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Preparação básica 1300, 1500 e 1600

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  • #91
    Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

    Eu quero saber qual a combinação de 1300 não consome menos gasolina?

    Comment


    • #92
      Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

      Postado originalmente por kaiszer
      Eu quero saber qual a combinação de 1300 não consome menos gasolina?
      Seria um 1300 original com rodas e pneus originais, e de preferencia com ignição eletronica, ou então o 1300 a alcool original.
      ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

      Comment


      • #93
        Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

        E
        Motor 1300cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
        Modificações:

        Filtro cônico esportivo
        Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
        Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
        Dupla carburação solex 32 original das últimas Kombis a gasolina com coletores do Fusca a álcool.
        Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
        Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
        Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
        Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
        Potência – 69cv @ 6000 rpm (DIN)
        Torque – 10,4 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

        Desempenho máximo.

        Cambio original do 1300 (35x8 )
        Velocidade máxima – 159 km/h
        Aceleração 0-100km/h – 12,8 seg.
        Pneu ideal no eixo traseiro
        185/60R14


        Peças e valo (média):
        Coletores p/ dulpla (longos fusca 1300 Alcool): média de R$150 o par.
        Comando Engle w110: R$ 419
        Comando Sam Cams 274 :R$ 299
        Dupla Solex 32pic Gasolina/alcool : R$ 350
        Acionamento Solex Bugpack - R$400
        Acionamento SportSystem- R$180
        Escape Dimensionado 4X2 - R$ 125,00 (Mas já achei por 80)


        Agora as perguntas:
        Devo manter gasolina ou passar para alcool? Se passar para alcool oque preciso fazer?
        Nestas modificações tenho que mudar algo no sistema de arrefecimento? pois o vira do 1300 tem furações simples.
        O Comando w100 não estou achando, alguém sabe onde tem?
        Meu motor é original 1300L, oque mais teria que fazer para aguentar isto? ou não é preciso fazer nada além?
        Ou acham que devo partir para um kit 1600?e quais as implicações de um kit 1600?


        Gostariam que me ajudassem com dicas, afinal nem pensava em mexer no motor...mas este forum realmente é do darkside,...e me deixou viciado, entro todos os dias, e nesta brincadeira quero mexer no meu motor também!!
        Help me companheiross!!! =)
        1300L STD , branco 1979
        Agora dupla solex 32!
        Um dia a força vem!

        Fotos : http://fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5921

        Campinas-sp

        Comment


        • #94
          Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

          Vc sabe me informar qual problema posso vir a ter com meu motor 1300 de um fusca 1969 se todo o oleo do motor vazar pela polia do motor devido a o respiro do oleo estar entupido?

          At,

          Lory

          Comment


          • #95
            Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

            Postado originalmente por lory
            Vc sabe me informar qual problema posso vir a ter com meu motor 1300 de um fusca 1969 se todo o oleo do motor vazar pela polia do motor devido a o respiro do oleo estar entupido?

            At,

            Lory
            UAI se perder todo o óleo vc trava o motor. Respiro entupido provoca excesso de pressão dentro do bloco o que pode provocar vazamentos pra todo lado. Mantenha o respiro limpo, é muito simples.
            ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

            Comment


            • #96
              Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

              Postado originalmente por gabrielvuono
              Acionamento Solex Bugpack - R$400
              Esse acionamento é muito caro. É mais caro do que os próprios carburadores... Não vale a pena.

              Postado originalmente por gabrielvuono
              Nestas modificações tenho que mudar algo no sistema de arrefecimento? pois o vira do 1300 tem furações simples.
              Faz o esquema dos furos extras nas bronzinas. Procura aqui no forúm que você acha mais detalhes sobre esse serviço.
              Acho que seria bom colocar a capela refrigeração dos moteres mais modernos, com radiador deslocado. Aqui no forúm tem fotos dessa capela nova e de sua instalação.

              Postado originalmente por gabrielvuono
              O Comando w100 não estou achando, alguém sabe onde tem?
              A SamCams fabrica uma cópia do w100. http://www.digitalracing.com.br/loja...ms/samcams.htm
              Dá uma ligada para lá.
              Se você disser que quer um comando w100 eles vão se fazer de desentendidos. Tem que falar que quer um comando de 276 graus de duração.
              Pois é como se "w100" fosse marca registrada da empresa americana Engle.

              Dá para montar um 1300 bem esperto com essa configuração. Dá uma vasculhada aqui no fórum que você vai achar muito informação a respeito.
              Qualquer coisa pergunta ai.

              Comment


              • #97
                Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                Postado originalmente por Guga Pedrosa
                Esse acionamento é muito caro. É mais caro do que os próprios carburadores... Não vale a pena.


                Faz o esquema dos furos extras nas bronzinas. Procura aqui no forúm que você acha mais detalhes sobre esse serviço.
                Acho que seria bom colocar a capela refrigeração dos moteres mais modernos, com radiador deslocado. Aqui no forúm tem fotos dessa capela nova e de sua instalação.


                A SamCams fabrica uma cópia do w100. http://www.digitalracing.com.br/loja...ms/samcams.htm
                Dá uma ligada para lá.
                Se você disser que quer um comando w100 eles vão se fazer de desentendidos. Tem que falar que quer um comando de 276 graus de duração.
                Pois é como se "w100" fosse marca registrada da empresa americana Engle.

                Dá para montar um 1300 bem esperto com essa configuração. Dá uma vasculhada aqui no fórum que você vai achar muito informação a respeito.
                Qualquer coisa pergunta ai.


                Valeu Guga!!!
                SObre o acionamento Bugpack eu já tinha descartado mesmo!!! é que fiz um documento aqui no pc com as coisas e colei no forum...então tava lá de curioso!!!
                Sobre o virabrequim eu já tinha lido aquele tópico dos furos nas bronzinas, mas achava que não era necessário pra essa preparação...mas como já vai ser aberto o bloco pra por o comando...bora fazer o trampo!
                Vou ligar lá amanhã pra saber quanto fica o comando.
                E pra passar pro alcool???q faço?
                1300L STD , branco 1979
                Agora dupla solex 32!
                Um dia a força vem!

                Fotos : http://fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5921

                Campinas-sp

                Comment


                • #98
                  Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                  estou com pretenções de montar um 1300 a alcool, tem kits 1300 a alcool? aqui na minha cidade só encontrei a gasolina.

                  Comment


                  • #99
                    Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                    Postado originalmente por gabrielvuono
                    Sobre o virabrequim eu já tinha lido aquele tópico dos furos nas bronzinas, mas achava que não era necessário pra essa preparação...mas como já vai ser aberto o bloco pra por o comando...bora fazer o trampo!
                    Exatamente. Era isso que eu ia disser, já que vai abrir o bloco, não custa nada fazer

                    Não é necessário passar para álcool, pode manter na gasolina mesmo.
                    Mas se você quiser alcoolizar o fusca, não tem nada que lhe impeça.
                    Aqui no fórum teve gente que fez a mudança de combustível apenas alterando a configuração dos gicleurs, sem aumentar taxa de compressão ou trocar distribuidor (pelo modelo a álcool).
                    É tudo uma questão de paciência e acerto do motor.

                    Se eu fosse você, montava o motor e começava a rodar na gasolina. Depois de uns meses é que me preocupava em converte-lo para álcool.

                    Comment


                    • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                      Postado originalmente por Guga Pedrosa
                      Exatamente. Era isso que eu ia disser, já que vai abrir o bloco, não custa nada fazer

                      Se eu fosse você, montava o motor e começava a rodar na gasolina. Depois de uns meses é que me preocupava em converte-lo para álcool.
                      Então tamo na sintonia!! hehehe
                      Tava pendendo pra essa idéia mesmo!
                      Beleza! agora simbora correr atrás do projeto!=D
                      Valeu pela força. Vou comprar as peças e depois posto os processos!
                      Abraçooo!
                      1300L STD , branco 1979
                      Agora dupla solex 32!
                      Um dia a força vem!

                      Fotos : http://fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5921

                      Campinas-sp

                      Comment


                      • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                        Vader, como vai camarada?

                        Estou com praticamente toda a base do meu projeto que será um 1600 supercharger M24 com cerca de 1bar na rotação maxima do charger e que desejo cerca de 0.6/0.8 na faixa de torque.
                        Minha base consiste em:
                        Bloco AS21 medida 0,75 no mancal resto STD
                        Kit STD Gasolina Moderno
                        Comando original Engle W100
                        Cabecotes modernos 6 aletas ainda sem trabalhos.
                        Bielas antigas
                        Injecao Kombi Gasolina (mas pretendo andar no alcool)
                        Tuchos 30mm Empi c/ lubrificacao
                        Balancins empi 1 1/25
                        Varetas aço

                        Como voce pode ver, ainda nao tenho o vira.... e ai estão minhas duvidas.

                        Estou buscando viras 1600 originais STD pra mandar pra 0.25 e montar mas achei vira LEPE novo STD modelo original (4furos, 69mm) mais barato que 0.50 original retificado. Se comprar retificado, compro do moderno ou do antigo? O que voce acha dos viras da LEPE, neste caso especifico do original? Qual o limite de medida do vira para que a minha configuração seja muito durável?

                        Abraço
                        Hamilton Nicoletti
                        Santo André - SP
                        1969 EFI 5 speed
                        1915T
                        1968 RAT Coming...

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                        • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                          Master eu li todo o topico, mas cade a a modificacao do 1600?

                          Comment


                          • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                            Post #2

                            Postado originalmente por Master Vader
                            Motor 1600cm3
                            5 opções partindo do original até uma versão com potência de 98cv!

                            K
                            Motor 1600cm3 original carburação simples
                            Potência – 50cv @ 4200 rpm (DIN)
                            Torque – 10,7 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

                            Desempenho máximo.

                            Cambio original do 1300 (35x8 )
                            Velocidade máxima – 133 km/h
                            Aceleração 0-100km/h –16,7seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            195/70R14

                            Cambio original do 1500 (33x8 )
                            Velocidade máxima – 139 km/h
                            Aceleração 0-100km/h – 17 seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            185/65 R15

                            Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                            Velocidade máxima – 139 km/h
                            Aceleração 0-100km/h – 17,1 seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            185/60 R15

                            L
                            Motor 1600cm3 original carburação dupla
                            Potência – 54cv @ 4200 rpm (DIN)
                            Torque – 11,5 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

                            Desempenho máximo.

                            Cambio original do 1300 (35x8 )
                            Velocidade máxima – 133 km/h
                            Aceleração 0-100km/h –15,5seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            195/70R14

                            Cambio original do 1500 (33x8 )
                            Velocidade máxima – 141 km/h
                            Aceleração 0-100km/h – 15,8 seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            185/65 R15

                            Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                            Velocidade máxima – 144 km/h
                            Aceleração 0-100km/h – 15,9 seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            195/70 R14

                            M
                            Motor 1600cm3 carburação simples (veneno levíssimo)
                            Modificações:

                            Filtro cônico esportivo
                            Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                            Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                            Gicleur de combustível 132,5 ou 135
                            Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                            Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                            Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                            Potência – 55 cv @ 4200 rpm (DIN)
                            Torque – 10,9 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

                            Desempenho máximo.

                            Cambio original do 1300 (35x8 )
                            Velocidade máxima – 133 km/h
                            Aceleração 0-100km/h –15,5seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            195/70R14

                            Cambio original do 1500 (33x8 )
                            Velocidade máxima – 141 km/h
                            Aceleração 0-100km/h – 15,8 seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            185/65 R15

                            Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                            Velocidade máxima – 144 km/h
                            Aceleração 0-100km/h – 15,9 seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            195/70 R14

                            N
                            Motor 1600cm3 carburação dupla (veneno levíssimo)
                            Modificações:

                            Filtro cônico esportivo
                            Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                            Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                            Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
                            Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                            Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                            Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                            Potência – 59cv @ 4200 rpm (DIN)
                            Torque – 11,7 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

                            Desempenho máximo.

                            Cambio original do 1300 (35x8 )
                            Velocidade máxima – 133 km/h
                            Aceleração 0-100km/h – 14,7 seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            195/70R14

                            Cambio original do 1500 (33x8 )
                            Velocidade máxima – 141 km/h
                            Aceleração 0-100km/h – 14,9 seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            195/70 R14

                            Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                            Velocidade máxima – 148 km/h
                            Aceleração 0-100km/h – 15,1 seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            195/70 R14

                            O
                            Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
                            Modificações:

                            Filtro cônico esportivo
                            Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                            Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                            Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
                            Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                            Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                            Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                            Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
                            Potência – 84cv @ 6000 rpm (DIN)
                            Torque – 12,6 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

                            Desempenho máximo.

                            Cambio original do 1300 (35x8 )
                            Velocidade máxima – 169 km/h
                            Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            185/60R14

                            Cambio original do 1500 (33x8 )
                            Velocidade máxima – 170 km/h
                            Aceleração 0-100km/h – 11 seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            185/60 R14

                            Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                            Velocidade máxima – 170 km/h
                            Aceleração 0-100km/h – 11,5 seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            185/60 R14

                            P
                            Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
                            Modificações:

                            Filtro cônico esportivo
                            Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                            Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                            Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
                            Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                            Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                            Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                            Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
                            Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
                            Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
                            Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)

                            Desempenho máximo.

                            Cambio original do 1300 (35x8 )
                            Velocidade máxima – 179 km/h
                            Aceleração 0-100km/h – 9,8 seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            185/60R14

                            Cambio original do 1500 (33x8 )
                            Velocidade máxima – 179 km/h
                            Aceleração 0-100km/h – 10,1 seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            185/60 R14

                            Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                            Velocidade máxima – 179 km/h
                            Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
                            Pneu ideal no eixo traseiro
                            185/60 R14

                            Espero que ajude numa idéia inicial

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                            • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                              Boa tarde estou fazendo motor do meu fusca 1600, porém carburação simples e gostaria de melhorar o comando disseram que eu poderia colocar o 266º e 276º ... qual seria melhor??
                              - Dá muita diferença do comando original ??
                              - Quantos CV devo ganhar ?
                              - O Carro vai beber mais ??
                              - Ele era 1300 precisa trocar kit embreagem e volante?
                              - No caso de colocar um comando esportivo ele vem sem engrenagem ... eu posso usar a do comando antigo ??

                              Comment


                              • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                                Postado originalmente por xDiego
                                Boa tarde estou fazendo motor do meu fusca 1600, porém carburação simples e gostaria de melhorar o comando disseram que eu poderia colocar o 266º e 276º ... qual seria melhor??
                                - Dá muita diferença do comando original ??
                                - Quantos CV devo ganhar ?
                                - O Carro vai beber mais ??
                                - Ele era 1300 precisa trocar kit embreagem e volante?
                                - No caso de colocar um comando esportivo ele vem sem engrenagem ... eu posso usar a do comando antigo ??


                                Amigo, desculpe as pergutas, mas que ano era seu 1300? oque precisou fazer para deixá-lo 1600??e quanto gastou??
                                1300L STD , branco 1979
                                Agora dupla solex 32!
                                Um dia a força vem!

                                Fotos : http://fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5921

                                Campinas-sp

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