Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Regulagem de válvulas (com fotos)

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Regulagem de válvulas (com fotos)

    Bom pessoal, postei esse tutorial no fórum do Planeta Buggy a um tempo atrás, e só agora tive tempo de postar aqui no fórum. Espero que gostem...

    As ferramentas que eu usei foram:
    -Chaves de boca de 14mm
    -Chave estrela de 13mm
    -Chave L de 13mm
    -Chave de fenda
    -Chave de fenda grande (foi usada apenas como alavanca)
    -Jogo de cálibre de folga
    -Cola de junta
    -Junta da tampa do cabeçote (duas)


    O jogo de cálibre é essa ferramenta aqui

    Comprei por 20 reais em uma casa dos parafusos. Ela é muito útil, permite regular várias coisas nos nossos motores (válvula, platinado, eletrodos...).

    Bom, primeiro forrei o chão da garagem com um papelão.
    Como uso o escape de puma, o abafador fica bem próximo da tampa do cabeçote direito, resolvi tirar o tubo secundário do escape para facilitar o acesso. Foi só tirar dois parafusos de 14mm.


    Com o acesso livre, usei a chave de fenda grande para retirar o grampo da tampa do cabeçote.



    Ai é só mexer um pouco na tampa, empurrando pros lados para "descolar", e depois puxando, que ela sai.

    Coloque ela em baixo do cabeçote para "recolher" as gotas que pingarem.

    E aqui estão os balancins.

    Sempre os dois do meio são da válvula de admissão, e os dois da ponta da válvula de escape.

    Eu sai regulando os balancins do cilindro que estava no tempo de explosão. Pois todas as válvulas desse cilindro estavam fechadas nesse momento.
    Ou seja, girei o motor pela polia até que o rotor de dentro do distribuidor apontase para o cabo de vela que ia para o cilindro 1.

    Ai eu regulava o cilindro 1.
    Depois girava o motor até o rotor ficar na posição do cilindro 2, ai regulava as válvulas dele...
    e assim por diante.

    Para regular, primeiro eu media a folga entre o parafuso do balancin e a ponta da haste da válvula, com o cálibre de láminas.

    Ai folgava a porca do balancim com a chave estrela de 13mm. Se a porca estivese muito presa, eu usava a L de 13mm. Tenha muito cuidado, pois tanto a porca como o parafuso se espanam muito fácil.

    Enquanto segurava a porca com a chave estrela, ia apertando ou folgando o parafuso com uma chave de fenda. Até chegar a folga ideal.

    Ai eu mantia a posição do parafuso fixa, e apertava a porca.

    Depois era só conferir se a folga ficou correta.

    As primeiras válvulas você demora um pouco, mas depois você pega a manha...

    O manual da volkswagen recomenda regular todas as folgas de válvulas com 0,10mm. Mas eu segui a receita do Mestre Vader. Regulei as de escape com 0,05mm e as de admissão com 0,15mm.
    O princípio disso é que com uma menor folga, temos um aumento do grau de permanência de abertura das válvulas. E com uma folga de válvula maior, temos uma diminuição do grau de permancia da abertura das válvulas.
    A regulagem que eu fiz, aumentou um pouco o tempo de abertura das válvulas de escape, e diminuiu a das válvulas de admissão. Gerando assim um pouco mais de potência em alta rotação.
    Para se obter mais torque em baixa rotação, deve se fazer o contrário, escape com 0,15mm e admissão com 0,05mm.

    Bom, depois de regular as válvulas é só tirar a junta velha da tampa,

    limpar a tampa dos cabeçotes (usei um pouco de gasolina),


    aplicar um pouco de cola de junta,

    colocar a junta na tampa,

    encaixar no cabeçote,

    e prender o grampo novamente.


    Tem várias dicas no tutorial do Planeta Buggy. Aqui tá o link:
    http://planetabuggy.com.br/mecanica/valvulas.htm

  • #2
    Re: Regulagem de válvulas (com fotos)

    Gustavo,

    excelente tópico, parabéns a regulagem deve ser feita com o motor frio.

    Comment


    • #3
      Re: Regulagem de válvulas (com fotos)

      Excelente, parabéns!

      Comment


      • #4
        Re: Regulagem de válvulas (com fotos)

        bacana d+!!

        Também eh bom colocar graxa entre a junta e o cabeçote, pra vedar melhor... a seco assim costuma vazar oleo
        1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

        Comment


        • #5
          Re: Regulagem de válvulas (com fotos)

          É um detalhe que muitas vezes fica esquecido e que faz uma diferença enorme no rendimento do motor, um belo tutorial, parabens...
          Abrços
          Luby
          http://pumaslubisomem.blogspot.com/

          Rio de Janeiro - RJ

          Comment


          • #6
            Re: Regulagem de válvulas (com fotos)

            Parabéns!!!
            SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

            Comment


            • #7
              Re: Muito bom

              Vc esta de parabens ,tudo com foto ajuda mais e ai ta uma prova disto ,valeu pelo trabalho e dedicação .

              Comment


              • #8
                Re: Muito bom

                Muito bom o tutorial.

                Já faço essa regulagem faz algum tempo, mas me bato um pouco ao passar o calibre, o quanto apertado deixar.

                Parabéns...

                abs
                Fusca 1974
                1600cc Tork Dupla Solex 32
                http://www.fusca4ever.com.br/showthr...Futuro-GL-1974

                Comment


                • #9
                  Re: Regulagem de válvulas (com fotos)

                  Parabéns pela iniciativa!
                  Abraço!
                  MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                  Ignition: COP(Coil On Plug)
                  AFR controller: JAW Wideband
                  Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Regulagem de válvulas (com fotos)

                    O melhor mode de explicar esse assunto que já vi...
                    Só não consigo entender ainda por qual lado começar e qual a sequencia das valvulas se pelo lado do motorista, qal delas se começa a regular 1ª, 2ª, 3ª e 4 e assim por diante......
                    Muitas coisas eu mesmo já faço depois de ler e reler tutorias maravilhosos como esse, pois aqui no interior de sergipe onde moro, eles não gostam de perder tempo com fusca (os mecanico), então graças a vcs eu venho resolvendo muito problemas que aparecem...
                    só me bato pra tentar entender a regulagem de platinado e ajuste do ponto e a regulagem das valvulas...
                    80% entendido so folta esses 20%...
                    Agradeço a atenção e a ajuda de todos...
                    Sem Cores

                    Comment


                    • #11
                      Re: Regulagem de válvulas (com fotos)

                      Pessoal já entendi...
                      Depois de ler e re-ler, graças a vcs eu pude entender como é o esquema de regulagem das válvulas duas por ver partindo da sequencia 1 - 4 - 3 - 2 que ta inscrito no bloco do motor do meu fusquinha 1300...
                      Vcs são realmente de ajuda excepcional!
                      Aos pouco vou pondo meu fusquinha nos eixos...
                      regulei agora mesmo as válvulas e agora vou mexer no carburador e regular lenta e alimentação e depois regular platinado e ajuste do ponto...
                      Agradeço sinceramente
                      O carro ficou 10!!!!!!!!!!!!
                      Sem tec tec e mais encorpado...
                      Obrigado mesmo!
                      Sem Cores!
                      Last edited by Sem Cores; 12-01-2010, 03:01 PM.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Regulagem de válvulas (com fotos)

                        Postado originalmente por Sem Cores
                        Pessoal já entendi...
                        Depois de ler e re-ler, graças a vcs eu pude entender como é o esquema de regulagem das válvulas duas por ver partindo da sequencia 1 - 4 - 3 - 2 que ta inscrito no bloco do motor do meu fusquinha 1300...
                        Vcs são realmente de ajuda excepcional!
                        Aos pouco vou pondo meu fusquinha nos eixos...
                        regulei agora mesmo as válvulas e agora vou mexer no carburador e regular lenta e alimentação e depois regular platinado e ajuste do ponto...
                        Agradeço sinceramente
                        O carro ficou 10!!!!!!!!!!!!
                        Sem tec tec e mais encorpado...
                        Obrigado mesmo!
                        Sem Cores!
                        Nada melhor do que você mesmo ajustar seu carro.
                        Dá orgulho girar a chave e ele pegar de primeira, depois ficar ouvindo aquela lenta certinha

                        Comment


                        • #13
                          Re: Regulagem de válvulas (com fotos)

                          Parabens Belo tutorial !!!

                          Comment


                          • #14
                            Re: Regulagem de válvulas (com fotos)

                            Belíssimo tutorial, mas se me permite tirar uma duvida:

                            No post original que o amigo Guga Pedrosa postou no plaentabug tem a seguinte citação

                            "Vamos lá: em primeiro lugar, encontre o ponto morto superior (PMS) do cilindro 3 (lado do motorista, na frente do motor, isto é, do lado oposto à polia). Isto é feito girando-se a polia do motor com a mão (chave desligada – câmbio em ponto morto), enquanto observa-se a posição do rotor. Quando este estiver virado para o cilindro 3 e a marca de ponto na polia (pequeno corte em forma de “V”) estiver exatamente sobre a emenda da carcaça, o motor estará no PMS para o cilindro 3. Neste ponto, as válvulas do cilindro 3 estarão fechadas e a mistura de combustível comprimida, pronta para ser iniciada para a explosão.

                            Os balancins estão soltos e há uma pequena folga entre eles e as válvulas. Complicado? Não, apenas mexa com os balancins para saber quais válvulas podem ser reguladas – olhando-se o motor do lado do motorista, as três primeiras válvulas podem ser reguladas (da frente para trás) e no lado oposto, a válvula que está atrás no motor. Rotacione 360 graus a polia, colocando-se o motor no PMS do cilindro 1, e o rotor na posição de faísca do cilindro 1. Agora, as últimas quatro válvulas podem ser reguladas.
                            "

                            poderia explicar melhor isso ae? tipo, se regula 4 válvulas (não entendi a de trás do motor) por vez mas, neste tutorial aqui ele fala pra girar a polia por cilindro e regular cada cilindro individualmente.

                            não entendi muito bem isso, se puderem tirar essa duvida agradeço

                            Comment


                            • #15
                              Re: Regulagem de válvulas (com fotos)

                              Civ,

                              Eu regulo assim. Independente de que clindro está no PMS. Nem tiro a tampa do distribuidor.

                              Passo a passo:
                              1) retire as tampas de válvula e coloque a polia no ponto (entalhe coincidindo com o rasgo de união das carcaças)
                              2) de um lado do motor, 3 válvulas estarão soltas. Do outro lado apenas 1 válvula.
                              3) faça a regulagem com o cálibre conforme queira (eu uso 10 ou 15 quando solicitado pelo fabricante do comando)
                              4) gire a polia exatamente 1 volta e deixe a marca coincidindo novamente
                              5) agora as 3 válvulas do lado que anteriormente estava com apenas 1 solta estarão soltas. Do outro lado ao contrário, apenas 1 válvula solta.
                              6) faça a regulagem

                              Prontinho! Resumindo: colcoca o motor no ponto e regula 3 dum lado e 1 do outro. Gira uma volta e regula ao contrário.

                              Abs
                              Fabiano
                              Fabiano
                              VW 1600 Supercharged by Eaton M24 97% loaded
                              Subaru EJ18 Supercharged by Eaton M62 and Honda 929 ITB´s loading... 60%

                              Comment

                              Working...
                              X