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Instalando a luz de ré no fusca 1200 e 1300

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  • Instalando a luz de ré no fusca 1200 e 1300

    Material necessário:

    - 1 par de lentes de lanterninha 1300 (qualquer uma, menos as originais né!!!)
    - 1 par de lentes retas brancas de qualquer caminhão (não sei pra que caminhão, pode ser qualquer lente reta e com tamanho suficiente pro corte)
    - 2 lâmpadas pequenas 12 volts um pólo.
    - 2 soquetes universais para lâmpadas 1 pólo.
    - 1 interruptor de ré original de fuscão.
    - fios p/ corrente 12 volts.
    - fita isolante/ ferro de solda/terminais elétricos automotivos.

    Ferramentas:

    - 1 jogo de limas pequenas (qualquer 1,99 tem) redonda, triangular, meia lua e chata.
    uma serrinha de arco (serra para metal)
    - 1 caneta de retroprojetor ou de escrever em cd preta, de ponta fina
    - 1 furadeira com broca fina de aço rápido.
    - cola araldite ou superbonder (araldite é melhor q não "sua")

    Método:

    Marque o contorno do olho-de-gato na lente com a caneta, para que possa visualizar o corte a ser feito com precisão. Depois, usando a furadeira, faça furos ao longo da parte interna do contorno, a fim de destacar o olho-de-gato da peça. Uma faca quente também pode ajudar. Tome cuidado para não trincar a lente, nem fazer o furo pegando em cima do contorno. Com as limas, retifique as beiradas, deixando o furo com a borda lisa e bem acabada.

    Com a lanterna já cortada e limada, coloque-a em cima de um papel ofício e marque o buraco com a caneta no papel. recorte o desenho feito e certifique-se de que o pedaço de papel recortado caiba perfeitamente no buraco da lente. Use esse pedaço de papel como molde para riscar a peça na lente branca.

    Recorte a peça da lente branca e faça os ajustes de borda com a lima chata, tendo cuidado de verificar a toda hora o encaixe dessa peça na lente vermelha. O ideal é q a peça branca encaixe bem justa na parte vermelha, o que ajuda no acabamento da peça. depois de encaixada, cole por dentro com araldite ou superbonder, tomando o cuidado de vedar todos os lados, para não entrar água. Ao usar superbonder, deixe secar com o lado de dentro da lente para cima, para evitar da cola "suar" e manchar a peça. depois de colada e pronta, encha de água a peça para verificair possíveis frestas. A lente está pronta.

    Verifique o refletor original da lanterna traseira. Se estiver em mau estado, limpe-o e pinte com spray colorjet cromo para recuperar a superfície refletiva. para esse serviço, recomendo a compra de dois refletores novos, pois serão furados e modificados.

    Verifique a posição da lâmpada de ré, e marque com a caneta. faça um furo no refletor para a lâmpada passar. como o espaço é reduzido no local, uma boa solução é a instalação da lâmpada de lado, o que não prejudica muito o desempenho da iluminação. O instalador pode achar alguma outra posição para a lâmpada, só não deixe ela muito perto da lente, pois derreterá a mesma quando acesa.


    Instale o interruptor no local original da caixa de marcha, faça as ligações elétricas originais e monte a lente, tendo o cuidado de instalar uma latinha para separar a parte da luz de ré da luz de freio/lanterna.
    interruptor (vulgo cebolinha) da luz de ré, instalado na caixa de marcha

    essa separação é fundamental para que a luz de um lado não passe para o outro, dando a falsa impressão de que a ré está engatada o tempo todo.
    lanterna com ré, sem a latinha separando as luzes de ré das lanternas. a luz passa e ilumina a parte branca, confundindo qual é qual.

    lanterna montada, pronta e funcionando, e uma vista geral da traseira com as lentes modificadas.


    Azulzinho 76 1300 "o viagra"
    Um dia os azulzinho vaum dominar o mundo
    visitem ai o tópico do viagra:http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8798
    Agora no FFB http://www.forumfuscabrasil.com/inde...c,50400.0.html

  • #2
    Re: Instalando a luz de ré no fusca 1200 e 1300

    boa, bem explicado, era para fazer mas ainda não deu coragem, mas farei....

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    • #3
      Re: Instalando a luz de ré no fusca 1200 e 1300

      Postado originalmente por flatsuda
      boa, bem explicado, era para fazer mas ainda não deu coragem, mas farei....
      cara esse tutorial copiei do site fusca clube de pirituba mais tamo pensando em fazer num de um conhecido meu ele tem um 77 branco com essas lanternas daí tamo pensando mais tenta ai dpois posta aki as fotos abraço!!!!
      Azulzinho 76 1300 "o viagra"
      Um dia os azulzinho vaum dominar o mundo
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      Agora no FFB http://www.forumfuscabrasil.com/inde...c,50400.0.html

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      • #4
        Re: Instalando a luz de ré no fusca 1200 e 1300

        Postado originalmente por Fusca 1976
        .....
        Instale o interruptor no local original da caixa de marcha.....
        E se a caixa de marcha (antiga) não tiver local para instalar o interruptor?

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        • #5
          Re: Instalando a luz de ré no fusca 1200 e 1300

          cara se for a caixa do 1200 com código PT num tem local pra colocar a cebolinha da ré daí teria q trocar a caixa mais se for motor 1200 teria q passar ele pra 1300 1500 ou 1600 essa instalação da ré pode ser usada nos fuscas q só tem cara de 1200 fuscas da década de 60 com motor mais novo e os 1300 1500 STD aqueles basicão da década de 70 abço!!!
          Azulzinho 76 1300 "o viagra"
          Um dia os azulzinho vaum dominar o mundo
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