Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pergunta de eletrônica

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Pergunta de eletrônica

    Boa tarde a todos.

    Tenho uma pergunta sobre eletrônica e gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar:

    Bolei um circuito no Fusca que é demasiado complicado para explicar escrevendo, mas tem relação c'a luz de advertência do freio no painel. Porém, para funcionar, preciso que, por um fio, passe somente uma tensão acima de um determinado valor, por exemplo, 13v (mais ou menos a tensão na bateria quando o carro está ligado e o alternador carregando o sistema). Abaixo desse valor, este hipotético componente qu'eu instalaria nesse fio impediria qualquer corrente de passar. Tal componente existe? Que permita que o fio após ele só seja alimentado após uma determinada voltagem ser atingida?

    A idéia é alimentar um relê somente quando o carro estiver ligado, não somente com o contato ligado.

    Obrigado,
    André Brandão
    Fusca 1980

  • #2
    Re: Pergunta de eletrônica

    Diodo zener.

    Comment


    • #3
      Re: Pergunta de eletrônica

      Acho que você precisa de um diodo Zener, mas não tenho toda a certeza. Vamos esperar mais opiniões.

      []s
      Fernando.
      Fusca - 1968
      1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
      123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

      http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

      Comment


      • #4
        Re: Pergunta de eletrônica

        Obrigado GEDSELLET e fcm.

        Então, até agora, seria um diodo zener. Mas, como este tem seu valor medido? Qual seria o valor qu'eu deveria instalar?

        Obrigado,
        André Brandão
        Fusca 1980

        Comment


        • #5
          Re: Pergunta de eletrônica

          Li que há, também, diodos zener ajustáveis. Então, eu poderia adquirir um desses e ajustá-lo conforme minhas necessidades e conforme o sistema elétrico do meu carro se comporta. Certo?
          Vi que tem uns que variam de 5V a 45V o ponto-de-ruptura, ou seja, pelo qu'eu entendi, o limite mínimo de voltagem a ser atingido que ele permite passar.

          Aguardo mais opiniões.

          Obrigado,
          André Brandão
          Fusca 1980

          Comment


          • #6
            Re: Pergunta de eletrônica

            Perguntei num fórum estrangeiro de eletrônica e me sugeriram um Zener 13V, conforme eu mesmo havia sugerido lá quando eu li uma lista das voltagens mais comuns de diodos Zener.

            Li a respeito de seu funcionamento e tentarei instalá-lo em breve.

            Agradeço a ajuda!
            André Brandão
            Fusca 1980

            Comment


            • #7
              Re: Pergunta de eletrônica

              Existem uns componentes + modernos (de 3 bornes) , chamados de "reguladores automáticos de tensão", mas creio que não serve para o que voce quer.
              vou tentar explicar o funcionamento: vc. tem uma tensão variando de 15 a 20 volts ele estabiliza a mesma em digamos 12 volts. Mas ele so regula tensões maiores que a nominal dele.
              Existem reguladores com o nominal de 15, 12 10, 9. Mas você pode implementar o uso dele através de resistores e teóricamente regular qualquer tensão abaixo do valor nominal do regulador.
              mas ... pela sua descrição na abertura vc. quer alguma coisa que "corta" a tensão quando a mesma ultrapassa um certo valor certo?

              Comment


              • #8
                Re: Pergunta de eletrônica

                Outra possibilidade seria o emprego de um VARISTOR.
                Não sei se existe para tensões baixas como os 13 V do seu carro , mas dê uma pesquisada.
                http://pt.wikipedia.org/wiki/Varistor
                boa sorte

                Comment


                • #9
                  Re: Pergunta de eletrônica

                  Postado originalmente por anbrsi Ver Post
                  Boa tarde a todos.

                  Tenho uma pergunta sobre eletrônica e gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar:

                  Bolei um circuito no Fusca que é demasiado complicado para explicar escrevendo, mas tem relação c'a luz de advertência do freio no painel. Porém, para funcionar, preciso que, por um fio, passe somente uma tensão acima de um determinado valor, por exemplo, 13v (mais ou menos a tensão na bateria quando o carro está ligado e o alternador carregando o sistema). Abaixo desse valor, este hipotético componente qu'eu instalaria nesse fio impediria qualquer corrente de passar. Tal componente existe? Que permita que o fio após ele só seja alimentado após uma determinada voltagem ser atingida?

                  A idéia é alimentar um relê somente quando o carro estiver ligado, não somente com o contato ligado.

                  Obrigado,
                  Acho que entendi a sua pergunta, você quer que um determinado circuito seja alimentado somente quando a tensão da sistema atingir mais do que 13v abaixo disso ficaria sem alimentação, correto?
                  Se for isso mesmo, a intenção é usar esse recurso de alimentar acima de 13V para determinar quando o motor está ou não está funcionando, correto?

                  Se for realmente, acho melhor ir por outro caminho. Seu carro tem ignição eletronica? é Hall? poderiamos usar o sinal do hall para saber quando o motor está ou não funcionando. Usar a tensão do sistema é uma maneira ruim de fazer isso, pois isso vaira de acordo com variaveis diversas, bateria, alternador, cabos, etc..
                  2276 FK8 .

                  Comment


                  • #10
                    Re: Pergunta de eletrônica

                    Obrigado GEDSELLET e luiz.

                    Sim, luiz, de fato foi o que também me informaram no fórum de eletrônica, que a tensão varia muito e que essa minha idéia é meio "precaria", digamos assim.

                    É exatamente isso o qu'eu quero fazer: alimentar um relê somente com o motor ligado. Não tenho Hall e minha ignição é somente assistida, aquela do Tonela.
                    Poderia eu puxar algum sinal desse módulo de ignição assistida?

                    Obrigado!
                    André Brandão
                    Fusca 1980

                    Comment


                    • #11
                      Re: Pergunta de eletrônica

                      Postado originalmente por anbrsi Ver Post
                      Obrigado GEDSELLET e luiz.

                      Sim, luiz, de fato foi o que também me informaram no fórum de eletrônica, que a tensão varia muito e que essa minha idéia é meio "precaria", digamos assim.

                      É exatamente isso o qu'eu quero fazer: alimentar um relê somente com o motor ligado. Não tenho Hall e minha ignição é somente assistida, aquela do Tonela.
                      Poderia eu puxar algum sinal desse módulo de ignição assistida?

                      Obrigado!
                      Andre,
                      Se você medir o sinal na saida da ignição eletronica, vai ver no multimetro que ele é praticamente continuo e vc pode aproveitar isso pois como o seu carro tem ignição assistida, o chaveamento do terra deve ficar aberto com o motor desligado.

                      Não sei o que quer fazer, mas já deu uma olhada no Arduino?

                      http://produto.mercadolivre.com.br/M...ro-arduino-_JM

                      Isso é uma mão na roda para esse tipo de coisa.
                      2276 FK8 .

                      Comment


                      • #12
                        Re: Pergunta de eletrônica

                        Postado originalmente por anbrsi Ver Post
                        Boa tarde a todos.

                        Tenho uma pergunta sobre eletrônica e gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar:

                        Bolei um circuito no Fusca que é demasiado complicado para explicar escrevendo, mas tem relação c'a luz de advertência do freio no painel. Porém, para funcionar, preciso que, por um fio, passe somente uma tensão acima de um determinado valor, por exemplo, 13v (mais ou menos a tensão na bateria quando o carro está ligado e o alternador carregando o sistema). Abaixo desse valor, este hipotético componente qu'eu instalaria nesse fio impediria qualquer corrente de passar. Tal componente existe? Que permita que o fio após ele só seja alimentado após uma determinada voltagem ser atingida?

                        A idéia é alimentar um relê somente quando o carro estiver ligado, não somente com o contato ligado.

                        Obrigado,
                        Você também pode utilizar os reguladores de voltagem da linha LM:

                        http://www.datasheetcatalog.net/pt/d...8/LM78XX.shtml
                        Augusto Cesar Nunes

                        Pesquisador
                        Mecânico Entusiasta
                        Analista em Informática
                        gutocesa@hotmail.com
                        gutocesa@terra.com.br

                        Comment


                        • #13
                          Re: Pergunta de eletrônica

                          Postado originalmente por anbrsi Ver Post
                          Boa tarde a todos.
                          Tenho uma pergunta sobre eletrônica e gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar:
                          Bolei um circuito no Fusca que é demasiado complicado para explicar escrevendo, mas tem relação c'a luz de advertência do freio no painel. Porém, para funcionar, preciso que, por um fio, passe somente uma tensão acima de um determinado valor, por exemplo, 13v (mais ou menos a tensão na bateria quando o carro está ligado e o alternador carregando o sistema). Abaixo desse valor, este hipotético componente qu'eu instalaria nesse fio impediria qualquer corrente de passar. Tal componente existe? Que permita que o fio após ele só seja alimentado após uma determinada voltagem ser atingida?
                          A idéia é alimentar um relê somente quando o carro estiver ligado, não somente com o contato ligado.
                          Obrigado,
                          André, o melhor seria vc nos dizer exatamente o que quer fazer, incluindo esse relê, qual a finalidade dele?

                          Caso queira apenas ligar um LED de indicação, o circuito do link abaixo cai como uma luva, já para ligar um relê talvez seja necessário alguma modificação e isso depende do relê a ser acionado e a finalidade dele, pois envolve capacidade de corrente elétrica dos contatos que por sua vez está indiretamente ligada à resistência ôhmica da bobina e ainda o tipo de carga a ser alimentada por ele.

                          "Low Battery Indicator"

                          [ ]'s
                          Roberto Juncker

                          Comment

                          Working...
                          X