Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preparação básica 1300, 1500 e 1600

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

    Postado originalmente por N I N O
    Obrigado por responder...

    Mas não entendi onde o meu motor se enquadra nos exemplos do Master Vader:
    na letra N ???

    Motor 1600cm3 carburação dupla (veneno levíssimo) Modificações:

    Filtro cônico esportivo -> posso colocar, mas tem mangueiras que se conectam ao filtro de ar... inclusive uma que vem da lata do motor, de uns 5cm de diametro...

    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Não sei se meu motor tem platinado, então onde eu substituiria essa alteração ?

    Avanço de ignição em 15 graus iniciais. É só girar o distribuidor com a luz estroboscópica ???

    Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool. -> Acho que minhas solex são diferentes dessas, a minha já é a alcool... vou tentar tirar as flautas amanhã e fazer o trabalho nelas...
    -> Tem algum tópico que fale apenas do aumento dos gicles ou venturi, sem trocar a base/borboleta que são de 32mm ?

    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm -> Vou ter que trocar a junta da tampa de valvula ???

    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma! Só tem 1 burado na lata, a saída de escape é pelo lado esquerdo (pistão 3 e 4 ?)

    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW) -> Vou ver qual está no carro...

    Potência – 59cv @ 4200 rpm (DIN) -> No Doc. do carro tem 59cv
    Torque – 11,7 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

    Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 ) -> Já é 31x8

    Velocidade máxima – 148 km/h -> Fazia quando estava bem regulado, sem preparação leve


    Aceleração 0-100km/h – 15,1 seg. -> Dei um cacete numa Ford Courrier e num Uno Way numa subida em três semaforos seguidos, não tenho que reclamar de 0 a 100km/h
    (acho que eles não gostaram do pau no 1º semaforo, e nem dos outros 2...)

    Pneu ideal no eixo traseiro 195/70 R14 -> Ah... O pneu que está no carro é 175/70/15... pretendo usar 205/55/16 atras e 195/55/16 na frente...

    Uma curiosidade: olha como ficou o pneu desses dos carros, creio que seja pneu 55... comeu no lado, imagina um pneu 70 quanto o carro samba na curva...
    http://www.youtube.com/watch?v=yVP6NHeIuRI la pelos 4:58segundos

    Meu motor já tem 59cv, e o coletor a alcool, é do tipo longo?
    Acho que meu motor já é este coletor...

    (Se estiver muito colorido me avisa)

    Por favor, alguém me ajuda com o CARBURADOR solex32/34 pdsi 2 alcool.
    Não achei nenhum tópico no forum que me ajuda e junte 3 modificações ou mais: flauta, gicles e venturi.

    Posso fazer o trabalho nas flautas? (ainda não tirei)
    mudar o venturi? (está 22mm)
    e os giclês, qual uso com venturi maior e trabalho nas flautas?

    Com um retrabalho no carburador, posso usar turbo ou um comando maior que 300º ?

    Carro só pra andar de vez enquando... e se der tempo, no "TRACK DAY" aqui em Brasilia.

    Comment


    • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

      Postado originalmente por N I N O
      Por favor, alguém me ajuda com o CARBURADOR solex32/34 pdsi 2 alcool.
      Não achei nenhum tópico no forum que me ajuda e junte 3 modificações ou mais: flauta, gicles e venturi.

      Posso fazer o trabalho nas flautas? (ainda não tirei)
      mudar o venturi? (está 22mm)
      e os giclês, qual uso com venturi maior e trabalho nas flautas?

      Com um retrabalho no carburador, posso usar turbo ou um comando maior que 300º ?

      Carro só pra andar de vez enquando... e se der tempo, no "TRACK DAY" aqui em Brasilia.
      As flautas dos modelos a álcool já possuem furos bem maiores, acho que é possivel apenas fazer um furo de 1,0mm apenas na ponta da flauta(parte que fica para baixo) e depois teste se ficou bom. Motor original bem dizer este seu motor pois somente filtro esportivo e escape geram muito pouco ganho em potência. Seu motor 84 jé usa ignição eletrônica sem platinado.15° de ponto inicial com distribuidor original de álcool acho que vai grilar, bater pino etc,etc e é feito girando o distribuidor sentido anti-horário com lâmpada de ponto, de preferência com avanço.Flauta alterada, gicleurs permanecem os mesmos(motor é bem dizer original) venturi pode colocar de 24mm perdendo mínima coisa no torque em baixa mas ganhando em alta e depois de ver como ficou teste a cor das velas para e veja se será necessário um aumento de 0,5 em 0.5 ponto caso a queima esteja incorreta.
      Abraço,
      Maurilio.
      Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
      Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
      Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
      Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
      Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
      volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

      VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
      Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

      Comment


      • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

        Obrigado pela dica...

        Amanhã vou numa loja de carburadores pra ver se acho peça de reposição caso eu não consiga tirar a flauta...

        Vou tentar tirar foto e postar aqui.

        Comment


        • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

          fala galera, comprei meu fusca finalmente e to comecando a trabalhar ele , mas fiquei com uma duvida quanto a troca da bobina meu fusca ta com igniçao eletronica, posso trocar a bobina por uma azul,ou vermelha sem problemas ou queimarei a igniçao?

          Comment


          • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

            Boa noite a todos!

            Gostaria de saber do Mestre Vader o que tenho que alterar na preparação abaixo para utilizar a injeção da kombi???

            "P
            Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
            Modificações:

            Filtro cônico esportivo
            Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
            Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
            Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
            Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
            Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
            Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
            Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
            Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
            Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
            Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)"


            Lembrando que meu motor já está com ignição e injeção eletrônica.

            Posso usar um comando mais nervoso? Qual? W120? W125?
            Quais molas que devo usar? As duplas da Engle servem neste caso?
            Aquele escapamento 4x1 do bob_8 fica bom?

            Desde já agradeço.

            Valeu!
            César!

            Comment


            • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

              Postado originalmente por c_a_dutra
              Boa noite a todos!

              Gostaria de saber do Mestre Vader o que tenho que alterar na preparação abaixo para utilizar a injeção da kombi???

              "P
              Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
              Modificações:

              Filtro cônico esportivo
              Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
              Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
              Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
              Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
              Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
              Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
              Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
              Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
              Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
              Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)"


              Lembrando que meu motor já está com ignição e injeção eletrônica.

              Posso usar um comando mais nervoso? Qual? W120? W125?
              Quais molas que devo usar? As duplas da Engle servem neste caso?
              Aquele escapamento 4x1 do bob_8 fica bom?

              Desde já agradeço.

              Valeu!
              A injeção de Kombi já vem com o mapa acertado para usar o comando original. Provavelmente se você colocar outro comando, o motor pode dar falta de combustível, excesso, pode ficar sem marcha-lenta, pode cortar o giro em uma determinada rotação, etc...
              O correto seria tirar o módulo de injeção original e instalar uma injeção programavel, tipo Fuel Tech ou Megasquirt. Assim você pode refazer todo o mapa e reconfigurar tudo direitinho para que o motor fique com um acerto fino.

              Com uma boa injeção eletrônica, o céu é o limite para escolher comandos
              Pois você consegue regular o motor direitinho, fazendo com que a marcha lenta pareça de um comando original, entende?
              Eu colocava no mínimo um W120!

              Comment


              • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                comprei um fusca 69 recentemente, o meu primeiro heheh
                ele está com um motor 1300l (BJ) ele está firminho, volante justinho, mas cheio de vazamento por baixo e está fumando um pouco...
                vou abrir ele no começo do ano, e já comprei o vira do 1600 (medida 0.50)
                bomba de circulação externa schadek (26mm) com flange para filtro de óleo e mangueiras, comando w100 samcams e capela com radiador deslocado e flange.

                será que ele vai ficar legal?

                o carro vai ser de uso diário, vai ficar beberrão?

                queria saber da opinião de quem entende mais do que eu, afinal ,é o meu primeiro fuka hehehe

                vlw
                69 1300 com w100...
                levemente dark hehe

                Comment


                • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                  Postado originalmente por Magro275
                  comprei um fusca 69 recentemente, o meu primeiro heheh
                  ele está com um motor 1300l (BJ) ele está firminho, volante justinho, mas cheio de vazamento por baixo e está fumando um pouco...
                  vou abrir ele no começo do ano, e já comprei o vira do 1600 (medida 0.50)
                  bomba de circulação externa schadek (26mm) com flange para filtro de óleo e mangueiras, comando w100 samcams e capela com radiador deslocado e flange.

                  será que ele vai ficar legal?

                  o carro vai ser de uso diário, vai ficar beberrão?

                  queria saber da opinião de quem entende mais do que eu, afinal ,é o meu primeiro fuka hehehe

                  vlw
                  Amigo, fez as modificações??? o que achou do resultado???

                  Comment


                  • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                    Last edited by Danangeli; 31-01-2011, 12:47 PM.

                    Comment


                    • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                      Bom Dia Mestre,

                      Gostaria de saber se tem algo para o 1600 a ar injeção da kombi, suas sabias sugestões será de definição para meu projeto. A minha intensão é colocar um turbo ou aspirar, o motor está original. Diante de uma boa receita vida do lado negro da força seria de grande valia.

                      Fico no aguardo,

                      Grande Abraço,

                      Stuttgart

                      Comment


                      • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                        cara injeção original e preparação não combinam muito bem,pq há o limitador de giros...enfim o mapeamento original não é para isso...se quer realmente um motor rendendo o que pode sem ter dor de cabeça parta para um módulo programável...fueltech,pangoo são os mais recomendados...isso sem abrir mão da confiabilidade seja turbo ou aspirado...lembrando que esse é o ponto de partida em alguns casos bicos suplementares,bomba de maior fluxosão bem vindos...diga primeiro o que espera e qual vai ser o uso do carro...com certeza vão aparecer mais opiniões.
                        abraços e boa sorte na empreitada!!!

                        Comment


                        • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                          Postado originalmente por Stuttgart
                          Bom Dia Mestre,

                          Gostaria de saber se tem algo para o 1600 a ar injeção da kombi, suas sabias sugestões será de definição para meu projeto. A minha intensão é colocar um turbo ou aspirar, o motor está original. Diante de uma boa receita vida do lado negro da força seria de grande valia.

                          Fico no aguardo,

                          Grande Abraço,

                          Stuttgart
                          Olá, posso dar minha humilde opinião?
                          Estou fazendo num motor meu, comando feito pela sobe semelhante ao Engle W110, válvulas de admissão de 39mm, cabeçotes trabalhados, taxa de compressão estática original, a taxa dinãmica é alterada pelo comado, válvulas e dutos do cabeçote (tecnologia dos motores Flex) e injeção original, ela aceita até um limite esse abuso, vou colocar uma sonda de banda larga pra monitorar, se necessário mando remapear...hehe, espero ter ajudado, Abraço.

                          Comment


                          • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                            Obrigado pela atenção Fuketeiro, fiz uma pesquisa de preço dos kit de injeção eletronica mais achei muito caro, seria possivel a colocação de carburadores? Acredito que seria bem mais em conta!!!

                            Fico no aguardo de mais opiniões,

                            Abraço,

                            Stuttgart

                            Comment


                            • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                              Postado originalmente por Stuttgart
                              Obrigado pela atenção Fuketeiro, fiz uma pesquisa de preço dos kit de injeção eletronica mais achei muito caro, seria possivel a colocação de carburadores? Acredito que seria bem mais em conta!!!

                              Fico no aguardo de mais opiniões,

                              Abraço,

                              Stuttgart
                              Olá, pode colocar dupla carburação sim, fica bom também, a vantagem da injeção que vc não precisa ficar regulando, é so dar partida e acelerar...rsrs
                              Abraço

                              Comment


                              • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                                Olá Companheiros,

                                Na realidade gostaria de algo leve e eficaz para essa mecânica sem alterar a injeção, algo como: aliviar o volante, comando sem alterar o modulo original ou até mesmo mexer no cabeçote. Algo do genero, ai devagar eu vou comprando essas peças com alguém nos EUA.

                                Mas mesmo assim agradeço, a opiniões

                                Obs: Verifiquei que as receitas que o Mestre deixou postado é para o 1600 carburado né? Ou pode ser feito também para o injetado?

                                Fico no aguardo de um parecer...

                                Abraço Galera

                                Comment

                                Working...
                                X