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Preparação básica 1300, 1500 e 1600

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  • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

    Me esqueci , o coletor que eu tenho acho que seja do 1300 , ele pode ser usado no 1500 ?
    Agora sim hehe , []'s

    Comment


    • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

      A diferença que sei que existe é entre o coletor do 1600 com cabeçote de entrada dupla e do restante dos motores que tem entrada simples. A diferença é que o do 1600 é mais curto depois da curva chegando nos cabeçotes pq estes usam um prolongamento nesta parte por causa da dupla entrada, agora o dos outros é mais longo nesta parte.
      ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

      Comment


      • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

        Ok Daniel , ele está uns milímetros menor na largura em relação ao encaixa do cabeçote , na horizontal entendeu , talvez seja o caso de colocar na morsa e dar uma ajeitada na curva abrindo ela um pouco , mesmo assim se alguém tirar a dúvida ta ela aí :

        Coletor de 1300 simples dá certo no motor 1500 ?

        Hehehe espero que saibam me ajudar , []'s

        Comment


        • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

          Sim, e o coletor nem precisa (originalmente) da tal "ajeitada".
          Ominus Kaiser

          "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

          Comment


          • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

            Obrigado Ominus kaiser , acho que apertando os parafusos ele chega né , farei isso , valeu pela luz
            []'s

            Comment


            • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

              Postado originalmente por Diego.brag
              Obrigado Ominus kaiser , acho que apertando os parafusos ele chega né , farei isso , valeu pela luz
              []'s
              Troquei hoje meu carburador e coletor simples pelos duplos com entrada simples do gol bx , queria saber que giclês usar se precisar trocar e se é nesse tópico que esclareço isso , obrigado !

              Comment


              • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                maravilhoso essas preparações

                Comment


                • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                  Postado originalmente por Master Vader
                  J
                  Motor 1500cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
                  Modificações:

                  Filtro cônico esportivo
                  Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                  Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                  Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
                  Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                  Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                  Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                  Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
                  Potência – 74cv @ 6000 rpm (DIN)
                  Torque – 11,1 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

                  Desempenho máximo.

                  Cambio original do 1300 (35x8 )
                  Velocidade máxima – 162 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 11,9 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60R14

                  Cambio original do 1500 (33x8 )
                  Velocidade máxima – 163 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 12,4 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60 R14

                  Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                  Velocidade máxima – 162 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 13,1 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60 R14

                  Motor 1600cm3
                  5 opções partindo do original até uma versão com potência de 98cv!

                  K
                  Motor 1600cm3 original carburação simples
                  Potência – 50cv @ 4200 rpm (DIN)
                  Torque – 10,7 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

                  Desempenho máximo.

                  Cambio original do 1300 (35x8 )
                  Velocidade máxima – 133 km/h
                  Aceleração 0-100km/h –16,7seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  195/70R14

                  Cambio original do 1500 (33x8 )
                  Velocidade máxima – 139 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 17 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/65 R15

                  Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                  Velocidade máxima – 139 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 17,1 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60 R15

                  L
                  Motor 1600cm3 original carburação dupla
                  Potência – 54cv @ 4200 rpm (DIN)
                  Torque – 11,5 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

                  Desempenho máximo.

                  Cambio original do 1300 (35x8 )
                  Velocidade máxima – 133 km/h
                  Aceleração 0-100km/h –15,5seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  195/70R14

                  Cambio original do 1500 (33x8 )
                  Velocidade máxima – 141 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 15,8 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/65 R15

                  Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                  Velocidade máxima – 144 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 15,9 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  195/70 R14

                  M
                  Motor 1600cm3 carburação simples (veneno levíssimo)
                  Modificações:

                  Filtro cônico esportivo
                  Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                  Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                  Gicleur de combustível 132,5 ou 135
                  Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                  Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                  Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                  Potência – 55 cv @ 4200 rpm (DIN)
                  Torque – 10,9 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

                  Desempenho máximo.

                  Cambio original do 1300 (35x8 )
                  Velocidade máxima – 133 km/h
                  Aceleração 0-100km/h –15,5seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  195/70R14

                  Cambio original do 1500 (33x8 )
                  Velocidade máxima – 141 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 15,8 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/65 R15

                  Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                  Velocidade máxima – 144 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 15,9 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  195/70 R14

                  N
                  Motor 1600cm3 carburação dupla (veneno levíssimo)
                  Modificações:

                  Filtro cônico esportivo
                  Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                  Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                  Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
                  Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                  Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                  Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                  Potência – 59cv @ 4200 rpm (DIN)
                  Torque – 11,7 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

                  Desempenho máximo.

                  Cambio original do 1300 (35x8 )
                  Velocidade máxima – 133 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 14,7 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  195/70R14

                  Cambio original do 1500 (33x8 )
                  Velocidade máxima – 141 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 14,9 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  195/70 R14

                  Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                  Velocidade máxima – 148 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 15,1 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  195/70 R14

                  O
                  Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
                  Modificações:

                  Filtro cônico esportivo
                  Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                  Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                  Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
                  Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                  Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                  Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                  Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
                  Potência – 84cv @ 6000 rpm (DIN)
                  Torque – 12,6 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

                  Desempenho máximo.

                  Cambio original do 1300 (35x8 )
                  Velocidade máxima – 169 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60R14

                  Cambio original do 1500 (33x8 )
                  Velocidade máxima – 170 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 11 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60 R14

                  Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                  Velocidade máxima – 170 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 11,5 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60 R14

                  P
                  Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
                  Modificações:

                  Filtro cônico esportivo
                  Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                  Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                  Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
                  Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                  Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                  Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                  Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
                  Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
                  Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
                  Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)

                  Desempenho máximo.

                  Cambio original do 1300 (35x8 )
                  Velocidade máxima – 179 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 9,8 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60R14

                  Cambio original do 1500 (33x8 )
                  Velocidade máxima – 179 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 10,1 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60 R14

                  Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                  Velocidade máxima – 179 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60 R14

                  Espero que ajude numa idéia inicial
                  Caro Mestre, um amigo fez um mil e tripa seguindo a receita original dos Fuscas Alemães:
                  Cabeçotes dupla entrada, taxa de 9,0:1 , coletor do 1.6 com carburador Solex do modelo exportação e filtro tatuzinho, ignição eletrônica, capela com radiador deslocado e escape do Fusca Itamar, ficou gostoso de andar.
                  Abs.

                  Comment


                  • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                    Sou novo na comunidade e esta é minha primeira mensagem.
                    Tenho um Fusca Itamar 93, 120mil km, 1600cc, dupla carburação alcool.

                    Não sei o estado interno do motor, tenho interesse de fazer uma preparação leve, carburação por enquanto... depois comando de valvula e injeção eletronica.

                    Quando comprei o carro, estava funcionando como um relógio, pra ligar 5 bombadas no acelerador e pegava de primeira mesmo no frio, de 0 a 150 km/h muito rápido...

                    Mas depois de 20mil km rodados, não dava lenta, começou a chacoalhar tanto que espanou até a rosca (da carcaça) da bomba de combustivel (R$ 20,00 pra embuchar).

                    Desmontei os carburadores pra fazer a limpeza e preparação (estava cheio de zinabre)

                    A dica que eu ia usar para os carburadores são essas:
                    http://www.hotclassic.net/pags/artig...usca-Kombi.php

                    de um lado 1 solex h32/34 pdsi.2 (040.129.027.54) 29G3, base 32 F
                    do outro.....1 solex h32/34 pdsi3 (040.129.028.54) 28G3, base 32 A
                    nos dois tem gicle 70, 100, 115, 157, bóia 7.4, regulador da bóia 151, venturi 22mm

                    Os dois carburadores são parecidos, mesma giclagem, mas numerações diferentes. Na preparação citada no site acima, diz aumente a boca para 35mm (não dá pra tornear, pois tem sistemas e passagens do carburador para a base, não sei se são de ar ou combustivel).

                    1º - Os carburadores são diferentes? (pdsi.2 para pdsi3)

                    2º - As bases 34 ou 35mm coincidem com essas passagens?
                    ("acho" que não, vai ficar o vão bem na passagem)

                    3º - Posso usar esses solex 32 por enquanto, e só trocar os giclês e mexer nas flautas?
                    (com o motor original)

                    4º - Todo mundo diz: põe "o coletor de admissão longo, o comando, capela com radiador deslocado, carburador, cabeçote entrada dupla, distribuidor com sensor hall, relação 8x31, etc. etc. da Kombi moderna", mas acho que o motor (UJA) já é o da Kombi moderna e acho que tem tudo isso. Então o que eu mudaria? A bobina que é redonda e coloco a quadrada do Gol MI/Kombi injetada?

                    5º - Mudar o ponto deixa a partida mais pesada? Também tem o esquema da mola do distribuidor? (O afogador está desligado e sem partida a frio).

                    6º - Posso tirar o distribuidor e usar o esquema da centelha perdida com carburador ou só pode usar com injeção eletronica?

                    7º - Posso colocar bomba elétrica com dosador para carburador? Fica bom?Futuramente quero colocar capela do Gol BX e tirar a bomba de combustível mecânica pra melhorar o visual.

                    8º - Penso em colocar 1 radiador de óleo com a lata do Gol BX + 2 do fusca adaptados em um aerofólio parecidos com estes sistemas (CYCERON RACING):
                    http://www.youtube.com/watch?v=XoTpe...eature=related

                    9º - Como captar ar forçado sem entrar chuva, poeira, etc...? Posso usar parte do gas que sai do escapamento com intercooler (sem turbo), pensei em fazer um sistema de captação de ar no aerofólio (tipo SRAD das motos SUZUKI).

                    Alguma dica de preparação LEVE e barata para o motor 1600 93 dupla alcool?
                    Pretendo usar rodas de ferro aro 16 com pneus 205ou195/55/16 atrás e 195ou185/55/16 na frente.

                    Obs.: Estou desempregado e sem $$$...
                    Tive um leve pensamento em vender algumas peças do carro para não ter que vende-lo e fazer alguns serviços... tem banco de couro e laterais, vidros das portas e acionamentos elétricos, quebra vento, volante do Gol g3... se não der certo estes carburadores vou vende-los também com tudo, filtros, acionamento... junto com alternador de 35a e torre... até as rodas aro 15x4,5 (4x130) com freios (4x130 e 4x100), cubo...
                    o carro vai ficar parado por um tempo... está fazendo 4 km/L mesmo... Ainda estou pensando...


                    Obrigado pela atenção.
                    Last edited by N I N O; 12-07-2010, 11:11 PM. Razão: mudei a cor da fonte...

                    Comment


                    • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                      Bem vindo cara!! Não posso te ajudar sobre a preparação do motor, mas vou dar uma dica valiosa:

                      Não troque um parafuso sequer se está sem grana!

                      Uma coisa puxa a outra e lá se vão as moedas hehee! Uma dupla a álcool custa em torno de R$300, comando R$200, retífica R$800 a R$2500, etc..

                      Faz uma boa limpeza nos carburadores, regula tudo certinho e ande de pé leve hehe!

                      Abração e seja bem vindo!

                      Comment


                      • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                        Obrigado pela recepção e pelos conselhos...
                        Estou rodando mais devagar, agora...
                        (depois de dar uma rabeada com o carro, foi um aviso de Deus do que poderia ter ocorrido)...

                        Comment


                        • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                          conselho...se quer um comando que não te dê dor de cabeça use sam cams pelo custo beneficio...se isso não for impecilho use engle...ex: sam cams 284 paguei 245 pilas.

                          Comment


                          • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                            Postado originalmente por N I N O
                            1º - Os carburadores são diferentes? (pdsi.2 para pdsi3)
                            Essa terminação .2 e .3 está relacionada com os lados do cabrurador. Carburador direito e esquerdo. Isso é normal.

                            Postado originalmente por N I N O
                            2º - As bases 34 ou 35mm coincidem com essas passagens?
                            Parece que o limite é 34mm, com 35 dá esse problema ai...

                            Postado originalmente por N I N O
                            3º - Posso usar esses solex 32 por enquanto, e só trocar os giclês e mexer nas flautas?
                            Pode, claro. As solex 32 ainda dão um belo resultado.
                            Um detalhe importante, é que o que mais restringe o fluxo de ar ao entrar em um motor, são os venturis, e não o tamanho das borboletas.
                            Por isso, as vezes, um solex 32 com venturir maior rende mais do que com uma borboleta maior...

                            Postado originalmente por N I N O
                            4º - Todo mundo diz: põe "o coletor de admissão longo, o comando, capela com radiador deslocado, carburador, cabeçote entrada dupla, distribuidor com sensor hall, relação 8x31, etc. etc. da Kombi moderna", mas acho que o motor (UJA) já é o da Kombi moderna e acho que tem tudo isso. Então o que eu mudaria? A bobina que é redonda e coloco a quadrada do Gol MI/Kombi injetada?
                            Essa questão da bobina MI é muito polêmica. Sugiro que você pesquise por esse assunto aqui no fórum e tire suas próprias conclusões.

                            Postado originalmente por N I N O
                            5º - Mudar o ponto deixa a partida mais pesada? Também tem o esquema da mola do distribuidor? (O afogador está desligado e sem partida a frio).
                            Ponto de ignição muito adiantado deixa a partida pesada. Porém, também deixa o motor mais esperto
                            O importante é você achar um meio termo, um ponto adiantado ao máximo, mas que não comprometa a sua partida.

                            Postado originalmente por N I N O
                            6º - Posso tirar o distribuidor e usar o esquema da centelha perdida com carburador ou só pode usar com injeção eletronica?
                            Pode. Mas é um investimento muito alto...

                            Postado originalmente por N I N O
                            7º - Posso colocar bomba elétrica com dosador para carburador? Fica bom?Futuramente quero colocar capela do Gol BX e tirar a bomba de combustível mecânica pra melhorar o visual.
                            Pode, mas não tem necessidade...
                            Talvez venha até a gerar problemas de vedação na agulha dos carburadores...

                            Postado originalmente por N I N O
                            Alguma dica de preparação LEVE e barata para o motor 1600 93 dupla alcool?
                            Pretendo usar rodas de ferro aro 16 com pneus 205ou195/55/16 atrás e 195ou185/55/16 na frente.
                            O de praxe: trabalho nos cabeçotes, comando, filtros de ar e escape...

                            Postado originalmente por N I N O
                            Obs.: Estou desempregado e sem $$$...
                            Tive um leve pensamento em vender algumas peças do carro para não ter que vende-lo e fazer alguns serviços... tem banco de couro e laterais, vidros das portas e acionamentos elétricos, quebra vento, volante do Gol g3... se não der certo estes carburadores vou vende-los também com tudo, filtros, acionamento... junto com alternador de 35a e torre... até as rodas aro 15x4,5 (4x130) com freios (4x130 e 4x100), cubo...
                            o carro vai ficar parado por um tempo... está fazendo 4 km/L mesmo... Ainda estou pensando...
                            Cara, espera a situação melhorar. Pois abrir um motor, é sempre uma caixinha de surpresas.

                            Comment


                            • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                              Obrigado por responder...

                              Mas não entendi onde o meu motor se enquadra nos exemplos do Master Vader:
                              na letra N ???

                              Motor 1600cm3 carburação dupla (veneno levíssimo) Modificações:

                              Filtro cônico esportivo -> posso colocar, mas tem mangueiras que se conectam ao filtro de ar... inclusive uma que vem da lata do motor, de uns 5cm de diametro...

                              Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                              Não sei se meu motor tem platinado, então onde eu substituiria essa alteração ?

                              Avanço de ignição em 15 graus iniciais. É só girar o distribuidor com a luz estroboscópica ???

                              Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool. -> Acho que minhas solex são diferentes dessas, a minha já é a alcool... vou tentar tirar as flautas amanhã e fazer o trabalho nelas...
                              -> Tem algum tópico que fale apenas do aumento dos gicles ou venturi, sem trocar a base/borboleta que são de 32mm ?

                              Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm -> Vou ter que trocar a junta da tampa de valvula ???

                              Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma! Só tem 1 burado na lata, a saída de escape é pelo lado esquerdo (pistão 3 e 4 ?)

                              Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW) -> Vou ver qual está no carro...

                              Potência – 59cv @ 4200 rpm (DIN) -> No Doc. do carro tem 59cv
                              Torque – 11,7 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

                              Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 ) -> Já é 31x8

                              Velocidade máxima – 148 km/h -> Fazia quando estava bem regulado, sem preparação leve


                              Aceleração 0-100km/h – 15,1 seg. -> Dei um cacete numa Ford Courrier e num Uno Way numa subida em três semaforos seguidos, não tenho que reclamar de 0 a 100km/h
                              (acho que eles não gostaram do pau no 1º semaforo, e nem dos outros 2...)

                              Pneu ideal no eixo traseiro 195/70 R14 -> Ah... O pneu que está no carro é 175/70/15... pretendo usar 205/55/16 atras e 195/55/16 na frente...

                              Uma curiosidade: olha como ficou o pneu desses dos carros, creio que seja pneu 55... comeu no lado, imagina um pneu 70 quanto o carro samba na curva...
                              http://www.youtube.com/watch?v=yVP6NHeIuRI la pelos 4:58segundos

                              Meu motor já tem 59cv, e o coletor a alcool, é do tipo longo?
                              Acho que meu motor já é este coletor...

                              (Se estiver muito colorido me avisa)

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                              • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                                P/ Não Precisar Rebaixar O Cabeçote De 6 Aletas (moderno) ... Qual Pistão Do 1600 A Alcool Devo Usar O Do Moderno 84/... Ou Do Antigo Antes De .../83? Vou Estar Usando Gasolina E Queria Deixa A Compressão ~9 ... Ou é De Mais???

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