Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[TUTORIAL] Instalando cambio Jet!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • [TUTORIAL] Instalando cambio Jet!

    Fala pessoal, tudo joia?

    O nosso amigo felipedmori confiou a mim a responsabilidade e honra de fazer um tutorial e testar o Cambio Jet de plástico da EMPI. então, vamos lá.

    AVISO: Essa instalação é muito simples. Esse tutorial é longo pois preferi explicar tudo aos mínimos detalhes. Mas repito, a instalação não é nenhum bixo de sete cabeças, e é rápida.

    O kit do Cambio Jet é composto de:
    1) Base de plástico;
    2) "cogumelo" de plástico;
    3) Dois parafusos (mais longos que os originais);
    4) Manual em inglês.
    Tais componentes podem ser vistos na imagem abaixo.


    Ferramental necessário:
    1) Chave 13mm;
    2) Estopa ou retalho de tecido, para limpar as peças;
    3) Estilete ou faca;

    Procedimento:
    1) Retire o kit da embalagem e com a ajuda da faca(ou estilete), separe o "cogumelo" de da base plástica. No kit de alumínio, essas duas partes são separadas.
    2) Retire a manopla (bola) do cambio. Com ela no lugar não há como instalar o kit cambio Jet. mais para frente será explicado o porquê.
    3) Com a chave de 13 mm, retire os dois parafusos da base da alavanca de cambio. Antes disso, talvez você terá que retirar parte da forração interna alí do túnel central do chassis.
    4) Segure a alavanca e a levante. Assim virá ela, a base da alavanca e talvez(muito provavelmente) a mola. Separe no canto. Assim, você verá a chapa guia:

    Repare que pelo vazado da chapa guia, pode-se ver dentro do túnel central uma espécie de "cachimbo" com um rasgo. É nesse "cachimbo" que a esfera metálica na ponta inferior da alavanca de cambio se aloja.
    OBS: Repare na posição em que essa chapa esta! Se a montar invertida, não conseguirá engatar a ré! Cuidado!!!

    5) Separe as peças que estão junto a alavanca(base e mola). Limpe todas as peças, que provavelmente estarão com graxa, sabe-se lá de que ano. hahahhahahaha. Pra isso, use a estopa ou os retalhos de pano.
    6) Agora, segure a alavanca e deslize o "cogumelo" de plástico, sentido ponta roscada(para a manopla/bola do câmbio) até o pé da alavanca. Estou apontando para o tal "cogumelo de plástico:

    7) Repare que o "cogumelo" irá se apoiar sobre uma parte parecida(só que de metal) própria da alavanca. Assim:

    8 ) Deslize a base da alavanca por ela e depois, a coifa de borracha e por fim, a manopla. Na outra ponta(a que tem uma espécie de esfera da qual sai uma pequena haste) coloque a mola. Por causa dessa haste, provavelmente terá um pouco de dificuldade, mas nada complicado. Logo, Você terá em mãos algo assim:


    Continua....
    Arquivos Anexos
    Last edited by Rafael_MO; 14-01-2012, 01:17 AM.
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

  • #2
    Re: [TUTORIAL] Instalando cambio Jet!

    9) Agora, separe a alavanca "pré-montada" de lado. Pegue a base e repare que em sua base, há um rebaixo, no qual a chapa guia irá se alojar. O rebaixo:

    Demonstração de como a chapa guia se aloja na base:

    OBS: Repare que existe uma certa folga, isso é normal, não se preocupe com isso.

    10) Limpe a chapa guia e a coloque sobre o túnel central, conforme estava antes(vide passo "4" da montagem).
    11) Apoie sobre a chapa guia a base do Cambio Jet. Lembrando que a base ficará alojada naquele rebaixo e, por ter uma certa folga, não haverá dificuldades em encaixá-las.
    12) Passe um pouco de graxa sobre o cogumelo de plástico e na parte interna da base da alavanca(onde o cogumelo ficará alojado). Lubrifique também a esfera metálica na ponta de baixo da alavanca.
    13) Deixe as arruelas(que deveriam estar junto com os parafusos originais, que seguravam a base da alavanca) e os parafusos mais longos(que vieram com o kit) perto de suas mãos.
    14) Repare que a haste metálica, que sai da esfera na ponta inferior da alavanca. Ela não deve ficar entre os elos da mola. Aqui pode ser visto o modo ERRADO:


    15) Com uma mão, segure, pelo meio, a alavanca. A mola deverá se apoiar sobre a chapa guia, passando pela base do Cambio Jet(que é vazado).
    16) A alavanca deve estar corretamente posicionada(com a pequena haste metálica, que sai da esfera da ponta inferior, apontando para a frente do carro). Pressione mais a alavanca, para que a esfera em sua ponta se aloje no "cachimbo"(que fica no interior do túnel central. Por esse motivo, a pequena haste não pode estar presa no meio dos elos da mola. Tal haste tem um lugar fixo para encaixar no "cachimbo".
    17)Continue preccionando a alavanca, e deslize a base desta até que ela se encoste sobre a base plástica(nesse caso) do Cambio Jet.
    18 ) Pegue os parafusos mais longos(do kit) e as arruelas (que estavam antes) e rosqueie os parafusos com as mãos até onde conseguir para uma fixação parcial do conjunto.
    19) Com a chave 13mm, aperte mais, até um ponto no qual você consiga mexer a alavanca sem que a base se desloque.
    20) Movimente o cambio, conferindo se todas as marchas engatam, inclusive a ré. Repare também se ao mudar de primeira para segunda, não há alguma interferência que possa gerar uma "raspada" na ré. Caso ocorra, afrouxe os parafusos e desloque todo o sistema(chapa guia, base de plástico do cambio jet, base da alavanca e a própria) para a esquerda. Reaperte os parafusos e repita o teste.
    OBS: Afrouxe os parafusos apenas os necessários para poder movimentar o sistema, não os retire!

    21) Caso alguma das outras marchas não entrar, afrouxe um pouco os parafusos e movimente o sistema, até conseguir que todas as marchas consigam ser engatadas.
    22) Se tudo estiver correto, dê o aperto final, desça a coifa de borracha e a prenda na base da alavanca. Então, você terá algo assim:

    23) Faça o teste prático e sinta a diferença! hehehehhe

    Continua...
    Arquivos Anexos
    Last edited by Rafael_MO; 14-01-2012, 12:45 AM.
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • #3
      Re: [TUTORIAL] Instalando cambio Jet!

      E agora, o feedback.

      O que pode-se sentir:
      1) Engates bem mais curtos e precisos. O movimento de segunda para terceira está espetacular. Não que as outras não estejam! Mas é só ma opinião particular.
      2) Percebe-se que os engates ficam um pouco mais duros. O que era de se esperar, pois o sistema de cambio Jet funciona alterando a relação da alavanca(entre o comprimento da parte inferior com a superior da alavanca). Mas é pouca coisa, nada demais.
      3) Custo benefício muito interessante, visto que o kit cambio Jet é bem barato.
      4) Maior prazer em dirigir, principalmente de maneira mais Dark Side.


      Quanto ao "encurtamento" do curso, pode-se perceber nas fotos abaixo, que retirei ao instalar o Cambio Jet no Fusca de um amigo:

      Não tinha uma câmera boa e nem tripé, por isso tirei a foto no meu celular antigo, me pergoem a má qualidade.
      Reparem principalmente na angulação da alavanca, por onde percebe-se que o curso foi realmente reduzido. Isso é mais perceptível pra quem dirige o carro, por foto é mais difícil de avaliar.

      Bem amigos, é isso. Eu, particularmente, gostei bastante do resultado. Não tenho experiências com alavancas de engate rápido(que, pelo que andei conversando com quem usa, são ainda melhores) para fazer um comparativo, mas estou muito satisfeito com o novo curso da alavanca.

      Lembrando que, se todo o sistema de acionamento do cambio estiver gasto(comobuchas de varão e etc), muito provavelmente não ficará tão bom. No meu carro está tudo ok. Com a alavanca antiga, que era bem menor, os engates já eram muito bons. Com essa nova, mais longa, mais o Cambio Jet, os engates estão muuuuito melhores.

      Grande abraço e espero que esse tutorial seja útil ao pessoal.
      Arquivos Anexos
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • #4
        Re: [TUTORIAL] Instalando cambio Jet!

        Muio bom Rafael, só não instala quem não quer...

        Eu uso também, e é uma coisa que não pretendo tirar mais... Fica show os engates...

        Só quem não tá acostumado que se "assusta" um pouco. Meu pai ainda esses dias foi manobrar o Fusca (coisa que não fazia há uns 3 anos, e faz +- 1 ano que coloquei o Jet), pra poder tirar o plastimóvel dele da garagem da frente, e ficou apavorado com a rigidez do câmbio... Disse ele "mas o que está acontecendo com o câmbio desse Fusca, tá muito duro e bem curto, era bem diferente..." daí expliquei a história do jet.

        Ou seja, esse fato é atribuido ao não costume do Jet, e ao fato do costume com câmbio de carro moderno
        Mas vale a pena o investimento!!!!

        abrço
        Jéferson S.
        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
        Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

        Comment


        • #5
          Re: [TUTORIAL] Instalando cambio Jet!

          Valeu Rafael, muito bem explicado e ilustrado.

          Como existe um outro tutorial (do Dalton Vinicius) sobre a instalação do câmbio jet de outro fabricante (do Fusca AP), postei uma msg naquele tópico apenas para trazê-lo ao inicio desta seção, junto ao seu.

          Acredito que os 2 tópicos juntos serão muito uteis para os foristas do F4E.

          Comment


          • #6
            Re: [TUTORIAL] Instalando cambio Jet!

            Boa Ricardo !
            Parabens Rafa!!!!!!!!!!!!!!!
            SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

            Comment


            • #7
              Re: [TUTORIAL] Instalando cambio Jet!

              Boa Ricardo, o meu eu dei uma aumentada na curvatura da alavanca, ficou mais atras ela.
              embora o meu esteja original, não acho ele muito preciso nos engates,( é tudo novo)tudo justinho, mas falta essa diminuição da distancia entre as marchas.
              Aqui em SP, tem em todo lugar esse kit, Ancona, Turbo Anhanguera, SPA Turbo,
              PRO 1, etc..
              Muito bom mesmo, depois de restaurar o meu, com certeza vou adquirir um desse, pra mim.
              Anor Mecânico

              Reparação Automotiva
              Instalação de Acessórios
              Personalização de Motores
              Adaptação de Equipamentos
              Especializado em Antigos e VW ar

              Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
              e-mail: anor-mecanico@outlook.com

              Comment


              • #8
                Re: [TUTORIAL] Instalando cambio Jet!

                Obrigado pessoal. Espero mesmo que seja útil à todos.

                Ricardo,
                Obrigado por colocar o post do Dalton em evidência.

                Grande abraço a todos.
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • #9
                  Re: [TUTORIAL] Instalando cambio Jet!

                  Com certeza sera de ajuda sim Rafael..
                  Abrços
                  Luby
                  http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                  Rio de Janeiro - RJ

                  Comment

                  Working...
                  X