Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[TUTORIAL] - Troca do cabo de embreagem

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • [TUTORIAL] - Troca do cabo de embreagem

    Neste tutorial irei explicar como trocar o cabo de embreagem do fusca.

    Material necessário:
    • Cabo de Embreagem do Fusca 1300 à 1600 (69 em diante).
    • Não insista com cabos de má-qualidade, nem se perceber que o cabo esta muito longe (pode ser falha de fabricação ou esta dobrado no tunel) Recomendo Fânia, Cabovel ou Efrari. Se quiser pode passar graxa nos cabos, isso ajuda na durabilidade deles.
    • Chave em L com o tamanho 17 ou Chave pito 17. (Alicates de pressão, como o Worker já usei e deu certo, mas o espaço é horrível)
    • Uma chave comum para porca tamanho 12-13.
    • Braçadeira plástica (item não obrigatório, mas economiza horas de trabalho) - Ver item 8.
    • Graxa resistente a água. (se houver infiltrações no assoalho isso ajuda).
    • Um bom macaco, mas se possível um cavalete.

    1- Erga o carro pela parte traseira lado do motorista e retire a roda, faça isso com um bom e confiável macaco no local correto, mas melhor ainda seria utilizar um cavalete. Não é necessário e nem recomendavel entrar em baixo do carro.
    CUIDADO NESTA PARTE: Todo cuidado é pouco! Um deslize e você pode acabar se machucando gravemente (como por exemplo acabar com o braço decepado), além de poder fazer algo pior, danificar sériamente seu fusca. Tenha o manual do seu Fusca em mãos para colocar o macaco no lugar correto. Esteja em chão plano que não seja liso, mas que também não tenha irregularidades para que o macaco possa ficar firme. Veja com cuidado se o macaco esta bem prensado, e não vai escapar ou escorregar, certifique-se de que o carro esta com o freio de mão bem puxado e de preferência engatado, se puder coloque um tijolo nos pneus na frente e atras de forma a evitar a locomoção do véiculo.

    2- Depois de tirar a roda, atras dela, bem no fundo você irá localizar um cabo de aço mais grosso que o normal (ou o que restou dele), este é o cabo da embreagem, repare que ele é preso graças à uma borboleta, solte a borboleta totalmente até retira-la, mas não puxe o cabo ainda (deixe-o solto). Se tiver dúvidas para achar esta borboleta faça uma pesquisa no youtube com as palavras "Regulagem da embreagem Tonella".

    3- Solte os parafusos do flexível, uma espécie de borracha por onde o cabo sai. Depois puxe o flexível até que ele saia, ficando apenas o cabo saindo de um buraquinho. (Isso é necessário pois será muito difícil puxar o cabo la do pedal sem soltar isso)

    4- Soltar os parafusos que prendem o jogo de pedais (este é o unico jeito). São dois parafusos localizados a direita dos pedais, eles estão presos ao túnel (aquele meio do carro), na horizontal. Soltar o cabo do acelerador, só puxar, ele é uma travinha que entra num pequeno orifício próximo ao acelerador....

    5- Não é necessário soltar totalmente a porca da chapinha (localizada atras do pedal no assoalho) solte apenas um pouco de forma que o pedal caia levemente para frente (use a chave 12-13), solte totalmente se você tiver alguma dificuldade ou queira regular a inclinação do pedal. Sim é bem possível tirar os pedais SEM danificar nada e sem soltar a chapinha (mas se tiver dificuldades, poderá solta-las).
    NOTA: A chapinha tem função de evitar que o pedal caia para frente, ficando encostado no assoalho, sem ela o pedal cai e o cabo novo sempre escapa.
    NOTA2: Sim, eu estou dizendo para evitar soltar totalmente esta chapinha pois é chato coloca-la.

    4- Se você notar seu pedal possui uma mola em formato circular entre o acelerador e o freio enrolada (parece um arame enrolado em circulo entre o freio e acelerador). No lado de cima este arame esta preso ao freio, logo ao lado do arame, quase invisivel, há uma chapinha, que você deve puxar com com a mão (normalmente consegue-se puxar com a mão) de forma que você consiga tirar a mola e o suporte que vai engatado ao freio. Você deverá forçar de forma que o suporte que vai no freio irá desencaixar do pedal, ao mesmo tempo em que puxa o jogo de pedais para a esquerda. (A frase parece difícil mas não é, gire os pedais em várias direções até que ele passe pelo furo no túnel)

    5- Ok, depois de algumas horas você tirou os pedais.
    Puxe o cabo da embreagem usando uma chave de fenda, no oríficio da cabeça do cabo. Enfie a mão dentro do túnel e note que a além de uma fenda na parte superior, um pequeno tubo redondo (um orifício) por onde passará o cabo novo)

    6- Aproveite para lavar e engraxar os pedais.

    7- Pegue o cabo novo passe pelo orificio sem ainda colocar o flexível (se desejar pode passar graxa).
    Faça o cabo passar pelo flexível, encaixe o flexível, parafuse o flexível (não há segredo nesta parte, só não deixe ele com muita barriga por enquanto). Não precisa prender ainda a borboleta, mas estique-o até ali, gire algumas vezes o cabo para ver se não esta torcido.

    8- Puxe o cabo novamente para fora do oríficio do túnel de forma que você consiga coloca-lo no encaixe que há no pedal. Note que quando o pedal cai para frente, o cabo da embreagem escapa... Isso será bastante doloroso. Mas você pode usar uma braçadeira acima do cabo no encaixe onde ele escapa: isso de nada influenciará no funcionamento da embreagem, e não auxiliará a segurar o cabo com o veículo pronto (pois aí o pedal ficará na posição correta e o cabo nem sequer encostará mais na braçadeira), mas facilitará o momento da instalação...!

    9- Ok, encaixou, agora coloque os pedais de volta, do mesmo jeito que fez para tirar, sim com o mesmo processo que usou para tirar, mechendo pedal pra frente e para tras para que o mesmo passe pelo orificio (parece difícil mas não é, exceto que você tenha feito sem a braçadeira, o cabo da embreagem escapa, mas com paciência você também vai conseguir...)

    10-
    Não aperte ainda a chapinha, deixe-a quase solta , mas peça para alguém segurar o pedal ou coloque uma caixa para que ele não desca demais (corre o risco de escapar o cabo).

    11- Na parte traseira prenda a embreagem, pode-se ter a impressão que ele não vai encaixar, simplesmente, va inclinando o pedal suavemente, até que alcançado. Parafuse a borboleta, prendendo o cabo com um alicate, para que não torça, se torçer, vai estragar o cabo).

    12- Desencline o pedal, note que nao foi preciso fazer força pois haverá uma folga (é um mistério... mas isso sempre acontece, se ficar duro, não force tire todo o cabo e coloque denovo, ou compre outro cabo).
    Aperte a chapinha do assoalho que segura os pedais de forma que não voltem para frente!

    13- Prenda o freio, coloque a chapinha que prende o freio, e finalmente prenda novamente a mola, do freio.

    14-
    Regule a embreagem. Há vídeos no youtube ensinando à fazer isso é muito simples, você precisa deixar de forma que não fique muito dura, e que desengate o carro, quando você pisar na embreagem, se estiver raspando você aperta a borboleta...!!! - Muitas vezes o pau não esta no sincronizado mas mais na embreagem mal-regulada. Se tiver muito dura, tente soltar um pouco a borboleta, desde que não raspe para engatar as marchas. SEMPRE DEIXE UMA PEQUENA FOLGA NO CABO!!

    15- Pronto... agora... prender o cabo do acelerador (peça para alguém apertar o acelerador lá no motor, de forma que o cabo entre no orifício....

    16- Isso é tudo!
    Last edited by 777User; 13-09-2012, 05:47 PM.
    Curitiba-PR
    Morando em: São Braz/Santa Felicidade

  • #2
    Re: [TUTORIAL] - Troca do cabo de embreagem

    Eh...eh
    Não passa graxa no cabo não?

    Comment


    • #3
      Re: [TUTORIAL] - Troca do cabo de embreagem

      Postado originalmente por GEDSELLET
      Eh...eh
      Não passa graxa no cabo não?

      ; mero detalhe gedsellet .

      Do it yourself !

      Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


      VW BRASILIA 1.600 AR.
      Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

      Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



      Comment


      • #4
        Re: [TUTORIAL] - Troca do cabo de embreagem

        Postado originalmente por GEDSELLET
        Eh...eh
        Não passa graxa no cabo não?
        Quando troquei o meu, não passei não.
        Tem problema?
        Ex-Fusca 73 "Tópico Hippie "
        *Saudades dele....

        Comment


        • #5
          Re: [TUTORIAL] - Troca do cabo de embreagem

          Postado originalmente por Ulysses-F73
          Quando troquei o meu, não passei não.
          Tem problema?
          vai durar menos , desgastar o conduite mais rápido .

          lubrificado, o acionamento do pedal fica mais macio .

          com o cabo e conduite desmontados , o ideal é tentar inserir um oleo mais grosso no tubinho que passa no tunel e passar uma boa graxa lá no ganchinho de acionamento dentro do tunel ( no pedal ) , e tambem no conduite proximo a caixa de marchas .

          no meu carro fiz isso a 5 anos e o acionamento é muuito macio.

          observando que não tenho nada de mais no motor/cambio . tudo original .

          Do it yourself !

          Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


          VW BRASILIA 1.600 AR.
          Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

          Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



          Comment


          • #6
            Re: [TUTORIAL] - Troca do cabo de embreagem

            Os fabricantes destes cabos não recomendam e dizem que o cabo deles não necessita disso, mas sim é bom colocar, apesar de que dependendo a graxa pode atacar o material do flexível...

            Agora na porca borboleta nem pensar...
            Curitiba-PR
            Morando em: São Braz/Santa Felicidade

            Comment


            • #7
              Re: [TUTORIAL] - Troca do cabo de embreagem

              Postado originalmente por 777User
              Os fabricantes destes cabos não recomendam (1) e dizem que o cabo deles não necessita disso, mas sim é bom colocar, apesar de que dependendo a graxa pode atacar o material do flexível...

              Agora na porca borboleta (2) nem pensar...
              (1) Quais fabricantes dizem isso rapaz?
              (2) ????????????

              Comment


              • #8
                Re: [TUTORIAL] - Troca do cabo de embreagem

                Belo tuto amigo!

                Parabens pela iniciativa por enriquecer o conteudo do forum.

                Comment


                • #9
                  Re: [TUTORIAL] - Troca do cabo de embreagem

                  dica do AC,caso vcs regulem o conduite e o cabo fique curto,podem fazer uma emenda com braçadeiras U.No meu to usando 3 dessas e sem problemas.Ah verifiquem o estado do escorpião(peça que fica preso o conduite).O garfinho também e o garfo interno onde fica o colar de embreagem,ele desgasta e quebra .E claro se quiserem uma embreagem mais macia façam o garfo alongado conforme ensino no meu tutorial.Quem quser o alongador ,só me mandar mp.Abraços
                  Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                  Comment


                  • #10
                    Re: [TUTORIAL] - Troca do cabo de embreagem

                    Postado originalmente por Antonio carlos
                    dica do AC,caso vcs regulem o conduite e o cabo fique curto,podem fazer uma emenda com braçadeiras U.No meu to usando 3 dessas e sem problemas..Abraços
                    Prezado AC
                    A questão do cabo resultar curto pode acontecer.
                    Dá para vc. explicar melhor essa sua idéia? Algum desenho?
                    Saudaçoes

                    Comment


                    • #11
                      Re: [TUTORIAL] - Troca do cabo de embreagem

                      GEDSELLET
                      Sou apenas iniciante ainda nessas manutenções... então primeiramente peço desculpas se falar alguma merda...

                      - A tuba pelo menos diz, que não tem necessidade. Mas eu particularmente, penso o contrário... óbviamente hehehe.

                      -Desculpe eu entendo sim seu ponto de vista, mas porque eu iria passar graxa na borboleta, se a borboleta é nova e a rosca também? Se quiser passar passe,, mas eu (particularmente) acredito que lubrificação neste lugar não ajudará a manter a regulagem com a vibração do dia a dia, pelo contrário primeiro dia de estrada com buraco e pronto... Acho que você vai ter que regular 1 vez por mês.... Lubrifique apenas o cabo.... a rosca da borboleta, vai acabar pegando um pouco de graxa naturalmente que ficou no túnel, mas isso é normal.

                      Sobre a questão do cabo curto, ele não deveria ter medida padrão? Este problema acontece normalmente se o cabo enroscar próximo do parafuso que prende o pedal na rebarba, já quebrei muito cabeça com isso... daí no desespero você estica e danifica o cabo, tendo que trocar diversas vezes até descobrir... Se o cabo estiver estourando em menos de 5 anos desconfie... O negócio é lixar bem ali perto do parafuso... e deixar para colocar o parafuso que passa perto do cabo por último... eheheehehe

                      Sei que parece até parece piada... mas é verdade... Meu cabo enroscava numa rebarba do lado de onde entra o parafuso, e a rebarba era super cortante ficando dobrado logo ali (passando por baixo da rebarba, antes de entrar no túnel), cortei o dedo nela, com a lixa várias vezes até conseguir tirar ela...
                      Last edited by 777User; 16-05-2012, 10:12 AM.
                      Curitiba-PR
                      Morando em: São Braz/Santa Felicidade

                      Comment


                      • #12
                        Re: [TUTORIAL] - Troca do cabo de embreagem

                        Postado originalmente por 777User
                        -Desculpe eu entendo sim seu ponto de vista, mas porque eu iria passar graxa na borboleta, se a borboleta é nova e a rosca também? Se quiser passar passe,, mas eu (particularmente) acredito que lubrificação neste lugar não ajudará a manter a regulagem com a vibração do dia a dia, pelo contrário primeiro dia de estrada com buraco e pronto... Acho que você vai ter que regular 1 vez por mês.... Lubrifique apenas o cabo.... a rosca da borboleta, vai acabar pegando um pouco de graxa naturalmente que ficou no túnel, mas isso é normal.
                        pode lubrificar a borboleta sem problemas.

                        repare que a base dela tem um desenho meio quadrado e a alavanca de acionamento da embreagem tem o mesmo desenho. ela encaixa e não gira sozinha .

                        não desregula com trepidação ou lubrificação. é tranquilo .

                        Do it yourself !

                        Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                        VW BRASILIA 1.600 AR.
                        Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                        Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                        Comment


                        • #13
                          Re: [TUTORIAL] - Troca do cabo de embreagem

                          Postado originalmente por 777User
                          Neste tutorial irei explicar como trocar o cabo de embreagem do fusca.

                          Material necessário:
                          • Cabo de Embreagem do Fusca 1300 à 1600 (69 em diante).
                          • Chave Pito com o tamanho 17. (ou alternativas: Chave tamanho 17 talvez de, Alicates de pressão, como o Worker já usei e deu certo, mas o espaço é horrível)
                          • Uma chave comum para porca tamanho 12-13.
                          • Braçadeira plástica (item não obrigatório, mas economiza horas de trabalho) - Ver item 8.
                          1- Erga o carro pela parte traseira lado do motorista, com um bom e confiável macaco, no local correto. Um deslize e você pode acabar se machucando gravemente (como por exemplo acabar com o braço decepado), além de poder fazer algo pior, danificar sériamente seu fusca.

                          ....
                          Prezado 777User,
                          A minha preocupação de quando alguém escreve um tutorial é de que outros novatos vão seguir "ipsis literis" o que foi escrito.
                          Então veja lá: além de você não aceitar o "óbio ululante" (questão de engraxar o cabo) o seu tutorial peca no quesito segurança:
                          "jamais entre em baixo de um carro apoiado apenas por macaco !!!"
                          Para isso existem os cavaletes !
                          Parodiando a sua forma de expressar:
                          --se você quer entrar embaixo do carro sem apoiá-lo corretamente, problema seu.

                          Comment


                          • #14
                            Re: [TUTORIAL] - Troca do cabo de embreagem

                            Temos que ter o cuidado com as "palavras", existe formas e formas de expressar algo.

                            O dono do post, eh um usuario novo; preparou todo o material, dedicou seu tempo em prol do COLETIVO.

                            Acredito que alguns ate tem desejo de criar algo mas por "n" motivos, seja por vergonha, inabilidade da escrita ou mesmo o que esta acontecendo aqui; medo de ser puramente taxado negativamente.

                            Este mesmo user em questao, fiz uma pesquisa rapida sobre seus topicos "criados" tem a plena maioria, senao 100%, de topicos do tipo:

                            Duvida me ajudem, como faço isto, como faço aquilo, me de dica disto ou aquilo, ou de venda ou seja, so SUGA informaçoes e nao retribui com pesquisas ou algo do genero... se sabe de algo nao compartilha.

                            Penso da seguinte forma se quiser criticar o faça mas de maneira CONSTRUTIVA, do tipo:

                            "Amigo, otimo seu tuto, porem seria interessante voce mencionar o uso de cavaletes por ser mais seguro"

                            Nao estou sendo indireto e sim direto.

                            Nao aprovo critica so por criticar.

                            Se nao tem nada a acrescentar ao FORUM e ao COLETIVO nao expresse ao que possa prejudicar o forum quanto a conhecimento.

                            Caso discorde pode faze-lo aqui a vista de todos, nao precisa se MP, gosto do forum e quero o bem do mesmo.

                            Caso nao tenha visto, veja este texto:

                            http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=11016

                            Comment


                            • #15
                              Re: [TUTORIAL] - Troca do cabo de embreagem

                              Postado originalmente por GEDSELLET
                              Prezado AC
                              A questão do cabo resultar curto pode acontecer.
                              Dá para vc. explicar melhor essa sua idéia? Algum desenho?
                              Saudaçoes
                              simples,cortei o cabo na ponta,peguei outro cabo e cortei pra emnedar no cabo.Usei as braçadeira em U pra unir.tive que colocar muitas arruelas no conduite pra ele ficar conforme manda o manual,então ficou meio desconfortável pra por a borboleta.No cado isso é pra facilitar.Se ainda não ficou claro tiro uma foto.Abraços
                              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                              Comment

                              Working...
                              X