Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preparação básica 1300, 1500 e 1600

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #61
    Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

    Postado originalmente por tiufiu
    P
    Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
    Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
    Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
    Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)

    Desempenho máximo.

    Cambio original do 1300 (35x8 )
    Velocidade máxima – 179 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 9,8 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60R14

    Cambio original do 1500 (33x8 )
    Velocidade máxima – 179 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 10,1 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
    Velocidade máxima – 179 km/h
    Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
    Pneu ideal no eixo traseiro
    185/60 R14

    Para esta preparação si no caso de acrescentar um kit turbo tem olgun detalhe a acertar?
    A taxa, seria bom não passar de 9:1 !!! No alcool!



    André Torneiro

    Comment


    • #62
      Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

      Seguem algumas configurações e gostaria de saber se alguma delas dá algum problema? E qual é a melhor configuração conhecida para deixar o monocarburado (VW1600 com BROSOL 30 PIC), o mais brabinho possível? Não importando a economia em consumo.

      Para colocar o Gigle Principal 135 (levando em consideração a minha config que está la em baixo) terei de mudar o Respiro da Lenta: 150 para 125 e o Gigle de AR: 135Z para o 120 como a primeira config postada por mim logo abaixo?

      FUSCA 1600 Gasolina
      TIPO CARBURADOR: 31 PICT Brosol
      VENTURI: 25,5
      DIFUSOR: -
      GIGLE PRINCIPAL: 132,5 ou 135
      GIGLE MARCHA LENTA: 57,5 ou 60
      RESPIRO MARCHA LENTA: 125
      TUBO MISTURADOR: -
      GIGLE DE AR 120
      TUBO INJETOR: 60
      VALVULA DA BOIA: 1,51
      ALVO DO JATO: Vertical sobre a borboleta

      TIPO CARBURADOR: 30 PIC Brosol
      VENTURI: 24
      DIFUSOR: -
      GIGLE PRINCIPAL: 122,5
      GIGLE MARCHA LENTA: 60
      RESPIRO MARCHA LENTA: 150
      TUBO MISTURADOR: -
      GIGLE DE AR: 160Z
      TUBO INJETOR: 70
      VALVULA DA BOIA: 1,51
      ALVO DO JATO: Fresta

      TIPO CARBURADOR: 30 PIC Brosol
      VENTURI: 24
      DIFUSOR: -
      GIGLE PRINCIPAL: 122,5
      GIGLE MARCHA LENTA: 60
      RESPIRO MARCHA LENTA: 150
      TUBO MISTURADOR: -
      GIGLE DE AR: 125Z
      TUBO INJETOR: 60
      VALVULA DA BOIA: 1,51
      ALVO DO JATO: Fresta

      Esta é minha configuração
      TIPO CARBURADOR: 30 PIC Brosol
      VENTURI: 24
      DIFUSOR: -
      GIGLE PRINCIPAL: 127,5
      GIGLE MARCHA LENTA: Eletromagnético
      RESPIRO MARCHA LENTA: 150
      TUBO MISTURADOR: -
      GIGLE DE AR: 125Z
      TUBO INJETOR: 60
      VALVULA DA BOIA: do Chevette 1,76
      ALVO DO JATO: Fresta

      Qual a diferença entre os gigles de ar numeraçãoZ (125Z ou 135Z) e os somente numeração (120) sem o "Z"?
      E o venturi (nem sei o que é) 24 para 25,5 altera muita coisa?
      Quanto ao alvo do jato, em que situações é que se mira verticamente sobre a borboleta e quando se mira na fresta?
      O Gigle da Lenta eletromagnético tem numeração ou é padrão?

      Levando em consideração que as configurações do manual da BROSOL estão de acordo com o tempo em que a gasolina era misturada com 5% de alcool. Quais as alterações que devemos fazer para gasolina com 30% alcool, vendida hoje?


      Essas são minhas dúvidas. Espero saná-las aqui!
      Obrigado pela atençãoe até!
      Last edited by RaiyvaN; 18-06-2009, 05:22 AM.

      Comment


      • #63
        Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

        P
        Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
        Modificações:

        Filtro cônico esportivo
        Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
        Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
        Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
        Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
        Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
        Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
        Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
        Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
        Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
        Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)

        O meu 8 aletas vou acrescentar o seguinte: bobina do gol Mi, pistões álcool do moderno e válvulas do opala, e só!
        Mais alguma sugestão?

        Comment


        • #64
          Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

          Comprei uma dupla solex 32/34 que imagino seja de kombi (foto abaixo). O venturi é 22. Tenho que mudar para 24 para usar na configuração que postei acima (1600 gasolina)? Caso positivo, alguém pode sugerir as medidas dos gicleurs? As que estão nele são: ar 130; agulha/boia 151; gasolina 115; injetor 40.
          E mais, muito se fala em coletores. Será que acertei na compra desse modelo?





          Last edited by master bike; 29-06-2009, 10:59 AM.

          Comment


          • #65
            Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

            Postado originalmente por RaiyvaN
            Qual a diferença entre os gigles de ar numeraçãoZ (125Z ou 135Z) e os somente numeração (120) sem o "Z"?
            E o venturi (nem sei o que é) 24 para 25,5 altera muita coisa?
            Quanto ao alvo do jato, em que situações é que se mira verticamente sobre a borboleta e quando se mira na fresta?
            O Gigle da Lenta eletromagnético tem numeração ou é padrão?

            ....configurações do manual da BROSOL estão de acordo com o tempo em que a gasolina era misturada com 5% de alcool. Quais as alterações que devemos fazer para gasolina com 30% alcool, vendida hoje?
            Não manjo de preparação de motores, mas como as modificações pretendidas por voce referem-se apenas a calibragem do carburador sugiro partir das originais do seu carburador ref. ao seu motor (gasolina?). Há no forum diversas calibragens usadas pelos colegas, mas na minha opinião modificando apenas gicleus sem nenhuma outra alteração no motor não haverá nenhum ganho significativo (a montadora faria isso).

            Ex: Aumentando-se apenas o gicleur principal (mais nada) voce estaria somente aumentando a proporção de combustível na mistura não a quantidade de mistura admitida. Talvez possa até haver aumento do desempenho mas o consumo aumentaria desproporcionalmente. Haveria risco de carbonização excessiva nas partes altas do motor como tambem de "lavagem" dos cilindros (dissolvendo o filme de oleo) prejudicando a lubrificação. Não existe milagres.

            Eu partiria das receitas básicas do Vader.

            Os gicleurs de ar com "Z" no n° tem o tubo de emulsão (fauta) incorporado os sem "Z" não tem.

            Venturi ou difusor é a mesma coisa, é um afunilamento do tubo de entrada do ar no carburador, onde fica o pulverizador principal.

            Observe que no H30PIC o venturi é fundido na própria carcaça do carburador, em outros carburadores é removível.

            Se voce aumentar o venturi (o gicleur princial deverá ser aumentado na mesma proporção), o motor, em tese, poderá melhorar em alta mas perderá em medias e baixas rotações. Como disse o Vader não adianta aumentar o tamanho da boca sem aumentar o estômago. No H30PIC só se pode aumentar o venturi por usinagem.

            Quanto as razões do alvo do jato fico te devendo.

            O gicleur de lenta eletromagnético tem calibre.

            Hoje só existe novo 2 modelos de H30PIC, um para 1300 (cod. 112.091, substitui 112.062) não tem sobrealimentador; e outro para 1500/1600 (cod.112.092, substitui 112.046) tem sobrealimentador. Quanto as calibragens, não as tenho, mas presumo as mesmas dos substituidos. (tudo ref. a gasolina).
            Arquivos Anexos
            Last edited by ricardo groetaers; 29-06-2009, 02:33 AM.

            Comment


            • #66
              Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

              Postado originalmente por ricardo groetaers
              Não manjo de preparação de motores, mas como as modificações pretendidas por voce referem-se apenas a calibragem do carburador sugiro partir das originais do seu carburador ref. ao seu motor (gasolina?). Há no forum diversas calibragens usadas pelos colegas, mas na minha opinião modificando apenas gicleus sem nenhuma outra alteração no motor não haverá nenhum ganho significativo (a montadora faria isso).

              Ex: Aumentando-se apenas o gicleur principal (mais nada) voce estaria somente aumentando a proporção de combustível na mistura não a quantidade de mistura admitida. Talvez possa até haver aumento do desempenho mas o consumo aumentaria desproporcionalmente. Haveria risco de carbonização excessiva nas partes altas do motor como tambem de "lavagem" dos cilindros (dissolvendo o filme de oleo) prejudicando a lubrificação. Não existe milagres.

              Eu partiria das receitas básicas do Vader.

              Os gicleurs de ar com "Z" no n° tem o tubo de emulsão (fauta) incorporado os sem "Z" não tem.

              Venturi ou difusor é a mesma coisa, é um afunilamento do tubo de entrada do ar no carburador, onde fica o pulverizador principal.

              Observe que no H30PIC o venturi é fundido na própria carcaça do carburador, em outros carburadores é removível.

              Se voce aumentar o venturi (o gicleur princial deverá ser aumentado na mesma proporção), o motor, em tese, poderá melhorar em alta mas perderá em medias e baixas rotações. Como disse o Vader não adianta aumentar o tamanho da boca sem aumentar o estômago. No H30PIC só se pode aumentar o venturi por usinagem.

              Quanto as razões do alvo do jato fico te devendo.

              O gicleur de lenta eletromagnético tem calibre.

              Hoje só existe novo 2 modelos de H30PIC, um para 1300 (cod. 112.091, substitui 112.062) não tem sobrealimentador; e outro para 1500/1600 (cod.112.092, substitui 112.046) tem sobrealimentador. Quanto as calibragens, não as tenho, mas presumo as mesmas dos substituidos. (tudo ref. a gasolina).
              Pegunta basica,mais realmente fiquei em duvida quanto a isso, quando se fala em aumentar o venture:
              Estamos falando em aumentar o comprimento ou a largura?
              Um venture fixo pode ser re trabalhado?
              Temos esta informação passo a passo no forum?
              Digão Osasco S.P

              Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

              Comment


              • #67
                Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                Valew ricardo groetaers!

                Achei a eletromagnética de lenta 47,5 - 50 e 60.

                Substitui a 47,5 para a 60.

                O que ocorreu é que na hora da compra eu pedi e o cara me deu a primeira que viu e eu não reparei no calibre! Depois fui lá (tirei do BURA na hora, levei pro cara, que por ventura me trocou pela 60) Coloquei, regulei, sai na boa e funfou perfeito!

                Obrigado pela atenção e até!
                Last edited by RaiyvaN; 29-06-2009, 06:19 PM.

                Comment


                • #68
                  Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                  Postado originalmente por fusca64
                  ........ quando se fala em aumentar o venture:
                  Estamos falando em aumentar o comprimento ou a largura?
                  Um venture fixo pode ser re trabalhado?
                  Fala fusca64, precisava "copiar" meu post todo pra perguntar isso?

                  Talvez voce não tenha entendido o que é venturi (ou difusor). Trata-se do "buraco" marcado com círculo vermelho na fig. .

                  Aumentar o venturi, significa aumentar seu diâmetro. Carburadores com venturi removível pode-se troca-lo por outro de maior diâmetro ou usiná-lo. No caso do carburador h30PIC só usinando, trabalho para um torneiro. Se errar já era.
                  Arquivos Anexos
                  Last edited by ricardo groetaers; 30-06-2009, 01:41 PM.

                  Comment


                  • #69
                    Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                    [quote=ricardo groetaers]Fala fusca64, precisava "copiar" meu post todo pra perguntar isso?


                    Hehehehe Disculpa ae, Valeu a dica
                    Digão Osasco S.P

                    Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

                    Comment


                    • #70
                      Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                      [quote=ricardo groetaers]Fala fusca64, precisava "copiar" meu post todo pra perguntar isso?


                      Hehehehe Disculpa ae, Valeu a dica
                      Digão Osasco S.P

                      Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

                      Comment


                      • #71
                        Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                        Algumas dicas que conheço:
                        - As molas de válvula do Opala 4cc servem direitinho no cabeçote e funcionam até 9mm de abertura (se não me engano) e garantem +500rpm antes de flutuar. Num desmanche vão custar quase nada...
                        - Algumas retíficas faziam "cópias" de comandos gringos em eixos originais (na época que fiz meu Fusca). Não sei se ainda fazem, pois custavam bem mais barato, e até que duram bem.
                        - Filtros de ar podem ser caros, inclusive no caso de usar suportes especiais. Para carburação dupla podemos usar o elemento filtrante de papel do 1300 com carburação simples, pois é bem maior.
                        - Quem for fazer um Fusca alcoólico ou com taxa maior na gasolina mesmo, mudar os prisioneiros da carcaça para 7 mm (finos), por que o grosso você não vai aguentar consertar.
                        - Se usar comando meio nervosinho, mantenha as válvulas bem reguladas e verifique constantemente. As varetas (de alumínio) costumam entortar.
                        - Tive uma boa experiência com um 1600 a gasolina e Engle W120 rodando com dupla Solex original do álcool com venturi 27 (!) e gicleur de 167,5. Gritava 4800 rpm em quarta com câmbio do SP2 e pneu 195/70R14.
                        Ei Master Vader, quanto dá isso?

                        Comment


                        • #72
                          Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                          Postado originalmente por Kleber
                          Algumas dicas que conheço:
                          - As molas de válvula do Opala 4cc servem direitinho no cabeçote e funcionam até 9mm de abertura (se não me engano) e garantem +500rpm antes de flutuar. Num desmanche vão custar quase nada...
                          - Algumas retíficas faziam "cópias" de comandos gringos em eixos originais (na época que fiz meu Fusca). Não sei se ainda fazem, pois custavam bem mais barato, e até que duram bem.
                          - Filtros de ar podem ser caros, inclusive no caso de usar suportes especiais. Para carburação dupla podemos usar o elemento filtrante de papel do 1300 com carburação simples, pois é bem maior.
                          - Quem for fazer um Fusca alcoólico ou com taxa maior na gasolina mesmo, mudar os prisioneiros da carcaça para 7 mm (finos), por que o grosso você não vai aguentar consertar.
                          - Se usar comando meio nervosinho, mantenha as válvulas bem reguladas e verifique constantemente. As varetas (de alumínio) costumam entortar.
                          - Tive uma boa experiência com um 1600 a gasolina e Engle W120 rodando com dupla Solex original do álcool com venturi 27 (!) e gicleur de 167,5. Gritava 4800 rpm em quarta com câmbio do SP2 e pneu 195/70R14.
                          Ei Master Vader, quanto dá isso?
                          Xiii!

                          O cara tá um pouquinho enferrujado mesmo...
                          hehehe!!

                          Os prisioneiros são de 8mm kkk!
                          E o teu comando era o W110 de 284 graus que se eu não me engano foi comprado na HF... Aí já não lembro mais.

                          Bom...4800 rpm em quarta...
                          O pneu 185/70 R14 tem comprimento aproximado (perímetro) de 1974,8mm ou 1,9748m
                          Considerando as relações de marcha 0,88:1 da quarta marcha e 3,875:1 da relação 31x8 sp2, temos que na roda a rotação era de 4800/(3,875 *0,8 =
                          4800/3,41 = 1407,6 rpm ou 23,46 rps.

                          A velocidade será então : 23,46 * 1,9748 = 46,33 m/s que multiplicado por 3,6 dá : 46,33 * 3,6 = 167 km/h reais!

                          A velocidade máxima só não era um pouco maior por que o cambio ficava longo para o motor, pois 4800rpm está bem abaixo da rotação de potência máxima esperada para este comando,
                          Mas que andava andava...
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW
                          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                          My email -> vaderthemaster@gmail.com

                          Comment


                          • #73
                            Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                            Ehhhh...O prisioneiro fino tem 7 mm né?! Eita!
                            Se meu comando era o 110, então recomendo ele,
                            Realmente não enchia a quarta, porque ele berrava forte lá pelas 5000.
                            Mas ainda bem que não enchia, porque nem sei o que aconteceria com aqueles pneus recauchutados e freios a tambor nas 4 .
                            Agora dou risada porque estou inteiro né...
                            Abraços.

                            Comment


                            • #74
                              Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                              Putz, não creio. o cara me corrige e eu consigo escrever errado.
                              Agora gravei, 8mm.

                              Comment


                              • #75
                                Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                                Postado originalmente por Master Vader
                                A carcaça (bloco) tem prisioneiros de 10mm tanto nos 1300 como nos 1500 e nos 1600 até 1983. O melhor bloco é o que equipou os VW a partir de 84 com prisioneiros finos de 8mm, porém um motor 1300 pode ser modificado para 1600cm3 sem maiores problemas. Eu já fiz vários.
                                Nunca entendi porque os "prisioneiros finos" aguentam mais o tranco que os "prisioneiros grossos". Não deveria ser ao contrário?

                                Comment

                                Working...
                                X