Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Padrão de Fios e cabos

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Padrão de Fios e cabos

    Você sabe exatamente qual fio ou cabo elétrico deve usar em instalações elétricas? Um cabo errado pode causar um curto, incêndio e pane-elétrica, podendo danificar outros equipamentos elétricos e partes elétricas fundamentais.

    Antes de tudo, claro, devemos prestar atenção na qualidade do cabo, prefira de marcas conhecidas e/ou com selos de qualidade ISO e/ou Inmetro. Os fios podem vir indicados com dois padrões de medidas, AWG (American Wire Gauge) ou em padrão métrico em mm², a famosa "Bitola" do fio.

    Por exemplo, para fazer uma ligação de um par de farol de milha, de 55w cada, que ao todo consomem 9.16A (W/V = A), então um fio 0,75mm² ou 18 AWG servem, mas é sempre recomendavel dar uma BOA margem de segurança, então recomendamos que usem no mínimo um fio de 1,5mm² ou 14 AWG. E não se esqueça do fusível e relê.

    []'s

  • #2
    Voce está certissimo! E poucas pessoas sabem ou dão atenção a isso.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Judson
      Voce está certissimo! E poucas pessoas sabem ou dão atenção a isso.
      São detalhes que passam desapercebidos, mas que já transformaram kombis, fuscas e outros em churrasquinhos urbanos.

      Comment


      • #4
        Re: Padrão de Fios e cabos

        e falando nisso alguem tem as bitolas da parte eletrica do caro inteiro, lanternas, farois, parabrisas, etc, sera de grande valia para o forum., abraços
        Enfim falta pouco, aff...

        Comment


        • #5
          Re: Padrão de Fios e cabos

          Nesse diagrama, os números ao lado dos cabos indica o diametro (mm2) do cabo a ser usado. Nota-se que na maioria das ligações são usados cabos de no máximo 1,5mm2, e cabos d[IMG]file:///E:/esquema_tl.jpg[/IMG]e 4mm2 ou 6mm2 são usados apenas entre alternador e bateria...
          Abraços!!
          Arquivos Anexos

          Comment


          • #6
            Re: Padrão de Fios e cabos

            Segue anexo uma tabelinha de fios e cabos nos padrões AWG e métrico com as respectivas correntes máximas (em amperes) recomendadas. A tabela não contempla o comprimento do "fio", mas já tem uma certa margem de segurança, desde que não se ultrapasse o bom senso.
            Arquivos Anexos

            Comment


            • #7
              Re: Padrão de Fios e cabos

              Poxa gente eu sou novo aki e estou adorando participar aki eu tenho um fusca 74 mas tenho q fazer muita coisa nele!!! Agora mesmo vou ter q mudar todo chicote e fazer o arranque
              .....__.....
              ....(__)....
              ..(o\|/o)..
              ...U....U...
              ------------------------------------------------
              FUSCA É PARA QUEM PODE, E NÃO PARA QUEM QUER!!!!!
              Meu Carro Fusca 74 ▼
              http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=7096

              Comment


              • #8
                Re: Padrão de Fios e cabos

                Galera no meu carro o fio da bobina positivo tem o diametro de 2,5 esta medida esta certa? e o fio vermelho da bateria esta com o fio numero 6 tb esta certa essa medida?
                .....__.....
                ....(__)....
                ..(o\|/o)..
                ...U....U...
                ------------------------------------------------
                FUSCA É PARA QUEM PODE, E NÃO PARA QUEM QUER!!!!!
                Meu Carro Fusca 74 ▼
                http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=7096

                Comment


                • #9
                  Re: Padrão de Fios e cabos

                  Olha, eu refiz toda a fiação de frente do meu buggy, só usei fios de 1,5 e 2,5. Sou meio exagerado, mas se tem espaço qto mais grosso melhor....rs.
                  O diametro de 2,5 na bobina ta ok e o da bateria tem que ser bem grosso mesmo ,6 tb ta bala. Eu só puxei um extra da bateria pro som, assim ele nao sobrecarregaria o principal. Não pode esquecer de por um fuzivel tb, vai que da algum curto. abraço
                  GTMassa
                  Tatui

                  Comment


                  • #10
                    Re: Padrão de Fios e cabos

                    Postado originalmente por gabrielmassa
                    Olha, eu refiz toda a fiação de frente do meu buggy, só usei fios de 1,5 e 2,5. Sou meio exagerado, mas se tem espaço qto mais grosso melhor....rs.
                    O diametro de 2,5 na bobina ta ok e o da bateria tem que ser bem grosso mesmo ,6 tb ta bala. Eu só puxei um extra da bateria pro som, assim ele nao sobrecarregaria o principal. Não pode esquecer de por um fuzivel tb, vai que da algum curto. abraço
                    Po cara eu coloquei o fio 6 da bateria, valeu cara brigadão eu tava com maior duvida nessa parada do fio de 2,5 os outros da lanterna eu coloquei todos de 1,5 tb. Valeu brigadão por ter esclarecido essa minha duvida.
                    .....__.....
                    ....(__)....
                    ..(o\|/o)..
                    ...U....U...
                    ------------------------------------------------
                    FUSCA É PARA QUEM PODE, E NÃO PARA QUEM QUER!!!!!
                    Meu Carro Fusca 74 ▼
                    http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=7096

                    Comment


                    • #11
                      Re: Padrão de Fios e cabos

                      Realmente as bitolas e ou diametros em cabos para instalação elétricas em nossos carros são uma coisa que a maioria dos eletricistas não levam em conta, utilizam qualquer cabo para reparo ou instalações com a tablela colocada a disposição do grupo muitos problemas futuros poderão ser evitados

                      Comment


                      • #12
                        Re: Padrão de Fios e cabos

                        Só gostaria de saber onde comprar os cabos ideais para utilizar. Achar a bitola é fácil, mas, onde encontro os cabos com a especificação correta da isolação dos mesmos. Tenho minhas dúvidas se pode ser utilizado ou não cabo de residência. Acho que os cabos de residência são poucos maleaveis.

                        Abs,

                        Cristiano.
                        Cristiano A. C. Zank

                        (o\_!_/o) 74 - O primeiro
                        |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
                        (o\_!_/o) 68 - Jepo
                        PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
                        http://fuscami16.blogspot.com
                        Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

                        Comment


                        • #13
                          Re: Padrão de Fios e cabos

                          Postado originalmente por scacca
                          Você sabe exatamente qual fio ou cabo elétrico deve usar em instalações elétricas? Um cabo errado pode causar um curto, incêndio e pane-elétrica, podendo danificar outros equipamentos elétricos e partes elétricas fundamentais.

                          Antes de tudo, claro, devemos prestar atenção na qualidade do cabo, prefira de marcas conhecidas e/ou com selos de qualidade ISO e/ou Inmetro. Os fios podem vir indicados com dois padrões de medidas, AWG (American Wire Gauge) ou em padrão métrico em mm², a famosa "Bitola" do fio.

                          Por exemplo, para fazer uma ligação de um par de farol de milha, de 55w cada, que ao todo consomem 9.16A (W/V = A), então um fio 0,75mm² ou 18 AWG servem, mas é sempre recomendavel dar uma BOA margem de segurança, então recomendamos que usem no mínimo um fio de 1,5mm² ou 14 AWG. E não se esqueça do fusível e relê.

                          []'s
                          Cara aproveitando o que vc falou vc sabe qual o fusivel utilizar para as milhas? Abraço
                          .....__.....
                          ....(__)....
                          ..(o\|/o)..
                          ...U....U...
                          ------------------------------------------------
                          FUSCA É PARA QUEM PODE, E NÃO PARA QUEM QUER!!!!!
                          Meu Carro Fusca 74 ▼
                          http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=7096

                          Comment


                          • #14
                            Re: Padrão de Fios e cabos

                            Fusca 74: Putz, tem essa de isolação? Eu creio que se a bitola esta correta não teremos aquecimento do fio, logo o isolamento só será afetado se a capa se corromper em atritos e coisa do tipo. Me corrijam se estiver errado.

                            rafael 3107: Referente a fusível, tem um calculo que é básico, Watt sobre Volt é igual a Ampere.

                            Se vc tem duas lampadas de 100 w somando 200 W no total. 200W / 12V = 16,6A coloca um de 20A.

                            Se vc tem duas lampadas de 55 w somando 110 W no total. 110W / 12V = 9,16A coloca um de 10A.

                            Ou consulte um auto elétrico, hehehe.

                            Abração

                            Comment


                            • #15
                              Re: Padrão de Fios e cabos

                              Postado originalmente por scacca
                              Fusca 74: Putz, tem essa de isolação? Eu creio que se a bitola esta correta não teremos aquecimento do fio, logo o isolamento só será afetado se a capa se corromper em atritos e coisa do tipo. Me corrijam se estiver errado.

                              rafael 3107: Referente a fusível, tem um calculo que é básico, Watt sobre Volt é igual a Ampere.

                              Se vc tem duas lampadas de 100 w somando 200 W no total. 200W / 12V = 16,6A coloca um de 20A.

                              Se vc tem duas lampadas de 55 w somando 110 W no total. 110W / 12V = 9,16A coloca um de 10A.

                              Ou consulte um auto elétrico, hehehe.

                              Abração
                              Valeu cara brigadão pela explicação!!! Abração
                              .....__.....
                              ....(__)....
                              ..(o\|/o)..
                              ...U....U...
                              ------------------------------------------------
                              FUSCA É PARA QUEM PODE, E NÃO PARA QUEM QUER!!!!!
                              Meu Carro Fusca 74 ▼
                              http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=7096

                              Comment

                              Working...
                              X