Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Medida bronzina do mancal

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Medida bronzina do mancal

    Boa tarde galera,

    Estou para fazer a retifica do meu motor 1600 de uma brasilia, eai já vou dar uma preparada leve no motor. Porem na retifica que levei, me informaram que meu motor já estaria com uma carcaça fina para a preparação. Seria bronzina de mancal na medida 3.5, não manjo muito de medidas de retifica... O que vocês me dizem?

    Valeu
    Last edited by Karwowski; 26-08-2016, 05:21 PM.

  • #2
    Opa, blz?! Bem vindo!

    É a medida dos mancais centrais do motor, que suportam o virabrequim. Já está na última medida..

    Eu rodei de 1600 com w100 e dupla carburação numa carcaça com 3,0 mm de centro, mesmo sabendo que só tinha mais uma retífica e que ninguém exceto o Zotti monta motor "preparado" nestas medidas altas assim hehe!

    Rodei feliz por um bom tempo, até uma porra de uma arruela entrar na admissão e travar o motor... troquei de carcaça mas depois vi que "por dentro" só tinha afetado as varetas hehe!

    Monta 1600 dupla carburação com comando de kombi e seja feliz! Mas faça o trampo de equalizar peso de tudo e a furação das bronzinas principais..

    Abraço!!

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Delriobr Ver Post
      Opa, blz?! Bem vindo!

      É a medida dos mancais centrais do motor, que suportam o virabrequim. Já está na última medida..
      Eu rodei de 1600 com w100 e dupla carburação numa carcaça com 3,0 mm de centro, mesmo sabendo que só tinha mais uma retífica e que ninguém exceto o Zotti monta motor "preparado" nestas medidas altas assim hehe!
      Rodei feliz por um bom tempo, até uma porra de uma arruela entrar na admissão e travar o motor... troquei de carcaça mas depois vi que "por dentro" só tinha afetado as varetas hehe!
      Monta 1600 dupla carburação com comando de kombi e seja feliz! Mas faça o trampo de equalizar peso de tudo e a furação das bronzinas principais..
      Abraço!!
      Conta isso direito ai, que adoro essas histórias.
      Entrou uma arruela na admissão e empenou uma vareta ? O motor engoliu aquilo, que calçou uma válvula e entortou a pobre vareta ?
      Quem é o Zotti ? Foi quem te montou o motor ?


      Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
      Idelgiro-Fuscão 1500-1971
      www.waltergjunior.com

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por WalterJunior Ver Post

        Conta isso direito ai, que adoro essas histórias.
        Entrou uma arruela na admissão e empenou uma vareta ? O motor engoliu aquilo, que calçou uma válvula e entortou a pobre vareta ?
        Quem é o Zotti ? Foi quem te montou o motor ?

        Fala Walter! Foi durante o desenvolvimento da dupla solex 30 pic que fiz pra usar no meu motor para poder liberar o giro do comando w100.

        Mexia aqui.. desmontava ali.. mexia ali.. desmontava aqui.. etc. Numa dessas mexidas caiu uma arruela do coletor de admissão durante a desmontagem. Procurei aqui, ali e não vi a arruela. Tentei passar uma chave de fenda imantada dentro do coletor pra ver se puxava a arruela e nada.. procurei com o dedo e nada.. botei o motor no pms e refiz as tentativas e nada... girei o motor na mão e tava livre.. aí olhei pro chão e vi uma arruela lá, no meio da sujeira.. bingo! Fiquei tranquilo e segui o desenvolvimento da duplinha.. rodei de boa, dei cacete várias vezes e tal..
        Aí um belo dia resolvi instalar a injeção que estava guardada a um tempo, pois o motor já estava amaciado e rodando lindamente! Montei e fui começar a programar.. numa bela hora o motor parou.. travou geral.. olhei a temperatura e tava nos 70°C ainda.. pressão de óleo ok, nível ok, tudo ok, mas o bicho travou! Deixei desligado de um dia pro outro pois achei que pudesse ser calço hidráulico pois os bicos que estava usando tem muito volume (astra flex).. tirei as flautas e tentei dar partida pra ver se os bicos estavam travados abertos e tal... e nada, tudo filé!
        Aí fiquei puto e comecei a me xingar: "burro.. cavalo.. ninguém prepara motor cansado e com medida alta, só você mesmo seu animal.. pq não trocou a carcaça?!.. etc".
        Esfriei a cabeça e larguei o carro parado por uns 4 a 6 meses hehe! Neste tempo comprei outra carcaça, kit 1.8, mandei abrir carcaça+cabeçotes, etc, etc.. e um belo dia resolvi desmontar o velho 1600 fudido e pá!! Foi só tirar o balanceiro do lado que caiu a arruela e o motor girou LIVRE como sempre foi hehehehehehe!!! SOU BURRO MESMO!!!
        Aí tirei o cabeçote e vi a mierda da arruela dentro do cilindro, toda mastigada heheh!
        Se tivesse esfriado mais a cabeça e olhado antes, não tinha gasto NADA nessa brincadeira toda!
        Foi a por causa da arruela que deve ter travado na sede de escape e travou o balanceiro!! A perda foi somente a vareta e 1 parafuso do balanceiro (patinha de elefante)

        Quando acontece alguma cagada, temos que pensar com calma e avaliar tudo com olhar crítico, sem deixar passar nada!! Principalmente, SEM PREGUIÇA nenhuma! Simples assim!

        Ao "dono" do tópico, monte 1600 normalzinho mesmo e toca o barco! Já prepara o bolso para outra carcaça, outro projeto e tal, enquanto vai curtindo o 1600 na última vida dele! :P

        Abração!

        Comment


        • #5
          Nó ! Um 1600 na última vida roda bem mais de 100.000 Km. Vai ter que tirar um motor bom para colocar um novo preparado. Se bem que sou eu quem tem mania de usar tudo até acabar, bem usado. Tem gente que num tá nem ai. Cada qual no seu tal... Mas tem a opção de vender o 1600 depois que o novo estiver pronto.
          Não sei suas pretenções para a preparação leve que falou, mas um 2AG a carcaça tem que aguentar tranquilamente. Se tiver duplas, vai ter um motor bem espertinho, e se for simples, uma mexida no 30PIC conforme o Vader ensinou, vai te dar praticamente mesma coisa com o 2AG. Simulei na planilha do Vader, e terá perto de 65cv a 4300, com uns 13,5Kgm a 2700, se der uma trabalhadinha no cabeçote, válvulas, balanceamento e brunimento. Brunimento é extremamente simples e você faz rapidinho em casa mesmo. É só lixar com lixa 400 e a diferença será muito positiva, conforme disse o Vader. Esse resultado na Brasília, que também é leve, vai te dar muito gosto.
          Não sei se essa carcaça com medida alta aguentaria um comandinho mais espertinho mas não tão bravo. Cheater cam como dito em Gringolês do Norte. É um comando que se situa entre o 2AG e o W100. É muito similar ao Engle W90, um elo perdido que aqui no Brasil não se acha. Esse comando é um que a Sportsystem está vendendo, o 26609, e pode usar o 26611 se tiver carburador único, e se pretender mais torque que potência. Dá uma olhada na página deles, verifique com sua retífica e vamos esperar que um mais experiente opine também. O Delrio é um que pode falar melhor à respeito. Sei que pelo que estudei a potência máxima com ele deve vir lá pelos 4800 rpm, e o torque máximo em algo perto perto de 3000/3200 rpm

          Voltando às histórias:
          Adoro essas histórias...
          Uma vez um amigo me ligou num sábado à tarde. Inventou de regular válvulas do Dodginho 1800 dele e soltou uma contra-porca lá prá dentro. O fiedamãe é fuçador, e inventa em fazer ele mesmo. Até que poderia dar certo, mas não deu. Num sei porque inventou de arrancar a porca inteira, não tem necessidade.
          Como é amigo, e na época eu tinha uns animados 20 anos, fui ajudar. Tiramos o carter, assopramos, jogamos diesel, rapamos aquela gororoba dentro do bloco com a mão, passamos imã. Nada da porca. Como a hora da gandáia já se aproximava, já entardecendo, montamos tudo, arrumamos outra contra-porca e regulamos as válvulas. Sei que vendeu o Dodginho com a porca lá dentro, não deu problema e deve ter ficado presa no bujão magnético.
          Meu Jeep me aprontou uma também. Parou no meio da rua, a 1 Km de casa, já escurecendo, lusco-fusco puro. Liguei prá casa e meu pai por sorte estava. Ele foi me socorrer, peguei o carro dele, voltei prá casa e voltei na Rural. Amarrei o Jeep e levei arrastado prá casa. No outro dia, tudo claro, procurei o defeito e cheguei à conclusão que era defeito na bomba de gasolina. Tirei ela para consertar e vi que o conserto seria mais fácil. A haste tinha quebrado, a bomba estava catoco. Coloquei outra haste e ficou a quebrada lá dentro até a próxima troca de óleo. Pela posição eu sabia que o pedaço de haste cairia direto no fundo do carter. Pesada, a única opção dela seria se prender ao bujão magnético, que no motor Willys é um monstro
          de bujão. E dito e feito, na próxima troca saiu o pedaço de haste, e sobrou só a história.
          Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
          Idelgiro-Fuscão 1500-1971
          www.waltergjunior.com

          Comment


          • #6
            "Histórias.. nossas histórias.. dias de luta.. dias de glória!"

            Antes da dupla 30 pic, num belo dia de retorno BH - Ouro Branco, BR040 tranquila, assim que passei do posto da polícia rodoviária, falei com me irmão "Hoje vou quebrar essa porra de motor véio cansado" hehe! Enfiei o pé a 4000 e tantos rpms... não passou de 120 kmh com o solequinho.. e eu com o forévis na mão e torcendo para quebrar o motor hehehe! Vê se pode...
            Daí que ele não quebrou hehehee!
            Fiquei meio puto de não ter quebrado. um motor praticamente na última vida, preparadinho de leve, enfiei a bucha e o troço não quebrou! A partir dali resolvi q deveria melhorar a carburação e comecei a montar o projeto dupla 30.
            Com a dupla 30 eu já puxei uns 140 kmh na BR.. e não quebrou!! Tava gostoso de andar!! Nas subidas eu levava TODO MUNDO!!! O único que dava pressão era o celta 1.4.. até civic e corolla eu já levei com esse motorzinho cansado véio de guerra com comando 276 e etc..
            Foi dar pau logo quando resolvi injetar hehe!

            Eu recomendo no máximo o comando 276! Dá pra rodar até com solex30 central (lógico que não vai abrir giro!). Ele tem ótimo torque e giro pra uso diário! Eu acho desperdício montar comando menor que ele.. o comando torque + balanceiros deve render parecido, mas sai beeeeeeeeeem mais caro montar assim! Melhor tacar logo um 276 que já tem bom giro, bom torque, bom levante de válvulas.

            Faz parecido com o meu:

            - kit 1600 ÁLCOOL antigo (pistão plano)
            - cabeçotes 1600 GASOLINA antigo (vai dar boa taxa e ainda consegue dar uma "limpada" no alumínio ao redor das válvulas, melhorando o fluxo)
            - bomba de óleo nova
            - escapamento silenautto com tubos de 1.1/2"
            - dupla solex 32 ou 40
            - comando 276 (qualquer fabricante, mas eu usei e continuo usando no atual 1.8 o comando original da ENGLE)
            - trabalho caprichado nos dutos de admissão e escape (não precisa arrombar nada, apenas limpar e tirar quinas.. etc)
            - BRONZINAS PRINCIPAIS REFURADAS (furos adicionais)
            - pistões e bielas EQUALIZADAS em peso
            - volante aliviado (peso final 5,5 kg)

            SEJA FELIZ!!!

            Abraço!

            Comment

            Working...
            X