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Troca de Oleo

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  • Troca de Oleo

    Eu olhei e nao vi muito sobre isso, apenas qual oleo por e tal...
    Gostaria de saber como trocar e se é possivel trocar o oleo do fusca em casa, sem precisar ir em algum posto...

    Obrigado ..

  • #2
    Re: Troca de Oleo

    E possível sim trocar em casa, porem é um pouco desconfortavel devido a falta de espaço entre o carter é o chão ; para melhorar esse espaço vc pode levantar o carro com auxilio de um macaco mais ele tem que ficar nivelado, por isso levante um lado e ponha um calço e erga o outro, ou use dois macacos, solte o parafuso na tampa do carter acho que é 17 mm e tenha uma bacia ou algo semelhante de 3 lts ao lado para recolher o óleo , após retirar todo o óleo coloque o parafuso de volta e coloque o óleo novo, é simples de se fazer, entregue o óleo retirado em algum posto próximo a você para ser reciclado

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    • #3
      Re: Troca de Oleo

      Sim, é facil, mas cuidado pra nao se queimar pois é bom fazer com o ole quente. Embaixo do motor tem um parafuso (acho que numero 20 sextavado) que fica no meio de uma tampa circular com vaiors parafusos (acho que uns 10 de chave sextavada 10mm). esse com meio grande é q vc temq ue tirar para vazar o oleo. Depois antes de colocar veja se a arruela está boa, ela é de aluminio e tem que devormar um pouco sempre que poe pra vedar bem. Vc tb pode aproveitar pra limpar o filtro dele, depois de escorrer o oleo, tira a tampa onde tem esse parafuso, retire a peneira e de uma limpada, tb vai ter q trocar as juntas que ali tem. Depois é só montar tudo e encher de oleo por cima normalmente.
      flw
      GTMassa
      Tatui

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      • #4
        Re: Troca de Oleo

        troca de óleo q nem os cara falaram mais da pra tu fazer o seguinte pra garantir q escoreu todo o óleo tu pega denoite isso pode ser um sabado a noite e esquenta o motor ou com o carter frio melhor quente dai tu solta o parafuso acho q é 19 e deixa escorrendo a noite enteira dai cedo é só fechar o parafuso e boa
        Azulzinho 76 1300 "o viagra"
        Um dia os azulzinho vaum dominar o mundo
        visitem ai o tópico do viagra:http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8798
        Agora no FFB http://www.forumfuscabrasil.com/inde...c,50400.0.html

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        • #5
          Re: Troca de Oleo

          Eu também deixo escorrendo de um dia para o outro, e não levanto o carro, não há necessidade se o carro não for rebaixado, e o recipiente for baixo. Escorra o óleo com o motor quente. no outro dia, eu limpo o filtro! Posto de gasolina não faz isso (pelo menos por aqui), por isso que troco em casa

          Uso óleo 20w50, mas pode-se usar um menos viscoso, como um 15w40 caso o motor não tenha muito desgaste...
          Jéferson S.
          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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          • #6
            Re: Troca de Oleo

            É bem facil, mais para ficar facil e confortavel vc deve comprar aquele macaco que os borracheiros usam, que parece um carrinho

            O nome se não me engano é macaco hidraulico jacaré

            Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

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            • #7
              Re: Troca de Oleo

              Deixe-me acrescentar alguma contribuição:

              Os manuais da Volkswagen não alertam para a limpeza da válvula compensadora da pressão do óleo, e eu desconfio que eu estraguei um motor devido essa válvula ter travado por causa da borra que vai formando dentro do motor.
              Portando, além da limpeza do filtro embaixo do carter (que os nossos colegas já te orientaram) eu procedo da seguinte forma:
              Cada 3 trocas de óleo desmonto e limpo com querozene (ou diesel) a válvula compensadora da pressão do óleo (os motores mais antigos o bujão tem um rasgo de fenda grande, os novos tem um sextavado interno>>chave Hallen). Essa peça está em baixo da carcaça. Vou te mandar uma mensagem com a foto anexa! (não consigo anexar fotos aqui !!!).
              Além dessa limpeza da válvula e dou um "flush" (*) no motor: esvazio o óleo, fecho o bujão e coloco 1 litro de diesel (ou querozene) e um litro de óleo 50, funciono o motor à uns 1200 rpm (um pouco acelerado) por 5 minutos e depois esvazio novamente (quente lógico), espero uma hora pelo menos e só então limpo o filtro do carter. Feito isso troco as juntas do filtro/peneirinha (duas), fecho o bujão com uma arruela em bom estado (pode comprar uma nova, é merreca) , completo com 2,5 litros de óleo (**) 20W50 e pau na máquina!

              (*)os postos também vendem um líquido especial para flush.

              (**) novatos têm a tendência em "aproveitar" e despejar 3 litros (não se vende mais 1/2 litro de óleo)>>Não faça isso ! Coloque 2,5 litros e guarde o 1/2 litro que sobrou para completar caso o nível abaixe, ou para a próxima troca.

              saudações

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              • #8
                Re: Troca de Oleo

                tai ensinando a anexar arquivos desculpa a pessima qualidade da explicação mais tenta ai
                Arquivos Anexos
                Azulzinho 76 1300 "o viagra"
                Um dia os azulzinho vaum dominar o mundo
                visitem ai o tópico do viagra:http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8798
                Agora no FFB http://www.forumfuscabrasil.com/inde...c,50400.0.html

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                • #9
                  Re: Troca de Oleo

                  Postado originalmente por GEDSELLET
                  Deixe-me acrescentar alguma contribuição:

                  Os manuais da Volkswagen não alertam para a limpeza da válvula compensadora da pressão do óleo, e eu desconfio que eu estraguei um motor devido essa válvula ter travado por causa da borra que vai formando dentro do motor.
                  Portando, além da limpeza do filtro embaixo do carter (que os nossos colegas já te orientaram) eu procedo da seguinte forma:
                  Cada 3 trocas de óleo desmonto e limpo com querozene (ou diesel) a válvula compensadora da pressão do óleo (os motores mais antigos o bujão tem um rasgo de fenda grande, os novos tem um sextavado interno>>chave Hallen). Essa peça está em baixo da carcaça. Vou te mandar uma mensagem com a foto anexa! (não consigo anexar fotos aqui !!!).
                  Além dessa limpeza da válvula e dou um "flush" (*) no motor: esvazio o óleo, fecho o bujão e coloco 1 litro de diesel (ou querozene) e um litro de óleo 50, funciono o motor à uns 1200 rpm (um pouco acelerado) por 5 minutos e depois esvazio novamente (quente lógico), espero uma hora pelo menos e só então limpo o filtro do carter. Feito isso troco as juntas do filtro/peneirinha (duas), fecho o bujão com uma arruela em bom estado (pode comprar uma nova, é merreca) , completo com 2,5 litros de óleo (**) 20W50 e pau na máquina!

                  (*)os postos também vendem um líquido especial para flush.

                  (**) novatos têm a tendência em "aproveitar" e despejar 3 litros (não se vende mais 1/2 litro de óleo)>>Não faça isso ! Coloque 2,5 litros e guarde o 1/2 litro que sobrou para completar caso o nível abaixe, ou para a próxima troca.

                  saudações
                  se puder me enviar tambem eu agradeço...pois nunca limpei esta valvula deve estar na hora ja...
                  Fusca 1986 1600 tork
                  dupla Solex 32 comando 286º Sam Cams
                  sistema ignição por roda fônica
                  alimentação: ALCOOL

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                  • #10
                    Re: Troca de Oleo

                    obrigado pelas informaçoes ..
                    mas ainda tenho algumas duvidas pois o fusca é meu primeiro carro ..

                    sao 2.5 litros que eu ponho após retirar o oleo?

                    onde é esse carter? .. nao quero soltar o que nao devo ....

                    me enfiando em baixo do motor consigo ver essa tampa circular? e essa arruela?

                    o filtro .. é o filtro do oleo? .. onde ele se encontra??

                    GEDSELLET, esse "flush" que voce da vc coloca o disel no lugar do oleo? ou vai em outro lugar?
                    Last edited by filubke; 05-05-2011, 12:20 AM.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Troca de Oleo

                      Postado originalmente por filubke
                      obrigado pelas informaçoes ..
                      mas ainda tenho algumas duvidas pois o fusca é meu primeiro carro ..

                      sao 2.5 litros que eu ponho após retirar o oleo?

                      onde é esse carter? .. nao quero soltar o que nao devo ....

                      me enfiando em baixo do motor consigo ver essa tampa circular? e essa arruela?

                      o filtro .. é o filtro do oleo? .. onde ele se encontra??

                      GEDSELLET, esse "flush" que voce da vc coloca o disel no lugar do oleo? ou vai em outro lugar?
                      leia o inicio do post, que ta mastigado , no mais , deite embaixo do seu fuca pra entender..
                      abraço
                      1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE





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                      • #12
                        Re: Troca de Oleo

                        Prezado Filubke,

                        Coloque 2,5 litros de óleo, NÃO coloque mais que isso!

                        O carter nos motores é a parte mais baixa dos mesmo. É o "buffer" de óleo. Quando o motor não está em funcionamento o óleo desce por gravidade para esse depósito. Ele tem uma tampa rosqueada (bujão) por onde o óleo pode ser drenado.
                        O filtro (se é que pode-se chamar de filtro) é um peça circular presa por umas dez porcas que são soltas com chave de 10 mm. depois de solta as porcas com uma chave de fenda inserida entre a carcaça e a tampa você tira a tampa e... voilá verá a peneirinha (filtro), a qual deverá ser lavada em óleo diesel ou querozene.
                        O flush é despejado na mesma "boca" que se coloca o óleo, mas não se esqueça: funcione com o flush somente 5 minutos .

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                        • #13
                          Re: Troca de Oleo

                          Prezado Filubke,

                          Coloque 2,5 litros de óleo, NÃO coloque mais que isso!

                          O carter nos motores é a parte mais baixa dos mesmo. É o "buffer" de óleo. Quando o motor não está em funcionamento o óleo desce por gravidade para esse depósito. Ele tem uma tampa rosqueada (bujão) por onde o óleo pode ser drenado.
                          O filtro (se é que pode-se chamar de filtro) é um peça circular presa por umas dez porcas que são soltas com chave de 10 mm. depois de solta as porcas com uma chave de fenda inserida entre a carcaça e a tampa você tira a tampa e... voilá verá a peneirinha (filtro), a qual deverá ser lavada em óleo diesel ou querozene.
                          O flush é despejado na mesma "boca" que se coloca o óleo, mas não se esqueça: funcione com o flush somente 5 minutos .

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                          • #14
                            Re: Troca de Oleo - Válvula compensadora

                            Vou tentar anexar a foto da válvula.
                            O bujão da foto tem uma fenda. Os motores modernos teem um sextavado interno para montagem/desmontagem com chave Allen
                            Arquivos Anexos

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                            • #15
                              Re: Troca de Oleo

                              acho que agora entendi ..
                              fui hoje pela manha me embrenha em baixo do carro, acho que descobri onde que é cada coisa, GEDSELLET a imagem que você mando é bem explicativa, o carter é aquele "buraco" que tem na imagem logo a direita em baixo, descobri também que não tenho as ferramentas para fazer o serviço ...
                              então resolvi levar amanha em um posto para trocar o óleo e ver como eles fazem o serviço..

                              obrigado a todos ..

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