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Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

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  • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

    Postado originalmente por gutocesa
    Sua ignição eletrônica é das Bosch antiga, funciona com bobina de MI de boa, uso a uns cinco anos sem problema, só que quando falam desta bobina se atenha em adquirir da Bosch ela é mais cara mas compensa, as outras marcas funcionam, mas não são muito confiáveis.
    a minha antiga era Bosch , durou 2 meses, já adquiri outra igual, sera que ao retirar "mudar de 3 pinos para 2 pinos" foi o problema? tem como instalar a 3 fios no meu sistema?

    na instalação eu não senti muita confiança quanto a polaridade da bobina, perguntei ao instalador e ele falou geralmente é a da direita

    será então que eu poderia estar rodando com a polaridade invertida? e por isso durou tão pouco?
    Fusca 85 1600 Alcool Original

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    • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

      Postado originalmente por julio.g5
      a minha antiga era Bosch , durou 2 meses, já adquiri outra igual, sera que ao retirar "mudar de 3 pinos para 2 pinos" foi o problema? tem como instalar a 3 fios no meu sistema?

      na instalação eu não senti muita confiança quanto a polaridade da bobina, perguntei ao instalador e ele falou geralmente é a da direita

      será então que eu poderia estar rodando com a polaridade invertida? e por isso durou tão pouco?
      Pode ser! Na lateral dos contatos está marcado qual é o polo negativo e positivo. A de três polos é para distribuidor Hall, ai vai ter que trocar o distribuidor e comprar o módulo de ignição.
      Augusto Cesar Nunes

      Pesquisador
      Mecânico Entusiasta
      Analista em Informática
      gutocesa@hotmail.com
      gutocesa@terra.com.br

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      • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

        Marcelo, abusando do teu conhecimento gostaria de uns esclarecimentos:
        Tenho uma Kombi Motorhome Safari, motor boxer 1600, coloquei Igniçao eletronica, sistema Hall, posso usar a bobina comum? Se usar a vermelha é necessário colocar um resistor? Ou devo usar a bobina do Gol MI? Pretendo fazer uma viagem longa, mais de 8.000km, tirei o distribuidor original devido a pessíma qualidade dos platinados (gastam muito rapidamente).
        Agradeço tua atençao.
        Renato Ribeiro


        Postado originalmente por fernando ferro
        GALERÁ PERGUNTEI PRO TONELLA ATRAVÉS DE UM E_MAIL UQE MANDEI PRA ELE, PERGUNTANDO SOBRE A BOBINA DO GOL MI, SEGUNDO ELE TEVE DECEPÇÕES NOS VARIOS TESTES QUE FEZ COM ESTA BOBINA.

        VAi A BAIXO A CONVERSA:

        Olá Marcelo

        Sou menbro do Forum FUSCA4EVER e após inumeras pesquisas sobre bobinas e discução em tópicos não conseguimos chegar a um consenso.

        Por favor me ajude.

        A situação é seguinte

        tenho seu módulo instalado no meu fusca c/ platinado, mas tenho aqui em casa uma bobina Bosch do gol Mi.

        Lá no fórum o pessoal diz que é só instalar uma resistencia no positivo da bobina pra evitar que ela superaqueça.


        Como voce entende muito do assunto de elétrica poderia me tirar esta dúvida.

        Módulo tonella + bobina Mi + Resistencia num sistema de platinado vai ter com funcionamento.

        Qualquer coisa aparece la no forum e da uma olhada na seção eletrica

        abraços

        grato

        Fernando cezar Vulgo "Fernando Ferro"



        RESPOSTA:

        Caro fernando,
        já testei por mais de um ano uma bobina do mi com o meu módulo. a primeira vista, fica excelente. se voce andar por 10 minutos, não vai querer outra coisa. o problema é quando voce anda por 2 horas em um transito pesado. nessa situação, a bobina superaquece e o carro para. já fiquei algumas vezes parado na beira da estrada por causa disso. trabalho diariamente com meu carro de testes ( na epoca um vw 1600), e ando 100km por dia, muitas vezes em um transito infernal.
        estudando a bobina do gol mi, descobri algumas caracteristicas; sua tensão de trabalho é de 8 a 9V ( a pre resistencia nesse caso pode manter a tensão nesse nivel. Outra caracteristica, é que o módulo do gol controla o tempo que a bobina fica ligada ( angulo de permanencia) e esse tempo é proporcionalmente muito mewnor que o tempo que ela fica desligada. Quando voce usa um distribuidor com platinado, quem determina esse "tempo" é a folga do platinado -quanto menor, mais tempo a bobina fica ligada e vice versa. um distribuidor permite , grosseiramente falando, 50% ligado e 50% desligado. para a bobina do MI, isso é muito tempo, que vai sem duvida superaquecer a bobina em algum tempo.

        diante disso, não recomendo o uso dessa bobina - independente do módulo , ela vai superaquecer e te deixar na mão. minha sugestão é sempre a KW da Bosch, SEM pre resistencia ( cod 067 ou 069). O resultado pratico dessa bobina p mim foi sempre equivalente a do MI, sem superaquecimento. Note que ao esquentar, a bobina do Mi tem uma queda de rendimento ( que acaba não sendo notada, pois o motor nessa situação está quente e exige menos da bobina), enquanto a KW segura muito bem a bronca.

        sinta -se a vontade caso queira testar da MI com o módulo , use uma pre resistencia e o conector especifico p a bobina. Em seus teminais ( de qualquer bobina na realidade) devido ao chaveamento voce tem ali uma tensão alternada de até 300V - sim, estou falando do primario - e se voce não usar o conector correto pode causar um curto circuito e detonar sua bobina nova. mas tenha em mente que essa combinação será bem menos confiavel que a KW..

        um abraço,
        mtonella

        POIS É MOÇADA ACHO QUE A BOBINA DO MI SÓ VAI FUNFAR COM IGNIÇÃO ELETRONICA.

        ABRAÇOS

        Comment


        • Re: Bobina Gol Mi Definitivamente Funfa Ou Não?

          Marcelo, abusando do teu conhecimento gostaria de uns esclarecimentos:
          Tenho uma Kombi Motorhome Safari, motor boxer 1600, coloquei Igniçao eletronica, sistema Hall, posso usar a bobina comum? Se usar a vermelha é necessário colocar um resistor? Ou devo usar a bobina do Gol MI? Pretendo fazer uma viagem longa, mais de 8.000km, tirei o distribuidor original devido a pessíma qualidade dos platinados (gastam muito rapidamente).
          Agradeço tua atençao.
          Renato Ribeiro


          Postado originalmente por fernando ferro
          GALERÁ PERGUNTEI PRO TONELLA ATRAVÉS DE UM E_MAIL UQE MANDEI PRA ELE, PERGUNTANDO SOBRE A BOBINA DO GOL MI, SEGUNDO ELE TEVE DECEPÇÕES NOS VARIOS TESTES QUE FEZ COM ESTA BOBINA.

          VAi A BAIXO A CONVERSA:

          Olá Marcelo

          Sou menbro do Forum FUSCA4EVER e após inumeras pesquisas sobre bobinas e discução em tópicos não conseguimos chegar a um consenso.

          Por favor me ajude.

          A situação é seguinte

          tenho seu módulo instalado no meu fusca c/ platinado, mas tenho aqui em casa uma bobina Bosch do gol Mi.

          Lá no fórum o pessoal diz que é só instalar uma resistencia no positivo da bobina pra evitar que ela superaqueça.


          Como voce entende muito do assunto de elétrica poderia me tirar esta dúvida.

          Módulo tonella + bobina Mi + Resistencia num sistema de platinado vai ter com funcionamento.

          Qualquer coisa aparece la no forum e da uma olhada na seção eletrica

          abraços

          grato

          Fernando cezar Vulgo "Fernando Ferro"



          RESPOSTA:

          Caro fernando,
          já testei por mais de um ano uma bobina do mi com o meu módulo. a primeira vista, fica excelente. se voce andar por 10 minutos, não vai querer outra coisa. o problema é quando voce anda por 2 horas em um transito pesado. nessa situação, a bobina superaquece e o carro para. já fiquei algumas vezes parado na beira da estrada por causa disso. trabalho diariamente com meu carro de testes ( na epoca um vw 1600), e ando 100km por dia, muitas vezes em um transito infernal.
          estudando a bobina do gol mi, descobri algumas caracteristicas; sua tensão de trabalho é de 8 a 9V ( a pre resistencia nesse caso pode manter a tensão nesse nivel. Outra caracteristica, é que o módulo do gol controla o tempo que a bobina fica ligada ( angulo de permanencia) e esse tempo é proporcionalmente muito mewnor que o tempo que ela fica desligada. Quando voce usa um distribuidor com platinado, quem determina esse "tempo" é a folga do platinado -quanto menor, mais tempo a bobina fica ligada e vice versa. um distribuidor permite , grosseiramente falando, 50% ligado e 50% desligado. para a bobina do MI, isso é muito tempo, que vai sem duvida superaquecer a bobina em algum tempo.

          diante disso, não recomendo o uso dessa bobina - independente do módulo , ela vai superaquecer e te deixar na mão. minha sugestão é sempre a KW da Bosch, SEM pre resistencia ( cod 067 ou 069). O resultado pratico dessa bobina p mim foi sempre equivalente a do MI, sem superaquecimento. Note que ao esquentar, a bobina do Mi tem uma queda de rendimento ( que acaba não sendo notada, pois o motor nessa situação está quente e exige menos da bobina), enquanto a KW segura muito bem a bronca.

          sinta -se a vontade caso queira testar da MI com o módulo , use uma pre resistencia e o conector especifico p a bobina. Em seus teminais ( de qualquer bobina na realidade) devido ao chaveamento voce tem ali uma tensão alternada de até 300V - sim, estou falando do primario - e se voce não usar o conector correto pode causar um curto circuito e detonar sua bobina nova. mas tenha em mente que essa combinação será bem menos confiavel que a KW..

          um abraço,
          mtonella

          POIS É MOÇADA ACHO QUE A BOBINA DO MI SÓ VAI FUNFAR COM IGNIÇÃO ELETRONICA.

          ABRAÇOS

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