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Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

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  • Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

    Prezados.
    Há tempos estava pensando em melhorar o acionamento do pedal do acelerador, no meu entender muito impreciso e, algumas vezes, corresponsável também pela quebra do cabo de acionamento dos carburadores. Passo para vocês meu projeto.Quaisquer dúvidas e ou sugestões serão bem-vindas. Abraços a todos.
    Resende
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  • #2
    Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

    Pra quem não quer um pedal roller e sim manter o original, essa é uma ótima saida!
    Parabéns!
    2100 aspro

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    • #3
      Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

      Resende, vc devia fazer esse sistema pra vender!
      Show de bola!
      Parabéns!
      Localização: Rio de Janeiro - RJ
      Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

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      • #4
        Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

        Resende,

        Belo trabalho cara! Muito bacana mesmo! Pense na idéia de comercializar, omo disse o Ernesto, pois nem todo mundo do fórum tem acesso ao maquinário que você tem aí.

        Parabéns pela idéia e pela iniciativa!

        Ah, e como ficou o pedal depois de instalado? Melhorou muito? passe suas impressões pra gente!

        Abraço!
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

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        • #5
          Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

          Postado originalmente por FILIPE A
          Pra quem não quer um pedal roller e sim manter o original, essa é uma ótima saida!
          Parabéns!
          Olá Felipe.
          Obrigado pelas palavras de incentivo. Se precisar de mais alguma informação posso postar sem o menor problema.
          Abraços,
          Resende

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          • #6
            Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

            Postado originalmente por Ernesto
            Resende, vc devia fazer esse sistema pra vender!
            Show de bola!
            Parabéns!
            Olá Ernestro. Obrigado pelo incentivo. Quanto à comercializaçao, para mim fica muito difícil, pois disponho de pouco tempo para me dedicar como gostaria. O projeto foi executado por um torneiro sob a minha orientação. Eu sabia o que queria, mas se não fosse o trabalho criterioso daquele profissional, o sistema não teria dado certo pois requer tolerâncias mínimas entre os rolamentos e os recipientes além de uma centralização absoluta. Se precisar de mais alguma informação, esteja à vontade.
            Abraços,
            Resende.

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            • #7
              Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

              Postado originalmente por Rafael_MO
              Resende,

              Belo trabalho cara! Muito bacana mesmo! Pense na idéia de comercializar, omo disse o Ernesto, pois nem todo mundo do fórum tem acesso ao maquinário que você tem aí.

              Parabéns pela idéia e pela iniciativa!

              Ah, e como ficou o pedal depois de instalado? Melhorou muito? passe suas impressões pra gente!

              Abraço!
              Boa tarde, Rafael.
              Obrigado pelo incentivo e pelo elogio. Como comentei com o Ernestro, para mim, sua comercialização é atualmente inviável. Ainda não instalei no fusca Itamar, pois o mesmo se encontra numa oficina para pintura, mas o sistema, testado na mão e fixado no conjunto(embreagem,freio e acelerador), ficou com o acionamento incrivelmente suave e preciso. Se precisar de mais informações é só me dizer.
              Abraço,
              Resende.

              Comment


              • #8
                Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                Legal, nao seria o msm principio dos pedais "roller" da EMPI ???

                Comment


                • #9
                  Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                  bacana isso,pessoal dá pouca atenção ao pedal,e tem todo reparo pra deixar ele macio e sem folgas.O reparo novinho já fica show,esse ae deve ficart mais ainda.Abraços
                  Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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                  • #10
                    Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                    Postado originalmente por Museu
                    Legal, nao seria o msm principio dos pedais "roller" da EMPI ???
                    Que bom que você gostou, Museu.
                    O sistema "roller", que já fez parte dos aceleradores orginais dos fuscas mais antigos, disponibilizado entre outros, pela EMPI, possui uma haste maior e uma roldana também, dispensando o pedal de acionamento ou tábua. Não utiliza rolamentos. Assemelha-se, portanto, ao original exceto pelo maior braço de alavanca da haste de acionamento e da também maior roldana. O sistema sujerido por mim, preserva o acioanamento original do fusca e acrescenta à este, a precisão e a suavidade promovida pelos 3 rolamentos blindados.
                    Abraços,
                    Resende
                    Arquivos Anexos

                    Comment


                    • #11
                      Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                      Postado originalmente por Antonio carlos
                      bacana isso,pessoal dá pouca atenção ao pedal,e tem todo reparo pra deixar ele macio e sem folgas.O reparo novinho já fica show,esse ae deve ficart mais ainda.Abraços
                      Olá, Antônio Carlos.
                      Obrigado pela consideração ao sistema apresentado.
                      Realmente, se você troca todo o sistema eliminando o excesso de folgas isso já melhora bastante o acionamento. Com a uilização de rolamentos este mesmo acionamento se torna mais suave e preciso.
                      Abraço,
                      Resende.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                        Muito legal!
                        Sabe dizer qual o número do rolamento que você usou?
                        Abraço!
                        MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                        Ignition: COP(Coil On Plug)
                        AFR controller: JAW Wideband
                        Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

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                        • #13
                          Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                          Postado originalmente por RESENDE
                          Que bom que você gostou, Museu.
                          O sistema "roller", que já fez parte dos aceleradores orginais dos fuscas mais antigos, disponibilizado entre outros, pela EMPI, possui uma haste maior e uma roldana também, dispensando o pedal de acionamento ou tábua. Não utiliza rolamentos. Assemelha-se, portanto, ao original exceto pelo maior braço de alavanca da haste de acionamento e da também maior roldana. O sistema sujerido por mim, preserva o acioanamento original do fusca e acrescenta à este, a precisão e a suavidade promovida pelos 3 rolamentos blindados.
                          Abraços,
                          Resende
                          Olá resende,

                          Mas umas dúvias. Você disse 3 rolamentos. Você adaptou um na fixação do pedal ao chassis também(paeceu que sim, pela ultima foto anexa, do começo do tópico)? E teria como passar as medidas de todos os rolamentos, e todas as medidas da roldana de alumínio(diâmetros internos e externos)?

                          Gostei muito da adaptação e quem sabe a testo um dia também!

                          Abraço.
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

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                          • #14
                            Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                            Postado originalmente por bugtec
                            Muito legal!
                            Sabe dizer qual o número do rolamento que você usou?
                            Abraço!
                            Muito obrigado, Bugtec.
                            Abaixo as especificações solicitadas.


                            2 Rolamentos para a roldana:
                            MR 126 ZZ marca EZO
                            Diâmetro anel externo 12mm
                            Diâmetro anel interno 6mm
                            Largura do anel 4 mm

                            1 Rolamento para a haste
                            SMR 128 ZZ marca EZO
                            Diâmetro anel externo 12 mm
                            Diâmetro anel interno 8 mm
                            Largura do anel 3,5 mm


                            Abraços,
                            Resende.[/font]
                            Last edited by RESENDE; 02-03-2010, 07:01 PM.

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                            • #15
                              Re: Projeto da haste do pedal acelerador com rolamentos

                              Postado originalmente por Rafael_MO
                              Olá resende,

                              Mas umas dúvias. Você disse 3 rolamentos. Você adaptou um na fixação do pedal ao chassis também(paeceu que sim, pela ultima foto anexa, do começo do tópico)? E teria como passar as medidas de todos os rolamentos, e todas as medidas da roldana de alumínio(diâmetros internos e externos)?

                              Gostei muito da adaptação e quem sabe a testo um dia também!

                              Abraço.
                              Olá Rafael. Que bom que você gostou da adaptação.
                              Sim, são três rolamentos, 2 na roldana e 1 na haste que se fixa ao montante do pedal de embreagem, de freio e do acelerador através de um pino de diâmetro 7,95mm.
                              As medidas externas da roldana de alumínio são idênticas às medidas externas da roldana original VW de material termoplástico.
                              A medida interna é aquela que ofereça uma certa resistência ao assentamento do anel externo dos dois rolamentos, um em cada extremidade da roldana. Os torneiros conhecem a tolerância necessária para a interferência entre o anel externo dos rolamentos e o alojamento central na roldana em alumínio.
                              Segue as especificações dos rolamentos e demais instruções:

                              2 ROLAMENTOS PARA A ROLDANA
                              MR 126 ZZ marca EZO
                              Diâmetro do anel externo 12 mm
                              Diâmetro do anel interno 6 mm
                              Largura do anel 4 mm

                              OBS: O pino, (novo e original) fixado na extremidade final da haste , ou seja, aquele que vai receber a roldana de alumínio tem seu diâmetro = 5,95mm, o que não é suficiente para reter os anéis internos dos rolamentos (2) no pino.
                              Use para a retenção dos anéis internos dos rolamentos no pino uma micro gota de anaeróbico Loctite 277 aplicado com a ponta de um palito tendo o cuidado de limpar previamente as peças (pino e anéis internos dos rolamentos) usando um contonete de algodão embebido sem excessos em um desengraxante e se que este penetre na parte blindada dos rolamentos.
                              OPÇÃO 2 : O Loctite 242, anaeróbico "media penetração" pode ser utilizado também.

                              1 ROLAMENTO PARA A HASTE
                              SMR 128 ZZ marca EZO
                              Diâmetro externo 12 mm
                              Diâmetro interno 8 mm
                              Largura do anel 3,5mm

                              OBS:O pino, (novo e original) que serve de fixação da haste no montante do pedal de freio, de embreagem e do acelerador tem seu diâmetro = 7,95 mm, o que não é suficiente para reter o anel interno do rolamento no pino.
                              Use para a retenção do anel interno no pino uma micro gota do anaeróbico Loctite 277 aplicado com a ponta de um palito tendo o cuidado de limpar as peças (pino e anel externo do rolamento) usando um cotonete de algodão embebido sem excessos em um desengraxante e sem que este penetre na parte blindada do rolamento.
                              OPÇÃO 2 : O Loctite 242, anaeróbico "média penetração" pode ser utilizado também.
                              Como escrevi, ainda não testei o sistema no meu fusca. Na mão, o acionamento ficou perfeito, preciso e suave.
                              Qualquer dúvida é só escrever.
                              Abraço,
                              Resende

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