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Calcular velocidade e rotação pelas relações de marcha

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  • #16
    Re: Calcular velocidade e rotação pelas relações de marcha

    Olá guisnu!

    Em primeiro lugar, obrigado pelas referências à minha planilha.
    Quanto à diferença no raio em relação ao "achatamento" do pneu, fiquei pensando bastante no assunto, já que o perímetro do pneu realmente não se altera.
    E se colocássemos assim: usando uma roda com tala bem larga, a ponto que um pneu perfil baixo murcho ficasse quase todo dentro da roda onde encosta no chão, marcando roda e chão com um giz o ponto inicial de contato no solo e rolássemos esta roda, medindo a distância quando a marca de giz chega novamente no chão, qual seria o perímetro? O da roda ou o do pneu? O da roda!
    Não fiz os cálculos, mas provavelmente temos que descontar do perímetro do pneu o comprimento da área de contato. Consequentemente, teremos um raio efetivo equivalentemente menor.
    Na minha planilha, considera-se apenas a medida teórica do pneu, ou seja, o contato com o solo seria uma linha, como se o pneu fosse rígido, e não uma área oval.
    Mas, como disse antes, a planilha é mais para ter uma boa idéia, já que pneus de marcas diferentes ou até modelos e tipos diferentes de um mesmo fabricante têm diferenças no raio para a mesma medida, sem contar o desgaste do pneu, já que os gomos têm uma altura considerável quando novos.
    Uma forma de medição para quem quer maior precisão para um carro em específico, seria tirar a fórmula de cálculo do perímetro e colocar uma medida empírica, ou seja, calibrar o carro com a pressão que normalmente usa, marcar pneu e chão com um giz, empurrar o carro até a marca chegar novamente no chão, medir a distância e colocar na fórmula.
    O duro é medir isso com o carro em movimento, e na velocidade máxima, então...

    Acredito que a idéia é essa. Se quiserem comentar ou corrigir, fiquem à vontade!
    Last edited by Madai; 05-03-2011, 12:24 AM.
    Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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    • #17
      Re: Calcular velocidade e rotação pelas relações de marcha

      Deem uma olhada nessa planilha que será mais fácil: http://www.4shared.com/document/byEo...e-cambios.html

      Créditos ao amigo Salício do FFB.

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      • #18
        Re: Calcular velocidade e rotação pelas relações de marcha

        Segue a minha. Tá bem zuada, pois misturei dados de outros carros, mas é só imputar os dados que quer que sai tudo. Ou apagar o que não quer, aí fica de cada um.
        Arquivos Anexos
        Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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        • #19
          Re: Calcular velocidade e rotação pelas relações de marcha

          Fiz um programinha com alguns calculos para motores, tem também escalonamento de cambio, só larçar os dados do pneu, relação do diferencial, engrenagens que ele da velocidade em cada marca e queda de rpm.

          http://www.4shared.com/file/IyuOX-iH...MA_MOTOR.html?

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          • #20
            Re: Calcular velocidade e rotação pelas relações de marcha

            Postado originalmente por bob_8
            Fiz um programinha com alguns calculos para motores, tem também escalonamento de cambio, só larçar os dados do pneu, relação do diferencial, engrenagens que ele da velocidade em cada marca e queda de rpm.

            http://www.4shared.com/file/IyuOX-iH...MA_MOTOR.html?
            baixando!!
            valeu
            Tuning é exibição preparação é emoção!!!

            www.youtube.com/dani0058

            São Bento do Sul-SC

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