Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema no Alternador

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Problema no Alternador

    Caros amigos, meu nome é Paulo, sou de minas gerais, tenho 22 anos e estou ajudando meu pai na montagem de um fusca (meu irmão capotou o original da família kk assunto para outro dia)

    Após eu acertar a posição dos cabos de vela resolvi ligar o carro.. bateria estava descarregada, então fizemos uma chupeta.
    tudo certo carro ligado, mas não carregava a bateria.

    Troquei bateria, até o próprio alternador.. troquei o regulador de voltagem, verifiquei o cabo que vai até a bateria e apesar de ter uma emenda parece ok.

    Estou sem multímetro no momento então o único teste que pensei foi desligar o B+ do alternador, ligar o carro e com uma lampada encostar a base da lampada no b+ do alternador e com um pedaço de fio aterrar a lâmpada. Ela não acendeu.

    Não sei se alternadores de carro necessitam de uma energia externa para se excitarem e se foi esse o motivo de n funcionar. Peço a ajuda de vocês.

    Agradeço desde já.

  • #2
    Bem vindo Paulo!!

    A lâmpada é de 12 volts né?! Custa nada perguntar hehe!

    De acordo com o esquema que sempre uso, o B+ vem direto da bateria para o regulador de tensão, seja com dínamo ou alternador:

    http://3.bp.blogspot.com/-X4YpP-TgSh...UEMA+FUSCA.JPG

    Então se o cabo B+ não tem energia nele, tem gato nessa instalação!

    Outra coisa que já reparei na prática; carros antigos com carburador, precisam dar uma acelerada acima de 1000 rpm para começar a carregar a bateria!! Uma pisadinha básica e já começa a carregar...

    Só que você relatou que não acendia a lâmpada pelo B+ que chega no regulador.. então o problema pode estar neste cabo! A lâmpada é 12 volts né?!

    Abraço!

    Comment


    • #3
      Delriobr, Obrigado por ajudar.
      A lâmpada é de 12v sim kkkk

      exatamente não tem nada no B+.. fiz um outro testezinho que me falaram de ver se havia magnetismo no alternador quando ligado e n senti nada..

      eu mandei uns 2 ou 3 mil rpm e nada kkkk é pra matar ou não é?!

      então.. pelos meus estudos a lampada do painel tem um papel muito forte nos alternadores.
      ela atual no circuito de excitação +/- do alternador.. eu fiquei pensando se os alternadores tinham mais 2 escovas pra fazer essa carga +/- e essas estavam gastas, mas não.. é assim que funciona.
      Um exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=g8q65arVJck

      hoje fiz outro teste. tentei fazer esta excitação do alternador um pouco mais proximo dele.. liguei o positivo da lampada no b+ (desta vez ligado na bateria) e o negativo na caixa do regulador de tensão do alternador como manda o esquema de instalação do mesmo. e nada feito.. a lampada continuava acesa o tempo todo.

      já estou sem idéias kk.. o que me resta agora é pensar que o problema está nos diodos.. atualizo vocês com o decorrer da história.

      se tiver qualquer ideia do que olhar ou dúvidas sobre a instalação, me fala que eu consigo imediatamente pra você kk estou custando me olhar no espelho.
      ??????
      Abraço.

      Comment


      • #4
        Boa tarde, não seria o caso de levar o alternador num eletricista e fazer um teste mais apurado? Via reduzir seu sofrimento e perda de tempo, só uma opinião tá!
        Augusto Cesar Nunes

        Pesquisador
        Mecânico Entusiasta
        Analista em Informática
        gutocesa@hotmail.com
        gutocesa@terra.com.br

        Comment


        • #5
          Alternador é um assunto obscuro pra mim hehehe! O que eu sei é que meu cinap 75A não passa de 13,2 volts com o farol ligado.. e sem farol ligado, nunca passou de 13,7 volts, isso tudo com o carro andando em boas rotações (inclusive na alta). Lixo do carai...

          Vamos esperar mais alguém aparecer!

          Forte abraço!


          EDIT: o guto postou enquanto eu digitava aqui hehe! Por acaso você usa led no lugar da lâmpada normal? Tinha me esquecido deste detalhe! Inclusive vou arrumar outra lampadinha mais forte e ver como se comporta aqui! Valeu pelo vídeo!!!
          Last edited by Delriobr; 02-06-2017, 03:40 PM.

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por gutocesa Ver Post
            Boa tarde, não seria o caso de levar o alternador num eletricista e fazer um teste mais apurado? Via reduzir seu sofrimento e perda de tempo, só uma opinião tá!
            kkkkk sua opnião é um fato, guto.

            Deveríamos sim fazer isto.. mas se fosse coisa pequena, queriamos consertar por conta própria.
            mas tudo indica que um bom e velho eletricista vai ter que dar uma olhada..

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Delriobr Ver Post
              Alternador é um assunto obscuro pra mim hehehe! O que eu sei é que meu cinap 75A não passa de 13,2 volts com o farol ligado.. e sem farol ligado, nunca passou de 13,7 volts, isso tudo com o carro andando em boas rotações (inclusive na alta). Lixo do carai...

              Vamos esperar mais alguém aparecer!

              Forte abraço!


              EDIT: o guto postou enquanto eu digitava aqui hehe! Por acaso você usa led no lugar da lâmpada normal? Tinha me esquecido deste detalhe! Inclusive vou arrumar outra lampadinha mais forte e ver como se comporta aqui! Valeu pelo vídeo!!!
              13,7 em alta rotação? valor baixo mesmo.. será que tem uma média por aí do quanto um alternador desse deveria fazer?

              Quanto a lampada, ela continua a normal mesmo.. não vejo motivos para se colocar led no lugar. Deve ser algum tipo de painel modificado né ou sei lá kk. eu prefiro tudo mais de época mesmo.. quem sabe se estivessemos usando dinamo este problema atual não teria sido evitado? haha

              Abraço.

              Comment


              • #8
                Pois é, 13.7 volts na alta e olhe lá.. vou trocar a lâmpada e o soquete pra ver se dá diferença. Isso com farol apagado. Se ligar, não passa de 13,2 volts nem a pau.

                Normalmente é 13.8 a 14 volts sem carga extra (farol, limpador, som, etc). Quando se liga alguma coisa, é normal cair um pouco.

                Pra compensar isso e não ficar sem bateria, ajusto minha marcha lenta em 980 rpm.. isso pra não cair de 12.8 na lenta.. e vamos convivendo com o problema enquanto a solução $$$$ não aparece hehehe!

                Abraço ae!

                Comment


                • #9
                  Delriobr, deixa de ser chato....rsrsrsrs Eu uso um também, está carregando de boa, não está falando mau de ninguém, mesmo range de voltagem que está reclamando. Cada alternador tem sua faixa de atuação, não são todos iguais. Ah sem contar que depende também do regulador de voltagem.

                  Alternador Fusca.jpg Alternador Fusca2.jpg
                  Augusto Cesar Nunes

                  Pesquisador
                  Mecânico Entusiasta
                  Analista em Informática
                  gutocesa@hotmail.com
                  gutocesa@terra.com.br

                  Comment


                  • #10
                    Valeu pelos docs ai guto!!! :P

                    Então cara, outro dia vi um vídeo de um fusca injetado com corpo duplo e módulo Pandoo. No vídeo deu pra ver a tensão de funcionamento, entre 13,7 a 13,9 volts com 850 rpm de marcha lenta!!!
                    Perguntei pro cara se quando ligava o farol essa tensão caía para 12,4 - 12,0 volts e ele disse que não caía, mas não fez o teste. Pedi pra fazer o teste e confirmar, ele não respondeu mais....

                    Fiquei encucado. Pois aqui se eu desligar o farol, consigo marcha lenta em 850-900 rpm de boa com os 13,6 volts.. mas se ligar, a tensão cai rápido para 12,2 volts..

                    Como eu gosto da bateria sempre carregada, deixo a marcha lenta em 980 rpm pois assim fica variando de 12,7 a 13,0 volts. Se eu colocar a lenta em 970 rpm pra baixo, começa a cair a tensão. O farol chega a ficar fraco, igual em moto ou fusca que nego fica andando na banguela e com marcha lenta em 650 rpm hehe!! Acelera, o farol fica forte! Tira o pé, o farol enfraquece hehe! Do jeito que eu deixo, isso não acontece. ;)

                    Então, andei estudando sobre isso pra resolver a parada aqui e o que vi sobre regulador de tensão é que ele não deixa passar de 14 volts. Daí pra baixo, ele não "atua". Assisti vários vídeos e li algum material sobre isso e essa questão foi confirmada. Por isso creio que o problema não está no regulador de tensão.

                    Pensei em instalar um alternador original de kombi a ar injetada pra ver se daria diferença. Mas sem grana, como faz?!

                    Abraços!!!

                    Comment


                    • #11
                      E como o Cinap não é um produto original, não dá pra se esperar muito
                      Augusto Cesar Nunes

                      Pesquisador
                      Mecânico Entusiasta
                      Analista em Informática
                      gutocesa@hotmail.com
                      gutocesa@terra.com.br

                      Comment


                      • #12
                        E o da Kombi é 55 A. Eu usei por muito tempo um de 35 A, e funcionava de boa. E agora a gente que mais escuta motor do que som, passando dos 30/40 amperes qualquer um nos atende, pois não tem nada mais de alto consumo no carro.
                        Augusto Cesar Nunes

                        Pesquisador
                        Mecânico Entusiasta
                        Analista em Informática
                        gutocesa@hotmail.com
                        gutocesa@terra.com.br

                        Comment


                        • #13
                          Hehe! Bem lembrado! Raramente eu ouço música no fusca hehe!

                          Pior que eu tenho um Bosch 35A original que veio com a capela deslocada, usava ele antes de injetar. Agora que você relatou que usou e não deu problema, deu vontade de testar hehe!

                          Aqui na região de Mariana-Ouro Preto-Itabirito (MG) tenho que usar farol + milhas + limpador, quase sempre que preciso viajar a noite. Tenso!

                          Dá um receio mexer nessas coisas e fazer cagada hehe!

                          Abraço!

                          Comment


                          • #14
                            SE está funcionado e e atendendo, então deixa quieto. Vai arrumar trabalho de graça, e que pode piorar...rsrsrs
                            Augusto Cesar Nunes

                            Pesquisador
                            Mecânico Entusiasta
                            Analista em Informática
                            gutocesa@hotmail.com
                            gutocesa@terra.com.br

                            Comment


                            • #15
                              sou novo aqui tbm e vou aproveitar o post hehehe

                              tbm estou com "problema" no alternador do meu fuca.. pois bem, meu fusca esta com motor de brasilia e com alternador modelo '9 120 080 072' creio eu q seja de kombi (pelo q vi no catalogo da bosch) vi tbm q ele é de 35A.

                              por ser de 35A influencia no carregar da bateria? mesmo com o regulador de voltagem novo n passa de 13,6v em giros altos na lenta fica menos de 12,5v (e eu sei q isso é pouco) e no catalogo diz q tem de carregar 14v

                              oq pode ser alem do regulador de voltagem?

                              pensei q fosse a bateria pq o carro ficou quase 2 anos parado numa garagem dai peguei a bateria do meu irmao (q esta boa) e coloquei no fusca e nada de subir pra 14,4, peguei a minha bateria e coloquei no gol e ela esta aceitando carga ainda (no gol na lenta fica 14,1, 13,9)

                              preciso arrumar isso urgente kkk

                              Comment

                              Working...
                              X