Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sobre a refrigeração do Fusca

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Sobre a refrigeração do Fusca

    Atualização: 13/02
    -Esqueci de comentar que outro problema de "aquecimento" pode ser um sistema de ignição em mau estado de conservação, principalmente a bobina que, quando velha, esquenta e o carro morre. Além dela, a bomba de gasolina; se estiver instalada fora das especificações originais da altura de acionamento da vara que vem do interior do motor ou sem graxa o suficiente, se super-aquecerá também, fazendo o diafragma travar e o carro parar. Para maiores informações a respeito desses pontos, assistam aos vídeos instrutivos do TONELLA no Youtube.

    Está é só uma dica que posto aqui para vocês. Se já houver algo parecido no forum, por favor, me desculpem.

    Quero falar sobre a refrigeração do Fusca.

    Existem muitos "entendidos" por aí que querem saber mais que os engenheiros da Volkswagen, que passaram décadas e mais décadas desenvolvendo, aprimorando e testando o motor a ar, além de milhares de quilômetros de testes nas mais extremas condições, e inventam "truques" para "aprimorar" a refrigeração do Fusca que, na verdade, só fazem mal. O sistema de refrigeração do Fusca é EFICIENTE e não exige modificações, desde que todos os seus componentes estejam presentes.

    Me refiro à refrigeração dos motores STOCK, não aos preparados que, por motivos óbvios, exigem maior capacidade de refrigeração.

    Mas não é incomum ouvir de gente com Fuscas com motores comuns sobre os problemas do super-aquecimento.

    Vamos lá...

    A VENTOINHA E AS LATAS DO MOTOR
    A ventoinha é uma turbina que chupa o ar através das aletas que ficam na parte inferior do vidro traseiro. O ar não simplesmente passa por ali e entra nelas por vontade própria; ele é chupado. Chupado porque a ventoinha cria uma zona de baixa pressão atmosférica. (Como ela chupa o ar, menos ar fica presente no cofre, portanto, diminuindo a pressão do mesmo). O ar é atraído para essas regiões, pois busca um equilíbrio (a natureza odeia o vácuo). Para que a turbina crie essa zona de baixa pressão atmosférica dentro do cofre do motor, todas as latas deste devem estar presentes e devidamente instaladas. Qualquer "vazamento" de ar interferirá na refrigeração do motor. As borrachas da tampa, da parte dianteira e traseira do motor também são importantes.

    A CAPELINHA
    Já vi muitos Fuscas com as capelinhas de aftermarket; as não originais VW. O problema delas é que não são feitas com o mesmo cuidado das originais. Não falo aqui por clichezismo, dizendo que tudo que é original é perfeito e tudo que não é não é. É que a capelinha original tem, dentro dela, "caminhos" que conduzem o ar para as regiões adequadas do motor, reduzindo o mínimo de velocidade e pressão. Além disso, para os Fuscas com aquecimento interno, as capelinhas de aftermarket simplesmente têm um buraco onde o ar tem que "achar" o caminho dele até os dutos. As originais têm o caminho devidamente planejado. Digo isso, pois já vi em dois Fuscas de amigos meus essa "displicência" para com os trabalhos internos da ventoinha original, e eles sofriam com super-aquecimento do motor e baixo aquecimento interno da cabine.

    TAMPA DO MOTOR
    Se seu Fusca é 1300, use a tampa fechada. Usando tampas aletadas, muito ar entra e o motor sempre trabalha com temperatura inferior à recomendada. Se for 1500 ou 1600, use suas respectivas tampas. As aletas não foram criadas por acaso ou estética. Estão lá para atenderem às demandas de refrigeração impostas por cada um de seus motores.
    Se seu fusca é um Itamar, use a tampa dele que, além das 27 aletas padrão, tem aletas abaixo do nariz da placa, que se abrem controladas por outro termostato, preso à tampa, cujo funcionamento é idêntico ao da capelinha do motor.

    TERMOSTATO DA CAPELINHA DO MOTOR
    Muita gente desconhece, pois a ignorância dos mexânicos brasileiros tornaram essa peça quase extinta. O motivo, até que justo: ela controla aletas na parte inferior do motor e, caso ela deixe de funcionar com as aletas fechadas, o motor não terá a refrigeração adequada e fritará mesmo. A função dela é deixar as aletas fechadas quando o motor está frio, fazendo com que a refrigeração seja limitada e este se aqueça mais rapidamente, aumentando a eficiência da combustão e menor desgaste do mesmo. Quando está quente, ela abre as aletas, direcionando o ar exatamente para a parte superior dos cilindros, onde ocorre a combustão e, portanto, onde aquece mais. Sem as aletas, o ar simplesmente sai uniforme, ventilando da mesma forma os cilindros por completo, ao invés de mais ar onde eles esquentam mais.
    Se você tem um relógio de temperatura no seu Fusca, corra atrás do termostato, do mecanismo das aletas incluindo a mola e a vara que as aciona. Digo do relógio, pois, caso um dia o termostato venha a falhar, você poderá averiguar o aumento da temperatura no ponteiro antes que seja tarde demais. Mas, elas raramente falham. No exterior, onde faz mais frio e, portanto, o uso delas é fundamental, o uso dela é consenso.
    Como aqui no Brasil o clima é quente, não fazia muita diferença, pois o motor se aquece bem mais rapidamente do que lá. No entando, sem as aletas e o termostato, a ventilação nunca será a projetada pela VW: o ar sendo direcionado mais para a cabeça dos cilindros do que para o resto.

    É isso. Eu li MUITO a respeito da refrigeração do Fusca, pois não acreditava ser necessário andar por aí com a tampa aberta. Eles não seriam tão estúpidos assim (os engenheiros da VW). E o carro também não teria sido tão bem sucedido como foi, vendendo milhões e milhões de unidades em todos os lugares do mundo. Converse com alguém mais idoso sobre o Fusca: "ô carrinho bom" é o mínimo que você ouvirá. O motivo, na minha opinião, é claro: na época deles, os Fuscas eram novos e totalmente funcionais. Nos dias de hoje nós, jovens, os pegamos depenados, detonados e temos problemas de fato. Super-aquecimento. Afogamentos. Panes elétricas. Motores fracos. Etc, etc, etc.

    Espero tê-los ajudado um pouco.

    André
    Last edited by anbrsi; 13-02-2013, 06:12 PM.
    André Brandão
    Fusca 1980

  • #2
    Re: Sobre a refrigeração do Fusca

    Mesmo em motores preparados ...

    Tem um texto no blog do KDF-Wagen

    http://kdf72.blogspot.com.br/

    que fala da utilização dos flaps originais da VW no motor 2300 aspirado

    tópico do carro
    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...light=kdfwagen
    Felipe Mori
    Osasco - SP
    --------------------------------------------------------

    Comment


    • #3
      Re: Sobre a refrigeração do Fusca

      Muito bom seu texto.
      Tenho muita curiosidade sobre as latas da refrigeração, estou reunindo as poucas imagens que encontrei com todas as latas montadas.
      As mangueiras que tem atras da capela do itamar, até hoje não consegui descobrir onde vai conectada e pra que serve.

      Eu vejo pouca discussão a respeito das latas do motor, cambio e o ar quente.

      Abs.

      Comment


      • #4
        Re: Sobre a refrigeração do Fusca

        o mais importante é evitar as perdas.Latas mal encaixadas e sujas já dificultam sobremaneira.E claro o trajeto que o ar faz na capela o ideal é facilitar o seu escoamento,direcionando e evitando que ele passa com eficeinceia ,principalmente na area de troca de calor que são as aletas.
        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

        Comment


        • #5
          Re: Sobre a refrigeração do Fusca

          Postado originalmente por pecado Ver Post
          Muito bom seu texto.
          Tenho muita curiosidade sobre as latas da refrigeração, estou reunindo as poucas imagens que encontrei com todas as latas montadas.
          As mangueiras que tem atras da capela do itamar, até hoje não consegui descobrir onde vai conectada e pra que serve.

          Eu vejo pouca discussão a respeito das latas do motor, cambio e o ar quente.

          Abs.
          As mangueiras que ficam atras é conectado na bengala que aquece o ar e depois são conectadas na válvula thermac na entrada do filtro de ar. É um sistema de pré-aquecimento do ar que evita que o combustível condense no coletor e também ajuda o motor aquecer rápido.

          Comment


          • #6
            Re: Sobre a refrigeração do Fusca

            Postado originalmente por ernest0h Ver Post
            As mangueiras que ficam atras é conectado na bengala que aquece o ar e depois são conectadas na válvula thermac na entrada do filtro de ar. É um sistema de pré-aquecimento do ar que evita que o combustível condense no coletor e também ajuda o motor aquecer rápido.
            Sei dessas mangueiras que você falou.
            As mangueiras que citei são outras duas que são conectadas em uma especie de casinha na capelinha, uma de cada lado.
            Abs.

            Comment


            • #7
              Re: Sobre a refrigeração do Fusca

              Pecado, uma delas não seria a mangueira de ativação do filtro de carvão ativo? Posta foto pra gente ver.
              Last edited by anbrsi; 13-02-2013, 06:02 PM.
              André Brandão
              Fusca 1980

              Comment


              • #8
                Re: Sobre a refrigeração do Fusca

                Postado originalmente por pecado Ver Post
                Sei dessas mangueiras que você falou.
                As mangueiras que citei são outras duas que são conectadas em uma especie de casinha na capelinha, uma de cada lado.
                Abs.
                São elas... a captação do ar frio é feita nessas casinhas atras, desce conectando na bengala com mufla(acho é esse o nome), aquece o ar e sobe até a válvula thermac.
                Last edited by ernest0h; 14-02-2013, 08:36 AM. Razão: ...erros de digitação...

                Comment


                • #9
                  Re: Sobre a refrigeração do Fusca

                  Então deve ser essa mesmo. E essa válvula thermac, onde fica e pra que serve?
                  Abs.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Sobre a refrigeração do Fusca

                    Postado originalmente por pecado Ver Post
                    Muito bom seu texto.
                    Tenho muita curiosidade sobre as latas da refrigeração, estou reunindo as poucas imagens que encontrei com todas as latas montadas.
                    As mangueiras que tem atras da capela do itamar, até hoje não consegui descobrir onde vai conectada e pra que serve.

                    Eu vejo pouca discussão a respeito das latas do motor, cambio e o ar quente.

                    Abs.
                    Quem procura acha ... hehehe .

                    Tem varios topicos com excelentes discussões sobre refrigeração aqui no fórum..

                    dá uma olhadinha por ai .

                    sobre o ar quente vais ser dificil aqui .. com certeza vai ter em algum fórum que preza mais sobre a originalidade dos vw's .

                    Do it yourself !

                    Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                    VW BRASILIA 1.600 AR.
                    Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                    Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                    Comment


                    • #11
                      Re: Sobre a refrigeração do Fusca

                      Postado originalmente por marcos22 Ver Post
                      Quem procura acha ... hehehe .

                      Tem varios topicos com excelentes discussões sobre refrigeração aqui no fórum..

                      dá uma olhadinha por ai .

                      sobre o ar quente vais ser dificil aqui .. com certeza vai ter em algum fórum que preza mais sobre a originalidade dos vw's .
                      Ou originalidade ou um projeto de alguem do Sul do Brasil!

                      Como por exemplo o projeto KDF Wagen conforme o Felipe já citou... ;)


                      Postado originalmente por felipedmori Ver Post
                      Mesmo em motores preparados ...

                      Tem um texto no blog do KDF-Wagen

                      http://kdf72.blogspot.com.br/

                      que fala da utilização dos flaps originais da VW no motor 2300 aspirado

                      tópico do carro
                      http://www.fusca4ever.com.br/showthr...light=kdfwagen
                      D O U G L A S
                      Brasilia 1974 - "Marrom"

                      São Miguel do Oeste - SC
                      ++++++++++++++++++++
                      FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

                      ++++++++++++++++++++

                      RUMO AOS 1000 POSTS,
                      MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

                      Comment


                      • #12
                        Re: Sobre a refrigeração do Fusca


                        A mangueira que falo é essa 31, ali do conjunto 30,31,32 da foto.

                        Então ela é colocada no 8A e 8B?

                        Abs.
                        Arquivos Anexos

                        Comment


                        • #13
                          Re: Sobre a refrigeração do Fusca

                          Aí, André? blz?
                          Tudo que vc falou está certo, devido que trabalhei na maravilhosa VWB. Atualmente moro no interior do PR, e aqui faz um calor infernal,e os brods daqui usa um dispositivo para deixar a tampa traseira aberta, quando os fuscas (tampa fechada) pega as estradas e o pessoal anda em torno de 110/120 Km, essa abertura no tampão traseiro ajuda a arrefecer o motor. os VW Fuscas é projeto Europeu,e lá faz temperaturas baixas (frias) e até justificaria a tampa fechada para controlar a entrada de ar frio no cofre do motor e consequentemente na turbina (voluta). Como sou mais velho que vc, aqui no Brasil na decada de 60 a KADRON fez para os Fuscas uma especie de captador de ar que era colocado na ``churrasqueira``do Fusca (entrada de ar abaixo do vidro traseiro) justamente para entrada mais ``ar fresco) para o Fusca desenvolver altas velocidades por mais tempo. Há pouco tempo em Macaé/RJ, vi um brod lá que fez em fibra o mesmo captador e ficou eficiente segundo o dono do Fusca. E os fuscas 1300 e 1600 tem ventoinhas diferentes com menos e mais pás, e ``rouba`` cerca de 1,5 cvs, e o motor 1300 cc sente a diferença com o roubo de potencia. No meu 1600 pé de boi (1966) tampa fechada, fiquei p...da vida, quando danificou o cabeçote lado motorista, aí os mecânicos da região do PR, disseram-me que era devido a tampa fechada e o radiador de oleo ser (originalmente) encima do cabeçote lado motorista; (que tem refrigeração deficiente por ser defronte o fluxo de vento da VENTOinha); contornei o problema adotando oleo de maior viscosidade, e colocando a flange e o radiador deslocado e a ventoinha com mais pás e maior largura, como nas Kombis motor Torque de 1983 em diante, e pretendo colocar uma bomba de maior vazão (Schadek) para melhor lubrificar e arrefecer o motor. valeu...

                          Comment


                          • #14
                            Re: Sobre a refrigeração do Fusca

                            Postado originalmente por antonio carlos a.coutinho Ver Post
                            Aí, André? blz?
                            Tudo que vc falou está certo, devido que trabalhei na maravilhosa VWB. Atualmente moro no interior do PR, e aqui faz um calor infernal,e os brods daqui usa um dispositivo para deixar a tampa traseira aberta, quando os fuscas (tampa fechada) pega as estradas e o pessoal anda em torno de 110/120 Km, essa abertura no tampão traseiro ajuda a arrefecer o motor.
                            Abertura na parte superior da tampa traseira, né? Abertura na parte inferior da tampa como utilizado por muitos por aí piora a refrigeração do motor, captando o ar quente que sai por debaixo do carro vindo das camisas e cabeçote de novo para dentro do carro. Por isso as latas do motor completas são importantes.

                            Postado originalmente por antonio carlos a.coutinho Ver Post
                            os VW Fuscas é projeto Europeu,e lá faz temperaturas baixas (frias) e até justificaria a tampa fechada para controlar a entrada de ar frio no cofre do motor e consequentemente na turbina (voluta). Como sou mais velho que vc, aqui no Brasil na decada de 60 a KADRON fez para os Fuscas uma especie de captador de ar que era colocado na ``churrasqueira``do Fusca (entrada de ar abaixo do vidro traseiro) justamente para entrada mais ``ar fresco) para o Fusca desenvolver altas velocidades por mais tempo. Há pouco tempo em Macaé/RJ, vi um brod lá que fez em fibra o mesmo captador e ficou eficiente segundo o dono do Fusca.
                            Não conhecia, achei interessante. De acrílico transparente poderia até dar um "ar original" ao carro... Vou pesquisar ...

                            Postado originalmente por antonio carlos a.coutinho Ver Post
                            E os fuscas 1300 e 1600 tem ventoinhas diferentes com menos e mais pás, e ``rouba`` cerca de 1,5 cvs, e o motor 1300 cc sente a diferença com o roubo de potencia. No meu 1600 pé de boi (1966) tampa fechada, fiquei p...da vida, quando danificou o cabeçote lado motorista, aí os mecânicos da região do PR, disseram-me que era devido a tampa fechada e o radiador de oleo ser (originalmente) encima do cabeçote lado motorista; (que tem refrigeração deficiente por ser defronte o fluxo de vento da VENTOinha); contornei o problema adotando oleo de maior viscosidade, e colocando a flange e o radiador deslocado e a ventoinha com mais pás e maior largura, como nas Kombis motor Torque de 1983 em diante, e pretendo colocar uma bomba de maior vazão (Schadek) para melhor lubrificar e arrefecer o motor. valeu...
                            Fato, capela com filtro deslocado melhora sensivelmente o problema de aquecimento do cabeçote do lado do motorista.
                            Sobre a bomba de maior vazão não sei se resolve, somente circular o óleo mais rapidamente sem que ele tenha tempo de resfriar para novamente trocar calor no motor. É necessário um volume maior de óleo ou um trocador de óleo (radiador) para permitir esta refrigeração do óleo.
                            No meu carro tenho um sobrecarter de 1,5 l. Aparentemente funciona bem.
                            Para os pequenos trechos de estrada que já rodei a temperatura fica entre 75oC e 90oC.

                            []s
                            Fernando.
                            Fusca - 1968
                            1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
                            123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

                            http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

                            Comment


                            • #15
                              Re: Sobre a refrigeração do Fusca

                              Aí Brod? Como sou mais velhinho que vc...rsrsrs...Sei de uma coisinha da epoca...hehehe...O VW SP2 tem o kit importado com deslocamento de 1700 cc e ele utiliza uma bomba de maior deslocamento de oleo maior para lubrificar a maior area de contato/atrito dos pistões em relação as camisas e a maior geração de calor. O pessoal de taxi que tinha Variant e TL (motor 1600 cc) utilizava essa bomba de oleo do VW SP2 (eu tenho um 75 amarelo imperial) e os motores viravam mais de 200.000 Kms sem retificar o motor. Na realidade os mecanicos por desconhecerem as tecnicas de refrigeração e as particularidades do desempenho de varios compenentes que envolvem o ``universo da mecanica`` os mesmos mecanicos não sabem da diferença de uma bomba de maior vazão e de maior pressão, quando estas são aplicadas para lubrificar ou arrefecer os pontos quentes caracteristicos de cada tipo de motor a explosão ciclo Otto.
                              O amigo, colocou um sobrecarter de 1,5 l, que é necessario devido a maior area de atrito (1.9) e consequentemente maior geração de energia termica que gera mais calor. Ou seja tem mais ``liquido grosso`` (oleo), que não vai ``afinar`` (perder viscosidade e adesividade) devido a caloria gerada no motor 1.9L. Porem guardadas as devidas proporçoes, a bomba de maior vazão (e consequentemente maior pressão nos pontos quentes) ela adiciona um filme maior de oleo nas areas de atrito e no mesmo instante arrefece os pontos quentes fazendo uma troca de calor mais eficiente nos pontos quentes do motor. Referente ao habitaculo que agasalha o radiador de oleo deslocado, na minha otica poderia ser melhorado com a adoção de mangueiras para direcionar o ar frio para o interior do compartimento do radiador de oleo, para resfriar o mesmo radiador. Nos Porsche 550 e 718 rsk esse compartimento do radiador é aberto...valeu

                              Devido um lapsus memorie, deixa eu explicar melhor o dispositivo, que o pessoal do PR usa na tampa dos Fuscas para melhor arrefecer o motor: É um dispositivo que coloca na fechadura em baixo. Ela é movel (escamoteavel) fica dentro do motor quando a tampa está fechada, e depois de reposicionada ela deixa a tampa aberta na parte debaixo, aí o pessoal do PR senta o pé nos ´´air cooled´´ e o motor do Fusca não esquenta tanto, quando trafega por longos periodos a 110/120 Km/h. Esse lance do ar quente entrar por debaixo, acho bem improvavel, devido que o fluxo de ar existente abaixo do carro, quando o mesmo veiculo está acima de 60 Km/h é bastante superior ao ar quente demandado do motor. E quando o Fusca estiver parado, a ventoinha original está dimensionada para arrefecer o motor nesta condição. Valeu pessoal
                              Last edited by antonio carlos a.coutinho; 28-03-2013, 07:46 PM.

                              Comment

                              Working...
                              X