Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Breather kit caseiro

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Breather kit caseiro

    Buenas, galera.

    Acho que essa seja a melhor seção para abrir este tópico, apesar de não ser bem um tutorial da fabricação, e mais um compartilhamento de uma idéia que eu tive.

    Quando troquei a posição da minha turbina, sobrou o retorno na bomba de combustível. Não quis fechá-lo, e me ficou a idéia de instalar o breather kit, e usar esta entrada de óleo como suspiro do motor.

    Mas como vários outros membros, o dinheiro nem sempre vem acompanhado da vontade de ter, então parti para a "fabricação" caseira.

    No meu caso, usei um pedaço de estribo de camioneta (pois trabalho numa loja de acessórios) e suas respectivas tampas. Um tubo oval cromado.

    Essas são as únicas fotos que tenho.





    Na época pensei em fazer um suspiro em cada tampa, mas abandonei a idéia, talvez outra hora.

    Dêem a sua opinião. Ao meu ver podem ser usados vários outros recipientes.

    Abraços a todos.
    Arquivos Anexos
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
    1976 1600 Turbo

  • #2
    Re: Breather kit caseiro

    Muito boa idéia, eu tenho um tubo de alumínio de quase 3 polegadas, é o que vou usar para fazer um semelhante.
    Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

    Comment


    • #3
      Re: Breather kit caseiro

      Marco,

      Parabéns pela iniciativa. É com esse tipo de idéia que vamos montando nossos motores com um custo mais aceitável para nossas realidades!

      Abraço.
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • #4
        Re: Breather kit caseiro

        Fantástica essa idéia, os estribos do Ecosport da minha esposa estão correndo um sério risco, parabéns.
        GERALDO ALVES
        BELO HORIZONTE/MG
        AIR COOLED 4EVER

        Comment


        • #5
          Re: Breather kit caseiro

          Fiquei perdido, o que é um Breather Kit e para que serve?

          Comment


          • #6
            Re: Breather kit caseiro

            A ideia eh boa, mas o principal voce nao fez, os respiros das tampas de valvulas.

            A tomada da bomba de combustivel pode ser descartada (ja viu o bloco aberto? A tomada do bocal do oleo eh muito proxima).

            Use esta tomada da bomba e ligue nas tampas de valvula.

            Comment


            • #7
              Re: Breather kit caseiro

              Postado originalmente por ricardo groetaers
              Fiquei perdido, o que é um Breather Kit e para que serve?
              Ricardo,

              Breather kit é um sistema para "ventilar" o motor. Serve para diminuir a pressão dos gases do motor, dentro do bloco debaixo das tampas do válvulas. Diminuindo essa pressão, evita vazamentos indesejáveis(pelo menos dificulta o aparecimento deles, pois os rtentores e juntas estarão sobre pressões menores).

              A caixa, onde vão os respiros do bloco e das tampas de válvula, serve para coletar os vapores de óleo e retornar o que puder de óleo para o carter. Utilizando de um filtro para não deixar que poeira entre no sistema.

              Abraço!
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • #8
                Re: Breather kit caseiro

                Postado originalmente por Rafael_MO
                Ricardo,

                Breather kit é um sistema para "ventilar" o motor. Serve para diminuir a pressão dos gases do motor, dentro do bloco debaixo das tampas do válvulas. Diminuindo essa pressão, evita vazamentos indesejáveis(pelo menos dificulta o aparecimento deles, pois os rtentores e juntas estarão sobre pressões menores).

                A caixa, onde vão os respiros do bloco e das tampas de válvula, serve para coletar os vapores de óleo e retornar o que puder de óleo para o carter. Utilizando de um filtro para não deixar que poeira entre no sistema.

                Abraço!
                Obrigado pelo elogio, Rafael. E também pela explicação acima.
                Obrigado a todos que comentaram.

                Museu. Vou partir para a colocação nas tampas também. Muito importante essa dica. Agradeço a ajuda, muito legal.

                Quanto ao respiro da bomba, acho que vou deixar como está, pois ficaria uma quantidade maior de mangueiras no cofre se fizesse a ligação das tampas até essa posição. Estou comprando um tcs-10, qdo desmontar o bloco quem sabe eu mude.

                Agora, eu acho que, me corrijam se estiver enganado, isso ajuda também a refrigerar melhor o motor... Pois ajuda a eliminar gases quentes. Por isso a vantagem de botar nos cabeçotes também?

                Não tenho problema com aquecimento, mas qualquer grau já conta. Em viagem meu motor fica em 70º (qdo temp ambiente em torno de 25º).

                Agradeço os elogios e dicas. E se alguém mais fizer, vamos postar aqui.

                Abraços.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                1976 1600 Turbo

                Comment


                • #9
                  Re: Breather kit caseiro

                  Postado originalmente por Marco.Grings
                  Obrigado pelo elogio, Rafael. E também pela explicação acima.
                  Obrigado a todos que comentaram.

                  Museu. Vou partir para a colocação nas tampas também. Muito importante essa dica. Agradeço a ajuda, muito legal.

                  Quanto ao respiro da bomba, acho que vou deixar como está, pois ficaria uma quantidade maior de mangueiras no cofre se fizesse a ligação das tampas até essa posição. Estou comprando um tcs-10, qdo desmontar o bloco quem sabe eu mude.

                  Agora, eu acho que, me corrijam se estiver enganado, isso ajuda também a refrigerar melhor o motor... Pois ajuda a eliminar gases quentes. Por isso a vantagem de botar nos cabeçotes também?

                  Não tenho problema com aquecimento, mas qualquer grau já conta. Em viagem meu motor fica em 70º (qdo temp ambiente em torno de 25º).

                  Agradeço os elogios e dicas. E se alguém mais fizer, vamos postar aqui.

                  Abraços.
                  Das tampas vem por tras da capela...

                  Comment


                  • #10
                    Re: Breather kit caseiro

                    Postado originalmente por Museu
                    Das tampas vem por tras da capela...
                    Instalando as mangueiras no meu "coletor de gases", certo?

                    Eu imaginei que ficaria demais ligando os cabeçotes ao da bomba de comb.
                    Eu tinha entendido dessa forma. Acho que viajei então, .

                    Vlw.
                    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                    1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                    1976 1600 Turbo

                    Comment


                    • #11
                      Re: Breather kit caseiro

                      Postado originalmente por Museu
                      Das tampas vem por tras da capela...
                      Agora li de novo e entendi, .

                      Vou tirar a mangueira do suspiro da bomba. Aí vai ficar visual mais limpo. Melhor. E botar nas tampas, que vai ficar atrás. Essa semana instalo o sobrecárter e já faço na mesma pegada.

                      Obrigadão de novo, Museu.

                      Abração.
                      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                      1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                      1976 1600 Turbo

                      Comment


                      • #12
                        Re: Breather kit caseiro

                        Postado originalmente por Marco.Grings
                        Agora li de novo e entendi, .

                        Vou tirar a mangueira do suspiro da bomba. Aí vai ficar visual mais limpo. Melhor. E botar nas tampas, que vai ficar atrás. Essa semana instalo o sobrecárter e já faço na mesma pegada.

                        Obrigadão de novo, Museu.

                        Abração.
                        Nao custa lembrar, eh pra furar na parte DE CIMA da tampa... ja vi colega furando embaixo

                        Olha o furo tampado com estopa

                        Comment


                        • #13
                          Re: Breather kit caseiro

                          Estou comprando um kit da empi mas me veio uma dúvida: de modo geral, os gases que chegam à caixa/tubo não deveriam ser ligados aos carburadores para serem queimados, funcionando inclusive como "exaustor/aspirador" de gases das tampas de válvulas?

                          Não vejo sentido em levar os gases das tampas e do carter para a caixa/tubo e de lá os gases não saírem pra lado nenhum..

                          Se fizer uma saída nessa caixa/tubo coletora de gases e levar os gases para serem queimados, não seria mais eficiente? A sucção dos gases pelos carburadores acabaria diminuindo um pouco mais a temperatura geral do motor pois os gases em alta velocidade não acabam resfriando? Tipo o coletor da solex30, que logo abaixo do carburador fica gelado.. claro, vem gasolina fria, mas com o gas não teria um efeito parecido?

                          Alguém entendeu? Ou estou viajando demais?! hehe

                          Abraços!

                          Comment


                          • #14
                            Re: Breather kit caseiro

                            Postado originalmente por Delriobr
                            Estou comprando um kit da empi mas me veio uma dúvida: de modo geral, os gases que chegam à caixa/tubo não deveriam ser ligados aos carburadores para serem queimados, funcionando inclusive como "exaustor/aspirador" de gases das tampas de válvulas?

                            Não vejo sentido em levar os gases das tampas e do carter para a caixa/tubo e de lá os gases não saírem pra lado nenhum..

                            Saem sim para a atmosfera... dentro da caixa tem uma telinha e uma camada de espuma, nao parece pela caixa fechada mas tem saida sim

                            Se fizer uma saída nessa caixa/tubo coletora de gases e levar os gases para serem queimados, não seria mais eficiente? A sucção dos gases pelos carburadores acabaria diminuindo um pouco mais a temperatura geral do motor pois os gases em alta velocidade não acabam resfriando? Tipo o coletor da solex30, que logo abaixo do carburador fica gelado.. claro, vem gasolina fria, mas com o gas não teria um efeito parecido?

                            Politicamente correto quanto as emissoes seria fazer assim

                            Alguém entendeu? Ou estou viajando demais?! hehe

                            Abraços!
                            Nao muito

                            Comment


                            • #15
                              Re: Breather kit caseiro

                              Postado originalmente por Marco.Grings
                              Instalando as mangueiras no meu "coletor de gases", certo?

                              Eu imaginei que ficaria demais ligando os cabeçotes ao da bomba de comb.
                              Eu tinha entendido dessa forma. Acho que viajei então, .

                              Vlw.
                              Marco !!!

                              Parabéns !!!

                              Ficou realmente muito bom e muito bem feito !!

                              Eu pessoalmente sou muito contrário a fazer coisas "caseiras", embora como em um motor turbo, quase tudo é adaptado, essa quase sempre é a solução. Digo que sou meio contrário, pq dificilmente gosto do acabamento, etc... e digo isso das coisas que eu mesmo já tentei fazer e realmente funcionou, mas estéticamente ficou ruim...

                              Agora falando de respiro... no meu, uso quatro respiros... os dois exatamente iguais ao seu e mais dois (um cada tampa de vávulas).

                              Mas seu trabalho ficou realmente muito bom !!

                              Abs !
                              Last edited by Zérba/SP; 14-11-2010, 06:48 PM.

                              Comment

                              Working...
                              X