Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preparação básica 1300, 1500 e 1600

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

    Postado originalmente por azeitona Ver Post
    Se o comando for "eixo bruto" ou seja com o mesmo círculo base dos comandos originais, é só montar conforme as especificações do fabricante da peça.
    Se o comando for cópia, como os da SOBE, é bom fazer um rasgo nos furos de lubrificação dos alojamentos dos tuchos, pois o círculo base é menor e os tuchos trabalham mais para fora.
    Ok azeitona, obrigado. Qual comando recomendaria, levando em consideração o custo benefício?
    E o que achou do resto da configuração? encontrei na net um comando com 284º x 275º, qual a diferença desse para o 276º?

    obrigado

    Comment


    • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

      Postado originalmente por azeitona Ver Post
      Se o comando for "eixo bruto" ou seja com o mesmo círculo base dos comandos originais, é só montar conforme as especificações do fabricante da peça.
      Se o comando for cópia, como os da SOBE, é bom fazer um rasgo nos furos de lubrificação dos alojamentos dos tuchos, pois o círculo base é menor e os tuchos trabalham mais para fora.
      Ok azeitona, obrigado. Qual comando recomendaria, levando em consideração o custo benefício?
      E o que achou do resto da configuração? encontrei na net um comando com 284º x 275º, qual a diferença desse para o 276º?
      Outra pergunta, qual a diferença entre a engrenagem reta e a original? qual o ganho?

      obrigado

      Comment


      • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

        Só a graduação não diz muita coisa. Tem que levar em conta o lobcenter e levantes pelo menos.
        Normalmente comandos assimétricos com mais permanência na admissão são voltados para preparo turbo e costumam apresentar lobcenter na casa de 110° ou mais (TCS 10).
        Se seus cabeçotes forem de entrada simples o maior comando que eu recomendo em termos de permanência na admissão é 276°, mas se o lobcenter for de 110° ou mais pode-se obter bom resultado até os 286°.
        Tente conseguir mais informações a respeito dos comandos para analizarmos melhor.
        Para aspirado 1500 com cabeçote de entrada simples ficaria muito bom 276° na admissão e 284° na descarga com NO MÍNIMO 109° e NO MÁXIMO 112° de lobcenter. iria girar igual a um motor AP sem ser frouxo na baixa.
        Last edited by azeitona; 30-11-2012, 01:14 PM.

        Comment


        • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

          Boa tarde a todos!

          Este é meu primeiro post no fórum. Poderiam me ajudar, por favor? O Mestre Vader, principalmente... =P

          O caso:
          Tenho um Fusca 1300L com carburador 30PIC. Em um certo momento, o motor quebrou. Foi feita a retífica e aumentada a cilindrada para 1500 e colocado o virabrequim aliviado da Kombi, com dupla furação de lubrificação. Mantive o carburador, com giclagem: PRINCIPAL: 125; AR: 125; LENTA: 60; INJETOR: 60. Bobina Bosch KW12 e o módulo de ignição assistida do Tonella.

          Dúvida:
          O carburador do 1500 original era o 30PIC? Existia alguma outra diferença entre o 1500 e o 1300? Pois eu gostaria de ajustar meu carro como se fosse um 1500 original.

          Muito obrigado!
          André Brandão
          Fusca 1980

          Comment


          • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

            Pior que peguei um comando SOBE S36 com 276 A / 276 E lobcenter 112, levante 9,7......
            vou usar um 30pic original dos 1600 novo, ele foi retrabalhado a flauta,
            cabeçotes polidos e retirado rebarbas, escapamento polido e alargado pro diametro do tubo de escapamento,
            diametro da admissão alargados pro diameto do carburador 30pic,
            e pra completar uma caixa de brasilia nova 8x33 X^D.......

            Já vai fazer alguma estrago não acha azeitona???? EU sei que não vai fazer milagre, já estou ciente disso hehehehehe.....

            Comment


            • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

              boa noite ai galera como vão a todos

              Last edited by frank messias; 16-01-2013, 07:08 PM. Razão: má visualização

              Comment


              • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                Boa noite a todos estou precisando de umas dicas ai da galera , montei um motor 1600, eu mesmo , , bom ficou assim , virabrequim 1600 antigo 2 furos,bronzinas trabalhadas, biela do antigo, buchas de teflon e travas dos pinos, kit komb flex, cabeçote do alcool,bomba de óleo 30 mm externa com radiador e filtro,coando da sobe 276, volante aliviado em 1kg, prisioneiro fino , kit inginição sistema hall , alternador , dois carburador 32 alcool, ,bom o motor pegou tranquilo porem o pinhão do distribuidor ficou muito errado mas consegui fazer pegar , dei uma mexida nos carburrador hoje tá assim principal de 157, medalha de 60 e o ar tá com 100; bom tá funcionando blz só que a hora que ele cai na baixa ele bate pino com se eu tivesse mexido no distribuidor , muitos me disseram que o sistema do distribuidor para o alcoll e o de aranha e estou com o de janela , gostaria da sua opinião desde já obrigado me desculpe pelo o tamanho e pelos erros ortográficos aguardo seu retono desde já obrigado a todos

                [/QUOTE]

                Comment


                • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                  Postado originalmente por frank messias Ver Post
                  Boa noite a todos estou precisando de umas dicas ai da galera , montei um motor 1600, eu mesmo , , bom ficou assim , virabrequim 1600 antigo 2 furos,bronzinas trabalhadas, biela do antigo, buchas de teflon e travas dos pinos, kit komb flex, cabeçote do alcool,bomba de óleo 30 mm externa com radiador e filtro,coando da sobe 276, volante aliviado em 1kg, prisioneiro fino , kit inginição sistema hall , alternador , dois carburador 32 alcool, ,bom o motor pegou tranquilo porem o pinhão do distribuidor ficou muito errado mas consegui fazer pegar , dei uma mexida nos carburrador hoje tá assim principal de 157, medalha de 60 e o ar tá com 100; bom tá funcionando blz só que a hora que ele cai na baixa ele bate pino com se eu tivesse mexido no distribuidor , muitos me disseram que o sistema do distribuidor para o alcoll e o de aranha e estou com o de janela , gostaria da sua opinião desde já obrigado me desculpe pelo o tamanho e pelos erros ortográficos aguardo seu retono desde já obrigado a todos

                  [/QUOTE]
                  Olá, não tem nada a ver o distribuidor, com sistema Hall é bem mais moderno e confiavel, vc precisa identificar pelo número no corpo do sistribuidor se ele é para alcool ou gasolina, quanto aos giclês vc precisa ver o número no corpo do carburador para ver também se estão dentro da tabela e se necessário fazer algum acerto, detalhe: Não foi fabricada nenhuma Kombi com motor a ar Flex, se os pistões que vc usou tem uma cavidade são a gasolina, se forem cabeçudos são da alcool, caso seja gasolina com essa giclagem de carburador alcool vai dar um excesso desgraçado....hehe, abraço.

                  Comment


                  • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                    HA TÁ CERTO VOU DAR UMA OLHADA OS PISTÃO SÃO CABEÇUDOS , ESTÁ NO ALCOOL , VOU VERIFACAR O NUMERO DO TREMM , VALEUU MESMO AI GALERA SE ALGUEM TIVER MASI DICAS MANDA AI OBRIGRADO VOU POSTAR AS FOTOS DEPOIS
                    Olá, não tem nada a ver o distribuidor, com sistema Hall é bem mais moderno e confiavel, vc precisa identificar pelo número no corpo do sistribuidor se ele é para alcool ou gasolina, quanto aos giclês vc precisa ver o número no corpo do carburador para ver também se estão dentro da tabela e se necessário fazer algum acerto, detalhe: Não foi fabricada nenhuma Kombi com motor a ar Flex, se os pistões que vc usou tem uma cavidade são a gasolina, se forem cabeçudos são da alcool, caso seja gasolina com essa giclagem de carburador alcool vai dar um excesso desgraçado....hehe, abraço.[/QUOTE]

                    Comment


                    • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                      Bom dia,

                      Preciso de um Help estou preparando um motor 1600 para receber uma Dupla EMPI 40 + Comando w120 com engrenagem, bomba de gasolina manual, ignição eletrônica, escape ainda analisando qual comprar.
                      Irei deixar o cabeçote original por enquanto mais preciso de uma ajuda para o comando não flutuar o ideal seria usar molas Duplas no cabeçote certo ?

                      Está com prisioneiros grossos e 2 se não me engano estão espanados, vou ter que levar para reparo.

                      Como irei colocar cabeçotes preparados gostaria de saber ando com o cabeçote original sem alterar as molas ou coloco molas duplas no cabeçote ?

                      Vai ser provisório pois no máximo 2 meses e meio chegarão os novos cabeçotes preparados.

                      Comment


                      • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                        Boa noite

                        Pessoal quero colocar um comando num fuca 1300 mantendo a solex 30pic só para dar uma melhorada estou na duvida entre tcs10 por causa do elevado torque , w100 , vz 14 ou vz 15 qual a melhor escolha?

                        Comment


                        • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                          Postado originalmente por M4we1s Ver Post
                          Bom dia,

                          Preciso de um Help estou preparando um motor 1600 para receber uma Dupla EMPI 40 + Comando w120 com engrenagem, bomba de gasolina manual, ignição eletrônica, escape ainda analisando qual comprar.
                          Irei deixar o cabeçote original por enquanto mais preciso de uma ajuda para o comando não flutuar o ideal seria usar molas Duplas no cabeçote certo ?

                          Está com prisioneiros grossos e 2 se não me engano estão espanados, vou ter que levar para reparo.

                          Como irei colocar cabeçotes preparados gostaria de saber ando com o cabeçote original sem alterar as molas ou coloco molas duplas no cabeçote ?

                          Vai ser provisório pois no máximo 2 meses e meio chegarão os novos cabeçotes preparados.
                          Se vai trocar cabeçotes deixa como esta só não passa das 5000 rpm que não vai flutuar

                          Comment


                          • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                            Pessoal, tudo bem?
                            Essa é a minha primeira mensagem aqui no Fórum.
                            Gostaria de saber se os colegas têm alguma observação sobre o projeto que estou fazendo no meu TL 74.
                            A carcaça e cabeçotes são novos (o antigo estava muito ruim).
                            As minhas dúvidas são em relação aos carburadores: Vocês entendem que os carburadores originais do SP2 (34mm) dão conta do recado?

                            Outra coisa: se alguém puder calcular a potência estimada na planilha do Vader, pode me informar por aqui quanto deu?
                            Pelas aproximações com a configuração "P" do Vader, eu acredito que possa chegar a uns 95 cv e 13kgf.m de torque. O que acham? Só não consigo saber o RPM deles.

                            Meu carro tem pneus 175/70 aro 14. Deve diminuir em uns 4% a relação.

                            __________________
                            Motor deitado - 1700cm3 kit slip-in (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca SOBE)
                            Modificações:

                            Filtro de ar de Variant (elemento de Papel)
                            Avanço de ignição de 10 a 15 graus iniciais.
                            Dupla carburação solex 34 de SP2, com calibração de SP2
                            Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm - com balancins roletados e patinha de elefante.
                            Escape de Buggy 4x2
                            Bobina de ignição de Alta Potência (GOL Mi) - Kit de Ignição com sistema Hall
                            Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça nacional - SOBE
                            Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
                            Pneus 175/70 R14
                            Taxa de compressão de 9:1

                            Potência – XXcv @ XX00 rpm (DIN)
                            Torque – XXX kgf.m @ XX00 rpm (DIN)

                            Comment


                            • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                              Pela taxa, utilize um bom combustível!
                              Com estes pneus sua peca em relação ao original 15 será de 7,39% e em 4ª marcha 31,18 km/h para 1000 rpm, ou seja a 4000 rpm sua velocidade será de 124,72 km/h!
                              Veja corretamente a pressão dessas molas, para não ficar sem comando muito cedo. Se não sabe a pressão correta delas, vá de original com calços de 3 mm, que vem nos 6000 e boa.
                              Olha chegar nesta cavalaria (95 cv) o motor tem que estar super afinado, e de 34 na gasolina creio que vá chegar a uns 75/80 cv.
                              Augusto Cesar Nunes

                              Pesquisador
                              Mecânico Entusiasta
                              Analista em Informática
                              gutocesa@hotmail.com
                              gutocesa@terra.com.br

                              Comment


                              • Re: Preparação básica 1300, 1500 e 1600

                                Tbm acho 95 cv demais pra um 1700 aspro. Agora um fusca com 80 cvs num 1700 com w100 anda na frente de muito plastimovel, brinca no sinal com ap 1.8 kkkkk
                                http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

                                Estevão Consalter Junior

                                Comment

                                Working...
                                X