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como ligar o comutador de partida?

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  • como ligar o comutador de partida?

    galera,tava andando com o carro e de repente cortou a corrente da bobina...achei que era o alarme...nada.abri a tampa do distribuidor e o carvao estava,bom...não havia carvão.coloquei outro...nada. bobina kw funcionando.pra sair de onde estava e chegar em casa liguei um fio da bobina até o positivo da bobina.cheguei tranquilo.to achando que pode ser comutador.como testá-lo...alguém sabe o esquema de ligação?pois tirei o modulo de alarme e a fiação do comutador passava por ele,agora num sei onde liga os fios.
    grato pela colaboração...
    abraços!!!

  • #2
    Re: como ligar o comutador de partida?

    Postado originalmente por hobeomoroni
    galera,tava andando com o carro e de repente cortou a corrente da bobina...achei que era o alarme...nada.abri a tampa do distribuidor e o carvao estava,bom...não havia carvão.coloquei outro...nada. bobina kw funcionando.pra sair de onde estava e chegar em casa liguei um fio da bobina até o positivo da bobina.cheguei tranquilo.to achando que pode ser comutador.como testá-lo...alguém sabe o esquema de ligação?pois tirei o modulo de alarme e a fiação do comutador passava por ele,agora num sei onde liga os fios.
    grato pela colaboração...
    abraços!!!
    Sao 3 fios:

    Um vem da caixa de fusiveis/bateria (vulgo 12V), entra no miolo da chave e ai tem 2 contatos possiveis, o da bobina/modulo fecha quando vc vira a chave (como fosse o interruptor de luz de sua casa) e o do motor de arranque ele somente "pulsa" (enquanto vc segura a chave, como se fosse a campainha de sua casa)

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    • #3
      Re: como ligar o comutador de partida?

      Postado originalmente por hobeomoroni
      galera,tava andando com o carro e de repente cortou a corrente da bobina...achei que era o alarme...nada.abri a tampa do distribuidor e o carvao estava,bom...não havia carvão.coloquei outro...nada. bobina kw funcionando.pra sair de onde estava e chegar em casa liguei um fio da bobina até o positivo da bobina.cheguei tranquilo.to achando que pode ser comutador.como testá-lo...alguém sabe o esquema de ligação?pois tirei o modulo de alarme e a fiação do comutador passava por ele,agora num sei onde liga os fios.
      grato pela colaboração...
      abraços!!!
      Hobeomoroni,

      São 3 fios que saem do comutador, um amarelo, um vermelho e outro preto.

      O amarelo, é a linha 15.
      O vermelho é a linha 30.
      O preto é a linha 50.

      O amarelo vai conectado na caixa de fusível, pós chave.

      O vermelho vai conectado na caixa de fusível, linha 30, em muitos modelos na mesma conexão que vem da chave de luz. (alimentação direta)

      O preto, linha 50 vai direto no fio que vai ao motor de arranque para a partida.

      Espero ter ajudado.

      Detalhe, o comutador está preso ao conjunto de ignição por apenas dois parafusos na parte de trás, não é necessário desmontar o conjunto todo.

      Recomendo colocar junto com o parafuso, uma arruela de pressão do mesmo tamanho do parafuso.
      Ricardo Zampolli
      Fusca - Ano 1965
      Motor 1300
      Pertronix Ignitor I
      São Paulo - SP

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      • #4
        Re: como ligar o comutador de partida?

        valeu ricardo!!! vou ver se conserto amanhã. vou tirar o comutador do 71 pra fazer um teste.
        obrigado de novo...abraços!!!

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        • #5
          Re: como ligar o comutador de partida?

          Problema resolvido!como o ricardo disse, a alimentação vem da chave de luz...de resto foi tranquilo.cada dia que passa confio menos nos mecanicos/eletricistas...como tem gente mal intencionada.parei num japa que me pediu dois dias!!!pra analizar e ver se era necessário trocar algum fio.

          museu,ricardo...valeu pela colaboração!

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