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Preparação básica 1300, 1500 e 1600

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  • #46
    Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

    Valeu Guga,

    mais umas duvidas...

    Postado originalmente por Guga Pedrosa
    se seu cabeçote for de entrada simples, você terá que usar coletores para entrada simples... se for de entrada dupla, coletor com entrada dupla...
    Os cabeçotes são de entrada simples. Ai eu devo utilizar as bases do gol ar, correto?

    Postado originalmente por Guga Pedrosa
    Para usar bobina de alta potência com o sistema de ignição original, realmente irá queimar seu platinado. Ai você tem duas alternativas: ou você instala um modulo de ignição assistida (e continua com o platidado), ou instala uma ignição eletrônica (distribuidor hall + módulo).
    Melhor seria a ignição eletronica.

    Postado originalmente por Guga Pedrosa
    Não é necessário fazer retífica, mas você terá que abrir o motor para colocar o comando.
    Ok

    Postado originalmente por Guga Pedrosa
    Quanto aos cabeçotes... Pode polir os dutos, retrabalhar o angulo das sedes das válvulas, equalizar o volume dos dutos e das câmeras...
    Quem faz este trabalho?

    Postado originalmente por Guga Pedrosa
    Não sei se precisa alterar alguma coisa nas molas das válvulas, como trocar ou colocar um calço para elas ficarem mais duras, e assim impedir que as válvulas flutuem em altas RPM.
    Como é este calço e qual seria a medida?

    Valeu a ajuda....
    Abraços,

    Jacques

    Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

    Comment


    • #47
      Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

      Postado originalmente por Jacques
      Os cabeçotes são de entrada simples. Ai eu devo utilizar as bases do gol ar, correto?
      Correto

      Postado originalmente por Jacques
      Quem faz este trabalho?
      não sei quem faz, ehehehe...
      Dá pra polir, e medir o volume das cameras e dos dutos em casa mesmo, lá na seção de "Projetos - Já começei" teve várias pessoas que fizeram isto. O ângulo das sedes das válvulas acho que só retífica que faz...

      Postado originalmente por Jacques
      Como é este calço e qual seria a medida?
      São feitos de arruela, ai são limados até a espessura de 2,5mm. Nunca fiz este esquema, achei nesse site: http://www.primeiramao.com.br/editor..._veneno340.asp


      Abraços,
      Gustavo Pedrosa

      Comment


      • #48
        Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

        valeu gustavo...
        Abraços,

        Jacques

        Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

        Comment


        • #49
          Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

          Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
          Modificações:

          Filtro cônico esportivo
          Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
          Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
          Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
          Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
          Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
          Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
          Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
          Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
          Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
          Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)


          Se usar o comando da federal mogul W 110, vai ficar com o mesmo resultado ? tenho que alterar os buras ? gliches?

          Comment


          • #50
            Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

            Postado originalmente por fernandout
            Se usar o comando da federal mogul W 110, vai ficar com o mesmo resultado ? tenho que alterar os buras ? gliches?
            Sim, pois é uma cópia bem feita do Engle. Tem também a Samcams. Eu tinha um 284 deles e era muito bom. Acho que é mais barato também. Tá R$170,00+frete.
            tendo a opção nacional mais barata, pra preparação que vc está fazendo, eu iria de nacional e gastava essa diferença em um acerto jóia de carburador, ou válvulas de ADM maiores.

            Sobre acerto de carburador, ao mudar de um original pra um W110, com certeza vc tera que mexer. Veja os posts da galera que fizeram motores com W110 e utilize como base. Eu infelizmente não posso te ajudar no acerto pq os giclês do meu meânico eram feitos na broca e ele nunca me falava direito a configuração do bura.
            Abraço.
            Last edited by Gabriel CTBA; 02-04-2009, 01:02 PM.

            Comment


            • #51
              Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

              Postado originalmente por fernandout
              Se usar o comando da federal mogul W 110, vai ficar com o mesmo resultado ? tenho que alterar os buras ? gliches?
              Informe também se tua caranga vai beber uma branquinha pura ou uma amarelinha envelhecida no carvalho para que o pessoal possa te ajudar, pq de álcool pra gasolina muda muuuito.

              Comment


              • #52
                Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                vou rodar na gasolina, e onde posso encontrar esses nacionais mais baratos ? sites ?

                Comment


                • #53
                  Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                  Postado originalmente por fernandout
                  vou rodar na gasolina, e onde posso encontrar esses nacionais mais baratos ? sites ?
                  tô sem o telefone da samacar aqui. Procure por Samacar ou Proheads no google que vc acha.
                  Ou aqui no fórum mesmo. Pelo que lembro, já postei o telefone deles aqui.
                  Se vc n achar, Segunda eu te passo.
                  Abraço

                  Comment


                  • #54
                    Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                    Esse tópico ficou muito bacana, bem esclarecedor, parabens de novo ao mestre. Mas sem querer ser chato, não seria melhor dividí-lo em "3" ? Ou seja, um pra mili3, um pra miliquina e um pra mili6? Sugiro, porque tenho algumas dúvidas, e na hora de pesquisar paresse que ficou um tanto poluído, principalmente nas perguntas que já foram feitas e eu não queria ser repetitivo. É apenas uma sugestão aos moderadores, acho que valorizaria ainda mais o tópico, além de facilitar para as perguntas. Um abraço.
                    Porsches & VW air cooled, that's what I like!
                    www.floripaboxer.blogspot.com

                    Comment


                    • #55
                      Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                      Postado originalmente por Master Vader
                      O
                      Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
                      Modificações:

                      Filtro cônico esportivo
                      Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                      Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                      Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
                      Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                      Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                      Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                      Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
                      Potência – 84cv @ 6000 rpm (DIN)
                      Torque – 12,6 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

                      Desempenho máximo.

                      Cambio original do 1300 (35x8 )
                      Velocidade máxima – 169 km/h
                      Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
                      Pneu ideal no eixo traseiro
                      185/60R14

                      Cambio original do 1500 (33x8 )
                      Velocidade máxima – 170 km/h
                      Aceleração 0-100km/h – 11 seg.
                      Pneu ideal no eixo traseiro
                      185/60 R14

                      Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                      Velocidade máxima – 170 km/h
                      Aceleração 0-100km/h – 11,5 seg.
                      Pneu ideal no eixo traseiro
                      185/60 R14

                      P
                      Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
                      Modificações:

                      Filtro cônico esportivo
                      Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                      Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                      Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
                      Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                      Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                      Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                      Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
                      Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
                      Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
                      Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)

                      Desempenho máximo.

                      Cambio original do 1300 (35x8 )
                      Velocidade máxima – 179 km/h
                      Aceleração 0-100km/h – 9,8 seg.
                      Pneu ideal no eixo traseiro
                      185/60R14

                      Cambio original do 1500 (33x8 )
                      Velocidade máxima – 179 km/h
                      Aceleração 0-100km/h – 10,1 seg.
                      Pneu ideal no eixo traseiro
                      185/60 R14

                      Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                      Velocidade máxima – 179 km/h
                      Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
                      Pneu ideal no eixo traseiro
                      185/60 R14
                      Eu também achei esse tópico fantástico, resumo ótimo para a maioria que quer deixar seu motor boxer no mínimo esperto.

                      Minha dúvida, caso o Vader ou outra pessoa possa ajudar é se para as duas configurações acima forem usados no eixo traseiros pneus 185/65 R15, qual seriam os valores de aceleração, velocidade final e qual relação de câmbio é a mais adequada, mesmo sabendo que essa não é a melhor medida de pneus para o eixo. E com a medida 185/65 R14, acho que deve mudar pouco em relação ao 185/60 ou não?

                      Também se nesse caso fosse usado uma única Weber 40 com coletores de admisssão adaptados para os cabeçotes ao invés da dupla Solex 32, ficaria mais fácil o acerto do motor ou não? Como ficaria o desempenho geral do carro baseando-se nas configurações propostas?

                      Se alguém puder esclarecer, agradeço.
                      Last edited by Marçal; 23-04-2009, 11:40 PM.

                      Comment


                      • #56
                        Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                        Ja imprimi e estou cotando preços para dar uma melhorada no meu 1300 (de fabrica), adoro viajar de fusca então economia é muito importante pra mim e subir a serra sem parar o transito tb, sou super novato nesses esquemas de motor mas tenho estudado... pequei uma apostila com um mecanico que fez curso na VW em 1983 de fusca e tirei xerox. E aos poucos as conversas desse forum ja tem algumas partes escritas em portugues rsss

                        Segue anexo os tópico do Master Vader para impressão separadinho. 9 pgs
                        Somente preparação.
                        Arquivos Anexos
                        Last edited by Reyam; 05-05-2009, 01:50 PM.

                        Comment


                        • #57
                          Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                          P
                          Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
                          Modificações:

                          Filtro cônico esportivo
                          Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                          Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                          Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
                          Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                          Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                          Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                          Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
                          Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
                          Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
                          Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)


                          Me indiquem uma mola apropriada. E se utilizaro W100 é necessário substituir as originais?
                          Tiagoaar Agora quero um RagTop!!!
                          1600 W110 4x1 Dupla carburação e muita emoção.
                          Passo Fundo RS

                          Não deixem de visitar http://www.oldersbahnvolks.blogspot.com/

                          Comment


                          • #58
                            Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                            Postado originalmente por Master Vader
                            Sei que muitos querem fazer algumas modificações (nem sempre tendo muito dinheiro em vista) no seu motor original.

                            Partindo do motor 1300cm3 original

                            E
                            Motor 1300cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
                            Modificações:

                            Filtro cônico esportivo
                            Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                            Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                            Dupla carburação solex 32 original das últimas Kombis a gasolina com coletores do Fusca a álcool.
                            Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                            Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                            Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                            Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
                            Potência – 69cv @ 6000 rpm (DIN)
                            Torque – 10,4 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

                            Desempenho máximo.

                            Cambio original do 1300 (35x8 )
                            Velocidade máxima – 159 km/h
                            Aceleração 0-100km/h – 12,8 seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            185/60R14
                            Fora as regulagens, em uma pesquisa virtual encontrei:

                            Carb Dupla Gas Komb [420,00]
                            Coletor Alcool [120]
                            Filtro [30 cada]
                            Escape [125,00 a 160] Não encontrei com nome capetinha
                            bobina [75,00 a 180] ql a diferença da azul e vermelha?
                            comando engle w100? Não achei só w110! Serve? Onde encontro w100? [460,00]
                            ingnição eletronica c/ modulo "bobina" chicote [300,00]

                            Se for passar pra alcool, qual peça uso? Tem o kit de pistão e bielas e o que mais? carb precisa ser alcool tb? Pro alcool ql a melhor regulagem?

                            Jaja vou passar em algumas autopeças e ver os preços e posto aqui o que encontrei.

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                            • #59
                              Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                              Retífica de Motores Samacar - Jd. Itapark
                              +55 (11) 7636-7144
                              Avenida av. Itapark, 4090, MAUA, SP

                              PRO HEADS
                              Rua do Manifesto - Ipiranga
                              São Paulo / SP
                              04209002
                              Telefone: (11) 65912622
                              FAX: ()

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                              • #60
                                Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                                P
                                Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
                                Modificações:

                                Filtro cônico esportivo
                                Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                                Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                                Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
                                Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                                Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                                Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                                Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
                                Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
                                Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
                                Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)

                                Desempenho máximo.

                                Cambio original do 1300 (35x8 )
                                Velocidade máxima – 179 km/h
                                Aceleração 0-100km/h – 9,8 seg.
                                Pneu ideal no eixo traseiro
                                185/60R14

                                Cambio original do 1500 (33x8 )
                                Velocidade máxima – 179 km/h
                                Aceleração 0-100km/h – 10,1 seg.
                                Pneu ideal no eixo traseiro
                                185/60 R14

                                Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                                Velocidade máxima – 179 km/h
                                Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
                                Pneu ideal no eixo traseiro
                                185/60 R14

                                Para esta preparação si no caso de acrescentar um kit turbo tem olgun detalhe a acertar?

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