Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tutorial - melhorando as lanternas do fusquinha

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Tutorial - melhorando as lanternas do fusquinha

    Amigos,

    estou postando como eu fiz para melhorar a iluminação das lanternas do meu fusquinha.

    Pensei em utilizar as lampadas de led, mas não obtive boas referencias neste tipo de lampada.

    Um dos problemas nos nossos besouros é a iluminação das lanternas e dos farois. Farol é para uma outra oportunidade.

    Nosos carros pelo projeto antigo.... tem uma deficiência na iluminação. Quando observamos carros modernos as lanternas tem uma iluminação maravilhosa. Isto ocorre pelo projeto das lanternas. Exemplo: a estrutura é cromada aumentando a projeção da luz. Outro fator é o acrilico da lente. Normalmente é liso.


    Material necessário:

    No meu caso fio, soquete tipo universal de 2 polos

    Fita isolante;
    Alicate de bico fino;
    Cola tipo super bonder;
    Papel aluminio;
    Lente nova unicolor (vermelha).
    Chave de fenda ou phillips (depende da sua lanterna.

    Mas vamos as fotos do processo....

    Antes de mexer. Esta lente tem aproximadamente 1 ano e meio de uso. Note que no projeto original a iluminação é jogada para baixo pois a seta fica na parte superior.



    No meu caso a chapa estrutural e que reflete a luz está sem brilho.


    1° passo após desmontar.
    Marcar os fios para facilitar a montagem.



    2° passo:
    Abrir com o alicate o soquete da seta para entrar no lugar o soquete universal.



    3° passo:
    colar o papel aluminio em toda a estrutura de forma a melhorar o fator "reflexo" da luz. Se tivesse tempo para mandar cromar acredito que o resultado ficaria melhor.


    4° passo;
    montar. Aí vem o pulo do gato. Este truque era feito na década de 80 nas lanternas fáfa. Como eu instalei soquete universal de 2 polos na seta passarei a ter 2 ligaçoes na seta ficando assim:

    SETA - 1ª fase para lanterna (iluminação mais fraca) e 2ª fase para seta (iluminação mais forte)
    FREIO - 1ª fase para lanterna (iluminação mais fraca) e 2ª fase para freio (iluminação mais forte)

    Ou seja quando ligo a lanterna acende as 2 lampadas na fase "lanterna". Cada 2° estagio da lampada individualmente serve uma para a seta e outra para o freio.

    Resultado final - apenas a lanterna ligada.



    Para comparar:


    Existe uma pequena diferença de luminosidade quando da 1ª foto e da 2ª.
    Mas posso garantir que a diferença na lun]minosidade é muito grande. Pessoalmente gostei do resultado, pois sou melhor visto de noite.
    Abraços,

    Jacques

    Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

  • #2
    Re: Tutorial - melhorando as lanternas do fusquinha

    Muito legal esta tua ideia.No meu fusca ( fafá) eu usei tinta metalic (spray) e o resultado também ficou muito bom.Eu estou usando lampadas de led.Quando puder vou postar umas fotos.

    Comment


    • #3
      Re: Tutorial - melhorando as lanternas do fusquinha

      Postado originalmente por Renato Meurer
      Muito legal esta tua ideia.No meu fusca ( fafá) eu usei tinta metalic (spray) e o resultado também ficou muito bom.Eu estou usando lampadas de led.Quando puder vou postar umas fotos.
      poste fotos sim, renato.

      tenho curiosidade de ver as lampadas de led nos nossos besouros.
      Abraços,

      Jacques

      Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

      Comment


      • #4
        Re: Tutorial - melhorando as lanternas do fusquinha

        jack agora esta lanterna esta pronjta para a lampada led.No caso eu usei manta aluminizada para melhorar a luminosidade.Bom do led é que não esquenta e por isso não estraga tão rapido a lente.Como a minha lanterna é uma fafa hella made in german( CHIC HEIN) pus os leds e pra luz de freio ficar bem forte eu pus um soquete a mais com uma lampada comum.Abra~ços
        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

        Comment


        • #5
          Re: Tutorial - melhorando as lanternas do fusquinha

          Postado originalmente por Antonio carlos
          jack agora esta lanterna esta pronjta para a lampada led.No caso eu usei manta aluminizada para melhorar a luminosidade.Bom do led é que não esquenta e por isso não estraga tão rapido a lente.Como a minha lanterna é uma fafa hella made in german( CHIC HEIN) pus os leds e pra luz de freio ficar bem forte eu pus um soquete a mais com uma lampada comum.Abra~ços

          AC,

          posta fotos para agente ver. Tenho muita curiosdade de como fica o led nas nossas lanternas.
          Abraços,

          Jacques

          Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

          Comment


          • #6
            Re: Tutorial - melhorando as lanternas do fusquinha

            Jacques, muito boa sua idéia! Eu particularmente gosto da divisão de luminosidade entre a seta e a lanterna traseira, mas a idéia é muito criativa e bem legal!
            Ex-Fusca 73 "Tópico Hippie "
            *Saudades dele....

            Comment


            • #7
              Re: Tutorial - melhorando as lanternas do fusquinha

              Postado originalmente por Jacques
              AC,

              posta fotos para agente ver. Tenho muita curiosdade de como fica o led nas nossas lanternas.
              na época que eu refiz a eletrica do legacy eu pus uma foto lá no meu tópico.Quem tb tem e me influenciou muito para por os leds foi o RC(robson calixto) que é o senhor dos leds .São milhares de luzes dessas no fusca (el vocho)
              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

              Comment


              • #8
                Re: Tutorial - melhorando as lanternas do fusquinha

                Postado originalmente por Jacques
                Ou seja quando ligo a lanterna acende as 2 lampadas na fase "lanterna". Cada 2° estagio da lampada individualmente serve uma para a seta e outra para o freio.
                Parabéns pela idéia e por partilhá-la conosco. Tenho porem uma dúvida. Como a parte da lente referente a seta é amarela, a luz de uma lâmpada (incolor) colocada lá dentro será vista na cor amarela. O problema é que as luzes de posição traseiras devem ser obrigatoriamente vermelhas.

                Comment

                Working...
                X