Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Montagem do motor. Algumas fotos...

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Montagem do motor. Algumas fotos...

    E aee pessoal, to montando um motor 1600. Não pretendo fazer um tutorial completo, apenas tirei umas fotos da montagem, e queria postar pra vcs. Ta no começo, ainda não terminei.
    Destaque:
    Mancais da carcaça enjaquetados com ferro, voltando para a medida STD.
    Bronzinas furadas para aumentar a lubrificação, da Federal Mogul antigas ( olha o estado em que se encontra a caixa).
    Arquivos Anexos

  • #2
    Re: Montagem do motor. Algumas fotos...

    Dúvidas, podem perguntar! fica mais fácil pra mim.

    Comment


    • #3
      Re: Montagem do motor. Algumas fotos...

      Olá, amigão!

      Eu tava quase fechando um motor aqui, mas agora estou afim de usar tuchos hidráulicos de opala. Como um amigo aqui do F4E estava com este projeto, eu esperava uma resposta de como ficou a montagem. Mas ele teve problemas com seu filho recém-nascido, o projeto dele ficou para depois (lógico).

      No entanto, aqui na minha cidade, Sorocaba, o pessoal das retíficas é "das antigas" ou seja, teimoso pra burro.

      Quero que façam a retífica do bloco, abrindo o alojamento dos tuchos pros de opala. Se der, lógico. Mas aqui nem adianta falar em alterações.

      Vc tem como fazer este serviço?

      Desde já, muito obrigado!
      Ominus Kaiser

      "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

      Comment


      • #4
        Re: Montagem do motor. Algumas fotos...

        Postado originalmente por Ominus Kaiser
        Olá, amigão!

        Eu tava quase fechando um motor aqui, mas agora estou afim de usar tuchos hidráulicos de opala. Como um amigo aqui do F4E estava com este projeto, eu esperava uma resposta de como ficou a montagem. Mas ele teve problemas com seu filho recém-nascido, o projeto dele ficou para depois (lógico).

        No entanto, aqui na minha cidade, Sorocaba, o pessoal das retíficas é "das antigas" ou seja, teimoso pra burro.

        Quero que façam a retífica do bloco, abrindo o alojamento dos tuchos pros de opala. Se der, lógico. Mas aqui nem adianta falar em alterações.

        Vc tem como fazer este serviço?

        Desde já, muito obrigado!
        Na hora lembrei da cidade que moro

        "Mas pra que isso?"

        "Sei nao, nao vai funcionar"

        "Onde voce viu isso? Trabalho a 12 mil anos com isto"

        Da vontade de falar assim, cala a boca e faça o que estou pedindo

        Comment


        • #5
          Re: Montagem do motor. Algumas fotos...

          Postado originalmente por Ominus Kaiser
          Olá, amigão!

          Eu tava quase fechando um motor aqui, mas agora estou afim de usar tuchos hidráulicos de opala. Como um amigo aqui do F4E estava com este projeto, eu esperava uma resposta de como ficou a montagem. Mas ele teve problemas com seu filho recém-nascido, o projeto dele ficou para depois (lógico).

          No entanto, aqui na minha cidade, Sorocaba, o pessoal das retíficas é "das antigas" ou seja, teimoso pra burro.

          Quero que façam a retífica do bloco, abrindo o alojamento dos tuchos pros de opala. Se der, lógico. Mas aqui nem adianta falar em alterações.

          Vc tem como fazer este serviço?

          Desde já, muito obrigado!
          Eu so reabro até + 0.50 do tucho original.
          Tenta levar em uma tornearia que tenha uma frezadora com uma ponta
          apropriada pra isso. Leve um carcaça q não preste pro cara fazer uns testes, servir de cobaia.
          Se não me engano tem tucho na gringa proprio pra isso, na medida do fusca.

          Comment


          • #6
            Re: Montagem do motor. Algumas fotos...

            Quanto fica o serviço de "enjaquetamento" dos mancais da carcaça? É coisa simples de se fazer (as retíficas, claro)? Se eu mandar minha carcaça pra você fazer o serviço e instalar as buchas para priosioneiros de 8mm, quanto seria?

            Valeu e abraços!

            Comment


            • #7
              Re: Montagem do motor. Algumas fotos...

              Prezado R3TIFIC4DOR
              Pelas fotos dá para ver que as bronzinas do comando também foram furadas. É isso mesmo? Broca de 3mm?
              Saudações

              Comment


              • #8
                Re: Montagem do motor. Algumas fotos...

                Postado originalmente por Delriobr
                Quanto fica o serviço de "enjaquetamento" dos mancais da carcaça? É coisa simples de se fazer (as retíficas, claro)? Se eu mandar minha carcaça pra você fazer o serviço e instalar as buchas para priosioneiros de 8mm, quanto seria?

                Valeu e abraços!
                Pra enjaquetar somente o primeiro mancal ( o perto do volante) e mandrilhar os outros, 220 reais.
                Enjaquetar todos os mancais, voltando pra medida STD, 450 reais. Lembro que em ambos os casos, todas as buchas são feitas de ferro, eliminando o desgaste prematuro da carcaça.
                O preço unitário pra cada prisioneiro, 20 reais. Na minha opinião não compensa! A menos que vc retire de uma carcaça condenada, as buchas e os prisioneiros, ficando assim de graça esses itens.

                Comment


                • #9
                  Re: Montagem do motor. Algumas fotos...

                  Postado originalmente por GEDSELLET
                  Prezado R3TIFIC4DOR
                  Pelas fotos dá para ver que as bronzinas do comando também foram furadas. É isso mesmo? Broca de 3mm?
                  Saudações
                  As bronzinas de comando já são furadas. Elas são do tipo bi-metal ( as "costas" dela são de ferro).
                  Sim, usei broca de 3 mm pra furar as bronzinas de mancais, depois uma de 5 mm ( quebrada, só a ponta ) pra retirar as rebarbas que ficaram do lado de dentro.
                  Abraço.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Montagem do motor. Algumas fotos...

                    Mais umas fotos:
                    Eu prefiro e acho mais fácil montar as bielas fora da carcaça. Torkimetro com 6 kg de aperto. Preste atenção naquelas marcas no meio da biela, devem estar voltadas para cima de cada lado do cilindro.
                    O ajuste do volante também prefiro fazer antes. Com um calibre de lâminas e um micrômetro se consegue a folga desejada. Na tabela de 0,07 a 0,13 centésimos, costumo deixar de 0,10 a 0,15.
                    Arquivos Anexos

                    Comment


                    • #11
                      Re: Montagem do motor. Algumas fotos...

                      Terminei de fechar o parcial do motor. Vou deixar assim por enquanto, como é um motor pra vender, vou deixar para o comprador escolher o kit a ser montado. Eu até ja tinha comprado o kit a álcool tork, mas se monta-lo terei menas opções de venda.
                      Mais uma dica: antes de montar o pinhãozinho do distribuidor, certifique-se da posição do rotor em relação ao ponto, pq senão os cabos de vela podem ficar invertidos, meio estranhos...
                      Arquivos Anexos

                      Comment


                      • #12
                        Re: Montagem do motor. Algumas fotos...

                        Bom dia, ótimo "semi-tutorial" ... como vc disse, enjaquetou os mancais do bloco com ferro voltando na medida stand, certo? Pergunto: Qualquer retífica faz esse serviço? pois tenho uma motor que a carcaça não passou, disseram que no local onde vc enjaquetou sua carcaça, o meu estava muito gasto e não dava medida... agora vejo que vc enjaquetou o seu?!?!?!? existe uma medida mínima pra esse serviço? Obrigado!!!! e Parabéns!!!

                        PS: Aproveitando... existe o serviço de enjaquetar o mancal do comando de válvulas? (acabei de saber que é no comando meu problema)
                        Obrigado!!!!!!
                        Last edited by Danangeli; 04-02-2011, 11:08 AM.

                        Comment


                        • #13
                          Re: Montagem do motor. Algumas fotos...

                          Postado originalmente por Danangeli
                          Bom dia, ótimo "semi-tutorial" ... como vc disse, enjaquetou os mancais do bloco com ferro voltando na medida stand, certo? Pergunto: Qualquer retífica faz esse serviço? pois tenho uma motor que a carcaça não passou, disseram que no local onde vc enjaquetou sua carcaça, o meu estava muito gasto e não dava medida... agora vejo que vc enjaquetou o seu?!?!?!? existe uma medida mínima pra esse serviço? Obrigado!!!! e Parabéns!!!

                          PS: Aproveitando... existe o serviço de enjaquetar o mancal do comando de válvulas? (acabei de saber que é no comando meu problema)
                          Obrigado!!!!!!
                          Eu já vi enjaquetarem apenas o alojamento com flange, aquele do lado da engrenagem, depois foi passado para 0.50 todos eles. Isso foi feito pq o casquilho rodou dentro do alojamento, e gastou as laterais da flange.
                          Nunca fiz, mas tem jeito!
                          Abraço!

                          Comment


                          • #14
                            Re: Montagem do motor. Algumas fotos...

                            Postado originalmente por [TH3]R3TIFIC4DOR*
                            Dúvidas, podem perguntar! fica mais fácil pra mim.
                            boa noite meu querido estou desmontando meu motor está com uma folgra de mais ou menos 2 mm no vira estou com uma duvida retirei uma biela e está 0 50 será que pode ser os colço do volante estou com medo de desmonta o resto pois o pessoal aqui em uberlandia está cobrando um abisurdo par mexer reteficar me pediram 1300 sem montagem qula o melhor caminho obrigrado

                            Comment


                            • #15
                              Re: Montagem do motor. Algumas fotos...

                              Postado originalmente por frank messias
                              boa noite meu querido estou desmontando meu motor está com uma folgra de mais ou menos 2 mm no vira estou com uma duvida retirei uma biela e está 0 50 será que pode ser os colço do volante estou com medo de desmonta o resto pois o pessoal aqui em uberlandia está cobrando um abisurdo par mexer reteficar me pediram 1300 sem montagem qula o melhor caminho obrigrado
                              Concerteza o desgaste é no mancal traseiro da carcaça. O certo é mandrilhar a carcaça, e se o desgaste for muito grande, tendo que passar pra medidas mais altas, aconselho enjaquetar com ferro fundido, serviço semelhante a esse que foi feito nessa carcaça da foto, mas apenas no mancal traseiro.

                              Valores:

                              Somente mandrilhar carcaça: 130,00
                              Mandrilhar e enjaquetar: 230,00
                              Ajustar flange da bronzina: 20,00
                              Retificar virabrequim: 100,00

                              Isso é o "basicão", se não for enjaquetar fica 250 reais,
                              enjaquetando, 350,00.
                              Pode ainda ter que reabrir tucho, mandrilhar alojamento do comando, embuchar as bielas..etc, mas para o seu problema, isso ai em cima já resolve.

                              Comment

                              Working...
                              X