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Tabela de potência de motores originais VW

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  • #16
    alienigena

    "ganhei" um motor aparentemente de brasilia, pois a vareta de oleo é diferente e o número atras da capelinha....é: PBV048, é isso mesmo, que coisa é esta, o diametro do pistao é 85,5 com cabeças nem retas , nem cabeçudas, estojo fino, cabeçotes entrada simples e 8 aletas....me ajudem identificar esse alien!!!!

    valeu!:mrgreen:

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    • #17
      Postado originalmente por Eugenio Morais
      "ganhei" um motor aparentemente de brasilia, pois a vareta de oleo é diferente e o número atras da capelinha....é: PBV048, é isso mesmo, que coisa é esta, o diametro do pistao é 85,5 com cabeças nem retas , nem cabeçudas, estojo fino, cabeçotes entrada simples e 8 aletas....me ajudem identificar esse alien!!!!

      valeu!:mrgreen:

      Motor de Gol / saveiro a ar a álcool.
      Existiu nesta configuração. cabeçote de entrada simples num 1600cm3 e taxa de10:1
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

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      • #18
        identificado

        valeu mestre!!!
        amanha (hoje mais tarde)vou acabar de abri-lo e verificar por dentro.
        o ex dono me disse q tava fumando e tem folga no eixo(muita!)em compensação tava funcionando com compressao boa.
        dependendo da pra por um calço, ou nao, alguem ja fez isso, como proceder...o q percebi é q tinha tucho com a ponta q vai no balancim quebrada, e as camisas estao "espelhadas", lisinhas, como posso saber se é só trocar jogo de aneis, e os memos nao tiverem quebrados...ajudae!
        Obrigado

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        • #19
          Postado originalmente por Eugenio Morais
          valeu mestre!!!
          amanha (hoje mais tarde)vou acabar de abri-lo e verificar por dentro.
          o ex dono me disse q tava fumando e tem folga no eixo(muita!)em compensação tava funcionando com compressao boa.
          dependendo da pra por um calço, ou nao, alguem ja fez isso, como proceder...o q percebi é q tinha tucho com a ponta q vai no balancim quebrada, e as camisas estao "espelhadas", lisinhas, como posso saber se é só trocar jogo de aneis, e os memos nao tiverem quebrados...ajudae!
          Obrigado
          Folga no eixo é resolvida através de acerto da folga axial do mancal traseiro do virabrequim. Se for folga entre volante e bronzina, dá para acertar com calços. Se for entre bronzina e caracaça (bloco do motor), para não fazer gambiarra, só na retífica...
          Camisas espelhadas são sinônimo de desgaste, falta de lubrificação e necessidade de brunimento.
          Faça o brunimento com grana convencional -120 (em retífica), desde que o cilindro esteja ainda na medida adequada, senão será necessário abrir os cilindros e trocar os pistões.
          Com as camisas em mãos, pegue uma folha de lixa 400 e passe na região brunida para "quebrar" a aspereza do brunimento original.
          Não pode-se retirar os riscos do brunimento grosso.

          camisas espelhadas, apesar do menor atrito, não retém óleo, ou seja, no final das contas é pior e gera até mesmo o scaffing (agarramento de anéis e ou de pistões (região da saia).
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
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          My email -> vaderthemaster@gmail.com

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          • #20
            suspeitei...

            fazer as coisas sozinho é foda! gastei a manha inteira bolando um trava volante(ja tinha tirado os cabeçotes)....mas de qualquer jeito vou levar pro mecanico que ta fazendo meu outro motor, o "peçonhento", se der medida vou pegar esse bloco de rosca fina pra ele...o foda é abrir um 1600 e nao colocar um w100...ah se morasse em sampa! nao comprei nem o w110 e a bomba de oleo pro "peçonhento" ainda....final do mes q vem vou a sampa ai fujo do frete....
            mas ta bom! e eu q nunca mais pensei q iria abrir um motor de fusca....e agora com acesso ao dark side....ta dominado!!!!!

            Comment


            • #21
              Postado originalmente por Eugenio Morais
              fazer as coisas sozinho é foda! gastei a manha inteira bolando um trava volante(ja tinha tirado os cabeçotes)....mas de qualquer jeito vou levar pro mecanico que ta fazendo meu outro motor, o "peçonhento", se der medida vou pegar esse bloco de rosca fina pra ele...o foda é abrir um 1600 e nao colocar um w100...ah se morasse em sampa! nao comprei nem o w110 e a bomba de oleo pro "peçonhento" ainda....final do mes q vem vou a sampa ai fujo do frete....
              mas ta bom! e eu q nunca mais pensei q iria abrir um motor de fusca....e agora com acesso ao dark side....ta dominado!!!!!
              Vc mora onde em BH?
              Depois me passa seu tel ou mail pra gente trocar uma idéia, pq to querendo montar outro motor e tô na peleja pra encontrar um bloco em bom estado e um comando W100, e tbm uma retífica de confiança, pq pelo menos aki em Betim tá em extinção...hehe.

              Abraços
              ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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              • #22
                Postado originalmente por DanielRS
                Vc mora onde em BH?
                Depois me passa seu tel ou mail pra gente trocar uma idéia, pq to querendo montar outro motor e tô na peleja pra encontrar um bloco em bom estado e um comando W100, e tbm uma retífica de confiança, pq pelo menos aki em Betim tá em extinção...hehe.

                Abraços
                DanielRS,
                Estou na região da pampulha, meu email é uaiways@yahoo.com.br
                Pelo q sei as melhores retificas estao nas redondezas da av. Pedro II, nesta quinta vou correr atras de uma, que me de atençao especial, pq a ultima vez que liguei pra uma retifica pedindo para que rebaixasse o cabeçote do fusca me disseram que nao tinha jeito pois o pistão fica nivelado a camisa...(.....), enfim, vamos trocar ideia sim, quem sabe um encontro regional em BHZ!hehehehe....local, pode ser na garagem que caiba dois fuscas!!!!
                mais isso vai mudar, quando o peçonhento propulsionar um adesivo do forum...abraços

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                • #23
                  Re: Tabela de potência de motores originais VW

                  Olá amigos... como saber se o motor UA tem 7,2:1 ou 8,5:1? É que surgiu um motor UA para vender e pretendo colocar no meu fusquinha 65, aumentando os cilindros para 90,5mm e comando w100. muito grato

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                  • #24
                    Re: Tabela de potência de motores originais VW

                    Agora babou... no meu documento a identificação começa com BP... mas o Moreira é 1971... detalhe, a potencia declarada no documento é 46cv.

                    Fica a dúvida, tenho um super 1300 ou um 1600 manco...
                    Last edited by grebelo; 02-09-2010, 03:10 PM.

                    Comment


                    • #25
                      Re: Tabela de potência de motores originais VW

                      Esse negocio de documento nem se preocupa, o meu amigo tinha um buggy original 1600 que tinha nos docs 150cv huahauhua. O guarda uma vez parou ele e perguntou o que o motor dele tinha, ele disse que nada éra erro nos docs, o guarda tava querendo que fosse mexido pra ver o motor e ficou decepcionado hauhuah.
                      GTMassa
                      Tatui

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                      • #26
                        Re: Duvida!!!me Ajudem

                        Postado originalmente por guineme
                        68cv@4800RPM (SAE) / 57cv@4400RPM (DIN) – BX

                        Ow esse Motor BX é o motor usadu nos GolBX86 naum é????
                        axu q é o meu mais noh documentu diz q tm apenas 65 naum q tm 68 i q o significa (DIN) i (SAE)???
                        Olá Guineme,
                        Dando uma passeada por aqui, para falar com o Wader, vi a sua pergunta e tentarei ajudar.
                        a Sigla DIN é referente a normas Alemãs de Engenharia (D eustchland
                        I ngineering N ormen) e infere-se neste caso que o Wader disse ao procedimento de avaliar a potencia dos motores em Dinamometro.No sistema DIN é avaliado o motor com todos os acessorios, inclusive Filtros de ar, porisso a potencia é mais baixa comparando com a SAE. A sigla SAE quer dizer S ISTEM A MERICAN E NGINERING (Sistema Americano de Engenharia) e os Americanos avaliam os motores de combustão interna SEM OS FILTROS e outros acessorios , o que enganosamente transmitem a falsa impressão de maior potencia, mas é justamente ao contrario. Na minha otica, o sistema alemão é mais proximo da realidade, e induz o Fabricante (que utiliza a Norma DIN), a angariar mais potencia com todos os acessorios e equipamentos necessarios ao desempenho do motor e outros equiptos. Espero ter ajudado. vlw Uma vez Volkswagen, SEMPRE VOLKSWAGEN.

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                        • #27
                          Re: Tabela de potência de motores originais VW

                          Postado originalmente por Master Vader
                          Durou aproximadamente 1 ano. Era um 1600 a gasolina com taxa de compressão mais alta que os 7,2 usuais, pelo menor volume da câmara, além de uma regulagem de carburação um pouco mais rica. seu comando era basicamente o do motor a álcool.
                          Como possuia prisioneiros de 10mm era (ao meu ver) pouco confiável, e acho que por este motivo durou tão pouco em linha. Era o motor dos Gol a ar 1600 gasolina até final de 81

                          []s,

                          Vader.
                          Boa Tarde, Wader

                          Meu nome é Carlos, mas pode-me chamar-me Kafer-fan..rsrs.

                          Comprei um vw 1966, há um mes e deu-me uma dor de cabeça danada. Depois de duas retiradas do motor, apareceu uma rachadura no bloco ao lado direito do retentor do volante proximo ao pistão 3. O segundo mecanico que retirou o motor, reparou 3 prisioneiros, repassando a rosca do bloco para maior diametro e instalou prisioneiros de maior diametro.O vazamento reduziu em 90%, e depois de 220 Km em estrada, simplesmente o carro parou e não funcionou mais, depois da chegada de mecanicos experientes, o carro foi rebocado e só no elevador, olhando por baixo, notou-se que os dois cabeçotes estavam soltos. Ao retirar novamente o motor, foi notado rachadura no bloco (tentaram consertar com resina antes de me venderem o carro) e tinha mais 4 prisioneiros girando em falso, que não davam o minimo aperto com menos 1 kg no Torquimetro.

                          1) Vsa poderia informar, porque a VW adotou os prisioneiros tipo ``fino`´?(d. 8 mm)
                          2) Para economizar (dependendo do caso) e quiçá ter um desempenho melhor do prisioneiro, não poderia usinar o diametro do prisioneiro `´grosso``ao longo de sua extensão (passando de 10 p/ 8 mm de diametro) tendo por objetivo que o prisioneiro ficaria com o formato de ``um corpo de prova`` e absorveria as vibrações e não as transmitiria para as roscas, danificando-as no bloco?
                          2a) A intenção seria: No ´´Torqueamento``o prisioneiro não transmitiria a força de tração nos filetes das roscas no bloco, preservando-as. O prisioneiro ``esticaria``semelhante ao momento Torsor (Torcedor) nos eixos confeccionados com material com caracteristicas para tal fim.
                          3) Qual a diferença dos cabeçotes para motores vw a ar gasolina para alcool?
                          4) O cabeçote da Kombi é diferente? Aonde?
                          5) O amigo pode informar todas as diferenças do motor da Kombi para o motor do Fusca?
                          5) Muitos mecanicos (?)falam que a Lubrificação dos motores a ar é deficiente; não acredito, porque F. Porsche (e outro Engenheiro) idealizou (aram) o motor a vw ar inicialmente, para avião. Falaram-me que utilizando a bomba de oleo do vw sp2 (motor 1700 cc ou 1.7 L) que tem um deslocamento volumetrico maior, o motor (vw 1300/1500/1600) dura mais, devido ser melhor ``lubrificado``.
                          6) Tem um Fusca Preto (Germann Look) que apareceu em uma revista, em Interlagos, com duas (2 turbinas) posicionadas, proximos aos cabeçotes, a disposição pareceu-me bem interessante e eficiente, porque abastece de ar diretamente por uma turbina para cada lado do motor a ar. Depois informo melhor em qual revista saiu. Aguardo Resposta e Parabens pelas suas respostas dadas anteriormente a outros topicos. vlw
                          Uma vez Volkswagen, SEMPRE VOLKSWAGEN!

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                          • #28
                            Re: Tabela de potência de motores originais VW

                            Tive a sorte de achar um motor UA...Qdo comprei achei que era do Fusca Itamar.Apesar da carburaçao simples,com as glicagens do 1500 primeira série,ele ta bem espertinho.Minha dúvida é como saber se ele é o que rende 66cv@5000RPM ou é o que rende 78cv@6100RPM ? Boa noite a todos...

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                            • #29
                              Re: Tabela de potência de motores originais VW

                              Galera tenho duvida quanto o CV correto do meu motor, a principio ele era 1.3 BF ai precisou ser re feito, agora a configuração é :

                              kit-pistão 1.6
                              vira da kombi moderna 01--
                              carb. simples solex 31pic
                              O comando é original mas não lembro se é 1+ ou 1- , por falar nisso qual era a diferença destes comandos mesmo ?

                              Valeu galera fico no aguardo!
                              Digão Osasco S.P

                              Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

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                              • #30
                                Re: Tabela de potência de motores originais VW

                                Não vi na tabela, tenho um motor com iniciais PBF marcados atras da capela, e se não me falha a memória o girabrequim tem dois furos de lubrificação!!! mas é 1300 ....

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