Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Solex 40 do OPALA no Fusca?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Solex 40 do OPALA no Fusca?

    Ola pessoal,


    Estou na busca de uma alimentação mais bacana pro bixao. Usei a planilha do Lord Vader e descobri que a minha dupla 34 esta desperdiçando 17% de potencia, ja q estou usando comando w120.

    A questao é que nao acho a P. da carburação Solex 40 especifica pra motor boxer, entao vi no mercado livre uns caras vendendo Solex 40 para opala.


    A pergunta é: Serve? Se mudar a giclagem, tem como usar? Ou o Solex 40 usado pelo motor vw 1600 é totalmente diferente?



    Olha só um dos anuncios (la tem N de solex de opala).

  • #2
    Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

    amigo as solex que o pessoal usa sao exatamente essas dos opala!!
    as solex 40 simples!

    Comment


    • #3
      Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

      Tem dois tipos de Solex H40/44:

      O Solex H40/44 EIS - que originalmente equipa os motores FORD OHC 4 cilindros (Maverick, Jeep, Rural, F-75).

      E o Solex H40/44 DEIS - que equipa os Opalas 4 cilindros.

      Salvo engano, além da diferença de giclagem entre os dois carburadores originais (para os diferentes motores que equipam), o Solex 40 EIS não se utiliza da válvula de máxima (peça na lateral) - sendo que ela é "fechada". Ao contrário da DEIS, que é funcional. Todos que falam da Solex 40 falam que essa válvula de máxima deve ser tampada.

      A Puma nas opções de veneno fornecia dupla carburação Solex 40/44 EIS.

      Neste link tem a tabela brosol para utilização do Solex 40 em VW-1600:

      http://wwwpumacarcom.files.wordpress...1/brosol3.jpeg

      Boa sorte!
      Air Power 4ever!

      Comment


      • #4
        Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

        Postado originalmente por mucke1979
        Tem dois tipos de Solex H40/44:

        O Solex H40/44 EIS - que originalmente equipa os motores FORD OHC 4 cilindros (Maverick, Jeep, Rural, F-75).

        E o Solex H40/44 DEIS - que equipa os Opalas 4 cilindros.

        Salvo engano, além da diferença de giclagem entre os dois carburadores originais (para os diferentes motores que equipam), o Solex 40 EIS não se utiliza da válvula de máxima (peça na lateral) - sendo que ela é "fechada". Ao contrário da DEIS, que é funcional. Todos que falam da Solex 40 falam que essa válvula de máxima deve ser tampada.

        A Puma nas opções de veneno fornecia dupla carburação Solex 40/44 EIS.

        Neste link tem a tabela brosol para utilização do Solex 40 em VW-1600:

        http://wwwpumacarcom.files.wordpress...1/brosol3.jpeg

        Boa sorte!


        Rapaz !


        Agora fiquei cafuso !


        É que estava usando a planilha do mestre e ela indica exatamente um H40DEIS...

        Será que se deixar a valvula de maxima aberta ele "afoga" ou fica com mistura não ideal?

        Será que seria assim (fechar valvula) mesmo no caso de eu estar usando um comando w120?


        Outro detalhe, estou achando salgado o preço que estão cobrando por ai. Achei na faixa de 800 o par no ML.

        Será que não tem ninguem que use aqui no forum pra dar um ar da graça e relatar a experiencia?


        Ó dúvidas cruéis !

        Comment


        • #5
          Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

          Postado originalmente por orator
          Ola pessoal,


          Estou na busca de uma alimentação mais bacana pro bixao. Usei a planilha do Lord Vader e descobri que a minha dupla 34 esta desperdiçando 17% de potencia, ja q estou usando comando w120.

          A questao é que nao acho a P. da carburação Solex 40 especifica pra motor boxer, entao vi no mercado livre uns caras vendendo Solex 40 para opala.


          A pergunta é: Serve? Se mudar a giclagem, tem como usar? Ou o Solex 40 usado pelo motor vw 1600 é totalmente diferente?



          Olha só um dos anuncios (la tem N de solex de opala).
          Antes de fazer essa troca, vc já fez os retrabalhos nas flautas? Ajuda bastante viu! Usar Solex 40 em 1600cc na minha opinião só se vc estiver com w140 pra cima!!



          André Torneiro

          Comment


          • #6
            Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

            Postado originalmente por André
            Antes de fazer essa troca, vc já fez os retrabalhos nas flautas? Ajuda bastante viu! Usar Solex 40 em 1600cc na minha opinião só se vc estiver com w140 pra cima!!



            André Torneiro

            OPa.



            É que estou sendo fiel à planilha do vader.

            De acordo com ela mesmo com o retrabalho nas flautas eu teria uma perda de 8% de potencia para um comando w120.

            E eu quero ter aproveitamento total da potencia do bicho.


            Por isso que quero apelar logo pra uma solex 40. É a única opçao "popular" pra tirar 100% da potencia, uma vez que as outras seriam injeção ou weber40 e eu nao to com essa bola toda de grana.

            Comment


            • #7
              Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

              MAS AFINAL...

              DEIS ou EIS?


              Oh dúvida cruel!

              Agora eu fiquei mesmo com um carrapato atrás da orelha...


              Por qual razão o mestre colocou um Solex 40DEIS na planilha que construiu? Sera que existe uma razão especifica ou vantagem?


              Oh Mestre! Onde estais que nao respondes...

              Comment


              • #8
                Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

                As Solex 40 DEIS e EIS são idênticas, salvo pela válvula de máxima "anulada" nas EIS, que pode ser anulada também na DEIS.

                São carburadores bastante antigos e conhecidos no Brasil, pela ampla aplicação em fords e gms. E nos lendários Pumas preparados.

                Tenho um par de Solex 40 EIS com coletores Kadron, esperando o momento de serem instaladas, que comprei de um amigo. Elas já vieram com a válvula de máxima anulada, por isso nem me preocupei. Segui algumas orientações na escolha, inclusive seguindo a linha Puma.

                Mas de todo o canto que eu ouço falarem, comentam que para utilização nos vw-boxer tal válvula deve estar desativada. Exatamente o motivo téorico e/ou prático eu não sei explicar. Teoricamente a válvula de máxima serve para enriquecer a mistura em altos giros do motor. Mas imagino que deve dar excesso (ou afogar?) o motor, afinal esses buras foram projetados para atender motores com capacidades volumétricas maiores 2500cc (opala 4cil) e 3800cc (gm 6cil antigos).

                Melhor esperar a manifestação de alguém com mais experiência na aplicação destes carburadores aos nossos VW air-cooled.

                Abraços!
                Air Power 4ever!

                Comment


                • #9
                  Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

                  Postado originalmente por mucke1979
                  As Solex 40 DEIS e EIS são idênticas, salvo pela válvula de máxima "anulada" nas EIS, que pode ser anulada também na DEIS.

                  São carburadores bastante antigos e conhecidos no Brasil, pela ampla aplicação em fords e gms. E nos lendários Pumas preparados.

                  Tenho um par de Solex 40 EIS com coletores Kadron, esperando o momento de serem instaladas, que comprei de um amigo. Elas já vieram com a válvula de máxima anulada, por isso nem me preocupei. Segui algumas orientações na escolha, inclusive seguindo a linha Puma.

                  Mas de todo o canto que eu ouço falarem, comentam que para utilização nos vw-boxer tal válvula deve estar desativada. Exatamente o motivo téorico e/ou prático eu não sei explicar. Teoricamente a válvula de máxima serve para enriquecer a mistura em altos giros do motor. Mas imagino que deve dar excesso (ou afogar?) o motor, afinal esses buras foram projetados para atender motores com capacidades volumétricas maiores 2500cc (opala 4cil) e 3800cc (gm 6cil antigos).

                  Melhor esperar a manifestação de alguém com mais experiência na aplicação destes carburadores aos nossos VW air-cooled.

                  Abraços!
                  É, eu tinha imaginado isso, mas fiquei mesmo curioso para a explicação teórica da coisa. Será que alguem sabe?


                  Então vc é outro doido que vai mandar uma dupla solex 40 no bicho? Parabens ! Seja bem vindo ao sanatório!


                  Minha questão é a giclagem. Vc vai usar alguma especifica? Se for usar com meu comando, a giclagem vai ficar (de acordo com a tabela do vader) MUUUITO diferente da original que vc postou.


                  Pela sua, eu teria:
                  >>> venturi=28 e gicleur principal=130.


                  Pela do vader (considerando um comando w120):
                  >>> venturi=32 e gicleur principal=187,8


                  Rapaz ! Que diferença...


                  Será que o motor não explode com essa giclagem?


                  Seria bom se tivesse alguem no forum que ja tivesse usado essas configuraçoes do Vader na Solex 40 para dar um relato.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

                    No forum do puma tem amigos que usam dupla 40, se cadastra por lá que o pessoal lhe dara as dicas.
                    http://forum.pumaclube.com.br/viewtopic.php?f=53&t=200

                    Neste forum tambem tem topicos sobre dupla 40.
                    http://www.forumfuscabrasil.com/
                    Abrços
                    Luby
                    http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                    Rio de Janeiro - RJ

                    Comment


                    • #11
                      Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

                      Postado originalmente por orator
                      É, eu tinha imaginado isso, mas fiquei mesmo curioso para a explicação teórica da coisa. Será que alguem sabe?


                      Então vc é outro doido que vai mandar uma dupla solex 40 no bicho? Parabens ! Seja bem vindo ao sanatório!


                      Minha questão é a giclagem. Vc vai usar alguma especifica? Se for usar com meu comando, a giclagem vai ficar (de acordo com a tabela do vader) MUUUITO diferente da original que vc postou.


                      Pela sua, eu teria:
                      >>> venturi=28 e gicleur principal=130.


                      Pela do vader (considerando um comando w120):
                      >>> venturi=32 e gicleur principal=187,8


                      Rapaz ! Que diferença...


                      Será que o motor não explode com essa giclagem?


                      Seria bom se tivesse alguem no forum que ja tivesse usado essas configuraçoes do Vader na Solex 40 para dar um relato.
                      Quando cito um carburador na planilha, refiro-me ao modelo básico, ou seja seu corpo, assim de uma forma geral, tanto o DEIS, como o EIS podem ser usados, bastando para isto desligar a válvula de máxima.

                      A regulagem Puma tem uma relação Venturi/gicleur de 130/28 = 4,6 e a sugerida na planilha é 187,8/32 = 5,8, ou seja... subimos o gicleur e o venturi e n'ao apenas um deles!

                      A relação 5,8 x 4,6 significa aproximadamente 25% mais rica que a estequiométrica. Ou seja prioriza o desempenho.
                      Lembro que conforme consta no manual de utilização do meu simulador, bem como dos vários comentários que já fiz, que o venturi é "chute no gol" e o gicleur é um valor teórico provável, assim pode ter certeza que para sua preparação o venturi 32mm é uma ótima opção e o gicleur 187,8 (na prática 187,5 que é o valor comercial mais próximo) é o gicleur inicial de teste. Assim que montar esta configuração, avalie através de hallmeter ou cor de velas (se tiver esperiência para isto), a qualidade da mistura em alta, aumentando o gicleur de combustível se estiver pobre ou diminuindo caso esteja rica, ajustando de forma fina o valor do mesmo.

                      Quem já leu sobre a fuel tech, dve saber que ela gera um mapa aproximado para partida do motor, e aí via testes (hallmeter, etc) acerta-se a mistura e demais parâmetros.
                      Se a fuel tech se da´o direito de ter ajuste prévio, a minha planilha não tem que ser perfeita no gicleur... hehehe!!
                      "Master Vader"
                      The Lord of the Sith VW
                      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                      My email -> vaderthemaster@gmail.com

                      Comment


                      • #12
                        Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

                        Ouvi dizer que para acertar as Solex 40 para uso diário e difícil, pois as canetas foram projetadas para motores com capacidade volumétrica muito maiores que 1600.
                        Para pista tudo bem, mas funcionamento liso para rua é difícil de acertar.
                        Como as canetas são fixas, não rápido para acertar algum buraco na aceleração sem estragar o resto.
                        Eu sugiro os DFV 228 que saíram nos Willys.
                        Possuem canetas removíveis faciliatndo um monte o acerto.
                        Há uma enormidade de canetas disponíveis facilitando o acerto para determinada rotação em que o motor não está bom.
                        No caso das Solex 40, você terá que suar mais pra acertar.

                        Eu até pouco tempo atrás estava lokinho pra colocar umas DFV no meu 1600, mas só vou fazer isso qdo for fazer um cabeçote "maior". Por enquanto, vou ficar com as 32>>35 mesmo.
                        No mais, boa sorte
                        Gabriel CTBA

                        Comment


                        • #13
                          Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

                          Postado originalmente por Master Vader
                          Quando cito um carburador na planilha, refiro-me ao modelo básico, ou seja seu corpo, assim de uma forma geral, tanto o DEIS, como o EIS podem ser usados, bastando para isto desligar a válvula de máxima.

                          A regulagem Puma tem uma relação Venturi/gicleur de 130/28 = 4,6 e a sugerida na planilha é 187,8/32 = 5,8, ou seja... subimos o gicleur e o venturi e n'ao apenas um deles!

                          A relação 5,8 x 4,6 significa aproximadamente 25% mais rica que a estequiométrica. Ou seja prioriza o desempenho.
                          Lembro que conforme consta no manual de utilização do meu simulador, bem como dos vários comentários que já fiz, que o venturi é "chute no gol" e o gicleur é um valor teórico provável, assim pode ter certeza que para sua preparação o venturi 32mm é uma ótima opção e o gicleur 187,8 (na prática 187,5 que é o valor comercial mais próximo) é o gicleur inicial de teste. Assim que montar esta configuração, avalie através de hallmeter ou cor de velas (se tiver esperiência para isto), a qualidade da mistura em alta, aumentando o gicleur de combustível se estiver pobre ou diminuindo caso esteja rica, ajustando de forma fina o valor do mesmo.

                          Quem já leu sobre a fuel tech, dve saber que ela gera um mapa aproximado para partida do motor, e aí via testes (hallmeter, etc) acerta-se a mistura e demais parâmetros.
                          Se a fuel tech se da´o direito de ter ajuste prévio, a minha planilha não tem que ser perfeita no gicleur... hehehe!!

                          Um assunto puxa o outro...


                          Valeu pelas dicas ó mestre ! Sabia que se te provocase vc aparecia aqui.


                          Agora a questão é quanto ao hallmeter. Eu andei sondando, e pelo que li para instalar um hallmeter (vi uns por 100 e poucos reais) teria que instalar uma sonda lambda.

                          Agora que a porca torceu o rabicó...


                          Onde instalo a sonda no 1600? E qual modelo devo usar?

                          Crio um topico sobre o assunto ou ja existe?

                          Comment


                          • #14
                            Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

                            A posição depende do tipo de escape que está usando.
                            Instale a sonda o mais próximo possível da saida dos cabeçotes, se for um de Puma por exemplo coloque perto da junção dos canos ( o meu está assim).

                            Com relação ao tipo de sonda, use uma sonda de 1 fio mesmo. Ela não tem aquecimento mas como é para o Halmetter não vai ter galho não.
                            Uma nova dessas deve custar entre 50 e 60 reais. A unica cuidado é que vocÊ tem que esperar um pouco até a sonda aquecer para ter uma leitura mais precisa, mas por outro lado a instalação é bem mais simples.
                            A maioria dos carros da GM usam sondas de 1 fio.
                            2276 FK8 .

                            Comment


                            • #15
                              Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

                              Postado originalmente por luiz
                              A posição depende do tipo de escape que está usando.
                              Instale a sonda o mais próximo possível da saida dos cabeçotes, se for um de Puma por exemplo coloque perto da junção dos canos ( o meu está assim).

                              Com relação ao tipo de sonda, use uma sonda de 1 fio mesmo. Ela não tem aquecimento mas como é para o Halmetter não vai ter galho não.
                              Uma nova dessas deve custar entre 50 e 60 reais. A unica cuidado é que vocÊ tem que esperar um pouco até a sonda aquecer para ter uma leitura mais precisa, mas por outro lado a instalação é bem mais simples.
                              A maioria dos carros da GM usam sondas de 1 fio.
                              Fala seu Luis!


                              Rapaz, grato pela dica. Se fosse pela minha cabeça eu ia fazer a coisa errada.


                              Pesquisei no mercadolivre e la achei uma pra astra por 60,00:


                              http://produto.mercadolivre.com.br/M...fira-1-fio-_JM



                              A questão apenas que sobra é: Como instalar a sonda?


                              Faço um furo no escape e meto a bichinha la?

                              Como fazer pra nao ficar escapando fumaça ? Tenho q soldar a sonda no escape?

                              Comment

                              Working...
                              X