Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalando Trava elétrica em Fusca "Fafá"

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Instalando Trava elétrica em Fusca "Fafá"

    Fala pessoal, beleza?

    Instalei hoje no meu carro(Fusca 1984) travas elétricas, e aqui está o tutorial de como colocar as travas na porta.

    Ganhei o kit de trava do meu irmão. Nele vieram dois "motores"(que acionam a trava, sentido para frente - para trás) duas hastes acionadoras, parafusos e conectores entre hastes. Tive que trocar a haste acionadora por um raio de bicicleta(a haste que vinha era muito pequena). Segue a foto dos materiais:


    Vejam que as hastes originais são cerca de dois dedos menor que o raio de bicicleta.

    Deve-se montar o sistema deste modo:


    Depois, passa-se o raio de bicicleta pelo orifício do "motor" e na extremidade do raio, coloca-se o "conector" de hastes, que se vê abaixo. Importante fixar a haste acionadora(raio de bicicleta) e colocar os outros dois parafusos, que vão na haste do pino de porta(mas apenas coloque-os no lugar, não deixe que a rosca deles atrapalhe o engate do conector na haste do pino de porta. Deixe para apertá-los na hora da montagem definitiva dessa parte.



    Repare que o conector une duas hastes ao apertar os parafusos dele contra as hastes, como será mostrado mais para frente.

    Continua no próximo tópico.....
    Arquivos Anexos
    Last edited by Rafael_MO; 10-02-2010, 12:11 AM.
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

  • #2
    Re: Instalando Trava elétrica em Fusca "Fafá"

    Com esse sistema montado, falta aparafusá-lo à porta.

    Usei um dos furos originais do grampo do forro de porta para passar o parafuso que prenderá o suporte do "motor" à porta e fiz um outro furo, um pouco abaixo e um pouco deslocado do outro furo de grampo do forro de porta, e aí é só aparafusar, como mostrado:


    Lembrando que antes de aparafusar tudo e mesmo de fazer o furo, estudar a posição em que o motor irá trabalahr livre, testando as duas posições extremas dele(todo recolhido e todo distendido). Preste atenção também na ponta da haste, na qual temos o conector fixado. O conector não pode pegar na porta em lugar algum, caso contrário o sistema não irá funcionar corretamente. Tente movimentar com a mão a haste acionadora para ver se está tudo bem.

    Após fixado o motor à porta, é hora de fixar a haste do acionamento à haste do pino que trava a porta, por meio do conector. É importante que o cenector esteja montado de maneira que as cabeças dos parafusos estejam virados para a maçaneta. Dessa forma, você terá acesso à eles, após retirar a maçaneta externa.



    Logo, visto de dentro da porta, deverá ficar assim:


    Pronto, a instalação "mecânica" está completa. Basta passar os fios por dentro da porta e fazer a instalação elétrica.

    É isso. Fiz isso hoje de tarde no meu carro, ainda não ffiz a instalacão elétrica(apenas passei os fios que vão para os motores nas portas por dentro delas. Falta instalar o alarme e a centralina dos motores.

    Espero que tenha sido útil!

    Abraço a todos!
    Arquivos Anexos
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • #3
      Re: Instalando Trava elétrica em Fusca "Fafá"

      Muito bom Rafael!! Parabéns pela iniciativa e pelo excelente tutorial!

      O meu carro não tem o pino da trava na porta. Quando for instalar a trava elétrica vou procurar pelas informações a respeito, para esse caso.

      Parabéns!

      Comment


      • #4
        Re: Instalando Trava elétrica em Fusca "Fafá"

        Amigo fabigode,

        O seu deve ser da década de 70. Me inspirei em grande parte nesse tutorial em outro(que foi desenvolvido para esses Fuscas sem pino de porta.

        Aqui está o link que irá lhe ser útil:
        http://www.garagemvw.com/forum/viewt...8ff5cd24d444e1

        Abraço e espero ter ajudado!
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #5
          Re: Instalando Trava elétrica em Fusca "Fafá"

          Show de bola!! Assim que o Fucks estiver andando, pretendo colocar um kit também. Seu tutorial servirá de guia. Parabéns pelo trabalho e acompanhando pra ver a instalação elétrica.

          Um abraço,
          Sérgio.

          Comment


          • #6
            Re: Instalando Trava elétrica em Fusca "Fafá"

            to acompanhando,já instalei no meu 2 vezes.Se tiver algo pra acrescentar no bom tutorial eu dou umaS DICAS .abraços
            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

            Comment


            • #7
              Re: Instalando Trava elétrica em Fusca "Fafá"

              Postado originalmente por Antonio carlos
              to acompanhando,já instalei no meu 2 vezes.Se tiver algo pra acrescentar no bom tutorial eu dou umaS DICAS .abraços

              Por favor, quanto mais dicas melhor!!!

              Bom que me ajuda também! hehehe

              Comprei a centralina e um porta-fusíveis com o respectivo. Agora é terminar a instalação....Só falta achar mais um tempinho.... hehehe

              Antônio, sua instalação foi mais ou menos essa? Tem alguma ressalva? Fiquei meio preocupado pois originalmente(pelo menos foi como veio no meu carro), meus pinos de porta são meio "duros" de se movimentar...Esses servos tem uma força boa?

              Amanhã vou dar um jeito de testar isso(pelos fios verde e azul dos motores de passo. Um deles quando ligado no positivo e o outro no negativo faz com que o motor trave a porta. Quando ligado invertido, destrava. Isso no 12v direto. é testar e ver.....)

              Abraço a todos!
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • #8
                Re: Instalando Trava elétrica em Fusca "Fafá"

                Postado originalmente por Rafael_MO
                Por favor, quanto mais dicas melhor!!!

                Bom que me ajuda também! hehehe

                Comprei a centralina e um porta-fusíveis com o respectivo. Agora é terminar a instalação....Só falta achar mais um tempinho.... hehehe

                Antônio, sua instalação foi mais ou menos essa? Tem alguma ressalva? Fiquei meio preocupado pois originalmente(pelo menos foi como veio no meu carro), meus pinos de porta são meio "duros" de se movimentar...Esses servos tem uma força boa?

                Amanhã vou dar um jeito de testar isso(pelos fios verde e azul dos motores de passo. Um deles quando ligado no positivo e o outro no negativo faz com que o motor trave a porta. Quando ligado invertido, destrava. Isso no 12v direto. é testar e ver.....)

                Abraço a todos!
                blz rafael.Bom dicas:faça os buracos pra passar os fios com um punção a martelo pq fica boleado e não vai estragar os fios.bom lugar pra instalar a eletronica é do lado do reservatório do freio perto da caixa de fuzíveis.Nos fios do sinal negativo que são ligados no fio do alarme pra travar e destravar porta vc pode instalar um botão de vidro eletrico pra poder travar e destravar sem tocar nos pinos.Tocar nos pinos não é muito bom,pois desalinha as travas ,senão vai ter que abrir o forro pra alinhar.Quanto aos pinos tem que estar macios,senão dá o mesmo problema.Os pinos de portas tem que ter uma folguinha,passa uma limazinha o buraco pra folgar um pouquinho se tiver apertado.Segredo é esse se ninguém encostar o troço funciona sem problemas.Nas portas se precisar onde vc instalou as travas dá uma amassada no ferro ,não deixa esbarrar na aste das travas,deixa o mais livre o possível.Claro tenha tb um motor de reserva pra substituir caso algum queime é barato 10 conto.Queimou uma vez comigo.Abraços
                Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                Comment


                • #9
                  Re: Instalando Trava elétrica em Fusca "Fafá"

                  Postado originalmente por Antonio carlos
                  blz rafael.Bom dicas:faça os buracos pra passar os fios com um punção a martelo pq fica boleado e não vai estragar os fios.bom lugar pra instalar a eletronica é do lado do reservatório do freio perto da caixa de fuzíveis.Nos fios do sinal negativo que são ligados no fio do alarme pra travar e destravar porta vc pode instalar um botão de vidro eletrico pra poder travar e destravar sem tocar nos pinos.Tocar nos pinos não é muito bom,pois desalinha as travas ,senão vai ter que abrir o forro pra alinhar.Quanto aos pinos tem que estar macios,senão dá o mesmo problema.Os pinos de portas tem que ter uma folguinha,passa uma limazinha o buraco pra folgar um pouquinho se tiver apertado.Segredo é esse se ninguém encostar o troço funciona sem problemas.Nas portas se precisar onde vc instalou as travas dá uma amassada no ferro ,não deixa esbarrar na aste das travas,deixa o mais livre o possível.Claro tenha tb um motor de reserva pra substituir caso algum queime é barato 10 conto.Queimou uma vez comigo.Abraços
                  Antonio!

                  Belas dicas! Essa de sumir com o pino de porta é muito boa! vou pensar seriamente nisso!

                  A lata teve que ser pouco mexida, muito pouco mesmo, pra liberar o funcionamento do sistema sem que ele esbarre em alguma coisa. Não tá pegando em nada.

                  Quando conseguir um tempo, vou tentar funcionar e ver no que vai dar!

                  Abraço!
                  Last edited by Rafael_MO; 13-02-2010, 01:40 PM.
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • #10
                    Re: Instalando Trava elétrica em Fusca "Fafá"

                    Acabei a instalação elétrica! hehehe

                    Funcionou bem! A unica ressalva é ao destrancar a porta do motorista na chave, o pino não dá curso total(do servo da trava). A porta destrava, mas como o servo não chega ao fim, a porta do carona continua travada(O servo mestre está na porta do motorista). Mas fora isso, está tudo ok. Se terminar de dar o curso do pino na mão, a porta do carona destrava de boa. OS servos estão dando conta de travar e destravar as portas com tranquilidade(tem uma baita redução dentro deles!). Ficou show!

                    Instalei apenas a tava, sem o alarme.

                    Abraço e valeu pelas dicas, Antônio! Futuramente vou tentar sumir com os pinos de porta e colocar botões para controlar a tranca da porta!
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

                    284º

                    Comment


                    • #11
                      Re: Instalando Trava elétrica em Fusca "Fafá"

                      some não é o charme da porta,tanto que consegui os tão desejados pinos cromados da brasília.Quando eu era criança lembro bem na brasa do meu pai e estava procurando faz décadas.Achei no mercado de pulgas do encontro de fevereiro.5 pratas os dois.Se der pane é com eles que vc vai abrir a porta.basta fazer um ganchinho de vergalhão fino passar por debaixo do quebra vento e virar a trava do quebravento por o braço e puxar o pino .Abraços
                      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                      Comment


                      • #12
                        Re: Instalando Trava elétrica em Fusca "Fafá"

                        Postado originalmente por Antonio carlos
                        some não é o charme da porta,tanto que consegui os tão desejados pinos cromados da brasília.Quando eu era criança lembro bem na brasa do meu pai e estava procurando faz décadas.Achei no mercado de pulgas do encontro de fevereiro.5 pratas os dois.Se der pane é com eles que vc vai abrir a porta.basta fazer um ganchinho de vergalhão fino passar por debaixo do quebra vento e virar a trava do quebravento por o braço e puxar o pino .Abraços
                        Fala Antônio!

                        Eh..vou deixar como está então!
                        Cheio das manhas vocÊ, hein? hehehehe
                        Imagina aqueles caras que tiram as maçanetas e colocam vidro inteiriço.... Se der pau, só quebrando o vidro.... hehehe

                        Abraço e valeu mais uma vez pelas dicas!
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • #13
                          Re: Instalando Trava elétrica em Fusca "Fafá"

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Fala Antônio!

                          Eh..vou deixar como está então!
                          Cheio das manhas vocÊ, hein? hehehehe
                          Imagina aqueles caras que tiram as maçanetas e colocam vidro inteiriço.... Se der pau, só quebrando o vidro.... hehehe

                          Abraço e valeu mais uma vez pelas dicas!
                          poe o alarme prsa ficar 10,existem alarmes de 130(eu uso o da topo,barato e funcional desde 2005,tirei do meu kadett e pus no fuka) reais.è um luxo se livrar das chaves.chama a atenção fechar e abrir como os carros modernos ,até com as gatas .Abraços
                          Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                          Comment


                          • #14
                            Re: Instalando Trava elétrica em Fusca "Fafá"

                            Postado originalmente por Antonio carlos
                            poe o alarme prsa ficar 10,existem alarmes de 130(eu uso o da topo,barato e funcional desde 2005,tirei do meu kadett e pus no fuka) reais.è um luxo se livrar das chaves.chama a atenção fechar e abrir como os carros modernos ,até com as gatas .Abraços
                            Fala Antônio, beleza?

                            Já tenho o alarme. Ganhei um Positron modelo "1010"(se não me engano), junto com o kit de trava. Só não deu pra instalar ainda pois ainda falt aidentificar umas ligações do chicote daquilo...Tem muito fio! hehehehe

                            Estou fazendo no capricho, prendendo tudo certinho, não deixando nada solto, pois meu carro já veio com a fiação bem bagunçada... Mas ainda darei um jeito em tudo e deixarei melhor do que o original. Só parar o carro um bom tempo que dou mais aquele talento!

                            Abraço!
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • #15
                              Re: Instalando Trava elétrica em Fusca "Fafá"

                              Postado originalmente por Rafael_MO
                              Fala Antônio, beleza?

                              Já tenho o alarme. Ganhei um Positron modelo "1010"(se não me engano), junto com o kit de trava. Só não deu pra instalar ainda pois ainda falt aidentificar umas ligações do chicote daquilo...Tem muito fio! hehehehe

                              Estou fazendo no capricho, prendendo tudo certinho, não deixando nada solto, pois meu carro já veio com a fiação bem bagunçada... Mas ainda darei um jeito em tudo e deixarei melhor do que o original. Só parar o carro um bom tempo que dou mais aquele talento!

                              Abraço!
                              legal,vai ficar filé.Abraços
                              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                              Comment

                              Working...
                              X