS DICA VCs MI PASSARIAM ,PARA UM PREPARAÇAO LEVE PARA A VARIANT?

                            T+

                            preparaçao do motor da variant ...loanding

                            Comment


                            • #89
                              Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                              Postado originalmente por diego variant 74
                              OLA SOU NOVO AKI NO FORUM....

                              TENHO ALGUMAS DUVIDAS:

                              POSSUO UMA VARIANT 74,1600 CARBURAÇAO DUPLA ,IGNIÇAO ELETRONIA E TA COM ESCAP DE BUGGY,,,

                              TAVA LENDO NO COMEÇO DO TOPICO PREPARAÇAO PARA UM 1600,COLOCANDO UM COMNADO W110 JA VOU OBTER RESULTADO ? AS MOLA USAM E DO OPALA ,CONFIRMA?COLOCAR COROA E PINHAO DO SP2 ,MILHORA? OQ VCs ACHAM DO SCAP DE BUGGY?

                              EU ACHEI UNS FILTRO ESPORTIVO PARA A VARIANT ,COLOCANDOS ELES VAM INFLUENCIAR E ALGO?

                              QUAIS DICA VCs MI PASSARIAM ,PARA UM PREPARAÇAO LEVE PARA A VARIANT?

                              T+
                              Vc pode colocar um comando W100 de 276º se vc quer uma preparação leve sem perder as características originais de marcha lenta e praticamente sem perder torque em baixas rotações. No motor 1600 do meu fusca eu utilizo este comando, kit 1600 alcool pré 83 e cabeçotes gasolina (8 aletas), retrabalhes os ângulos das válvulas, coloquei uma bomba maior com filtro e coloquei a mesma dupla solex 32 original, só que com gigle principal em 165 e flauta retrabalhada (uso gasolina). Pra mim ficou muito bom pq ganhei desempenho sem perder as características originais.
                              Filtros esportivos fazem diferença sim, e quanto ao escapamento vc pode usar um 4x1 dimensionado com silencioso, eu uso este e ficou ótimo.
                              Uso molas originais pq para o 276º é suficiente, uso tbm relação do SP2, que é ótimo pq aí vc pode usar pneus de perfil mais baixo sem perder tanta relação final.
                              Last edited by DanielRS; 14-09-2009, 04:57 PM.
                              ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                              Comment


                              • #90
                                Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                                Postado originalmente por DanielRS
                                Vc pode colocar um comando W100 de 276º se vc quer uma preparação leve sem perder as características originais de marcha lenta e praticamente sem perder torque em baixas rotações. No motor 1600 do meu fusca eu utilizo este comando, kit 1600 alcool pré 83 e cabeçotes gasolina (8 aletas), retrabalhes os ângulos das válvulas, coloquei uma bomba maior com filtro e coloquei a mesma dupla solex 32 original, só que com gigle principal em 165 e flauta retrabalhada (uso gasolina). Pra mim ficou muito bom pq ganhei desempenho sem perder as características originais.
                                Filtros esportivos fazem diferença sim, e quanto ao escapamento vc pode usar um 4x1 dimensionado com silencioso, eu uso este e ficou ótimo.
                                Uso molas originais pq para o 276º é suficiente, uso tbm relação do SP2, que é ótimo pq aí vc pode usar pneus de perfil mais baixo sem perder tanta relação final.
                                vlw amigo pela sua explicaçao ,,,,

                                embreve vou fazer isso msm:comando w110,escapamento 4x1,coronha e pinhao do sp2 e um filtro esportivo....
                                t+

                                preparaçao do motor da variant ...loanding

                                Comment

                                Working...
                                X