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Alterações ao longo do anos

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  • Alterações ao longo do anos

    Tem pouco tempo que tenho um fusca, por isso estou pesquisando muitas coisas na internet pra aprender (num sabia nada de fusca).

    Achei esse lista aqui muito interessante.

    Queria saber se alguem que manja bem, ilustrar essa lista com fotos.

    TABELA COM AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO VW FUSCA DE 1959 a 1996
    ANO MODICAÇÕES MAIS SIGNIFICATIVAS
    1959 Início da produção, no dia 3 de janeiro de 1959.
    Estabilizador da suspensão dianteira.
    1960 Volante tipo cálice.
    São eliminadas as “bananinhas”, substituidas por luzes sobre os pára-lamas dianteiros.
    1961 Câmbio passa a ter primeira sincronizada.
    Painel recebe marcador de combustível elétrico.
    Instalada a alça para o passageiro dianteiro.
    1962 Chassi passava a ser nacional.
    Faróis passam a ter facho assimétrico
    Lanternas traseiras aumentam.
    1963 Janelas traseiras passam a ser basculantes.
    Lavador de pára-brisa acionado por botão no painel (pneumático)
    Amortecedor de direção
    1964 Novo tanque de combustível, mais delgado, que torna o porta-malas dianteiro mais amplo.
    Forrações internas mudam de padronagem
    1965 Cobertura da lanterna da placa traseira fica maior.
    Piscas dianteiros ficam maiores.
    Barra de direção passa a ter lubrificação automática.
    Banco traseiro torna-se dobrável.
    Oferecido opcionalmente o teto solar metálico de acionamento manual.
    Novos bancos dianteiros.
    Lançada a versão simplificada “Pé de boi”.
    1966 Deixam de ser oferecidas a versão “Pé de boi” e o teto solar opcional.
    Modelos da 2ª série recebem ligeiro aumento na vigia traseira e limpadores de pára-brisa em repouso à direita (“modelinho”), já antevendo o modelo 1967.
    1967 Motores passam a ter 1.300 cm³ e 38 cv
    Novas rodas dotadas de furos para ventilação dos freios.
    Novos revestimentos internos.
    Na 2ª série de 1967 é lançado o fusca com sistema elétrico de 12V.
    1968 Caixa de direção deixa de ser lubrificada à óleo e passa a utilizar graxa.
    1969 Novo retrovisor externo montado na própria porta e não mais na dobradiça.
    1970 Na 1ª série de 1970 não houveram alterções em relação à linha 1969.
    Na 2ª série de 1970 é lançado o fusca com motorização de 1.500 cm³ (44cv). Oferece itens exclusivos como: bitola traseira mais larga, barra compensadora traseira, rodas com quatro furos, calotas “chatas”, lanternas traseiras e capô diferenciados e freios dianteiros a disco opcionais (conhecido como “Fuscão”).
    Para-choques de lâmina única.
    Novos capôs dianteiros e traseiros.
    Painel revestido com plástico (em preto na versão 1300 e imitando jacarandá na versão 1500).
    1971 N/D
    1972 N/D
    1973 Novos faróis na vertical e novos paralamas
    Surge o 1.500 Standard.
    Modificações no carburador.
    Novos revestimentos internos.
    1974 Lançado o Fusca 1.600 S (54 cv) com dupla carburação e novas rodas aro 14 polegadas. Uma tomada de ar sobre a tampa do motor dá um caráter esportivo ao veículo(conhecido como “Bezourrão”).
    Bitola dianteira mais larga.
    Acelerador de duplo estágio visando economia de combustível.
    Adotadas tomadas de ar à frente do pára-brisa.
    Adotadas saídas de ar junto aos vidros laterais traseiros (as “orelhinhas”).
    1975 Reforços no chassi.
    Oferecida a versão 1300L.
    Versões 1.500 e 1.600S são substituídas pelo 1.600 básico.
    1976 N/D
    1977 1.300 L e 1.600 recebem melhorias no acabamento.
    Sistema de freios passa a ter luz-piloto no painel de instrumentos.
    Carroceria ganha novos reforços.
    1978 Novas maçanetas externas (com gatilho) e internas.
    Tampa do tanque de combustível passa para a parte externa do veículo.
    1979 Novas lanternas traseiras maiores e circulares (apelidadas de “Fafá”).
    Oferecidas versões à alcool.
    Novo espelho retrovisor externo, retangular em plástico preto.
    1980 Oferecidos apoios de cabeça opcionais.
    Lançada a Série Prata, com pintura em prata e interior cinza.
    1981 Novo volante.
    1982 Novo painel de instrumentos.
    1983 Oficializado o nome “Fusca” pela VW do Brasil.
    Deixam de ser oferecidas as lanternas traseiras pequenas.
    Fica em linha apenas a versão 1300, sendo descontinuada temporariamente a motorização 1600 cm³.
    1984 Passa a oferecer apenas a motorização de 1.600 cm³.
    Os modelos a álcool recebem ignição eletrônica.
    Nova série especial Love, em tom azul metálico.
    1985 N/D
    1986 Novo painel revestido.
    Bancos reclináveis com apoio de cabeça e volante espumado.
    Primeira paralisação da produção do Fusca no Brasil.
    Um lote numerado de últimos exemplares saem das linhas de montagem com acabamento aprimorado (conhecidos como “Fusca última série”).
    1987 O Fusca não foi produzido.
    1988 O Fusca não foi produzido.
    1989 O Fusca não foi produzido.
    1990 O Fusca não foi produzido.
    1991 O Fusca não foi produzido.
    1992 O Fusca não foi produzido.
    1993 Relançamento do Fusca (Conhecidos como “Fusca Itamar”).
    Passa a oferecer ignição eletrônica.
    Passa a oferecer pára-brisa laminado.
    Novos pneus radiais sem câmara 165-15.
    Novos bancos e acabamentos internos.
    Novo logotipo Volkswagen deslocado para o meio do capô do motor e novo emblema “Fusca”.
    Passa a utilizar catalizador (devido a novas regulamentações ambientais) e cintos de segurança dianteiros de três pontos e retráteis.
    Oferece cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos e bancos com apoio de cabeça de série.
    Novo revestimento de proteção contra fogo no cofre do motor
    O câmbio continua com quatro marchas mas com nova elação de diferencial de 3,88:1.
    Nova gama de cores, mais sofsticadas e com diversas opções metálicas.
    Os frisos cromados laterais das versões anteriores é substituído por um adesivo nos tons verde e amarelo.
    O escapamento passa a ter saída única (nova surdina), na parte inferior do pára-lama traseiro esquerdo, substituindo as tradicionais saídas centrais duplas.
    Pára-choques na cor do carro.
    1994 Sem modificações.
    1995 Sem modificações.
    1996 >>> Surge a Série Ouro, com revestimento interno do esportivo Pointer GTi, mostradores de fundo branco, faróis de neblina e outras sofisticações. Os último Fusca foi produzido em 28 de junho de 1996.
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