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Preparação básica 1300, 1500 e 1600

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  • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

    Galera, seguindo essa informação sobre melhorias,

    P
    Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
    Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
    Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
    Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)

    Uma duvida, na questão do comando, necessita mais alguma mudança? vi algo como tuchos, etc...
    e se der uma rebaixada no cabeçote, 1mm, da uma outra melhora?

    vlw...

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    • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

      Postado originalmente por Rodrigo_M
      Galera, seguindo essa informação sobre melhorias,

      P
      Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
      Modificações:

      Filtro cônico esportivo
      Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
      Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
      Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
      Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
      Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
      Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
      Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
      Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
      Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
      Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)

      Uma duvida, na questão do comando, necessita mais alguma mudança? vi algo como tuchos, etc...
      e se der uma rebaixada no cabeçote, 1mm, da uma outra melhora?

      vlw...
      na hora da montagem só verificar se os cames não vão ficar prendendo nos tuchos.motor tem de rodar macio.Um pouco de taxa sempre cai bem
      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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      • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

        Postado originalmente por Antonio carlos
        na hora da montagem só verificar se os cames não vão ficar prendendo nos tuchos.motor tem de rodar macio.Um pouco de taxa sempre cai bem
        Opaa legal... quero algo pra andar na city bem de boas, porem, se ele apanhar mto em subidas e tals... esse mexidinha ja vai dar um grauzinho nele...

        Comment


        • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

          Dúvidas:
          Estou montando um motor pro "bala" 72. O original é 1500, já tenho um par de HPMX 44, e um comando w120.
          Qual caminho devo seguir... Carcaça, cabeçote, etc.
          Abs

          Comment


          • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

            Postado originalmente por pcr3006 Ver Post
            Dúvidas:
            Estou montando um motor pro "bala" 72. O original é 1500, já tenho um par de HPMX 44, e um comando w120.
            Qual caminho devo seguir... Carcaça, cabeçote, etc.
            Abs
            O caminho é "fuçar" outros tópicos da seçãoDarkSide! este aqui é para pegadas mais próximas do original, e um par de HPMX 44, com W120 está um pouco longe disso.

            Dá uma olhada nos outros tópicos, já tem bastanete coisa, e qualquer dúvida pergunta, que o pessoal responde.
            Last edited by Ednaldo Cordeiro; 02-08-2012, 02:07 PM.

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            • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

              Ja que ninguém respondeu a pergunta que um amigo fez algumas paginas atras, eu vou repetila por que tambem tenho interesse no assunto.....

              Em um 1500 da pra usar o bura H30 PIC retrabalhado com o comando w100 ou w110?????

              Comment


              • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                Postado originalmente por blazerrs Ver Post
                Ja que ninguém respondeu a pergunta que um amigo fez algumas paginas atras, eu vou repetila por que tambem tenho interesse no assunto.....

                Em um 1500 da pra usar o bura H30 PIC retrabalhado com o comando w100 ou w110?????
                Da mais voce tera que por um vira do 1600 , e tbm prisioneiros finos , radiador deslocado da kombi e mais uma rebaixada nos cabeçotes e um capetinha bom ,muito investimento para pouco resultado

                Comment


                • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                  Postado originalmente por Master Vader Ver Post
                  J
                  Motor 1500cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
                  Modificações:

                  Filtro cônico esportivo
                  Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                  Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                  Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
                  Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                  Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                  Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                  Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
                  Potência – 74cv @ 6000 rpm (DIN)
                  Torque – 11,1 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

                  Desempenho máximo.

                  Cambio original do 1300 (35x8 )
                  Velocidade máxima – 162 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 11,9 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60R14

                  Cambio original do 1500 (33x8 )
                  Velocidade máxima – 163 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 12,4 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60 R14

                  Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                  Velocidade máxima – 162 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 13,1 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60 R14

                  Motor 1600cm3
                  5 opções partindo do original até uma versão com potência de 98cv!

                  K
                  Motor 1600cm3 original carburação simples
                  Potência – 50cv @ 4200 rpm (DIN)
                  Torque – 10,7 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

                  Desempenho máximo.

                  Cambio original do 1300 (35x8 )
                  Velocidade máxima – 133 km/h
                  Aceleração 0-100km/h –16,7seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  195/70R14

                  Cambio original do 1500 (33x8 )
                  Velocidade máxima – 139 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 17 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/65 R15

                  Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                  Velocidade máxima – 139 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 17,1 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60 R15

                  L
                  Motor 1600cm3 original carburação dupla
                  Potência – 54cv @ 4200 rpm (DIN)
                  Torque – 11,5 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

                  Desempenho máximo.

                  Cambio original do 1300 (35x8 )
                  Velocidade máxima – 133 km/h
                  Aceleração 0-100km/h –15,5seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  195/70R14

                  Cambio original do 1500 (33x8 )
                  Velocidade máxima – 141 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 15,8 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/65 R15

                  Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                  Velocidade máxima – 144 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 15,9 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  195/70 R14

                  M
                  Motor 1600cm3 carburação simples (veneno levíssimo)
                  Modificações:

                  Filtro cônico esportivo
                  Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                  Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                  Gicleur de combustível 132,5 ou 135
                  Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                  Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                  Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                  Potência – 55 cv @ 4200 rpm (DIN)
                  Torque – 10,9 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

                  Desempenho máximo.

                  Cambio original do 1300 (35x8 )
                  Velocidade máxima – 133 km/h
                  Aceleração 0-100km/h –15,5seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  195/70R14

                  Cambio original do 1500 (33x8 )
                  Velocidade máxima – 141 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 15,8 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/65 R15

                  Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                  Velocidade máxima – 144 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 15,9 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  195/70 R14

                  N
                  Motor 1600cm3 carburação dupla (veneno levíssimo)
                  Modificações:

                  Filtro cônico esportivo
                  Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                  Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                  Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
                  Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                  Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                  Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                  Potência – 59cv @ 4200 rpm (DIN)
                  Torque – 11,7 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

                  Desempenho máximo.

                  Cambio original do 1300 (35x8 )
                  Velocidade máxima – 133 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 14,7 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  195/70R14

                  Cambio original do 1500 (33x8 )
                  Velocidade máxima – 141 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 14,9 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  195/70 R14

                  Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                  Velocidade máxima – 148 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 15,1 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  195/70 R14

                  O
                  Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
                  Modificações:

                  Filtro cônico esportivo
                  Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                  Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                  Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
                  Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                  Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                  Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                  Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
                  Potência – 84cv @ 6000 rpm (DIN)
                  Torque – 12,6 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

                  Desempenho máximo.

                  Cambio original do 1300 (35x8 )
                  Velocidade máxima – 169 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60R14

                  Cambio original do 1500 (33x8 )
                  Velocidade máxima – 170 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 11 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60 R14

                  Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                  Velocidade máxima – 170 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 11,5 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60 R14

                  P
                  Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
                  Modificações:

                  Filtro cônico esportivo
                  Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
                  Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
                  Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
                  Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                  Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
                  Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
                  Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
                  Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
                  Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
                  Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)

                  Desempenho máximo.

                  Cambio original do 1300 (35x8 )
                  Velocidade máxima – 179 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 9,8 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60R14

                  Cambio original do 1500 (33x8 )
                  Velocidade máxima – 179 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 10,1 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60 R14

                  Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
                  Velocidade máxima – 179 km/h
                  Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
                  Pneu ideal no eixo traseiro
                  185/60 R14

                  Espero que ajude numa idéia inicial
                  ola, a citação "Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.." seria o curto ou longo, qual seria a diferença?
                  Batatinha

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                  • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                    Postado originalmente por rafael775 Ver Post
                    ola, a citação "Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.." seria o curto ou longo, qual seria a diferença?
                    esses coletores são os do 1300 a alcool , são coletores para os solex 32 para cabeçote de uma entrada , portanto servem para todos os cabeçotes com uma entrada , não sei diser se são curto ou longo pq nunca vi um de perto apenas ouvi falar

                    Comment


                    • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                      Postado originalmente por Jave Ver Post
                      esses coletores são os do 1300 a alcool , são coletores para os solex 32 para cabeçote de uma entrada , portanto servem para todos os cabeçotes com uma entrada , não sei diser se são curto ou longo pq nunca vi um de perto apenas ouvi falar
                      pois é meu motor é 1600 tork taxado movido a gasosa com w110, e os coletores são pé longo 2 entradas .. porem qeria saber se eu trocase por coletores pé curto, daria alguma diferença?
                      Batatinha

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                      • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                        Postado originalmente por rafael775 Ver Post
                        pois é meu motor é 1600 tork taxado movido a gasosa com w110, e os coletores são pé longo 2 entradas .. porem qeria saber se eu trocase por coletores pé curto, daria alguma diferença?
                        O curto da mais potencia e o longo mais tork , mais creio que na pratica seja muita pouca coisa

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                        • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                          Ai realenemy aposto que vc tem um 1600 que num chega a 130 km na decida com alguém empurrando kkkkkkk!!!!!!!!!!

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                          • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                            Excelente o tópico Master Vader!!!!!!

                            Mas tenho algumas dúvidas e quero algumas opiniões. Estou pra fazer o motor do meu fusca 1300, ano 1974, estou pensado em botar um kit 1500, comando 276º, carburação simples com flautas modificadas, aliviar o volante em 2 Kg, balancear o conjunto de platô/volante/virabrequim, retrabalhar os dutos dos cabeçotes e retrabalhar as câmeras de combustão
                            PERGUNTAS: Preciso fazer mas alguma modificação como tuchos novos para colocar o comando 276 ou é plug in play?
                            É necessário colocar uma bomba de óleo mais potente, fazer um trabalho nas bronzinas?

                            Gostaria de ajuda de alguem

                            Comment


                            • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                              Se o comando for "eixo bruto" ou seja com o mesmo círculo base dos comandos originais, é só montar conforme as especificações do fabricante da peça.
                              Se o comando for cópia, como os da SOBE, é bom fazer um rasgo nos furos de lubrificação dos alojamentos dos tuchos, pois o círculo base é menor e os tuchos trabalham mais para fora.

                              Comment


                              • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                                Postado originalmente por azeitona Ver Post
                                Se o comando for "eixo bruto" ou seja com o mesmo círculo base dos comandos originais, é só montar conforme as especificações do fabricante da peça.
                                Se o comando for cópia, como os da SOBE, é bom fazer um rasgo nos furos de lubrificação dos alojamentos dos tuchos, pois o círculo base é menor e os tuchos trabalham mais para fora.
                                Ok azeitona, obrigado. Qual comando recomendaria, levando em consideração o custo benefício?
                                E o que achou do resto da configuração?

                                obrigado

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