Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preparação básica 1300, 1500 e 1600

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

    Valeu pessoal! Na verdade, eu aproximei esses 95 cv de acordo com o caso "P" de preparação (motor 1600 com comando W110).
    Imaginei que, com a cilindrada de 1700 cc, mas com comando W100, fosse "um compensar o outro".
    Levando em conta que a roda é menor e o carro mais leve, acho que vai andar como um 1.8 de saída mesmo.
    Estrada eu vou no máximo a 100 km/h. Por convicções pessoais, eu não ando com um carro de 40 anos acima dessa velocidade.

    Quando terminar, eu coloco umas fotos. Grande abraço!

    Comment


    • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

      Olá, acho que não entendeu sobre os pneus, quanto menor anda menos. No seu caso:
      - pneu 175/70 r14 - 1000 rpm - 31,18 km/h em 4ª marcha - a 4000 rpm - 124,72 km/h
      - pneu 165/80 r15 - 1000 rpm - 33,49 km/h em 4ª marcha - a 4000 rpm - 133,96 km/h * o TL originalmente utiliza pneu aro 15 - calculei por este que é o pneu do Fusca Itamar

      https://www.youtube.com/watch?v=wjzqPIzm2cs

      https://www.youtube.com/watch?v=jeiAnQrRDmc

      Por estes vídeos, dá pra ter uma ideia de potência, isto lá fora com bons materiais e mecânicos a altura.
      Quanto a materiais, hoje temos acesso e produção no Brasil, o que peca aqui é a falta de mecânicos com conhecimento real em motores a ar.
      Augusto Cesar Nunes

      Pesquisador
      Mecânico Entusiasta
      Analista em Informática
      gutocesa@hotmail.com
      gutocesa@terra.com.br

      Comment


      • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

        Olá, Augusto. Sobre os pneus, eu quis dizer que vou ficar mais rápido em saída, mesmo sabendo que vou perder em final.

        Bem legais os vídeos que postou.

        Abs

        Massinha

        Comment


        • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

          Gostaria de saber qual tipo de mola por nos cabeçotes para segurar o giro do w110 sem flutuar , e se tem algum tipo que não precise fazer adaptações nos cabeçotes tipo remover material , e tambem que não force o sistema

          Comment


          • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

            Postado originalmente por Jave Ver Post
            Gostaria de saber qual tipo de mola por nos cabeçotes para segurar o giro do w110 sem flutuar , e se tem algum tipo que não precise fazer adaptações nos cabeçotes tipo remover material , e tambem que não force o sistema
            Vá na página da Engle. Lá eles informam a mola correta para cada comando, inclusive informando a faixa útil de utilização do comando!

            http://www.englecams.com/downloads/2...le_catalog.pdf

            Aqui também tem MUITA informação que deve te ajudar, a não ser que não goste de ler....rsrsrs

            https://onedrive.live.com/?cid=D3548...EiBiOhwiskpFQs
            Augusto Cesar Nunes

            Pesquisador
            Mecânico Entusiasta
            Analista em Informática
            gutocesa@hotmail.com
            gutocesa@terra.com.br

            Comment


            • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

              Postado originalmente por Jave Ver Post
              Gostaria de saber qual tipo de mola por nos cabeçotes para segurar o giro do w110 sem flutuar , e se tem algum tipo que não precise fazer adaptações nos cabeçotes tipo remover material , e tambem que não force o sistema
              Achei no manual da Scat que as molas simples deles aguentam o comando similar W110

              Comment


              • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                Sobre essa configuração: E
                Motor 1300cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
                Modificações:

                Filtro cônico esportivo
                Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                Dupla carburação solex 32 original das últimas Kombis a gasolina com coletores do Fusca a álcool.
                Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
                Potência – 69cv @ 6000 rpm (DIN)
                Torque – 10,4 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

                Desempenho máximo.

                Cambio original do 1300 (35x8 )
                Velocidade máxima – 159 km/h
                Aceleração 0-100km/h – 12,8 seg.
                Pneu ideal no eixo traseiro
                185/60R14.



                Alguém poderia me dizer quanto eu gastaria para deixar o motor assim? e se há a possibilidade de usar uma dupla carburação BROSOL e ainda usar uma ignição eletrônica?
                Abraço!

                Comment


                • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                  de 3500 a 5500 , porque voce vai precisar do miolo completo do 1600 mais carburação e refrigeração completa do motor tork e cabeçotes bem preparados para poder girar até os 6000 rpm sem flutuar
                  Last edited by Jave; 25-08-2014, 09:46 AM.

                  Comment


                  • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                    Como ficaria esta configuração se trocassemos o comando W-110 pelo W-120 e qual seria a marcha lenta esperada ?

                    Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” ( W120 )
                    Modificações:

                    Filtro cônico esportivo
                    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                    Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
                    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                    Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
                    Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
                    Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
                    Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)
                    Abrços
                    Luby
                    http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                    Rio de Janeiro - RJ

                    Comment


                    • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                      a lenta vai ficar instável com o w120 mais o motor vai girar mais e perder torque em baixa mais ganha mais potencia em alta , pra estabilizar alenta desse comando só com injeção ou dupla weber

                      Comment


                      • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                        a lei dos coletores.
                        Sedan 1979 1300L 1300 cc - 30 PIC
                        Fusca 1983 1300L 1600cc - 30 PIC

                        Comment


                        • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                          Se eu pego a configuração J, na carburação pode ser uma Weber 40 Central? No caso de uma dupla Solex, posso deixar ele gasolina mesmo (mesmo tendo uma perca no desempenho)?

                          Motor 1500cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
                          Modificações:

                          Filtro cônico esportivo
                          Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                          Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                          Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
                          Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                          Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                          Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                          Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
                          Potência – 74cv @ 6000 rpm (DIN)
                          Torque – 11,1 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

                          Comment


                          • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                            P
                            Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
                            Modificações:

                            Filtro cônico esportivo
                            Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                            Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                            Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
                            Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                            Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                            Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                            Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
                            Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
                            Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
                            Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)

                            Essa aqui seria a ideal para mim, mas meu motor foi recém retificado usando o comando original, se eu usar balancins 0,4 consigo algo próximo de trocar o comando? E para usar ignição assistida do Tonella, muda alguma coisa?

                            Grato
                            Abs

                            Comment


                            • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                              estou montando um 1600 , dupla solex 32, cambio 8x35, qual comando utilizar? w100, w110, tcs10? nao quero q embaralhe muito, mas q tenha tb uma boa final.

                              Comment


                              • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                                eu iria de w110
                                Felipe Mori
                                Osasco - SP
                                --------------------------------------------------------

                                Comment

                                Working...
                                X