Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Abordagem prática de alguns sistemas de ignição

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Abordagem prática de alguns sistemas de ignição

    Olá a todos do fórum,

    O evangelho segundo Lucas relata em seus versos iniciais:"1 Considerando que muitos empreenderam compilar uma declaração dos fatos que entre nós recebem pleno crédito, 2 assim como no-los transmitiram os que desde [o] princípio se tornaram testemunhas oculares e assistentes da mensagem, 3 também eu, tendo pesquisado todas as coisas com exatidão, desde o início, resolvi escrevê-las para ti em ordem lógica, excelentíssimo Teófilo, 4 para que saibas plenamente a certeza das coisas que te foram ensinadas oralmente." - Lucas 1: 1-4, Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

    Explicando um pouco o texto, o que o médico Lucas quis dizer é que todo o seu evangelho foi entregue a Teófilo depois que ele pesquisou todas as coisas concernentes a vida de Jesus com precisão, tendo assim empreendido uma pesquisa pessoal condensando tudo depois.

    De forma similar amigos, estou aqui apresentando esse trabalho sobre sistemas de ignição automotivos com o principal intuito de abordar as características, princípios de funcionamento, problemas inerentes e dicas importantes de forma prática, utilizando-se da teoria na medida do possível para desmitificar muitas lendas urbanas relacionadas a esse assunto. Não sou eu o autor desse trabalho, e sim um entusiasta da verdade e do conhecimento exato que apenas condensou muitas fontes de pesquisa de forma lógica e clara.

    Espero que com isso consiga ajudar muitos a entenderem melhor certos aspectos importantes e a principalmente desenvolverem um espírito de busca, de vontade de aprender. E claro, esse foi um dos motivos principais de manter a bibliografia.

    Receberei de muito bom agrado erratas, críticas e sugestões. Preparei também matérias sobre outros pontos importantes sobre ignição, como a fuga de alta tensão que pode ocorrer, como eliminar cargas parasitas, esquemas elétricos diversos, explicando de forma clara e sucinta o efeito Hall, etc. Estava tão ansioso de divulgar esse trabalho que não me consegui esperar.

    Abaixo o link para download da apostila:

    http://www.mediafire.com/?6ahu4ntlqved5d2

    Abraços!!!
    Last edited by paulo99; 05-11-2010, 06:16 PM.

  • #2
    Re: Abordagem prática de alguns sistemas de ignição

    Baixei a apostila, assim que puder vou dar uma lida e posto comentários pois deve ser bem interessante.
    Abraço.
    Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
    Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
    Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
    Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
    Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
    volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

    VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
    Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

    Comment


    • #3
      Re: Abordagem prática de alguns sistemas de ignição

      Postado originalmente por maurilio
      Baixei a apostila, assim que puder vou dar uma lida e posto comentários pois deve ser bem interessante.
      Abraço.
      Ok, maurilio. No aguardo do seu feedback! Abraços!

      Comment


      • #4
        Re: Abordagem prática de alguns sistemas de ignição

        Legal.

        ta bem explicada.

        Boa parte já sabia, pois frequento o forum 4x4 brasil e lá tem um cara chamado Sukys é o mestre em eletrônica automotiva. Boa parte dos teus textos da apostila foi copiado de lá, que é um ótimo forum tambem.

        parabéns. abraço

        Comment


        • #5
          Re: Abordagem prática de alguns sistemas de ignição

          Postado originalmente por fernando ferro
          Legal.

          ta bem explicada.

          Boa parte já sabia, pois frequento o forum 4x4 brasil e lá tem um cara chamado Sukys é o mestre em eletrônica automotiva. Boa parte dos teus textos da apostila foi copiado de lá, que é um ótimo forum tambem.

          parabéns. abraço
          Obrigado fernando ferro!

          Elaborei esse projeto compilando informações importantes esclarecendo assim muitas dúvidas e derrubando por terra mitos automotivos. Por exemplo, a lenda da bobina do Gol Mi. Apenas com base teórica confiável podemos entender as conseqüências de fazer uso de tal bobina em ignições eletrônicas indutivas convencionais, assistidas ou não.

          Só que claro, sabemos que os conteúdos encontram-se dispersos, às vezes não tão bem escritos, com muitos erros de português ou de fontes não confiáveis. Por isso que eu resolvi condensar todas essas informações corrigindo assim eventuais erros e "achismos".

          Abraços

          Comment


          • #6
            Re: Abordagem prática de alguns sistemas de ignição

            Postado originalmente por paulo99
            Obrigado fernando ferro!

            Elaborei esse projeto compilando informações importantes esclarecendo assim muitas dúvidas e derrubando por terra mitos automotivos. Por exemplo, a lenda da bobina do Gol Mi. Apenas com base teórica confiável podemos entender as conseqüências de fazer uso de tal bobina em ignições eletrônicas indutivas convencionais, assistidas ou não.

            Só que claro, sabemos que os conteúdos encontram-se dispersos, às vezes não tão bem escritos, com muitos erros de português ou de fontes não confiáveis. Por isso que eu resolvi condensar todas essas informações corrigindo assim eventuais erros e "achismos".

            Abraços
            Legal você ter citado o mito da bobina do gol Mi.

            Aqui no forum tem um tópico aberto por mim em que é amplamente discutida essa questão. Em que dou todas as informações possiveis rferente ao uso dessa bobina. Muitas informações coletadas por mim através de estudo, discuções no forum 4x4brasil entre outros estão todos lá.

            Dá uma olhada, é bem interessante, e é preciso tempo pra ler hehehe. o tópico tem 204 rspostas rsrs.

            http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=6128



            **Só uma pergunta? Você entende bastante de eletrônica? tenho um projeto de CDI diferente pra desenvolver e preciso de pessoas com conhecimento...

            abraço

            Comment


            • #7
              Re: Abordagem prática de alguns sistemas de ignição

              Postado originalmente por fernando ferro
              Legal você ter citado o mito da bobina do gol Mi.

              Aqui no forum tem um tópico aberto por mim em que é amplamente discutida essa questão. Em que dou todas as informações possiveis rferente ao uso dessa bobina. Muitas informações coletadas por mim através de estudo, discuções no forum 4x4brasil entre outros estão todos lá.

              Dá uma olhada, é bem interessante, e é preciso tempo pra ler hehehe. o tópico tem 204 rspostas rsrs.

              http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=6128



              **Só uma pergunta? Você entende bastante de eletrônica? tenho um projeto de CDI diferente pra desenvolver e preciso de pessoas com conhecimento...

              abraço
              Olá fernando ferro,

              Sim, li esse tópico muitas vezes! Se não me engano, cito-o na bibliografia da apostila, pois também utilizei as informações precisas descritas por você. Mas claro, como o intuito do tópico era abordar de forma prática apenas alicerçando o conteúdo em teoria direta porém simples, não quis adicionar muitas informações. Mas, como disse anteriormente, fique a vontade para sugerir teorias que poderiam ser incluídas também. Podemos até discutir esse assunto por msn; se quiser, mande seu email por MP que adicionarei você aos contatos.

              Hehehehe! Não tenho conhecimentos profundos em eletrônica. Apenas um entusiasta que precisou pedir muita ajuda ao Sukys e a um doutor em engenharia elétrica. Porém tentarei ajudar no que for possível!

              Até mais!!!!

              EDIT: não quero te desanimar, e sim motivá-lo. Segue um exemplo do quão desafiador seu projeto pode ser:

              http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...p?t=169&page=9
              Last edited by paulo99; 06-11-2010, 12:52 PM.

              Comment


              • #8
                Re: Abordagem prática de alguns sistemas de ignição

                Muito bom o seu trabalho, principalmente no sentido de desmistificar "lendas urbanas". São apenas 9 páginas e a gente lê rapidinho.

                Porem no que tange a "abordagem prática", o conteúdo se apresenta tipicamente enciclopédico, ou seja, não permite que alguem (sem conhecimento prévio) o utilize para efetivamente fazer reparos, manutenção e diagnosticar defeitos no sistema de ignição (mesmo naqueles a platinado). Falta por exemplo as figuras e os esquemas de ligação elétrica.

                Comment


                • #9
                  Re: Abordagem prática de alguns sistemas de ignição

                  Postado originalmente por ricardo groetaers
                  Muito bom o seu trabalho, principalmente no sentido de desmistificar "lendas urbanas". São apenas 9 páginas e a gente lê rapidinho.

                  Porem no que tange a "abordagem prática", o conteúdo se apresenta tipicamente enciclopédico, ou seja, não permite que alguem (sem conhecimento prévio) o utilize para efetivamente fazer reparos, manutenção e diagnosticar defeitos no sistema de ignição (mesmo naqueles a platinado). Falta por exemplo as figuras e os esquemas de ligação elétrica.
                  Opa! Desculpa pela demora em responder! Estava curtindo o meu fusca viajando para as regiões metropolitanas de Fortaleza sem dar nenhum tipo de manutenção corretiva. Só o óleo que acho que está bom trocar.

                  É verdade ricardo, faz sentido. Agora estou em dúvida enfrentando essa crise existencial! A minha intenção era realmente elucidar pontos importantes servindo material bem explicado, reduzindo a teoria ao mínimo possível. MAS, realmente, quando se fala em prática, trata-se dessas questões. A menos que alguém ajude fornecendo explicações assim, terei que mudar o título do tópico e da apostila. Obrigado ricardo!!!

                  Comment

                  Working...
                  X