Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SOM LEGAL SEM CD PLAYER. (mp3 direto no Módulo)

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • SOM LEGAL SEM CD PLAYER. (mp3 direto no Módulo)

    gostaria de compartilhar este achado.

    um cara com apelido de sysop do forum do celta que postou esse tuto. Depois de adaptar no seu próprio carro.

    Isso é bacana e vou fazer no meu fusca.


    MP3 Player no carro

    1. Introdução

    Resolvi fazer o presente tutorial para compartilhar com os colegas a minha sarisfação de ter colocado um som no carro sem precisar do CD-player, que fica exposto, chamando a atenção de malandros que, tendo qualquer oportunidade, levam mesmo. Entre eu e meus 2 filhos, já perdemos 5 aparelhos nos últimos 2 anos.

    Com paciência e capricho dá pra instalar em casa mesmo; para os mais apressados, a mão-de-obra fica em torno de R$ 50,00. No meu caso, usei um Cowatts modelo Pop 600 RCA. Um amplificador simples, com saída de apenas 2 canais e baixa potência (480 w pmpo). Meu player é um Creative Muvo TX de 128 Mb.

    Mas nem tudo são flores, tem um pequeno porém: como o visor dos players mp3 são pequenos - o aparelho todo em si -, é um tanto perigoso manipular o mesmo enquanto se dirige. As operações de mudar de música, controlar volume, etc, exige mais atenção do que os players normais. Se estiver sozinho no carro, é altamente recomendável deixar rolar como estiver...

    2. Os ingredientes

    1. O player...


    2. Um módulo de potência com entradas RCA


    3. Um interruptor liga/desliga (fácil de achar em qualquer loja de eletrônica)


    4. Um cabo Y - P2/RCA


    5. Fio polarizado, de preferência em 3 cores diferentes (facilita a localização dos canais)

    6. Não preciso citar alto-falantes e um carro, né?

    2. Modo de preparo...

    Perdoem os que já tiverem bastante noção pelo excesso de didatismo, mas acredito que tem muita gente que tem conhecimento zero nesse tipo de instalação.

    A intenção é deixar nada à mostra, como se não tivesse som no carro. Infelizmente, os alto-falantes traseiros são óbvios, né? Uma idéia é cobrir o tampão com um tecido igual ao do estofamento. Isso é melhor mandar fazer fora, num tapeceiro.

    No meu caso instalei apenas 2 falantes nas portas dianteiras e os 2 traseiros laterais originais do Uno, ficando o tampão traseiro sem nada que chame a atenção. Vejam nessa foto como o painel ficou totalmente dissimulado.


    Nesta foto o segredo revelado. Como não fumo, usei o cinzeiro para instalar o pino P2 do cabo. (OBS: deixando ele aí, fica quase impossível manusear enquanto dirijo. Uso uma extensão de P2 para deixar o player no colo)


    Vejamos nas 2 fotos seguintes as conexões do painel de entrada e do de saída do módulo. Aqui na entrada do cabo Y não tem dificuldade: é só ligar os plugues com as cores indicadas. O vermelho é sempre vermelho, o branco pode ser preto em alguns modelos. Essa entrada é chamada de baixa (low input), porque o sinal vem de um aparelho que não tem amplificador potente, como no nosso caso. Um Cd-Player normal usaria a entrada de alta (high input).

    Esse controle GAIN é simplesmente o controle de volume do módulo. Como ele vai ficar escondido, ajuste para +- 90% do total. É bom testar fazendo as ligações todas antes de fixar o módulo, para ver se não está dando distorções.


    Do outro lado, exige-se um pouco mais de atenção, mas não é nenhum bicho-de-7-cabeças. Observe-se o seguinte:

    a) Os alto-falantes devem ser ligados sempre com um par de fio (+ e -). Não se deve usar um negativo comum para os dois canais, isso é muito importante.

    O terra é feito separado dos terras dos alto-falantes. Liga-se um fio diretamente da bateria, assim como o +Bat, mais à frente.

    c) Como já disse, o High Input não é utilizado

    d) O RMT é utilizado em conjunto com o +Bat (positivo da bateria), sendo que um único fio sai desse terminal, vai em uma ponta do interruptor e ele mesmo é cortado, ligado à outra ponta do interruptor e vai ser ligado no terminal +Bat

    e) Finalmente o positivo da bateria, que alimentará o módulo com energia. Nesse fio, entre o módulo e a bateria, deve-se colocar um fusível de 10A (amperes) - pode variar de acordo com a potência do módulo!. Também é fácil de encontrar a peça na mesma loja onde comprar o interruptor


    3. Observações finais

    O interruptor ligado ao remoto (RMT) é necessário porque se não utilizá-lo, o módulo ficará ligado permanentemente, causando perda de carga da bateria. Esse é um detalhe meio chato no início do uso, porque a gente não deve esquecer nunca de desligar o interruptor, pra não ter que empurrar o carro pra dar partida... mas logo se acostuma. Nos CD-player normais existe uma saída para isso, daí não precisar de interruptor extra.

    Eu usei um interruptor original como liga/desliga. Em carros mais antigos, se for difícil encontrar um original, usa´se qualquer modelo, como esse que ilustra esse artigo. E é bom procupar um local fácil de se acessar, ao mesmo tempo que deve ficar escondido.

    Sobre o terminal +Bat: O terminal +BAT deverá ser ligado diretamente à bateria, com um fusível de 10A, para a segurança necessária, pois do contrário poderá causar danos graves no sistema elétrico, até mesmo provocar um incêndio! Assim como o terra. Veja a foto:


    Módulos mais potentes e sofisticados - Esse tutorial se refere a um equipamento simples, de 2 canais. Modelos mais sofisticados têm mais detalhes, mais terminais a serem ligados. Não os conheço e, se você não se achar capaz de montá-lo, é melhor fazer com um profissional.

    Lembrado aqui no forum: energia do player: Estou usando pilhas no player. Procurei um pouco por um adaptador 12v/1,5, mas tive certa dificuldade de encontrar aqui em Brasília, daí que vou ver com mais calma depois. Atualizado: encontrei o adaptador (R$ 13,00), mas o meu player não tem entrada para alimentação externa, assim, ficarei usando pilhas mesmo.


    fonte: http://www.guiadohardware.net
    Last edited by fernando ferro; 04-03-2010, 12:10 AM.

  • #2
    Re: SOM LEGAL SEM CD PLAYER. (mp3 direto no Módulo)

    galera Eu fiz no meu celta, so que usei um modulo mosfet 4 canais, que voce pode ter algumas regulagens a mais com esses modulos.

    qualquer coisa e so falar, que digo como fazer, eu fiz e ficou mto baum!

    agora to preparando pra fazer no fusca

    Abraços

    Comment


    • #3
      Re: SOM LEGAL SEM CD PLAYER. (mp3 direto no Módulo)

      Legal o Tópico, pena que no trabalho não dá para ver as figuras.

      Gostaria de deixar outra dica (que um amigo usa e me mostrou):

      Ladrão moderno não se interessa mais pelo obsoleto "toca fitas", porem ainda subsistem velhos aparelhos desses que funcionam muito bem e com som de boa qualidade, mesmo que com apenas 2 canais.

      Existe (não sei se ainda existe) nas lojas de material eletrônico ou de informática um "adaptador" barato, que parece uma fita K-7 (mas não é), e que tem uma saida USB na qual se espeta um pen drive com arquivos de música, inclusive em formato mp3.

      É simples, intruduz-se o "adaptador" no toca fitas, o pen drive no "adaptador" e o "toca fitas" pensa que é uma fita K-7. O resto tudo igual, opera-se o "toca fitas" normalmente.

      Comment


      • #4
        Re: SOM LEGAL SEM CD PLAYER. (mp3 direto no Módulo)

        Só gostaria de deixar mais uma ideia que ao meu ver é muito simples e deve ter um bom resultado.
        O sistema seria apenas um kit, desses recomendado pra computadores ou dvds, no caso aqui em casa eu tenho um mtek 5.1, ele deve ter pouco mais de 30w rms, não se enganem isso ja da um som muito intenso e com qualidade, pois todo o sistema foi projetado(dimensionado) dessa forma. Ele vem com uma fonte externa de 12v ou seja pode ser ligado diretamente na bateria, se alguem quiser "segurança" pode usar algum regulador de tensão ou qualquer outra coisa, mas não creio que isso seja muito necessario.
        O melhor de tudo é o preço, vejam voces mesmos http://produto.mercadolivre.com.br/M...-510-preto-_JM

        aí é só ligar no carro e conectar ao MP3, celular, ou qualquer outro tocador de musicas. Aposto que DENTRO de um fusca ninguem vai precisar de mais som que isso. Digo isso pra quem pretende um sonzinho pra curtir, nao pra competir..
        E mais em conta ainda seria um sistema 2.1, o 5.1 é até um disperdicio.

        Comment


        • #5
          Re: SOM LEGAL SEM CD PLAYER. (mp3 direto no Módulo)

          Postado originalmente por ricardo groetaers
          Legal o Tópico, pena que no trabalho não dá para ver as figuras.

          Gostaria de deixar outra dica (que um amigo usa e me mostrou):

          Ladrão moderno não se interessa mais pelo obsoleto "toca fitas", porem ainda subsistem velhos aparelhos desses que funcionam muito bem e com som de boa qualidade, mesmo que com apenas 2 canais.

          Existe (não sei se ainda existe) nas lojas de material eletrônico ou de informática um "adaptador" barato, que parece uma fita K-7 (mas não é), e que tem uma saida USB na qual se espeta um pen drive com arquivos de música, inclusive em formato mp3.

          É simples, intruduz-se o "adaptador" no toca fitas, o pen drive no "adaptador" e o "toca fitas" pensa que é uma fita K-7. O resto tudo igual, opera-se o "toca fitas" normalmente.
          Bah cara, não conhecia este sistema. Ainda tenho toca-fitas no meu, e um mp3 me faz uma falta imensa... A idéia q o Fernando postou é otima tb! Vou procurar JÁ este adaptador. Se não achar aqui compro no ML. obrigadão pela dica.
          Jéferson S.
          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

          Comment

          Working...
          X