Anúncio

Collapse
No announcement yet.

receita motor 1300 mais esperto sem transformar em uma maquina bebe gasolina?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • receita motor 1300 mais esperto sem transformar em uma maquina bebe gasolina?

    pretendo usar ele pra curtir nos fins de semana e visitar cidades do es e ate uma viajenzinha pq nao?fazia tempo que queria colocar nele uma ignicao hall chinglong mais deu td errado ..vou colocar uma ignicao eletronica mais vou andar sempre a de platinado do lado pra n ficar na mao .vcs conhecem uma receita legal pra dar uma apimentada nele alem da ignicao eletronica

  • #2
    Você pode utilizar um comando W100, ou o comando VW 040109101-16. Aumentar a taxa de compressão para uns 7,5/8,00 - a original é muito baixa 6,8 - com isso daria um up legal no militrica!
    Augusto Cesar Nunes

    Pesquisador
    Mecânico Entusiasta
    Analista em Informática
    gutocesa@hotmail.com
    gutocesa@terra.com.br

    Comment


    • #3
      Prá andar com um distribuidor com platinado dentro do carro, é melhor você deixar ele no motor. Confere se tem folgas no eixo distribuidor. A folga perniciosa é a radial, a que aparece quando você balanga o eixo para o lado. Essa folga é quem vai te avacalhar a abertura do platinado, e dar um ponto diferente toda hora. Estando certinho, coloca uma Ignição Assistida que verá o que é bom. Platinado dá muito problema para quem não sebe mexer. Ele pode desgastar a fibra a ponto de colar, ai só regulando, o que é fácil, mas o motorista comum nem sabe onde ele fica. Se você vai deixar o distribuidor de reserva dentro do carro, já prova que você sabe mexer com ele, então não precisa de medo.
      A Ignição Assistida que te recomendo é um módulo feito por você mesmo. Olha na minha página, no endereço na assinatura. Lá tem tudo mastigadinho. Mas se preferir comprar a montar, procure pela FET10 ou FET20, que é a mais bem acabada que ví vendendo por ai. As demais me deu até medo de olhar dentro. E se quiser colocar uma Ignição Assistida Wapsa, tenho uma parada, e podemos negociar. É nova, sem uso. Só tem uns pequenos arranhões. Posso te passar fotos, é só me mandar um e-mail, e o endereço está na página também. Essa te levo até o ES. Você busca comigo em Carapebus em dezembro, que muito provavelmente eu vou. Ai tomamos umas cervejas prá comemorar... (Ah! Tem foto de uma IA Wapsa na página também).
      No mais, prá deixar o 1300 esperto sem abrir motor, é regular válvulas e regular ponto. Esse eu deixo com 12 a 15º. Faço isso desde que começaram a colocar álcool na gasolina, e nem carteira eu tinha na época, mas gostava de regular carro. Só há um ano e pouco é que ví o Vader recomendando isso, e se ele recomendou, pode colocar fé.
      Olha também o carburador. Limpo e com nível de cuba regulado, ele já faz o papel certinho. Se quiser escariar os furos da flauta, vai ganhar um tiquinho de torque à mais. Com isso a potência, com comando original e não sei a idade de suas molas de válvulas, não vai aumentar tanto, ou quase nada. Mas o torque é quem faz o carro mais gostoso de dirigir. Esse procedimento não altera o consumo, e é fácil de fazer. Procura no Forum que o Marcelo Vader explica isso em detalhes num tópico à parte.
      No mais é dirigir direito. Não esgoelar em alta, não forçar em baixa. Caixa de marchas foi feita prá ajudar nisso. E dosar o pé. Isso não quer dizer não pisar. É saber o que você quer e o que o motor está precisando naquele momento. A centralina do Fusca fica no alto do seu maricôco, e o legal dele é justamente isso.
      Last edited by WalterJunior; 23-11-2016, 04:38 PM.
      Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
      Idelgiro-Fuscão 1500-1971
      www.waltergjunior.com

      Comment


      • #4
        Tem outra também. Diminua a folga do seu platinado, se sua bobina estiver boa. Eu coloco com 0,20, e isso aumenta o tempo de carga da bobina (Dwell), e consequentemente a energia que ela acumula, e consequentemente a intensidade da faisca. Pode colocar até 0,10mm, mas ai vai ter que regular o platinado com maior freqüência. Com esse procedimento de regulagem do platindo, uma Ignição Assistida e uma bobina boa (uma Bosch K, por exemplo), você terá uma centelha invejável, muito melhor que desse seu módulo Hall, ou um outro de bobina impulsora. Melhor que isso, só se colocar um CDI. O CDI é o que eu colocaria, se tivesse um motor altamente preparado.
        Fiquei curioso e olhei agora no ML:
        http://lista.mercadolivre.com.br/ignicao-eletronica-patinado#D[A:ignicao-eletronica-patinado]
        Módulos Assistidos de fabricantes menores, R$ 125,00, incluindo o FET10. Mas não instale no cofre do motor, pois aquilo não aguenta água. O meu módulo do Fuscão coloquei no "cochinho" dentro do carro, pois a caixa de montagem dele tem até aberturas de ventilação. Achei também um Prematronic, da VW, a R$ 291,00. A Wapsa, se te interessar, a gente combina o preço. O Prematronic e a Wapsa pode jogar água à vontade, que num tem problema. A Wapsa é toda blindada, e funciona até embaixo d'água.
        Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
        Idelgiro-Fuscão 1500-1971
        www.waltergjunior.com

        Comment


        • #5
          alem do que foi dito eu colocaria uma dupla carburação, fica muito bom ..
          Abrços
          Luby
          http://pumaslubisomem.blogspot.com/

          Rio de Janeiro - RJ

          Comment


          • #6
            Tá logo cedo na frente do micro, né Luby ?
            Não sei se o Ângelo iniciou o tópico querendo mexer mais ou até abrir o motor.
            Se fosse para abrir um 1300, o que tenho idéia para ele é colocar um virabrequim de 74, ou um 76. Com o 76 ele seria um 1400, e acho que seria até melhor nesse caso. Seria um motor quadrado, que leva à economia como o Ângelo pretendia. Um comando W100, ou um 266º que seria mais indicado nesse caso de baixíssimo consumo, completaria esse bichinho econômico, com torque, e boa potência. Com a dupla que você falou, podendo ser uma 32 original, ficaria um show. Mas para essa cilindrada, um 30PIC com a flauta escariada daria conta com facilidade. Daria trabalho, ou até bateria os 1600 originais, bebendo bem menos. Até coço para montar um treim desse.
            Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
            Idelgiro-Fuscão 1500-1971
            www.waltergjunior.com

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por WalterJunior Ver Post
              Prá andar com um distribuidor com platinado dentro do carro, é melhor você deixar ele no motor. Confere se tem folgas no eixo distribuidor. A folga perniciosa é a radial, a que aparece quando você balanga o eixo para o lado. Essa folga é quem vai te avacalhar a abertura do platinado, e dar um ponto diferente toda hora. Estando certinho, coloca uma Ignição Assistida que verá o que é bom. Platinado dá muito problema para quem não sebe mexer. Ele pode desgastar a fibra a ponto de colar, ai só regulando, o que é fácil, mas o motorista comum nem sabe onde ele fica. Se você vai deixar o distribuidor de reserva dentro do carro, já prova que você sabe mexer com ele, então não precisa de medo.
              A Ignição Assistida que te recomendo é um módulo feito por você mesmo. Olha na minha página, no endereço na assinatura. Lá tem tudo mastigadinho. Mas se preferir comprar a montar, procure pela FET10 ou FET20, que é a mais bem acabada que ví vendendo por ai. As demais me deu até medo de olhar dentro. E se quiser colocar uma Ignição Assistida Wapsa, tenho uma parada, e podemos negociar. É nova, sem uso. Só tem uns pequenos arranhões. Posso te passar fotos, é só me mandar um e-mail, e o endereço está na página também. Essa te levo até o ES. Você busca comigo em Carapebus em dezembro, que muito provavelmente eu vou. Ai tomamos umas cervejas prá comemorar... (Ah! Tem foto de uma IA Wapsa na página também).
              No mais, prá deixar o 1300 esperto sem abrir motor, é regular válvulas e regular ponto. Esse eu deixo com 12 a 15º. Faço isso desde que começaram a colocar álcool na gasolina, e nem carteira eu tinha na época, mas gostava de regular carro. Só há um ano e pouco é que ví o Vader recomendando isso, e se ele recomendou, pode colocar fé.
              Olha também o carburador. Limpo e com nível de cuba regulado, ele já faz o papel certinho. Se quiser escariar os furos da flauta, vai ganhar um tiquinho de torque à mais. Com isso a potência, com comando original e não sei a idade de suas molas de válvulas, não vai aumentar tanto, ou quase nada. Mas o torque é quem faz o carro mais gostoso de dirigir. Esse procedimento não altera o consumo, e é fácil de fazer. Procura no Forum que o Marcelo Vader explica isso em detalhes num tópico à parte.
              No mais é dirigir direito. Não esgoelar em alta, não forçar em baixa. Caixa de marchas foi feita prá ajudar nisso. E dosar o pé. Isso não quer dizer não pisar. É saber o que você quer e o que o motor está precisando naquele momento. A centralina do Fusca fica no alto do seu maricôco, e o legal dele é justamente isso.
              eu revisei tdd o distribuidor esta certinho e o ponto esta regulado com 15 graus ficou bom queria ate te perguntar coloquei um pouco mais pra frente us 4 5 graus a mais e o carro ficou mais rapido agora ele pega uns 90 100 de boa so que se n regular ele td ora comeca a ficar con dificuldade de ligar

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por WalterJunior Ver Post
                Tá logo cedo na frente do micro, né Luby ?
                Não sei se o Ângelo iniciou o tópico querendo mexer mais ou até abrir o motor.
                Se fosse para abrir um 1300, o que tenho idéia para ele é colocar um virabrequim de 74, ou um 76. Com o 76 ele seria um 1400, e acho que seria até melhor nesse caso. Seria um motor quadrado, que leva à economia como o Ângelo pretendia. Um comando W100, ou um 266º que seria mais indicado nesse caso de baixíssimo consumo, completaria esse bichinho econômico, com torque, e boa potência. Com a dupla que você falou, podendo ser uma 32 original, ficaria um show. Mas para essa cilindrada, um 30PIC com a flauta escariada daria conta com facilidade. Daria trabalho, ou até bateria os 1600 originais, bebendo bem menos. Até coço para montar um treim desse.
                acho que essa de motor potente e economico e besteira minha kkk e o potente o economico os dois acho dificil

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por angelo3252 Ver Post

                  acho que essa de motor potente e economico e besteira minha kkk e o potente o economico os dois acho dificil
                  Depende do que se entende por potente. Você consegue sim um motor mais potente que o original, e mais econômico. Tem de um tudo para se fazer, dependendo do objetivo de cada. Mas esse papo já passava pela abertura do motor, o que não é o caso.

                  Ah ! Cheguei ontem do ES, vizinho...
                  Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                  Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                  www.waltergjunior.com

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por angelo3252 Ver Post

                    eu revisei tdd o distribuidor esta certinho e o ponto esta regulado com 15 graus ficou bom queria ate te perguntar coloquei um pouco mais pra frente us 4 5 graus a mais e o carro ficou mais rapido agora ele pega uns 90 100 de boa so que se n regular ele td ora comeca a ficar con dificuldade de ligar
                    Está desregulando o que ? Ponto, abertura do platinado ?
                    Se for, realmente tem platinados horríveis por ai, que nem merecem ser montados. Mas se acham platinados bons, e até estoque antigo, pela internet. Eu tenho a felicidade de ter recebido de presente uma caixa de platinado Doduco alemães e outra de Echilin americanos. Meu avô me deu na década de 80, platinados que tinha comprado para as Variantes dele, no início da década de 70. Ele era muito exagerado. Ainda tenho uns 4 ou 5 deles, e com a Ignição Assistida tenho platinado para meus netos não terem problemas em encontrar deles. O platinado que está rodando é um Echilin, e já está com 46.000 Km. E não desregula, eu esqueço dele com facilidade, passando anos sem ver sua carinha. Vai durar muito ainda, e pelo que aparenta vai passar dos 100.000 Km facinho.
                    Com um platinado de qualidade, que tem bons materiais e estrutura física robusta, você não terá preocupações com ele. E com a Ignição Assistida ele não desgasta os contados.
                    Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                    Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                    www.waltergjunior.com

                    Comment

                    Working...
                    X