Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bico Auxiliar para motor original

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Bico Auxiliar para motor original

    Seguinte galera, quando tinha meu motor 1500 original, queria melhorar o desempenho, porém, otimizar o consumo. Testei uma infinidade de calibragens e cheguei a conclusão de que é inversamente proporcional consumo x desempenho.


    Resolvi criar então um bico auxiliar regulável que, juntamente com a calibragem original, porém, um pouco melhorada deram resultados excepcionais.


    No carburador, usei gicleur principal 130, caneta 125 sem esfera e preparação by Vader, assim simples e que funcionava muito bem.
    O ponto de ignição +- uns 8 graus mais adiantado que o original porque ao receber mais combustível em alto RPM, também precisa de um pouco mais de avanço.


    Itens que usei para a montagem do injetor auxiliar:
    - Conta-giros com shift light regulável (detalhe importante: o shift light deve ser aquele que acende a luz da caneta e permanece acesa)
    -1 relé auxiliar (desses universais)
    -1válvula solenóide 12v dessas usada para elevar a lenta dos motores com ar condicionado ( válvula tem que ser nf normalmente fechada)
    -1 regulador de vazão (pode ser aqueles pneumáticos, com conectores para mangueira de 4mm)
    -1 “T” com duas pontas para mangueira 8mm e uma para 4mm
    Como instalar:
    Primeiramente comecei com a instalação do conta-giros. Depois de instalá-lo, usei o sinal de 12v que é usado para ligar a caneta do shift light, na bobina do relé auxiliar.


    No contato aberto do relé auxiliar liga-se a válvula solenóide e a caneta shift light.


    Depois instalei a válvula solenóide e o regulador de vazão parafusados na capela do motor e fiz a seguinte ligação das mangueiras de combustível:
    Cortei no meio a mangueira que sai da bomba de combustível e vai para o carburador, coloquei o “T”. Na ponta do “T” que ficou sobrando, conectei a mangueira de 4mm e conectei na entrada do regulador de vazão. Na saída do regulador, conectei a mangueira de 4mm e levei até a tampa do filtro de ar, onde instalei uma espécie de caninho torneado que leva o combustível até a boca do carburador.


    Como regular:
    Comecei escolhendo a faixa de rotação que achei ideal para enriquecer a mistura, (escolhi 3200rpm) mas isso vai da forma de dirigir de cada um.
    Depois, abri o regulador de vazão e acelerando parado, fui abrindo até sentir que o motor estava afogando e fui retornando aos poucos até o motor ficar liso.Claro que esse ajuste foi parcial.


    Andando com o carro, é que se faz o ajuste fino. Em segunda e terceira marchas, subi o giro até ultrapassar os 3200rpm e chegar pelo menos aos 4000rpm. De cara já notei que a resposta melhorou bastante. Parei no acostamento, abri um pouco mais o regulador e fui testar de novo...fui fazendo assim até achar a calibragem ideal.


    Com esse sistema simples, é possível obter um motor econômico para o dia-a-dia e mais forte quando se requer a potência máxima do motor. O detalhe é que se pode acertar a rotação e a mistura sem desmontar nada e em poucos segundos...


    Segue anexas algumas fotos para entender um pouco melhor a minha idéia:


    Um abraço pessoal e espero ter ajudado.
    Arquivos Anexos
    Meu SANGUE é Air cooled+

  • #2
    Re: Bico Auxiliar para motor original

    Interessante sua idéia, para melhor aproveitamento do sistema seria conveniente uma leve preparação do motor. A Motor Spice do Rio de Janeiro
    fabrica um módulo que comanda um bico injetor através da rotação, e que dosa a quantidade de combustível através desta.
    Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

    Comment


    • #3
      Re: Bico Auxiliar para motor original

      Postado originalmente por fernandoraubber
      Seguinte galera, quando tinha meu motor 1500 original, queria melhorar o desempenho, porém, otimizar o consumo. Testei uma infinidade de calibragens e cheguei a conclusão de que é inversamente proporcional consumo x desempenho.


      Resolvi criar então um bico auxiliar regulável que, juntamente com a calibragem original, porém, um pouco melhorada deram resultados excepcionais.


      No carburador, usei gicleur principal 130, caneta 125 sem esfera e preparação by Vader, assim simples e que funcionava muito bem.
      O ponto de ignição +- uns 8 graus mais adiantado que o original porque ao receber mais combustível em alto RPM, também precisa de um pouco mais de avanço.


      Itens que usei para a montagem do injetor auxiliar:
      - Conta-giros com shift light regulável (detalhe importante: o shift light deve ser aquele que acende a luz da caneta e permanece acesa)
      -1 relé auxiliar (desses universais)
      -1válvula solenóide 12v dessas usada para elevar a lenta dos motores com ar condicionado ( válvula tem que ser nf normalmente fechada)
      -1 regulador de vazão (pode ser aqueles pneumáticos, com conectores para mangueira de 4mm)
      -1 “T” com duas pontas para mangueira 8mm e uma para 4mm
      Como instalar:
      Primeiramente comecei com a instalação do conta-giros. Depois de instalá-lo, usei o sinal de 12v que é usado para ligar a caneta do shift light, na bobina do relé auxiliar.


      No contato aberto do relé auxiliar liga-se a válvula solenóide e a caneta shift light.


      Depois instalei a válvula solenóide e o regulador de vazão parafusados na capela do motor e fiz a seguinte ligação das mangueiras de combustível:
      Cortei no meio a mangueira que sai da bomba de combustível e vai para o carburador, coloquei o “T”. Na ponta do “T” que ficou sobrando, conectei a mangueira de 4mm e conectei na entrada do regulador de vazão. Na saída do regulador, conectei a mangueira de 4mm e levei até a tampa do filtro de ar, onde instalei uma espécie de caninho torneado que leva o combustível até a boca do carburador.


      Como regular:
      Comecei escolhendo a faixa de rotação que achei ideal para enriquecer a mistura, (escolhi 3200rpm) mas isso vai da forma de dirigir de cada um.
      Depois, abri o regulador de vazão e acelerando parado, fui abrindo até sentir que o motor estava afogando e fui retornando aos poucos até o motor ficar liso.Claro que esse ajuste foi parcial.


      Andando com o carro, é que se faz o ajuste fino. Em segunda e terceira marchas, subi o giro até ultrapassar os 3200rpm e chegar pelo menos aos 4000rpm. De cara já notei que a resposta melhorou bastante. Parei no acostamento, abri um pouco mais o regulador e fui testar de novo...fui fazendo assim até achar a calibragem ideal.


      Com esse sistema simples, é possível obter um motor econômico para o dia-a-dia e mais forte quando se requer a potência máxima do motor. O detalhe é que se pode acertar a rotação e a mistura sem desmontar nada e em poucos segundos...


      Segue anexas algumas fotos para entender um pouco melhor a minha idéia:


      Um abraço pessoal e espero ter ajudado.
      Achei legal.
      Seria legal também um sistema de botão, onde com o botão desligado ele não injete... e quando vc quer desempenho, o botão mande sinal sem parar e o seu injetor injete mais combustivel até nas rotações minimas.

      Parabens
      Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

      Comment


      • #4
        Re: Bico Auxiliar para motor original

        Parabens!!! Otima ideia!

        Comment


        • #5
          Re: Bico Auxiliar para motor original

          Postado originalmente por Celso Soares
          Interessante sua idéia, para melhor aproveitamento do sistema seria conveniente uma leve preparação do motor. A Motor Spice do Rio de Janeiro
          fabrica um módulo que comanda um bico injetor através da rotação, e que dosa a quantidade de combustível através desta.
          Pois é, nem sabia que existia algo similar. Mas aproveitei que já tinha o conta-giros e a válvula e só precisei comprar as mangueiras e o relé.
          Vlw
          Meu SANGUE é Air cooled+

          Comment


          • #6
            Re: Bico Auxiliar para motor original

            Postado originalmente por 1300l
            Achei legal.
            Seria legal também um sistema de botão, onde com o botão desligado ele não injete... e quando vc quer desempenho, o botão mande sinal sem parar e o seu injetor injete mais combustivel até nas rotações minimas.

            Parabens
            Fala Celso!
            Cara, no caso de um botão, não seria necessário porque se você quiser desligar o bico, basta elevar a regulagem de rpm no conta-giros e se quiser ele atuando o tempo todo, é só abaixar a regulagem abaixo de 1500~1000rpm...Vlw
            Meu SANGUE é Air cooled+

            Comment


            • #7
              Re: Bico Auxiliar para motor original

              Muito boa a sua criação, esse teu sistema faz como um Digipulse faz no motor com turbo, só que no teu caso é no motor aspirado .
              tem algum comando de graduação melhorada instalado nesse motor ??
              Anor Mecânico

              Reparação Automotiva
              Instalação de Acessórios
              Personalização de Motores
              Adaptação de Equipamentos
              Especializado em Antigos e VW ar

              Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
              e-mail: anor-mecanico@outlook.com

              Comment


              • #8
                Re: Bico Auxiliar para motor original

                Cara, claro que um comando e cabeçote retrabalhado traria muito mais resultado com esse sistema.
                Mas já estava montando um motor novo (criei um tópico em Tá Pronto), por isso não fiz mais nada de melhoria naquele motor.
                Mas mesmo para um motor original, o resultado é expressivo. Se levar em consideração um motor 1600 original por exemplo, ao invés de usar uma giclagem alta que consome bastante e deixa uma mistura muito rica quando se anda em baixas rotações, se usar esse sistema se pode andar econômico em baixa e se obter o máximo daquele motor em altos rpm.
                Claro que é um sistema bastante simples e não supre todas as faixas de potência e torque do motor, mas é uma alternativa para quem gosta de fazer as coisas em casa , não pretende gastar muito e quer alguma melhora significativa.
                Acho que é isso...hehe

                VLW!!!
                Meu SANGUE é Air cooled+

                Comment


                • #9
                  Re: Bico Auxiliar para motor original

                  Legal vc dividir isso com a gente !!!!!!!!!
                  SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

                  Comment


                  • #10
                    Re: Bico Auxiliar para motor original

                    Genial tua ideia, só por curiosidade o carburador do teu carro tem gicleur de ar?
                    Não sou muito conhecedor de fuscas, se sim vc mexeu nele ?

                    Comment


                    • #11
                      Re: Bico Auxiliar para motor original

                      eu gostei pra caralho da sua ideia, porem nao entendi alguns detalhes por nao conhecer o funcionamento especifico de cada peça, numca mexi nessas peças pra saber na real como é, e tb pelo que entendi a gasolina cai como jato ou gota nao sei, pois nao tem um injetor em si ou tem? , na minha cabeça uma evoluçao disso ai que vc deveria tentar era um injetor com um esqueminha pra fazer ele pulsar na alta, ai com boa pulverizaçao deve ficar bem bacana tb, mas gostei da sua ideia, vou procurar conhecer melhor o funcionamento das peças e ver se faço um sistema desse, meus planos ja eram de montar um carburador um pouco maior porem central mesmo e de uma borboleta só, e junto com esse sistema deve ficar bom por exemplo um solex 32 com base 35, ou um solex 40, gostei demais da ideia!!
                      Anderson A.M. da Silva

                      Comment


                      • #12
                        Re: Bico Auxiliar para motor original

                        Postado originalmente por Brenio
                        Genial tua ideia, só por curiosidade o carburador do teu carro tem gicleur de ar?
                        Não sou muito conhecedor de fuscas, se sim vc mexeu nele ?
                        Fala Brenio,
                        cara, no carburador pic 30 brosol, temos 3 giclêurs que fazem a mistura e mantém o funcionamento do motor:
                        giclêur principal, giclêur misturador (caneta) e giclêur da marcha lenta que naquela configuração usava 60.


                        VLW!!!
                        Meu SANGUE é Air cooled+

                        Comment


                        • #13
                          Re: Bico Auxiliar para motor original

                          Postado originalmente por andersonfist
                          eu gostei pra caralho da sua ideia, porem nao entendi alguns detalhes por nao conhecer o funcionamento especifico de cada peça, numca mexi nessas peças pra saber na real como é, e tb pelo que entendi a gasolina cai como jato ou gota nao sei, pois nao tem um injetor em si ou tem? , na minha cabeça uma evoluçao disso ai que vc deveria tentar era um injetor com um esqueminha pra fazer ele pulsar na alta, ai com boa pulverizaçao deve ficar bem bacana tb, mas gostei da sua ideia, vou procurar conhecer melhor o funcionamento das peças e ver se faço um sistema desse, meus planos ja eram de montar um carburador um pouco maior porem central mesmo e de uma borboleta só, e junto com esse sistema deve ficar bom por exemplo um solex 32 com base 35, ou um solex 40, gostei demais da ideia!!
                          Cara, bem lembrado, tinha esquecido de mencionar...
                          Por baixo da tampa do filtro, coloquei um caninho torneado com um furo de 0.9mm direcionado para o lado de abertura da borboleta. Fiz assim pensando no princípio do funcionamento do injetor da rápida. Pensando assim, não achei necessário pulverizar o combustível porque ao passar pela depressão na borboleta, ele se pulveriza por sí.
                          Quanto a carburação, no seu caso, eu usaria um 32 com esse sistema porque te da muito recurso de acerto e uma boa economia...

                          VLW
                          Meu SANGUE é Air cooled+

                          Comment


                          • #14
                            Re: Bico Auxiliar para motor original

                            Postado originalmente por fernandoraubber
                            Fala Brenio,
                            cara, no carburador pic 30 brosol, temos 3 giclêurs que fazem a mistura e mantém o funcionamento do motor:
                            giclêur principal, giclêur misturador (caneta) e giclêur da marcha lenta que naquela configuração usava 60.


                            VLW!!!
                            Veja o item 20
                            http://autoosystemparts.com/car-auto...olex-30-pict2/
                            Como nos carburadores 2e/3e o gicleur de ar é embutido no tubo misturador.
                            o Acerto do gicleur de ar é responsavel por corrigir essa faixa de giro onde você está acionando o bico auxiliar.
                            O carburador funciona em estagios, porem tem alterações que se faz que corrige um problema porem bagunça outro ponto.
                            Pra exemplificar caso vc aumente o gicleurs principal vc vai conseguir uma alta melhor (sem a necessidade do auxiliar) porem com o gicleur maior seu carro ficaria com excesso em baixo giro. O que não compensaria, nesse caso o correto era mudar o gicleur de ar pois deixaria a baixa como está e aumentaria um pouco a quantidade de combustivel em alta.
                            Tenho uma foto aqui que peguei num manual de carburadores de moto que exemplifica bem o que quero dizer.
                            Anoite eu posto ela.

                            Comment


                            • #15
                              Re: Bico Auxiliar para motor original

                              Um pouco atrasado mas mandei kkkkkkkkkkk
                              Um carburador automotivo funciona desse jeito aí.
                              Porem é mais relacionado com a rotação ao invez da posição do acelerador.

                              Até 2500rpm + ou - quem manda é o gicleur de lenta
                              depois vem o sistema de progressão (tubos misturadores + gicleur principal) (vai até o corte)
                              O gicleur de ar atua + ou - 75% da rotação util do motor.
                              Que seria + ou - na faixa de giro q vc ta usando o suplementar.

                              No meu carro quando quero alterar a mistura acima de 4mil rpm mexo somente no gicleur de ar. Porém no meu carburador o gicleur de ar é ''solto'' do tubo misturador.
                              Arquivos Anexos

                              Comment

                              Working...
                              X